CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

CheckList de viagem: O que não pode faltar na sua organização

Fazer o checklist de viagem pode ser mais vantajoso do que se imagina. Viajar sem planejamento pode proporcionar situações cheias de imprevistos e situações embaraçosas. Já pensou em viajar para um local pensando que vai aproveitar atividades ao ar livre e não ser possível, porque você escolheu um período chuvoso? Mas se fizer uma pesquisa …

Fazer o checklist de viagem pode ser mais vantajoso do que se imagina. Viajar sem planejamento pode proporcionar situações cheias de imprevistos e situações embaraçosas.

Já pensou em viajar para um local pensando que vai aproveitar atividades ao ar livre e não ser possível, porque você escolheu um período chuvoso? Mas se fizer uma pesquisa detalhada sobre o destino e o clima do local, isso é o tipo de coisa que você não vai ter que passar. 

Quer saber o que precisa estar no seu planejamento para que sua viagem seja ótima e com o mínimo de imprevistos possíveis? Então vem saber o que não pode faltar no checklist de viagem!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Checklist de viagem: Dicas essenciais para sua viagem

Itens no checklist de viagem é o que não faltam, mas para te ajudar a otimizar a organização, reunimos os principais e os mais importantes, aqueles que são curingas e que vão ajudar para que sua viagem seja um sucesso. 

O checklist te ajuda a não esquecer nada, seja documento, dinheiro, roupas ou até mesmo uma reserva em hotel, que se não for confirmada com antecedência pode te deixar sem hospedagem às vésperas da sua viagem, já pensou?!. 

Para evitar tudo isso que nós criamos esse checklist, vamos lá!

1- Escolha o destino com antecedência

Escolha o destino com antecedência
Fonte: Pexels

Não dá para planejar sua viagem se você não sabe para onde está indo, não é? Então, antes de começar seu checklist de viagem, decida seu destino! 

É dessa forma que você vai saber quais documentos você precisa providenciar: tirar visto, qual seu orçamento, como arrumar sua mala, se é necessário tomar alguma vacina, etc.

Escolher o destino com antecedência também é fundamental, pois ajuda na hora de encontrar suas passagens aéreas, contratar seu seguro viagem e reservar hospedagem, por exemplo. 

Pesquisar é a palavra de ordem: encontre sites especializados em vendas de passagens aéreas, blogs com dicas de viagens, faça cotação de seguro viagens para encontrar os melhores preços, abuse dos recursos para se organizar!

O destino deve ser sempre o primeiro item do checklist. Depois que ele for decidido, você já pode começar a providenciar todos os outros itens da lista. É nesse momento do planejamento que você deve conversar com seus companheiros de viagem e encontrar um destino que agrade a maioria. 

Lembrando que nem sempre todos vão ficar 100% satisfeitos, mas sempre tem uma maneira de agradar pelo menos um desejo de cada um e encontrar um meio termo de destino. 

Faça uma reunião com todos, conversem, exponham seus desejos e anseios pela viagem. Esse é o momento para ser sincero, afinal, viajar é um momento para se divertir e guardar boas lembranças. 

Destino escolhido, agora vem a parte prática da viagem, onde se hospedar, qual melhor época para ir, quantos dias ficar, o que conhecer, entre outros pontos que veremos a seguir. 

 2- Documentação

Reunir todos os documentos pode parecer a parte mais burocrática da viagem, mas também a mais importante. Sem seus documentos à mão, você pode ser impedido de entrar no país de destino, já imaginou?! 

Além da emissão do seu passaporte, alguns locais ainda exigem o visto, seguro viagem, vacinas, entre outros comprovantes. Por isso, organizar tudo logo que decidir o destino da viagem poupa dores de cabeça no futuro. 

Documentos para viagens nacionais

Em viagens nacionais não tem segredo: é só ter ao alcance um documento oficial com foto. Vale Carteira de Identidade, Carteira de Habilitação e até mesmo o Passaporte.

Para alguns destinos específicos como Acre, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins é preciso tomar a vacina contra a febre amarela!

Documentos para viagens internacionais

Documentos para viagens internacionais
Fonte: Unsplash

Já para quem está de viagem marcada para fora do país, a documentação exige mais atenção. 

Para começar, nada de viajar com passaporte com validade menor de seis meses! E fique atento aos países que exigem a apresentação do visto para entrar, como os Estados Unidos, Japão, Canadá, entre outros.

Fique atento também a duração do visto para turista, que é de 90 dias. Se a viagem for para intercâmbio a lista de documentos aumenta de acordo com o país e é necessário pedir um visto específico para o tempo de permanência para realizar os estudos. 

Outro documento fundamental é o Certificado Internacional de Vacinação para comprovar que você está seguro para viajar. Alguns destinos só autorizam a sua entrada se você tiver sido vacinado ao menos dez dias antes de embarcar. Então, pesquise bem sobre seu destino antes da viagem.

Se a viagem é para a Europa, o Seguro Viagem precisa ficar no topo do seu Checklist! Lá, nos países participantes do Tratado de Schengen, é preciso comprovar que você contratou um seguro viagem de no mínimo €30.000 para garantir sua segurança. Aqui no Seguros Promo temos os melhores preços de seguro viagem da internet, faça sua cotação.

Documentos para viajar com crianças

Para viajar com os pais dentro do país, a criança só precisa apresentar a Carteira de Identidade ou a Certidão de Nascimento – original ou cópia (autenticada) para provar a filiação. Se for uma viagem com terceiros, os pais precisam fazer uma autorização autenticada em cartório. O mesmo serve para viajar sozinho – crianças entre 12 e 18 anos.

