Como fazer intercâmbio sem entender o inglês? - Seguros Promo

Como fazer intercâmbio sem entender o inglês?

Como fazer intercâmbio sem entender o inglês?.

Muita gente sonha fazer intercâmbio mas tem medo de se aventurar em outro país sem saber falar inglês. O que muitos não percebem, é que o intercâmbio é na verdade uma forma de aprendizado e que isso depende muito do seu empenho e da sua vontade de alcançar seus objetivos.

A boa notícia é que é possível aprender inglês mais rápido e de forma eficiente e sabe o que é melhor? Você pode começar já! Com dicas simples, você vai descobrir como fazer intercâmbio sem falar inglês e quem sabe finalmente parar de adiar esse sonho! Vamos nessa!

1. Defina o seu objetivo

Defina o seu objetivo

O primeiro passo é deixar bem claro porque você quer ou precisa aprender inglês. Ao fazer um intercâmbio, seu objetivo pode ser conhecer outros países e culturas, conseguir uma promoção no trabalho, fazer um curso profissionalizante ou estudar em uma universidade no exterior.

Definir os seus motivos te ajudará a ter mais foco nos estudos e lembrar o que esse aprendizado vai trazer de bom para a sua vida. Além disso, com um objetivo em mente, você poderá saber qual o nível de inglês necessário para fazer o seu intercâmbio ou mesmo se é possível deixar o Brasil sem falar uma palavra.

Quem vai para o exterior a trabalho, para fazer uma especialização ou pós-graduação, por exemplo, precisa de um bom conhecimento da língua.Já quem pretende aprender ou aprimorar o domínio do idioma durante a viagem, pode ter um nível básico ou mesmo nenhum conhecimento da língua.

Antes de começar o curso, as escolas de inglês que recebem intercambistas aplicam um teste de nivelamento para saber quais são os conhecimentos do aluno sobre o idioma e colocá-lo na turma mais adequada ao seu nível para que, assim, todos possam aprender no mesmo ritmo e avançar juntos.

2. Coloque o inglês na sua vida

Coloque o inglês na sua vida

Uma das formas de tornar o aprendizado mais natural e prazeroso é incorporar a nova língua no seu dia a dia.

  • Ouça músicas em inglês e cante as canções acompanhando a letra;
  • Leia livros, revistas, notícias e artigos com temas do seu interesse que sejam em inglês;
  • Assista a filmes e séries em inglês, sem legenda ou pelo menos com a legenda no mesmo idioma;
  • Tente fazer suas anotações habituais sempre em inglês (lista de supermercado, lembretes, tarefas do dia, etc);
  • Combine com um amigo de trocar mensagens em inglês.

Esses são hábitos que vão te ajudar a aprender novas palavras, ampliando o seu vocabulário e a pronúncia correta. Você também terá mais familiaridade com de expressões mais coloquiais – comuns nos diálogos entre personagens nas produções audiovisuais.

Tudo isso você pode fazer também durante o intercâmbio, para acelerar o seu aprendizado e melhorar a capacidade de se comunicar com a população local e com os outros intercambistas.

3. Estude um pouco todo dia

Estude um pouco todo dia

Estar em contato com o inglês no seu dia a dia ajuda no aprendizado da língua, mas isso não quer dizer que você não precisa estudar. Quanto mais esforço e dedicação ao novo idioma, mais rápido e melhor você estará falando o inglês.

O ideal é fazer um planejamento para estudar um pouco todos os dias. Assim, você fica mais focado e não se cansa tanto. Se tiver tempo de estudar por um período maior por dia, lembre-se de fazer algumas pausas pequenas durante o estudo para descansar a mente e continuar absorvendo bem os conteúdos.

Procure, também, um local adequado para estudar. Nada de ficar deitado na cama ou em frente à televisão. Prepare um cantinho de estudos tranquilo e sem distrações, com uma mesa e uma cadeira confortáveis e deixe todos os materiais que você vai precisar ao alcance e bem organizados.

4. Anote tudo o que aprender

Anote tudo o que aprender

Compre um caderninho e sempre que descobrir uma palavra nova em inglês, anote. Uma boa dica é escrever a expressão em uma frase para ajudar a compreender melhor o seu significado.

Use o caderno também para anotar dúvidas, dicas de boas leituras em inglês e os filmes e séries mais recomendados para aprender mais do idioma. Organize as informações da forma que achar melhor, mas esteja sempre com o seu bloquinho e anote absolutamente tudo!

5. Pratique sempre o seu inglês e não tenha vergonha de falar

Pratique sempre o seu inglês

Quando se chega em um outro país sem saber falar a língua local é natural ter um pouco de vergonha de se expressar e acabar falando algo errado. Mas é preciso deixar essa vergonha de lado e não se cobrar tanto, afinal, você está ali justamente para aprender!

Tenha em mente que como aprendiz, você vai errar. O importante é não desistir, aprender com os seus erros, estudar bastante e aproveitar ao máximo o seu intercâmbio para conviver e conversar com as pessoas que falam inglês fluentemente.

Não perca nenhuma oportunidade para treinar a sua fala, além das habilidades de escuta, redação e escrita em inglês. Não tenha medo também de pedir ajuda. Se você estiver em uma cidade que recebe muitos brasileiros, não hesite em recorrer a quem está no local há mais tempo e já domina o inglês para te auxiliar no começo.

Aproveite essa ajuda para aprender mas jamais fique dependente de outro brasileiro para se virar durante o intercâmbio.

6. Cuidados finais

Com essas dicas, você vai ficar mais perto de realizar o sonho do intercâmbio. Mas lembre-se: o resultado dessas estratégias depende do seu empenho e foco no aprendizado. Quanto mais você se empenha, mais rápido e melhor vai aprender a se comunicar em inglês.

Agora que você sabe que é possível fazer intercâmbio sem falar inglês, comece já a planejar a sua viagem e a estudar inglês! E não se esqueça de contratar um seguro viagem para se resguardar caso aconteça algum imprevisto, como extravio de bagagens e acidentes enquanto estiver sfora do Brasil.

Lembre-se de que você estará em um país que não é o seu, falando uma língua que não é a sua e longe da sua família. Por isso, é muito importante que você viaje com a segurança e a tranquilidade de que estará amparado nas mais diversas situações.

Gostou das nossas dicas para aprender inglês com mais eficiência e rapidez? Tem outras sugestões ou dúvidas? Deixe o seu comentário neste post e compartilhe com a gente!

compartilhar no facebook compartilhar no twitter
Compre aqui seu seguro viagem
Como podemos falar com você?

Segue a gente