Doenças preexistentes - Como funciona a cobertura

Doenças preexistentes – Como funciona a cobertura

Doenças preexistentes – Como funciona a cobertura.

Cada seguradora funciona da sua maneira, no entanto, as regras ditadas pela SUSEP sobre doenças preexistentes devem ser seguidas por todas elas. Alguns termos podem não ser claros a respeito de determinadas coberturas, o que pode gerar dúvida em alguns clientes.

Continue lendo esse post, pois vamos explicar um pouco sobre como funciona a cobertura para doenças preexistentes.

Como funciona a cobertura para doenças preexistentes?

Como funciona a cobertura para doenças preexistentes?

A nova resolução veio para regulamentar o serviço oferecido como seguro viagem, e trazer mais conforto ao próprio segurado. Através das alterações, as coberturas obrigatórias foram ampliadas, passando a cobrir também despesas médicas hospitalares/odontológicas e doenças preexistentes ou crônicas.

Já em vigência, a resolução gerou certa polêmica entre os corretores e trouxe algumas dúvidas para o segurado, uma delas sendo a cobertura para doenças preexistentes. Afinal, o que de fato o seguro cobre? A seguradora pode se recusar a cobrir alguma despesa médica? Se sim, quais?

Para responder tais questionamentos, vamos recorrer a resolução CNSP Nº 315.

O que a SUSEP diz sobre doenças preexistentes?

A SUSEP deixa claro na resolução CNSP nº 315 que dentro da cobertura de despesa médica hospitalar e/ou odontológica – tanto para viagens nacionais, quanto internacionais –  deverá ser oferecido obrigatoriamente cobertura para episódios de crise causada por doenças preexistente ou crônica, quando esta levar o segurado ao quadro clínico de urgência ou emergência.

O que o seguro viagem considera como doença preexistente?

seguro viagem considera como doença preexistente?

As empresas que oferecem o seguro viagem consideram como doença preexistente toda e qualquer lesão ou enfermidade contraída antes do período da viagem, incluindo as doenças congênitas, ou seja, doenças hereditárias, contraídas antes do nascimento ou ao nascer. Mesmo que o segurado desconheça a doença, em uma situação de crise, a mesma será tratada como preexistência.

Podemos citar como exemplo de doenças preexistentes:

  • asma,
  • bronquite,
  • câncer,
  • anemia,
  • diabetes,
  • hipertensão,
  • doenças sexualmente transmissíveis,
  • doenças cardiovasculares,
  • entre outras.

Suponhamos que o segurado que possui asma, tem uma crise durante a viagem e que essa crise coloque o mesmo em estado de urgência ou emergência. O segurado será atendido e medicado até que sua situação seja estabilizada, permitindo que prossiga com a viagem ou retorne para a casa.

Caso ele sinta apenas mal estar e resolva procurar um médico, as despesas estão por sua conta.

O que o seguro cobre em caso de doenças preexistentes?

Em caso de doenças preexistentes, o seguro deverá cobrir episódios de crise que levem o segurado a um quadro de urgência ou emergência.

Urgência sendo entendida como casos que ainda não envolvem risco de morte mas sem tratamento pode se agravar e se transformar em um quadro de emergência, sendo essa entendida como quadro que faça o segurado correr risco iminente de morte.

O que o seguro viagem não cobre em caso de doença preexistente?

seguro viagem não cobre em caso de doença preexistente?

O seguro viagem não tem obrigação de cobrir gastos para a continuidade e controle de tratamentos anteriores, check-up e extensão de receitas. Sendo assim, o segurado terá a garantia de ser tratado até que seu quadro clínico seja estabilizado, permitindo ao mesmo continuar a viagem ou retornar ao seu país de origem.

As despesas com tratamentos e diagnósticos não autorizados pela seguradora ficam por conta do próprio segurado. Lembrando sempre que cada seguradora possui suas regras internas, portanto é importante se atentar aos riscos excluídos pelo seu plano ou pela sua seguradora.

Algumas seguradoras podem excluir as despesas relacionadas a doenças sexualmente transmissíveis, ou a doenças em fase terminal.

Não se esqueça!

É importante se informar sobre as regras individuais de cada seguradora e quais são as coberturas oferecidas pelo plano escolhido. Outra dica é pedir orientação para um agente de viagem. Descrevendo o roteiro que você pretende fazer em sua viagem e falar sobre a idade e histórico de saúde dos viajantes, o profissional especializado será capaz de oferecer o seguro ideal para atender suas necessidades.

Consulte as coberturas do seu plano diretamente com um profissional. Através do site Seguros Promo você consegue comparar os valores e coberturas das maiores seguradoras atuantes no mercado e ainda tirar suas dúvidas com os atendentes via chat, e-mail ou telefone.

O Seguros Promo oferece comodidade e o melhor preço do mercado. Não deixe de consultar as opções no site.

compartilhar no facebook compartilhar no twitter
Compre aqui seu seguro viagem
Como podemos falar com você?

Segue a gente