CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Documentos para embarque internacional: principais exigências

Os documentos para embarque internacional devem estar no seu checklist de viagem, principalmente, quando estiver de partida para o aeroporto!

Os documentos para embarque internacional devem estar no seu checklist de viagem, principalmente, quando estiver de partida para o aeroporto.

Esquecer algum item ou até não saber da obrigatoriedade da apresentação de determinado documento, pode causar muitas dores de cabeça.

Por isso, para não ter transtornos nem no embarque e muito menos no desembarque, preparamos uma lista com todos os documentos exigidos.

Como é feito o embarque?

Antes de tudo, é preciso se atentar aos procedimentos de segurança que acontecem antes do embarque. No próprio aeroporto, você já passa por inspeções obrigatórias como a detecção de metal, raios-x das bagagens e busca pessoal em casos especiais. 

Atenção: caso saia da sala de embarque, as verificações terão de ser feitas novamente!

Passado essas etapas de check-in e processos de segurança, é hora de verificar o cartão e horário de embarque. Quando der o horário informado pela companhia aérea, vá até o portão do voo para apresentar a documentação pessoal para embarcar.

Observe com atenção todas as etapas que acontecem antes mesmo do embarque, pois a irregularidade de simples procedimentos pode barrar o seu voo e até de gerar uma multa contratual. 

Documentos para embarque internacional: o que precisa levar para o aeroporto?

O que levar para o aeroporto
Fonte: Picjumbo

Na hora de montar sua pastinha com todos os documentos necessários, tente ser o mais organizado possível para que, durante a apresentação de todos os itens exigidos, você consiga pegá-los de uma forma muito fácil.

Então, vamos lá, pega um bloco e anota tudo o que vai precisar para a sua viagem:

RG e CPF

Qual a validade do RG para viagens internacionais?

Nem todos os países exigem que o turista brasileiro apresente o passaporte. Em muitos lugares, como na América do Sul, por exemplo, basta apresentar o documento de identificação para entrar no país.

Portanto, o RG é sim um dos documentos para embarque internacional Mercosul.

Nesses casos, ele deve estar em bom estado de conservação, para facilitar a identificação. Aliás, muitas pessoas têm dúvida sobre qual a validade do RG para viagens internacionais. A resposta é 10 anos.

Outro ponto importante está relacionado ao CPF. Esse documento não é aceito para identificar o passageiro durante os procedimentos de embarque. Isso porque nele não consta foto, sendo, portanto, impossível confirmar a identificação.

Procurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20! Pesquise agora clicando aqui!

Passaporte

Documentos para embarque Internacional: passaporte
Fonte: Pexels

Esse é o item que merece muita atenção e deve estar na sua lista de o que precisa levar para o aeroporto.

Aliás, não se esqueça que ele precisa estar dentro da validade após o desembarque no seu destino.

Confira ainda esse post, que dá algumas indicações para quem precisa de um passaporte emergencial.

O visto americano

Esse item gera muita preocupação nos viajantes que querem conhecer os Estados Unidos.

Você possivelmente já deve saber que, para entrar no país, é necessário a apresentação do visto americano no momento do desembarque.

Mas não se preocupe tanto, pois os trâmites, na verdade, não são tão complicados assim.

Porém, é preciso que você tenha muita atenção na hora de fornecer as informações e preencher os formulários solicitados pelo Consulado Americano.

Outro ponto importante é demonstrar e também ter tranquilidade na hora da entrevista no consulado. Nada de ficar nervoso!

Para não ter problemas, a nossa recomendação é que comece os preparativos para a solicitação do visto com antecedência, pois a entrevista pode demorar um pouquinho para acontecer, em razão da alta procura.

Ah, se você tem passaporte europeu, saiba que não é necessário apresentar o visto americano no desembarque.

Certificado internacional de vacina

Em alguns países, o desembarque no território somente é autorizado com a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação.

O objetivo é que o turista esteja imunizado contra algumas doenças, que podem ser evitadas com a vacinação.

PID (Permissão Internacional para Dirigir)

Documentos para dirigir no exterior
Fonte: Pexels

Em alguns países, a carteira nacional de habilitação do Brasil é aceita. Porém, em muitos outros é necessário que você tenha o PID (Permissão Internacional para Dirigir).

