Assistência de viagem: 6 dúvidas frequentes

Assistência de viagem: 6 dúvidas frequentes.

Para quem gosta de viajar, sabe que ter assistência de viagem garantida durante as férias é essencial. A importância desse serviço é refletida na política adotada por alguns países, onde a contratação do seguro pode ser até obrigatória. Mas sempre que alguém precisa adquirir o serviço, uma série de dúvidas surgem.

Para você não se perder mais entre as perguntas, vamos esclarecer as questões mais frequentes sobre assistência de viagem. Veja aqui!

1. Por que contratar uma assistência de viagem?

assistência de viagem

Quando uma viagem é planejada, dificilmente as possibilidades de imprevistos são pensadas. Mas eles podem acontecer. Por isso, é tão importante garantir a tranquilidade do passeio, e não há forma melhor do que contratar uma assistência de viagem.

O serviço é preparado para dar apoio a qualquer eventualidade que possa surgir durante a viagem. A principal cobertura é na assistência à saúde, principalmente para quem vai embarcar para o exterior, já que os serviços hospitalares e atendimento médico lá fora são muito caros e nem sempre oferecem sistema público de saúde.

Mas há muito mais abrangência entre os planos. As seguradoras estão prontas para oferecer o seguro mais adequado ao viajante, pensando sempre no perfil do cliente e no tipo de viagem, além das coberturas mais procuradas no mercado.

2. Existe carência para assistência de viagem?

Não há carência para nenhuma das coberturas garantidas em contrato do seguro. Toda a assistência começa a valer a partir da data de início da viagem, registrada no plano pelo cliente.

As regras podem variar de acordo com o meio de transporte que for utilizado durante a viagem. Se for aéreo ou marítimo, a vigência do plano começa quando o segurado cruzar o portão de embarque. Para viagens de ônibus, o início da validade do plano será no momento em que o usuário entre no veículo. Já para as viagens de carro ou moto, o seguro passará a valer a partir de 100 quilômetros de distância da residência do cliente.

Como não tem carência, não há um prazo determinado ideal para a contratação do plano antes de viajar. Uma assistência de viagem pode ser fechada com a antecedência que o viajante preferir para se organizar para as férias. Pode ser feito, inclusive, no próprio dia do embarque ou até mesmo durante a viagem. Se for feito durante, deve informar à seguradora que já está fora da cidade de origem, pois este detalhe precisa estar discriminado na apólice.

3. Quem pode contratar uma assistência de viagem?

Qualquer pessoa está apta para contratar o serviço. Se o viajante for menor de idade, o responsável pode fechar o negócio ou incluir o passageiro no plano familiar. Se o menor ainda não tiver CPF, basta informar o documento do responsável.

No ato da contratação, o cliente receberá o certificado com todas as coberturas do plano e os telefones das centrais de atendimentos da seguradora. Caso precise acionar o seguro, basta ter em mãos os dados da apólice.

4. Como acionar a assistência de viagem?

Ao contratar um assistência de viagem, é importante obter conhecimento sobre todas as coberturas que o plano oferece — para você não perder a oportunidade de usá-lo e, também, saber quando poderá acioná-lo.

Caso surja qualquer imprevisto coberto pelo assistência de viagem, o viajante segurado deve entrar em contato com a assistência da seguradora. As centrais de atendimento funcionam 24 horas e o atendimento pode ser em Português ou na língua de preferência do usuário. Dessa forma, você pode solicitar todas as informações necessárias para resolver o problema.

5. Como pedir reembolso?

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Caso o cliente tenha algum problema e tiver que pagar as despesas de emergências, deve entrar em contato com a seguradora para solicitar o reembolso destes custos. Isso pode ser feito durante ou após a viagem.

O ressarcimento será feito de acordo com os serviços referentes às coberturas previstas em contrato e o segurado deve ficar atento às regras e prazos para a solicitação. É importante sempre guardar as notas fiscais para comprovar todos os gastos.

A indenização costuma ser paga em até 30 dias após a abertura do processo de solicitação de reembolso — que é simples e pode ser efetuado em poucos passos.

6. Quais são os tipos de planos de assistência de viagem?

O mercado oferece uma grande diversidade de planos. Entre as categorias, podem variar, também, de acordo com as coberturas que o segurado preferir. É possível considerar se a viagem tem algum aspecto muito específico que afete na definição do contrato, como nos casos de esportes radicais ou de risco previstos nos planos, por exemplo. Veja algumas modalidades:

Seguro pessoal x familiar

Há a assistência de viagem individual, que cobre apenas o segurado principal. Além disso, existe o plano familiar, que dá assistência ao segurado principal e aos seus beneficiários – cônjuge e filhos. O tamanho da família não importa, mas a idade dos filhos sim —  até 23 anos podem ser dependentes. A assistência de viagem familiar garante o capital total de cada cobertura para cada segurado da família.

Plano x período

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É possível fazer plano por período ou anual. A vantagem entre os dois está na frequência em que o cliente costuma viajar. O plano anual dá cobertura para várias viagens ao ano, sem limite, porém não podem ultrapassar 90 dias cada. Os meios de transportes cobertos por esse tipo de plano devem estar descriminados em contrato.

Ao contratar um plano anual, o cliente precisa definir a data de início da vigência e o primeiro destino. Mas, se ainda não tiver um destino certo, pode informar um local que seja provável. As demais localidades não precisam ser informadas no ato da contratação.

Já o plano por período é o mais comum, que dá assistência a viagens que têm as datas de ida e volta definidas no contrato. Para estudantes que pretendem fazer intercâmbio, devem contratar um plano para o período previsto para o curso no exterior. Não é possível optar por um plano anual para este caso, já que a categoria oferece apenas cobertura para viagens de no máximo 90 dias de duração.

Sem dúvida, a melhor forma para obter assistência de viagem é com a contratação de um seguro. Toda a tranquilidade que o serviço promete para as suas férias garantirá que as expectativas de seus planos sejam superadas.

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