CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Exames de proficiência: como funcionam, principais testes e aplicações

Os exames de proficiência são realizados por milhões de pessoas que não têm o inglês ou outros idiomas como língua nativa.  Testes como TOEFL, TOEIC, IELTS e C2 Proficiency são alguns dos mais reconhecidos atualmente e servem como porta de entrada para diversas universidades, além de funcionarem como um diferencial no mercado de trabalho. Neste …

Os exames de proficiência são realizados por milhões de pessoas que não têm o inglês ou outros idiomas como língua nativa. 

Testes como TOEFL, TOEIC, IELTS e C2 Proficiency são alguns dos mais reconhecidos atualmente e servem como porta de entrada para diversas universidades, além de funcionarem como um diferencial no mercado de trabalho.

Neste guia, você vai saber o que são, para que servem, onde fazer e como se preparar para cada um. Acompanhe conosco!

Cote seu seguro viagem no Seguros Promo e ganhe 15% de desconto. Aproveite!

Exames de proficiência: o que são?

O teste de proficiência é uma forma de comprovar o seu grau de fluência, avaliando a capacidade de se comunicar no idioma por meio da escrita, fala, audição e leitura.

As opções de exames são diversas, e cada uma possui diferentes propósitos e benefícios. 

Em algumas modalidades, não há uma definição de pontuação necessária para a aprovação — o critério fica incubido à instituição ou empresa para a qual o candidato está aplicando. Já em outras, os testes exigem uma certa nota para a emissão do certificado.

Para que serve o certificado de proficiência?

Com o domínio do idioma comprovado, as aplicações para programas de intercâmbio, mestrado, doutorado ou vagas de emprego no exterior se tornam mais frutíferas.

Os certificados são emitidos por instituições de renome, garantindo a procedência do resultado e do preparo do candidato para a aplicação que está sendo realizada.

O critério é muito relevante para a seleção de estudantes estrangeiros em universidades notáveis, e  para profissionais que desejam concorrer à cargos em grandes empresas multinacionais — sendo assim, o certificado é visto como um diferencial competitivo.

Qual teste de proficiência fazer?

Exame proficiencia qual o teste
Fonte: Pixabay

O primeiro passo é decidir qual será o país escolhido para a aplicação. Em alguns casos, há diversas opções de exames em cada idioma, e a escolha por um dos testes dependerá do seu objetivo ao fazer a prova.

Escolher qual deles fazer também envolverá a seleção da universidade ou empresa para a qual deseja aplicar. 

No caso das universidades, as informações sobre os testes indicados podem ser conferidas nos sites das próprias instituições, assim como a nota mínima necessária para passar no processo.

Vale notar também que, em geral, universidades de maior prestígio possuem uma exigência maior quanto à pontuação. O nível de proficiência exigido também varia de acordo com o nível acadêmico.

Estude no exterior com proteção!

Seguro Viagem:
Seguros Internacionais
AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 150.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 2.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Durante um intercâmbio, o viajante é apresentando a um mundo de novas experiências, que envolvem um aprendizado constante em diversos aspectos: conhecimentos técnicos, mercado de trabalho, culturas e costumes.

Com tanta novidade, ter apoio e respaldo durante um momento tão significativo é essencial para desfrutar tudo o que essa vivência pode oferecer com tranquilidade.

Quando obtiver sua certificação e for fazer viagem a estudo, não se esqueça de contratar o seu seguro viagem para intercâmbio para garantir a sua segurança enquanto estiver longe de casa.

No Seguros Promo, você encontra planos especialmente moldados para intercâmbio, garantindo proteção em casos de emergências médicas e odontológicas, atrasos ou cancelamentos de voo, extravios de bagagem e muito mais — tudo em português, 24h por dia!


Assim, não precisará se preocupar se por acaso vier a passar algum infortúnio durante a sua estadia. Seu plano de seguro viagem estará lá para você, assegurando suporte em todos os momentos.