Esse documento autoriza que os brasileiros possam dirigir em torno de 100 países, que fazem parte da Convenção de Viena sobre Trânsito Viário, e também do Princípio da Reciprocidade com o Brasil.

Aliás, é muito importante frisar que a PID, traduzida em sete línguas, somente é aceita juntamente com a apresentação da CNH emitida pelos órgãos brasileiros.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Comprovante de Hospedagem

    Um outro cuidado muito importante para não ter problemas com a imigração, é apresentar também um comprovante de hospedagem, seja em hotel ou hostel.

    Se for ficar hospedado na casa de amigos ou parentes, é importante que você apresente também uma carta convite assinada pela pessoa que te receberá.

    Todas essas exigências são necessárias para que a imigração tenha certeza da sua permanência temporária no país.

    Por isso, os documentos necessários para embarque internacional precisam estar com você durante a viagem.

    Bilhete de retorno

    Nos casos de vistos de turismo, é necessário apresentar a passagem de volta para o país de origem. Se o tripulante tiver somente o bilhete de ida ao país estrangeiro, é preciso comprovar por meio de documentação o motivo de permanência no exterior. 

    Documentos para embarque internacional: o que fazer em caso de perda?

    Perda de documentos para embarque Internacional
    Fonte: Pxhere

    Por mais que tomemos cuidado, podemos passar por diversas situações, inclusive, perder um documento.

    Se estiver com viagem internacional marcada não precisa se desesperar, pois existem alternativas para confirmar sua identificação.

    Uma delas é fazer o Boletim de Ocorrência que ateste o ocorrido e apresentar na hora do embarque.

    Porém, é necessário que o documento seja fornecido dentro de 60 dias antes da viagem, no máximo. Se já estiver solicitado documentos novos, apresente o comprovante de que eles estão em processo de emissão pelos órgãos responsáveis.

    Seguro com cobertura para documentos perdidos

    Se tiver contratado um seguro viagem para sua trip internacional, saiba que, caso perca algum documento, você pode contar com auxílio de uma central de atendimento para te orientar quanto aos procedimentos e também os órgãos que precisa procurar.

    Não se preocupe, nos planos de seguro viagem é possível contar com atendimento por 24 horas por dia e também solicitar que a comunicação seja feita em português.

    Não é preciso se desesperar, pois a seguradora te fornecerá todo o respaldo necessário para ajudá-lo a resolver o problema.

    E pode contar com o Seguros Promo pra facilitar essa sua escolha! Veja alguns exemplos de Seguros para a América do Norte:

    Seguro Viagem:
    América do Norte
    CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 2.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
    Assistência médica USD 145.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Documentos para viagem internacional com menor de idade

    Nunca se esqueça da documentação para embarque internacional de menor desacompanhado. Neste item, é necessário ter total atenção, pois a viagem da criança pode ser impedida.

    Sendo assim, no caso de voos fora do Brasil, é preciso apresentar o documento de identidade ou a certidão de nascimento, além do passaporte.

    Se a viagem for realizada apenas com um dos pais ou até com parente, é necessário apresentar um documento de autorização assinada e autenticada em cartório pelos genitores, em duas vias.

    Como fazer o embarque com menores para o exterior sem a companhia de ambos os pais?

    Para que o menor de idade possa embarcar sozinho, é preciso apresentar a autorização de viagem imposta pela Polícia Federal. Você pode solicitar esse documento no site da Polícia Federal, cartório ou juizado. 
    Se ainda vai providenciar o passaporte do menor, é possível já incluir essa autorização no preenchimento do formulário.

    Documentos de embarque internacional com animais de estimação

    Documentos para embarque Internacional com pets
    Fonte: Pexels

    Se você quer levar seu pet em uma viagem internacional, é importante saber que algumas exigências precisam ser atendidas para embarcar com o seu bichinho. 

    Certificado Zoossanitário Internacional: esse documento é fornecido pelo departamento sanitário do país originário, com a finalidade de garantir as boas condições sanitárias para a viagem internacional do animal.

    Esse documento é emitido pelo Sistema de Vigilância Agropecuária pertencente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As unidades estão presentes nos aeroportos e também nos órgãos federais de agricultura dos estados.

