O que ver e fazer no Oriente Médio? - Seguros Promo

O que ver e fazer no Oriente Médio?

O que ver e fazer no Oriente Médio?.

A cultura oriental nunca deixou de mexer com a curiosidade e fascinar a imaginação das pessoas do Ocidente, não é verdade? Mas, exatamente pelas diferenças tão interessantes entre as culturas, quem viaja para o leste deve planejar seu passeio com zelo.

Como o Oriente médio não é uma região com limites geográficos bem-definidos, é preciso atentar-se aos requisitos (de visto, seguro, vacinas e até etiqueta) de cada nação a ser visitada a fim de evitar imprevistos. Para isso, o primeiro passo é montar seu roteiro!

Conheça, no post de hoje, os principais atrativos do mundo árabe para decidir para onde você vai. Assim, montar um planejamento cuidadoso para a sua viagem será fácil e divertido! Venha descobrir o que fazer do lado de lá do planeta:

Encantar-se com as belezas naturais

belezas naturais

Cobrindo uma área territorial extensa, os destinos do Oriente oferecem uma grande variedade de climas, com paisagens de tirar o fôlego para quem ama a natureza! Confira as principais:

Oásis de Farafra

Localizado no Egito, o Oásis de Farafra se destaca pelas areias brancas, cobertas de giz natural, e formações arenosas inusitadas. De quebra, ele fica próximo do Nilo — assim, o roteiro pode incluir uma visita ao rio mais longo do mundo!

Fiordes de Musandam

Quem disse que os fiordes são exclusividade da Noruega? Localizada em Omã (país a sul da Arábia Saudita), a Península de Musandam é cercada por penhascos altíssimos e desérticos. É o cenário perfeito para um passeio de barco inesquecível, seguido de um mergulho refrescante em águas cristalinas!

Província de Asir

No sudoeste da Arábia Saudita, essa é uma das regiões montanhosas mais bonitas do planeta, numa altura que pode chegar a nada menos que 3 mil metros. Quer jeito melhor de respirar ar fresco e ver a vida sob outro ângulo?

Mar Morto

O Mar Morto fica nas fronteiras entre Jordânia, Israel e Cisjordânia e é cercado de todos os lados por paisagens maravilhosas. Como se não bastasse, suas águas riquíssimas em minerais têm propriedades rejuvenescedoras.

Monte Sinai

Se a beleza dessa cadeia montanhosa já não é motivo suficiente para fazer você dar uma passada por lá, lembramos que esse é um local sagrado para as religiões cristã, judaica e islâmica. Afinal, trata-se do monte onde, segundo o Velho Testamento, Moisés teria recebido as tábuas com os Dez Mandamentos. No mínimo interessante, não acha?

Curtir as atrações gastronômicas

atrações gastronômicas

Não é à toa que a cozinha árabe é tão amada nos cinco continentes: como resistir ao cheirinho e ao sabor inigualável de suas especiarias? E você, com certeza, não vai querer perder essas delícias na sua viagem:

Cafés e chás

Parte importantíssima da cultura dos países do Oriente médio, essas bebidas são tomadas em vários momentos do dia e em diversas ocasiões.

Entre os chás, destacamos aqueles feitos por infusão (como hortelã, hibisco ou gengibre), assim como as receitas mais elaboradas, como os egípcios Koshary e Saiidi e o turco Rize.

O café, normalmente preparado à maneira turca, é mais espesso que o nosso cafezinho, podendo conter alguma borra no fundo da xícara, além de um toque especial de canela ou cardamomo, por exemplo.

Pães chatos

O “pão árabe” ou “pão sírio” não tem esse nome no Brasil por acaso: é que esse é mesmo um dos produtos de panificação mais consumidos no Oriente. Em uma infinidade de tipos diferentes, os pães chatos acompanham quase toda refeição e certamente devem fazer parte do seu menu nos planos gastronômicos da viagem!

Conservas

Grãos, picles, pastinhas e berinjelas são palavras-chave na cozinha oriental, e você, com certeza, vai se deparar com essas delícias em seu passeio.

Uma boa opção para experimentar vários deles de uma vez é o Meze, um prato servido com bebidas alcoólicas que consiste em uma variedade de comidinhas árabes para beliscar. Ele inclui também o famoso tabule e carnes como de cordeiro, entre outras.

Nozes e castanhas

É impossível falar de doces árabes sem pensar em amêndoas, pistaches, nozes e pinhões que enfeitam, aromatizam e dão sabor à confeitaria dessa região.

Quem não dispensa uma dose de açúcar todos os dias vai enlouquecer com a diversidade de quitutes, e o tamanho “coquetel” dos docinhos permite provar vários de uma vez!

Passear pelos centros urbanos

centros urbanos

Para terminar, saiba que você tem muito mais do que paisagens exuberantes e sabores exóticos para ver e experimentar no Oriente Médio. Essa também é uma região cheia de vida, história e cultura em suas cidades. Por isso, não deixe de incluir no itinerário:

Istambul

A capital da Turquia já teve a honra de ter esse mesmo título nas épocas dos impérios romano, bizantino e otomano. O que não falta, portanto, é história nesse lugar!

Cheia de templos (como a Mesquita Azul) e palácios (como o de Topkapi) para você ver, Istambul é um meio-termo entre Ocidente e Oriente, Antiguidade e Modernidade que vai encantar todos os seus sentidos.

Cairo

E por falar em antiguidade e modernidade, o Cairo é outra cidade no limite entre esses dois tempos. Lá, em meio a toda a badalação de uma cidade grande, você pode, em poucos passos, deslumbrar-se com os tesouros da tumba do faraó Tutancamon (no Museu do Egito) ou se perder nas famosas Pirâmides de Gizé.

Doha

Num salto de volta ao moderno, em Doha, capital do Qatar, você vai se maravilhar com os arranha-céus do complexo The Pearl. Também vale a pena conhecer lá o Museu de Arte Islâmica, o mercado Souq Waqif e o Mathaf (o Museu Árabe de Arte Moderna).

Jerusalém

A cidade sagrada do Judaísmo, do Cristianismo e do Islamismo é considerada o berço da civilização oriental e é parada imperdível para quem está de passagem pela região. Coloque no roteiro a Cidade Antiga, o Monte do Templo e o Santo Sepulcro, local em que Jesus teria ressuscitado, segundo a Bíblia.

Dubai

Projetada para se tornar um oásis do turismo, Dubai procura oferecer tudo o que há de melhor aos seus visitantes. Por isso, é lá que se encontram alguns dos mais conceituados hotéis e restaurantes do mundo. Sem contar que a arquitetura e o planejamento da cidade nos Emirados Árabes é pra lá de interessante!

E então, ficou curioso para conhecer mais sobre o Oriente Médio? Conte para a gente, aqui nos comentários, se você já foi ou pretende ir em algum desses destinos! 🙂

compartilhar no facebook compartilhar no twitter
Compre aqui seu seguro viagem
Como podemos falar com você?

Segue a gente