Provas de proficiência em inglês

Para a comprovação do domínio da língua inglesa, há uma vasta gama de testes realizados por diferentes organizações.

O TOEFL e o IELTS são os mais populares, e podem ser úteis inclusive quando a língua oficial do país para onde deseja ir não é o inglês, caso a nação possua cursos ministrados no idioma.

Em geral, o TOEFL é melhor aceito nos EUA, enquanto o IELTS tem predominância na Europa e em outros países.

Uma das principais vantagens do C1 Advanced e do C2 Proficiency é que ambos possuem validade vitalícia, sendo boas opções para agregar no currículo.

Test of English as a Foreign Language (TOEFL)

Um dos exames de proficiência mais conhecidos, o TOEFL é o caminho para quem quer estudar em um país de língua inglesa. Ele é aceito em mais de nove mil instituições de ensino superior e outras organizações, em pelo menos 130 países.

É criado pelo ETS, instituição americana que trabalha com escolas, empresas e governos desenvolvendo pesquisas e testes para melhorar o ensino e o aprendizado.

O que é o TOEFL?

Exame proficiencia toefl
Fonte: Pixabay

O teste avalia a capacidade de uma pessoa de falar e compreender o inglês no nível universitário, além de poder combinar Listening (compreensão auditiva), Reading (leitura), Speaking (fala) e Writing (escrita) na realização de atividades acadêmicas. 

A prova é feita pela internet, utilizando os computadores das instituições credenciadas para aplicá-la, e é separada em 4 seções, sendo cada uma voltada para uma das habilidades já mencionadas.

Cada seção possui o valor de 30 pontos, e portanto, a nota máxima é 120 pontos. O teste pode durar até 4 horas, e o resultado é divulgado 15 dias após a sua realização.

Para que serve o TOEFL?

O teste é utilizado em aplicações para programas de graduação, pós, mestrado, doutorado ou MBA em instituições estrangeiras

Candidatos que desejam concorrer a bolsas de estudo ou aplicar para outros tipos de certificação no exterior também podem utilizar o TOEFL.

A avaliação ainda pode ter serventia na solicitação de vistos de estudo e trabalho, além de ser uma forma de medir o nível do seu próprio aprendizado na língua inglesa.

Onde e quando fazer o TOEFL?

mais de 50 datas no ano para a realização do exame e 59 centros autorizados a aplicar as provas em todas as regiões do Brasil.

O TOEFL pode ser feito quantas vezes o estudante quiser, com a única exigência de um intervalo mínimo de 12 dias entre as provas.

Como se preparar para o TOEFL?

Exame proficiencia como se preparar
Fonte: Pixabay

Vários sites oferecem suporte aos estudantes no preparo para o exame. O próprio ETS tem o TOEFL: The Insider’s Guide, um curso de seis semanas disponível online e gratuitamente, além de materiais para praticar as habilidades no inglês.

O ideal é marcar o teste com pelo menos um mês de antecedência, estudar um pouco todos os dias, ler, ouvir e escrever bastante e fazer algumas provas anteriores.

International English Language Testing System (IELTS)

Exame proficiencia para que serve IELTS
Fonte: Pixabay

Considerado o exame de proficiência em inglês mais aceito no planeta, o IELTS possui diferentes provas para atender os objetivos dos aplicantes.

Algumas das mais conhecidas são o IELTS Academic (para inscrição em universidades) e o IELTS General Training, com foco em candidaturas de trabalho no exterior ou imigração. 

Ainda há o IELTS for UKVI e o IELTS Life Skills, que podem ser úteis para aplicações de visto para o Reino Unido. Entenda mais sobre o teste de proficiência!

O que é o IELTS?

Desenvolvido pela Universidade de Cambridge e o British Council e lançado em 1989, o IELTS também mede a proficiência de pessoas que querem estudar ou trabalhar em países que falam inglês.