    Atestado de saúde: esse documento é fornecido pelo veterinário. Mas atenção ao prazo, pois o atestado somente tem validade de 10 dias a partir da emissão.

    Carteira de vacinação: é necessário atualizar todas as vacinas do seu bichinho, porém, ao levar ao veterinário, ele mesmo indicará as reais necessidades de cada imunização.

    Laudo de sorologia: em alguns continentes, como o europeu, por exemplo, é necessário que uma amostra de sangue do animal seja encaminhada para avaliação em um laboratório credenciado pela União Europeia no Brasil ou unidades credenciadas pela Comunidade Europeia.

    Aqui também é necessário atenção ao prazo, pois a coleta deve ocorrer dentro de 90 dias antes do embarque.

    Passaporte: sim! Eles também precisam de passaporte para viajar ao exterior. O passaporte do animal é emitido pelo Ministério da Agricultura e também serve para substituir a carteira de vacinação. Mas antes, pesquise se o documento é realmente necessário no país de destino.

    Microchip/tatuagem: ele é um código de identificação implantado sob a pele do bichinho e serve como documento de identificação. Depois do procedimento, a etiqueta fornecida precisa ser apresentada no check-in.

    Regras para estrangeiros: documentos para embarque internacional

    Passageiros que não são nascidos no Brasil devem apresentar o passaporte dentro da validade ou a CIE (Cédula de Identidade de Estrangeiro).

    Em outros casos, é possível utilizar como documento a identidade consular, diplomática ou qualquer outro documento que esteja dentro dos acordos internacionais nos quais o Brasil faça parte.

    Quais documentos são necessários para entrar no Brasil?

    Enquanto brasileiros, é comum pensarmos nos documentos exigidos para ir ao exterior. Mas, o contrário, também é importante de ter conhecimento. Afinal, o Brasil também tem seus próprios requisitos para aceitar a entrada de estrangeiros. 

    A documentação exigida é basicamente a mesma que precisamos para ir a um país internacional, incluindo: passaporte válido, visto de entrada, carteira de vacinação internacional, comprovante de reserva de hospedagem e comprovante de meios financeiros.

    Além disso, o turista precisa comprovar o motivo da viagem ao nosso país, podendo apresentar comprovantes de estudo, trabalho ou turismo. 

    Lembrando que, habitantes dos países dentro do acordo do Mercosul, podem transitar entre Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Peru sem a necessidade do passaporte. 

    Dicas para suas viagens internacionais

    Dicas de viagem
    Fonte: Picjumbo

    Faça um check-up da sua saúde

    Essa é uma medida muito importante independente da sua idade. Por isso, inclua no seu checklist uma visitinha ao seu médico, para que ele possa pedir todos os exames que considerar necessários antes de viajar. 

    Se utilizar remédio, não se esqueça de levar a quantidade certa e também a receita. Ah, já falamos da necessidade de apresentar o Certificado Internacional de Vacina, mas é sempre bom lembrar de novo.

    Pesquise as comidas típicas do país

    Culinária local: em uma viagem, seja nacional ou internacional, queremos experimentar a gastronomia local, não é verdade? Mas antes de viajar, pesquise as comidas típicas, os tipos de temperos e os condimentos utilizados no preparo.

    Saiba exatamente o que comer e não exagere. Atenção também aos ingredientes que você pode ser alérgico. Tome cuidado!

    Leve adaptador de tomada

    Em alguns países as entradas das tomadas são diferentes das utilizadas no Brasil. Por isso, antes de viajar, compre um adaptador universal de tomada que vem com todas as entradas possíveis.

    Bagagens

    De uma forma geral, as regras relacionadas às bagagens são iguais, mas sugerimos conferir no site das companhias aéreas ou no site da Infraero quais são os critérios e regras.

    A primeira coisa é se atentar ao peso da bagagem de mão e também daquelas que serão despachadas. Isso porque, se o peso estiver acima do permitido, você poderá ser taxado.

    Em caso de objetos perfurantes, como tesoura ou alicate, por exemplo, não são permitidos nas bagagens de mãos. Somado a isso, existem regras também para levar recipientes com líquidos.

    Outro ponto importante é fazer a identificação das suas malas para não ter problemas na hora de pegá-las na esteira. Se sua bagagem for extraviada, procure o guichê da companhia aérea para formalizar o extravio.

