5 cuidados para organizar uma viagem em família

5 cuidados para organizar uma viagem em família.

A organização de uma viagem, seja a dois, em grupo de adultos ou sozinha, exige cuidados diferentes do que quando se viaja em família. Uma programação para adultos pode ser mais flexível e os imprevistos podem ser contornados com mais facilidade. Já com as crianças, os pais precisam ficar atentos a cuidados importantes, para que a viagem seja só diversão e não um motivo a mais de preocupação.

Para ajudar nessa tarefa, escrevemos o post de hoje, no qual listamos alguns cuidados que você precisará tomar ao organizar uma viagem em família. É bom ler com atenção antes de colocar o pé na estrada com a turminha miúda!

1. Escolher o meio de transporte mais adequado

organizar uma viagem

As crianças são cheias de energia e é natural que fiquem impacientes em viagens muito longas. Não por acaso, a pergunta mais frequente durante a viagem costuma ser “Pai, mãe, tá chegando?”

Quando a família viaja de carro, é fácil planejar paradas para que todos possam esticar as pernas, fazer um lanche e usar o banheiro. Só não se esqueça de conferir a rota com antecedência e se informar sobre os melhores pontos de parada na estrada.  

Se a viagem é de avião, trem ou ônibus, as crianças estarão confinadas por longas horas em um ambiente fechado, mas, mesmo assim, o transporte público costuma ser uma aventura para elas. Os pequenos vão adorar ver as nuvens da janela do avião ou observar os animais no pasto, as pessoas nas estações de trem e as casinhas à beira da estrada, se vão de trem ou ônibus. Leve com você lápis e livros de colorir, revistas infantis, brinquedos, massinhas de modelar e jogos que possam envolver a família toda.

Em viagens aéreas, prepare lanches leves ou biscoitinhos para que as crianças tenham alguma coisa para mastigar nas decolagens e aterrissagens, e assim evitar pressão e dores de ouvido.

2. Reservar hospedagem estruturada para crianças

Ao organizar uma viagem com crianças, uma boa ideia pode ser reservar um belo resort com playground, piscinas infantis, espaço kids com recreação e monitores para divertir a turminha. Assim, os adultos também podem aproveitar e descansar, enquanto a equipe de recreação se encarrega das crianças.

Outra ótima opção, bem mais econômica, é alugar uma casa ou apartamento só para a família. Assim, todos se sentem ‘em casa’ e mais à vontade, sem as restrições de horários e regulamentos de hotéis. Em vez de passar os dias só dentro dos limites do resort, ao alugar uma casa a família pode conhecer a cultura local mais de perto, fazendo compras no supermercado da cidade, conviver com os vizinhos e se integrar ao modo de vida do lugar.

Outro tipo de acomodação que as crianças adoram são os acampamentos. As barracas de camping e todo o equipamento necessário podem ser alugados nos próprios acampamentos, que costumam ser bem estruturados, oferecendo banheiros, chuveiros, pontos de luz elétrica e outras comodidades.

Por fim, para férias com total liberdade, vocês podem viajar ‘levando a casa’ junto! Já pensou em organizar uma viagem de motorhome? Há vários tipos e tamanhos disponíveis para aluguel, incluindo os trailers (que são rebocados pelo seu próprio veículo), todos bem equipados com GPS, TV, geladeira, microondas, roupas de cama e banho e utensílios de cozinha.

3. Planejar roteiros atraentes

organizar uma viagem

Para escolher um destino que agrade toda a família, é importante que a decisão envolva as crianças também. O ideal é que o lugar das férias tenha atrações para adultos e crianças, para que a família toda aproveite muito.

Hotéis-fazenda costumam fazer sucesso entre crianças menores, que adoram ver o pessoal da fazenda tirando o leite das vaquinhas, podem andar à cavalo ou de charrete, ver os patos, galinhas e outros animais.

Destinos de praia são sempre atraentes, principalmente quando a família pode aliar diversão e aprendizado, visitando projetos como o Tamar, na Praia do Forte, na Bahia.

Grandes complexos turísticos com estrutura de lazer para crianças, como a Pousada do Rio Quente em Goiás, os parques de Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, ou o Beto Carrero World em Santa Catarina, são aposta sem erro para a criançada.

Para destinos internacionais, as opções são infinitas, incluindo destinos clássicos como a incrível Disney World, nos Estados Unidos, ou a Disney de Paris, que são sucesso garantido entre pequenos e grandinhos também.

E essas são apenas algumas das muitas opções disponíveis. Reunir a família para organizar uma viagem e pesquisar o melhor destino já será o começo da diversão!

4. Contratar uma agência para poupar tempo e trabalho

Para quem tem o dia super corrido e não tem muito tempo para organizar uma viagem, contratar um pacote já montado por uma agência de turismo pode ser uma decisão sensata para facilitar sua vida.

Nada como profissionais experientes para sugerir um pacote sob medida para sua família. Os agentes de viagem vão se encarregar de todas as reservas e você só terá o trabalho de preparar as malas e embarcar na aventura. Outra facilidade é que você poderá fechar o pacote com antecedência, parcelar o pagamento e já viajar com tudo pago quando as férias chegarem.

5. Pensar na segurança e saúde das crianças

organizar uma viagem

Mamães e papais cuidadosos se preocupam sempre com a segurança e a saúde das crianças. Se isso já é uma preocupação em casa, quando se está longe da rotina e em um lugar desconhecido os cuidados com a segurança são ainda mais importantes. Confira, com antecedência, os endereços de hospitais ou postos de atendimentos de urgência mais próximos de onde vão se hospedar.

Em casos de planos de saúde, é fundamental informar-se sobre as coberturas fora de seu local de residência, pois muitos deles não estendem o atendimento a outros estados. Nesse caso, o mais prudente é contratar um seguro de viagem para a família, mesmo que as férias sejam dentro do Brasil. Os planos nacionais são muito baratos e garantem atendimento médico de emergência, bem como assistência e cobertura para vários outros imprevistos em viagem.

Além desses cuidados, leve toda a documentação e a caderneta de vacinação das crianças. Se a viagem for internacional, informe-se sobre as exigências de cada país que visitarem e leve também as prescrições médicas, caso alguém da família esteja tomando algum medicamento. E, no caso de viagens internacionais, o seguro de viagem é ainda mais importante: além dos altíssimos custos de atendimento médico no exterior, a apresentação do voucher do seguro é obrigatória em vários países. Informe-se com antecedência, contrate um bom seguro e viaje com a tranquilidade da família garantida!

Agora que você já sabe desses cuidados importantes a tomar para organizar uma viagem em família, só falta curtir a nossa página no Facebook.  Sempre teremos ótimas informações para que você faça viagens inesquecíveis com sua família!

compartilhar no facebook compartilhar no twitter
Compre aqui seu seguro viagem
Como podemos falar com você?

Segue a gente

mautic is open source marketing automation