Para estabelecer os níveis, é utilizada uma escala de zero a nove com base em quatro provas: compreensão auditiva (30 minutos), interpretação de texto (60 minutos), redação (60 minutos) e conversação (15 minutos).

Para que serve o IELTS?

O IELTS pode ser aplicado para estudo, sendo aceito por mais de 9.000 instituições de ensino e centros de treinamento em todo o mundo. Algumas universidades de países que não falam inglês, mas ministram cursos no idioma, também exigem nota no exame.

O exame ainda pode ser exigido para aplicações de trabalho, já que diversas organizações internacionais utilizam o IELTS como critério para seleção de pessoal.

Se o seu propósito é imigração, o exame também pode ser útil: ele é uma das exigências para quem deseja morar na Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e EUA. Cada país tem seus próprios critérios, que devem ser consultados com os respectivos governos.

Onde e quando fazer o IELTS?

No Brasil, o IELTS é aplicado normalmente uma vez por mês em instituições cadastradas em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Natal, Porto Alegre, Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro.

O agendamento é nos locais credenciados ou pelo site do British Council.

Como se preparar para o IELTS?

Como estudar para proficiência em inglês? Uma forma interessante de se preparar para o exame é ouvindo conversas entre falantes nativos de inglês e escrevendo as principais ideias, opiniões e informações do diálogo.

Treine também a descrição de imagens e gráficos em inglês, e pratique a escrita de dissertações a partir de um ponto de vista. Paralelamente, procure ler textos extraindo os principais argumentos e posicionamentos dos escritores.

Por fim, busque a ajuda de alguém que fale inglês para treinar a sua conversação, abordando tópicos pessoais, como sua família, trabalho e estudos. Escolha também algumas temas gerais e discuta sobre eles.

Test of English for International Communication (TOEIC)

Exame proficiencia o que e o teric
Fonte: Pixabay

No TOEIC, o exame é dividido em duas partes: o TOEIC Listening & Reading (prova em papel, com 200 questões de múltipla escolha e duração de duas horas) e o TOEIC Speaking & Writing (prova online, com 19 questões dissertativas e uma hora e 20 minutos de duração).

A avaliação da proficiência é feita de acordo com a pontuação obtida: de 10 a 250, é considerado que o aplicante possui nível de inglês básico; de 255 a 400, elementar; de 405 a 600, é considerado elementar superior, e de 605 a 780, proficiência limitada.

Já atingindo entre 785 a 900, é reconhecido que o candidato possui um nível superior no idioma, e entre 905 e 990, é considerada a proficiência internacional.

O que é o TOEIC?

Também aplicado pelo ETS, o TOEIC avalia desde 1979 a capacidade de comunicação em inglês no ambiente de negócios. As questões se baseiam em situações reais do mundo empresarial.

Hoje em dia, o exame é aceito por cerca de 14 mil empresas, órgãos governamentais e programas de aprendizado da língua inglesa, em 150 países.

Para que serve o TOEIC?

É utilizado por várias empresas e instituições do mundo para contratar e promover funcionários. Portanto, é um pré-requisito e um diferencial na seleção e avaliação de profissionais.

O TOEIC também é uma excelente ferramenta para as empresas averiguarem o desenvolvimento de seus colaboradores em cursos de inglês.

Onde e quando fazer o TOEIC?

O TOEIC tem mais de 100 centros aplicadores em todas as regiões do Brasil. Mais informações sobre o agendamento dos testes podem ser obtidas pelo telefone da Central de Agendamento: (11) 3654-1322.

Como se preparar para o TOEIC?

Os temas mais abordados nas provas são tempos verbais em inglês, conhecimentos sobre o vocabulário e a compreensão do que está sendo abordado em atividades de listening

Veja algumas dicas de preparação:

  • Faça simulados para verificar o seu nível e que habilidades precisa aprimorar;
  • Elabore um plano de estudos;
  • Estabeleça uma pontuação como meta;
  • Faça exercícios de gramática e vocabulário e estude expressões idiomáticas comuns.