Em viagens internacionais, a criança deve apresentar Carteira de Identidade ou Passaporte junto com a autorização reconhecida em cartório pelos pais – o documento precisa ser assinado pelos dois responsáveis, quando não for possível, o recomendado é recorrer à Vara da Infância e da Juventude.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    3- Contrate um seguro viagem

    Até as viagens mais organizadas podem sair do planejado e sem o auxílio necessário seu momento de diversão pode acabar mais cedo do que o esperado.

    Problemas de saúde, acidentes, extravios de bagagens, perda de documentos, ou qualquer contratempo que possa colocar sua viagem em risco, é um motivo a mais para viajar seguro e tranquilo. 

    A melhor forma de manter sua segurança e a de sua família longe de casa é através da contratação do seguro viagem

    Você pode acionar a seguradora contratada em qualquer hora da sua viagem, 24 horas por dia, com atendimento em português!

    Acesse o Seguros Promo e faça a comparação de até 4 seguradoras simultaneamente, você vai encontrar seguro viagem com o melhor custo benefício do mercado. 

    4-Seu roteiro de viagem também é importante

    Sabia que para entrar no país muitas vezes você precisa planejar até a sua volta? Isso porque, na passagem pela imigração, muitas perguntas são feitas e você precisa comprovar o que está indo fazer naquele país. 

    Então, quanto mais organizada sua viagem estiver, mais fácil será responder a esses questionamentos. 

    Ter um bom roteiro é importante, nele você vai colocar os principais pontos da sua viagem. Coloque e descreva o que pretende fazer em cada dia da sua viagem. E isso não vai servir apenas para te ajudar a entrar em um país não, mas a organizar melhor seus dias no destino escolhido. 

    A dica principal para um bom roteiro é que ele não seja totalmente preenchido, deixe espaços vagos para que você possa inserir programas de última hora, ou atividades que surjam depois que já estiver na cidade. 

    Já pensou ter um roteiro super cheio, com tudo cronometrado e de repente você descobre um restaurante novo que fica mais afastado, mas que quer muito conhecer? Apenas esse deslocamento já vai mudar todos os seus planos, por isso conte com esse tipo de imprevisto no roteiro. 

    Falando em deslocamento, inclua no roteiro lugares que são perto para serem visitados no mesmo dia, assim você consegue ir de um lugar ao outro de maneira mais rápida. Mas lembre-se de incluir paradas para lanches, fotos, e principalmente para aproveitar cada um dos lugares e apreciar a viagem. 

    5- Aprenda fazer malas inteligentes

    Aprenda fazer malas inteligentes
    Fonte: Pexels

    Chega de colocar tudo que você vê pela frente dentro da mala. Esse é o jeito mais fácil de esquecer algo importante e levar coisas desnecessárias. 

    Antes de começar a separar seus itens, que tal fazer uma lista de tudo que vai ser útil durante sua viagem? Fazer malas inteligentes faz parte do checklist e te ajuda a ter uma viagem mais organizada. 

    Pode parecer trabalhoso, mas você vai ver que o tempo que você vai investir fazendo suas malas vão valer a pena. 

    A primeira dica é verificar o clima da cidade para onde está indo, além de saber mais sobre a estação do ano, verifique a previsão do tempo dos dias em que você vai estar por lá.

    E mesmo que a previsão diga que serão dias ensolarados, não custa levar um casaquinho na mala, pois o tempo pode virar e é melhor estar prevenido. Mas não exagere. 

    A regra das roupas é sempre levar duas partes de cima para uma roupa de baixo, assim, você tem duas combinações diferentes e várias opções de roupas para os dias que estiver viajando. 

    Os itens de higiene pessoal devem ir na mala de mão, assim como uma muda de roupa, celular, carregadores e medicamentos. Assim, caso sua mala seja extraviada você tem itens para usar até que ela seja recuperada. 

    A mala é sempre o último item do checklist, mas não é por isso que deve ser feito na noite anterior à viagem. Se possível comece a fazer sua mala com antecedência para ter certeza de que não está esquecendo nada. 

    6- Reserve hospedagem com antecedência

    Por fim, mas muito importante, antes de viajar, ligue para confirmar se o hotel está reservado e se está tudo ok com sua reserva. Já imaginou chegar ao destino e não ter quartos vagos?  Ou se alugou uma casa e ela simplesmente não existe? 

    Confirme suas reservas, verifique o endereço e todas as informações sobre o local da hospedagem, principalmente o horário de check-in e check-out. 

    Para encontrar hotéis em qualquer lugar do mundo com os melhores preços você pode usar o ElQuarto, ele tem as menores tarifas e sem cobrança de IOF. É seguro e ainda te ajuda a  economizar quando o assunto é hospedagem. 

    Faça cotação de seguro viagem

    Apesar de todo o planejamento, imprevistos podem acontecer com qualquer pessoa e é bom estar preparado. Por isso, não esqueça do seguro viagem, mesmo se for uma viagem nacional ou para um país onde ele não é obrigatório.  

    No site Seguros Promo você encontra seguros com diferentes coberturas e que atendem as necessidades de todos os tipos de viajantes. Esse é um item essencial do seu checklist de viagem, não deixe de colocar no seu planejamento. 

    Viajar com segurança, tranquilidade e economia, de Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    Seguros Internacionais
    AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 150.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    aaaa