Seguro viagem obrigatório: para quais destinos vou precisar de um?

Seguro viagem obrigatório: para quais destinos vou precisar de um?.

Viajar é um dos maiores prazeres para muitas pessoas. Não importa o lugar ou a razão, conhecer novos lugares e culturas e ainda poder relaxar tornam as viagens uma das atividades mais prazerosas. Porém, é importante que algumas preocupações sejam tomadas, para que você não corra o risco de ver a sua viagem dos sonhos ser arruinada antes mesmo de conseguir chegar ao destino planejado. Uma delas é a contratação do seguro viagem obrigatório.

Ele, como o próprio nome já diz, é indispensável para a sua entrada em determinados países. Sendo assim, preparamos esse post para lhe informar como a obrigatoriedade do seguro viagem funciona para cada lugar. Confira!

O Tratado de Schengen e o seguro viagem obrigatório

A Europa é o continente que mais possui destinos que exigem a contratação de um seguro viagem para a entrada de estrangeiros. Isso se deve por que a maioria dos países europeus são signatários do Tratado de Schengen.

Esse tratado, que delimita o chamado “Espaço Schengen” dentro da Europa, foi criado para facilitar a livre circulação dos cidadãos europeus entre os países acordados. Contudo, desde 2012, os brasileiros também podem se beneficiar das leis impostas pelo tratado, que retirou a necessidade de visto obrigatório para aqueles que forem visitar os países membros do espaço por um período de até 3 meses. Mesmo não sendo para visto, a contratação de um seguro viagem com cobertura mínima no valor de 30 mil euros, para assistência médica e repatriação médica e funerária, é obrigatória nesses países.

O Reino Unido não segue o Tratado de Schengen, no entanto, na Irlanda, a contratação do seguro é obrigatória, mas não é exigido o valor mínimo de 30 mil euros. Já países como França, Bélgica, Luxemburgo, Itália e Portugal, por exemplo, integram o tratado e fazem a exigência da cobertura mínima.

América Latina

No caso da América Latina, e isso inclui os nossos vizinhos aqui na América do Sul, a maioria das nações não exige a contratação de um seguro viagem, com a exceção de duas nações: Cuba e Venezuela.

Para entrar em solo cubano, você terá que fazer a contratação de um seguro no valor mínimo de 10 mil dólares, com cobertura para assistência médica.

Já na Venezuela a exigência é ainda maior. O seguro deve ter o valor mínimo de 40 mil dólares para assistência médica, e repatriação médica e funerária. O país ainda obriga a contratação adicional de um seguro no valor de 1 mil dólares específico para roubos, furtos ou extravio de bagagem.

Em outros países que fazem fronteira com o Brasil e que são bastante visitados pelos brasileiros como a Argentina e o Paraguai, a contratação do seguro não é obrigatória.

Austrália

Para aqueles que querem fazer um intercâmbio na terra dos cangurus, o seguro viagem também é obrigatório. Nesse caso, o governo australiano exige que o estudante faça a aquisição do Overseas Student Health Cover (OSHC), para que assim tenha acesso ao sistema público de saúde do país.

Esse seguro possui uma cobertura básica para pagamento de médicos e hospitais públicos, além de despesas de emergência e gastos com ambulância. Para exemplificar de uma forma mais clara, ele funciona como se o contratante, a partir se sua aquisição, passasse a ter acesso equivalente ao SUS no Brasil.

Estados Unidos

A famosa terra do Tio Sam continua sendo o destino de viagem internacional mais desejado e procurado pelos brasileiros, sendo assim, vale a pena esclarecermos se o seguro viagem é obrigatório ou não para o país.

Os Estados Unidos não exigem a contratação obrigatória do seguro, porém, o custo de qualquer problema de saúde no país é altíssimo. A quebra de um braço, por exemplo, pode lhe custar cerca de 20 mil dólares. Sendo assim, é mais do que recomendável a contratação do seguro caso você vá viajar para o território norte-americano.

A contratação do seguro para viagens nacionais

No caso de viagens dentro do Brasil, a contratação do seguro viagem também não é obrigatória, por isso, muitos viajantes acham desnecessário a sua aquisição, o que na verdade é um grande engano. Se no seu dia a dia você pode contar com um plano de saúde eficiente para quando algum imprevisto ocorre, saiba que, ao deixar a cidade em que o plano foi contratado, você pode perder a sua cobertura. Cada plano lida de forma diferente e específica com essas questões, porém, é certo que os planos de saúde nacionais não cobrem o país inteiro. Sendo assim, um seguro de viagem nacional torna-se indispensável para trazer tranquilidade e segurança às suas viagens em terras brasileiras.

No geral, o valor de um seguro viagem é muito pequeno se comparado à segurança que ele é capaz de oferecer, por isso, o mais indicado é que você se proteja e faça a aquisição do seguro, independentemente se em seu destino ele é ou não um requisito obrigatório para a entrada.

As principais vantagens da contratação do seguro viagem

As vantagens do seguro viagem são múltiplas. Os preços são acessíveis e os benefícios são evidentes. Você pode contratá-lo de acordo com as suas necessidades. Dentre as possibilidades de cobertura que a Seguros Promo oferece estão inclusas a assistência médica (inclusive para gestantes), assistência odontológica, assistência jurídica, assistência farmacêutica, seguro de invalidez permanente ou parcial por acidente, seguro para traslado do corpo, seguro para funeral, retorno de acompanhante e menor, e ainda cobertura de extravios de bagagens. Caso precise, você pode entrar em contato e fazer uma cotação dos nossos serviços.

Para que a sua viagem corra como foi planejada e não lhe traga nenhuma dor de cabeça desnecessária, alguns detalhes burocráticos precisam de atenção, e o seguro viagem é um deles. Porém, mais do que evitar problemas antes de você sequer conseguir colocar os pés no destino final, a contratação do seguro pode livrar você de situações ainda piores, que podem aparecer de forma inesperada, correndo o risco de estragar a sua viagem tão sonhada.

Nosso post sobre seguro viagem obrigatório lhe foi útil? Então, compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas fiquem informadas e até a próxima!

seguro viagem obrigatório

compartilhar no facebook compartilhar no twitter
Compre aqui seu seguro viagem
Como podemos falar com você?

Segue a gente

mautic is open source marketing automation