C1 Advanced

Exame proficiencia c1 advanced
Fonte: Pixabay

Originalmente chamado de CAE (Cambridge Advanced Certificate), o C1 Advanced é um dos exames mais avançados oferecidos pela Cambridge English, que é ligada à Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Com ele, o estudante demonstra ter o conhecimento necessário em inglês para acompanhar cursos acadêmicos universitários e concorrer a cargos em níveis gerenciais no exterior.

O que é o C1 Advanced?

Penúltima certificação concedida pela instituição, o exame segue a estrutura aplicada em 4 seções, abordando habilidades de audição, leitura, escrita e fala, tendo uma duração total de 235 minutos.

Para ser considerado aprovado, é necessário obter pelo menos 180 pontos em um total de 210. O certificado emitido não possui prazo para expiração, garantindo a proficiência do aplicante de forma vitalícia.

Para que serve o C1 Advanced?

Os principais propósitos da emissão da certificação avançada são para estudos em instituições de ensino superior que exigem pesquisas complexas, como programas de pós-graduação e mestrado, além de aplicações para vagas de emprego.

São mais de 8.000 órgãos e empresas que aceitam o teste como comprovação do alto domínio do idioma.

O C1 Advanced também pode ser interessante para professores de inglês que desejem comprovar seu conhecimento na língua.

Onde e quando fazer o C1 Advanced?

Disponível em mais de 1.300 centros e 113 países, é possível encontrar o local autorizado para aplicação do teste no site da Cambridge English. Após identificar o mais próximo, é só entrar em contato para verificar os detalhes da inscrição.

O C1 Advanced é aplicado mensalmente, e a inscrição pode ser feita com até uma semana de antecedência. Os custos variam de acordo com o país onde a prova será realizada.

Como se preparar para o C1 Advanced?

O site da Cambridge English oferece uma série de dicas e instruções para os estudantes que estejam buscando orientações sobre como passar na prova de proficiência.

Na plataforma, são disponibilizados recursos gratuitos com provas-modelo para diferentes habilidades, além de checklists, recomendações e indicações de materiais oficiais

C2 Proficiency

Exame proficiencia de C2 proficiency
Fonte: Pixabay

Aplicado desde 1913, o C2 Proficiency  — anteriormente conhecido como CPE — e é a certificação mais alta oferecida pela pela Cambridge ESOL (English for Speakers of Other Languages).

Fique por dentro das informações sobre um dos testes de proficiência em inglês de mais alto nível!

O que é o C2 Proficiency?

Neste exame, é preciso acertar a maior parte das questões de redação e leitura (ambas com duração de 90 minutos), compreensão auditiva (40 minutos) e conversação (em duplas ou trios, com duração de 16 minutos) para ser aprovado.

A pontuação no exame vai de 180 a 230 pontos, sendo que o aluno é considerado aprovado caso atinja 200 pontos ou mais. Assim como o CAE, o certificado emitido é vitalício.

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Para que serve o C2 Proficiency?

A aprovação no C2 Proficiency é a prova de que você domina o inglês em um nível mais avançado, podendo se comunicar com fluência semelhante à de um falante nativo de inglês, no estudo ou no trabalho. 

O exame é reconhecido por diversas instituições de ensino, empresas e governos, sendo valorizado por organizações altamente qualificadas e para aplicações em programas de pós-doutorado.

Onde e quando fazer o C2 Proficiency?

O C2 Proficiency é aplicado cerca de três vezes a cada seis meses em 59 centros espalhados em 23 estados do Brasil, onde você poderá se informar sobre a inscrição e os custos do teste.

Como se preparar para o C2 Proficiency?

Exame proficiencia como se preparar c2
Fonte: Pixabay

O exame exige um preparo mais avançado, sendo indicado para aqueles que já estejam bem familiarizados com o idioma.

