Como se preparar para sua primeira viagem internacional? - Seguros Promo Viagem

Como se preparar para sua primeira viagem internacional?

Como se preparar para sua primeira viagem internacional?.

A primeira viagem internacional é, sem dúvidas, uma aventura e tanto! A experiência de pisar em uma terra estrangeira, conhecer novas culturas e se aventurar fora de seu país de origem é o sonho de muitas pessoas. Afinal, quem não tem vontade de conhecer o mundo todo?

Mas para realizar essa vontade, garantindo que tudo saia como planejado, é necessário pensar em uma série de questões antes mesmo de comprar as passagens. Viajar para o exterior não é algo tão simples como cruzar o Brasil. Há diversos cuidados a serem tomados para garantir a segurança e evitar problemas no território estrangeiro.

Por isso, é bastante comum que, ao planejar sua primeira viagem, surjam muitas dúvidas de diferentes naturezas. Mas não se preocupe, pois estamos aqui para te ajudar.

Obviamente, há uma série de questões diferentes a serem pensadas de acordo com o destino escolhido. Entretanto, há inúmeros pontos coincidentes que te ajudarão independentemente do país escolhido para sua primeira grande aventura.

Providencie seu passaporte

primeira viagem internacional

As passagens aéreas, o hotel, o traslado etc. Há muitas questões a serem pensadas no momento de preparar uma viagem internacional. Afinal, o processo é bastante burocrático e há vários detalhes a serem observados para garantir a estadia perfeita.

Entretanto, nada disso valerá se você não tiver seu passaporte em mãos. Ele é a porta de entrada para o desembarque na maior parte dos países, e a emissão desse documento é bastante simples.

Tudo que você precisa fazer é acessar o site da Polícia Federal para solicitar o seu. Após efetuar o pagamento da taxa, uma data e local serão agendados para buscar o documento pessoalmente em um prazo pré-determinado. Por isso, é importante fazer a solicitação com antecedência para não passar aperto no momento de embarcar para o exterior.

Lembre-se de verificar se o passaporte realmente é necessário, pois alguns países, como a Argentina, por exemplo, não solicitam esse documento por parte dos brasileiros — apenas a carteira de identidade é suficiente.

Verifique a necessidade de visto de permanência

primeira viagem internacional

A maior parte dos países possibilita a estadia de brasileiros sem visto durante um período de 90 dias. Mas se o seu desejo for ficar um tempo maior do que esse, é preciso tirar seu visto antes de embarcar, justificando o motivo da viagem e a finalidade de sua permanência no país.

A autorização é dada de acordo com as regras do país de destino, e o tempo de espera também varia. A Austrália, por exemplo, é famosa entre os intercambistas por sua demora para a liberação do visto, deixando os viajantes aflitos e esperando a aprovação que costuma ser liberada dias antes da viagem. Por isso, é importante fazer a solicitação com antecedência.

Providencie um seguro para a viagem

primeira viagem internacional

Muitas pessoas acreditam que um seguro de viagem é dispensável entre tantas outras despesas. Mas acredite, ele pode ser sua salvação em uma emergência.

Imagine que você está do outro lado do mundo e tem um problema de saúde, ou até mesmo sofre um pequeno acidente enquanto caminha por uma cidade qualquer. Não ter um seguro, significa que você não poderá ser levado a um hospital e ser atendido adequadamente — colocando sua vida em risco.

Muitos países da Europa, inclusive, só deixam desembarcar os turistas que tenham um seguro viagem, pois ele é obrigatório para a permanência no continente.

Busque por uma seguradora que seja de confiança e que ofereça todas as informações necessárias para que você não tenha problemas com imprevistos durante a viagem. É muito mais fácil passar por uma pequena burocracia e gastar um pouco mais durante o planejamento, do que ter sérios problemas há milhares de quilômetros de casa, não é mesmo?

Monte um roteiro turístico com antecedência

primeira viagem internacional

Fazer um roteiro com os principais locais em que se deseja fazer uma visita é essencial. Ao chegar em um país onde você jamais esteve, pedir informações e se localizar na cidade de destino pode ser algo bastante complicado, principalmente se você não for fluente na língua local.

Por isso, faça uma pesquisa aprofundada sobre os locais mais atraentes e monte um mapa. Construa um roteiro diário, fazendo com que os pontos turísticos que ficam na mesma região sejam visitados no mesmo dia.

Depender de guias turísticos, informações de funcionários de hotel ou pessoas que passam pela rua pode acabar te deixando ainda mais perdido.

Além disso, também é interessante pesquisar por restaurantes e casas noturnas a serem visitados, verificando o preço médio que será gasto em cada local. Assim, além de saber onde ir, você também acaba fazendo um bom planejamento financeiro para a viagem.

Tome as vacinas necessárias

primeira viagem internacional

Existem alguns países em que os estrangeiros precisam tomar vacinas para desembarcar, e se você não estiver com seu cartão em dia, sua entrada é simplesmente negada no momento de sua chegada.

Por isso, certifique-se de tomar todas as vacinas solicitadas, tanto para garantir sua própria saúde como para não espalhar vírus de seu país de origem por outros lugares. É importante não deixar essa tarefa para a última hora, pois as vacinas podem causar alguns efeitos colaterais, além de possuírem prazos para a garantia de que o indivíduo esteja 100% imune.

Alguns países da África do Sul, por exemplo, exigem o Certificado Internacional de Vacinação, para ter certeza de que os turistas estão prevenidos contra uma série de doenças comuns na região, como a febre amarela, por exemplo.

Arrume sua bagagem adequadamente

primeira viagem internacional

Antes de arrumar sua mala, verifique o clima que irá encontrar no país de destino para estar preparado. Se você vai viajar para uma cidade como Nova York, por exemplo, pode encontrar uma temperatura abaixo de zero, com direito à neve e muito frio, ou pode se deparar com um calor insuportável, se fizer sua visita durante o verão.

Por isso, é importante verificar a previsão do tempo alguns dias antes, para separar as roupas a serem levadas, e pesquisar sobre o clima naquela época do ano, garantindo que as peças adequadas para a estação estarão em sua mala.

Agora que você já sabe tudo que precisa ser feito antes de sua primeira viagem internacional, é só fazer as malas e aguardar a tão sonhada data de embarque.

Caso você ainda tenha alguma dúvida ou sugestão sobre o que deve ser feito para preparar uma viagem para o exterior, deixe seu comentário! Ficaremos felizes com sua contribuição.

compartilhar no facebook compartilhar no twitter
Compre aqui seu seguro viagem
Como podemos falar com você?

Segue a gente