    E não se preocupe, pois ele é muito fácil encontrar em lojas de eletrônicos tanto no Brasil quanto no exterior.

    Escolha assentos com antecedência

    Se deseja viajar ao lado das crianças que irão embarcar com você, basta escolhar o lugar na hora da compra das passagens. E, em até 72h antes do voo, é possível encontrar assentos livres para escolher.

    Monte uma checklist de documentos

    Checklist de Documentos para embarque Internacional
    Fonte: Pixabay

    Na hora de fazer a malas, ficamos sempre apreensivos para não esquecer nenhum detalhe. Mas além das suas roupas, os documentos devem estar no topo do seu checklist.

    O primeiro passo é começar a arrumar suas coisas com antecedência. Se deixar em cima da hora, correrá o risco de esquecer algo. Então, a nossa dica é separar uma pasta e colocar todos os documentos necessários para embarque internacional.

    Comece pelos documentos de identificação, como RG ou passaporte, depois o visto, a CNH e o PID, caso pretenda dirigir no seu destino. Depois, o Certificado Internacional de Vacinação, as reservas de hotel, as passagens de ida e volta e o seguro viagem.

    Após isso, reserve os documentos se for viajar com um menor ou com seu pet. Somente após ter separado tudo e se certificado que não falta nada, comece a arrumar as malas.

    Arrume a mala com antecedência

    Tem gente que gosta e tem quem não gosta. De qualquer forma, arrumar as malas é necessário. Se possível, inicie os preparativos com antecedência.

    Leve sempre exatamente o que for utilizar durante a sua viagem, para que não ultrapasse o peso máximo permitido de bagagens. Se conseguir, faça uma previsão da quantidade de peças que usará dentro do período que ficará em viagem.

    Se for viajar no inverno, escolha peças que podem ser usadas durante toda a viagem, pois, roupas de frio, como casacos, costumam ser bem mais pesadas. Em relação aos calçados, procure levar um ou dois, dependendo do seu tipo de viagem, claro.

    Separe as roupas e certifique-se que os recipientes que contenham líquidos estão bem fechados para não ter surpresinhas quando abrir as malas.

    Organização é fundamental para não esquecer nenhum item importante na sua viagem. Ah, para finalizar, é indicado comprar cadeados para trancar as suas malas.

    Pesquise sobre o seu destino

    Pesquise sobre seu destino com antecedência
    Fonte: Picjumbo

    Conhecer o seu destino é fundamental para o sucesso da sua viagem. Aqui no blog do Seguros Promo, temos dicas de viagem e os principais destinos do Brasil e do mundo.

    Por isso, na hora de obter informações, como transporte, acomodação, alimentação, o que fazer, onde ir, como se comportar, conte com nossa página! 

    Verifique as condições climáticas do seu destino no período de viagem, qual a moeda local e o idioma. Baixe também os aplicativos que precisará durante a sua trip. Tenha todas as informações do hotel que vai ficar, como telefone e endereço. Tudo isso é fundamental para o sucesso da sua viagem.

    Conhecer o seu destino é fundamental para o sucesso da sua viagem. Aqui no blog do Seguros Promo, temos dicas de viagem e os principais destinos do Brasil e do mundo.

    Por isso, na hora de obter informações, como transporte, acomodação, alimentação, o que fazer, onde ir, como se comportar, conte com nossa página! 

    Verifique as condições climáticas do seu destino no período de viagem, qual a moeda local e o idioma. 

    Baixe também os aplicativos que precisará durante a sua trip. Tenha todas as informações do hotel que vai ficar, como telefone e endereço. Tudo isso é fundamental para o sucesso da sua viagem. 

    Cotação de seguro viagem internacional

    E aí? Tendo as informações sobre os documentos para embarque internacional, falta agora se planejar e fazer as malas para a tão sonhada viagem ao exterior! 

    Faça a cotação do seu seguro no site do Seguros Promo. Aqui é possível comparar até 4 planos diferentes simultaneamente e forma rápida e segura! 

    Quer viajar com tranquilidade? De Promo você pode!

    Prepare-se ao máximo com mais dicas de viagem do nosso blog!

    aaaa