Uma dica é habituar-se a ler livros, artigos de revistas e jornais em inglês. Na seção de escrita, o aluno também poderá selecionar uma opção baseada em clássicos da literatura inglesa — portanto, conhecer algumas obras da categoria pode ser interessante.

Para o exame de compreensão oral, procure estar preparado para ouvir diferentes sotaques.

Antes de fazer a inscrição para o teste, você também pode fazer um teste de inglês no site da Cambridge English para verificar qual seria o exame ideal para você.

Mais informações detalhadas sobre a preparação para o exame podem ser encontradas nos centros autorizados para aplicação do C2 Proficiency.

Qual teste de proficiência em inglês é mais fácil?

Avaliar a complexidade do teste está diretamente relacionado ao conhecimento que o aplicante tem sobre o idioma e o quão preparado ele está para a prova.

Para todos os exames de proficiência citados neste artigo, é necessário ter uma compreensão de nível intermediário ou superior na língua, sendo o C2 Proficiency um dos testes considerados mais difíceis entre os disponíveis.

Ainda em relação aos exames oferecidos pela Cambridge English, há também o A2 Key e o B1 Preliminary, voltados para o nível básico.

Por fim, vale notar que a faixa de preços dos testes listados pode ir de R$ 800 a R$ 900 — somente o TOEIC possui um custo menor, R$ 380 (preços conferidos em outubro de 2020). 

Exames de proficiência em Espanhol

No caso dos testes de proficiência em Espanhol, há opções mais recentes para os aplicantes que desejam estudar em universidades — como o EsPro, lançado em 2017, que é bem reconhecido e não tem prazo de expiração da validade.

Com foco no mercado de trabalho, o D.I.E. permite que você comprova o seu domínio em um tópico específico, como turismo, negócios ou saúde.

Falando sobre os exames aplicados mais conhecidos, as opções mais populares são o DELE e o SIELE. As certificações custam entre R$ 210 e R$ 450 (informações verificadas em outubro de 2020).

Uma das diferenças em relação aos exames de proficiência da língua inglesa é a disponibilidade para a realização da prova: o DELE e o SIELE seguem um cronograma anual, não sendo possível prestá-los em qualquer momento. Saiba mais sobre eles a seguir!

DELE

Exame proficiencia DELE
Fonte: Pixabay

Os exames DELE são os mais comuns para países que possuem o espanhol como língua nativa. Emitidos pelo governo espanhol, eles possuem validade vitalícia, assim como os da Cambridge English.

No Brasil, a instituição responsável pelo exame é o Instituto Cervantes, enquanto a University of Salamanca é incubida da elaboração, correção e classificação.

O DELE pode ser aplicado para avaliar 6 níveis de fluência, indo do A1 ao C2. Em geral, para propósitos de estudo em universidades de língua espanhola, é exigido o nível C1.

SIELE

Criado em 2015 por meio de uma parceria entre o México e a Espanha, o SIELE contempla todas as variantes da língua espanhola. Um outro ponto de diferença em relação ao DELE é a validade, que no caso do SIELE, é de dois anos.

Ao contrário dos outros testes mencionados, neste o aplicante pode escolher quais competências deseja avaliar.

Exames de proficiência em outras línguas

Além da proficiência em inglês e espanhol, há diversos outros idiomas que oferecem certificações desde os níveis mais básicos aos mais avançados — em alguns casos, os certificados podem até mesmo ser utilizados para processos de obtenção de dupla cidadania.

Confira a seguir mais informações sobre exames de proficiência em língua estrangeira!

Francês: DELF e DALF

Aplicados pela Aliança Francesa, o DELF e o DALF são os exames de proficiência em francês. 

Eles seguem um mesmo cronograma e possuem o mesmo valor de inscrição em todo o Brasil. As provas acontecem duas vezes ao ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo.

Assim como o DELE, há 6 níveis de proficiência, sendo que o exigido pelas universidades é geralmente o B2 ou o C1. Os valores variam entre R$ 172 e R$ 612 (verificados em outubro de 2020).

Alemão: Goethe-Zertifikat

No Brasil, os Goethe-Zertifikat são gerenciados pela Goethe Institut. Ao invés dos usuais 6 níveis, no caso dos exames de proficiência em alemão, existem 11 avaliações — a nota exigida irá variar de acordo com a universidade.

Os testes podem ser feitos em duas datas no ano, e os preços vão de R$ 165 a R$ 575 (conferido em outubro de 2020).

Mandarim: HSK

Por ser uma língua oriental, os critérios para a avaliação de proficiência em chinês são um pouco diferentes dos praticados no Ocidente. 

No HSK, a fluência é medida de acordo com a quantidade de vocabulário dominada pelo aluno — 150 hazis para o primeiro nível e 5 mil para o sexto, sendo o mais avançado.

Um ponto a ser observado sobre a necessidade do teste é que a maioria dos cursos para estrangeiros em universidades chinesas exigem um certificado em inglês — portanto, o chinês pode não ser necessário, mas pode ser uma vantagem competitiva.

Oferecidos pelo Instituto Confúcio, normalmente os testes são aplicados duas vezes ano ano, e os preços variam entre R$ 30 e R$ 350 (informações de outubro de 2020).

Italiano: CILS e CELI

Exame proficiencia Italiano
Fonte: Pixabay

Há dois exames de proficiência em italiano que são normalmente mais requeridos: o CILS e o CELI.

As provas do Certificazione di Italiano come Lingua Strangiera (CILS) vão do nível A1 ao C2, com durações entre 2 e 4 horas, aproximadamente. O exame é aplicado pela Università per Stranieri di Siena, acontecendo geralmente em junho e dezembro.

O Certificado di Conoscenza della Lingua Italiana (CELI), cuja instituição responsável é a Università per Stranieri di Periugia, também tem 6 níveis: a diferença é que o A1 corresponde ao CELI IMPATTO, enquanto os níveis de A2 até C2 são referentes ao CELI de 1 a 5.

Brasileiros de descendência italiana que desejam obter a dupla cidadania também podem utilizar os testes para a aplicação.

Japonês: JLTP

Similarmente aos testes de mandarim, os exames de proficiência em japonês normalmente avaliam o número de kanjis (que são os ideogramas japoneses) dominados pelo candidato.

O principal exame é o JLPT (Japanese Language Proficiency Test). Com cinco níveis, indo do N5 ao N1, é exigido que o aplicante conhece 100 kanjis para o nível mais básico e 2.000 para o nível mais avançado, além de um vocabulário de 10 mil palavras, aproximadamente.

As provas custam de R$ 230 e R$ 190 (preços pesquisados em outubro de 2020) e também podem ser interessantes para estudantes que queiram concorrer à bolsas de estudos do MEXT.

Garanta o sucesso da sua viagem com segurança!

Seguro Viagem:
Seguros Internacionais
AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 150.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 2.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Você se preparou e conquistou o almejado certificado de proficiência em uma língua estrangeira! Com isso, pôde fazer sua aplicação para a sonhada universidade e alavancar seus estudos e carreira no exterior. 

É claro que não desejará correr o risco de ter algum contratempo atrapalhando o sucesso dessa jornada — especialmente em um cenário em que tanta dedicação e investimentos são empenhados, além das expectativas e sonhos futuros.

Como os imprevistos podem ocorrer a qualquer um e em qualquer lugar, a melhor saída é se resguardar. Para isso, você pode contar com o Seguros Promo: o melhor comparador de seguro viagem do Brasil.

Trabalhamos apenas com seguradoras renomadas em todo o mundo, assegurando a melhor experiência e as coberturas certas para preservar sua saúde e oferecer amparo em diversas situações de urgência.

Aprimorar seus conhecimentos no exterior com confiança e segurança? De Promo você pode!


Leia também:

aaaa