Intercâmbio para brasileiros: mitos e verdades

Intercâmbio para brasileiros: mitos e verdades.

Conhecer o mundo, experimentar novas culturas, pisar nas terras que sempre sonhou são os desejos de todos que pretendem estudar fora. Mas o principal objetivo de qualquer um é se aperfeiçoar em outro idioma.  Será que basta embarcar com os livros que o resultado dos estudos será garantido?

Pensando nisso, preparamos um post para desvendar os mitos e verdades de intercâmbio para brasileiros. Confira!

A escolha do destino influencia no resultado do intercâmbio

DEPENDE – Os seus objetivos que definem o resultado nesta questão. A experiência por si só já será valiosa, mas ao escolher um destino para você embarcar para os estudos, vale ficar atento se o lugar tem muitos brasileiros, pois é muito difícil fugir da tentação de fazer amizade entre os grupos de conterrâneos e isso pode comprometer a eficácia dos estudos, principalmente se o objetivo for aperfeiçoar a língua.

O resultado que se busca em um intercâmbio é garantido

MITO – Ao fazer um intercâmbio, o estudante está com a faca e o queijo na mão, mas a sua dedicação influencia diretamente nos resultados. O intercambista tem que agarrar a oportunidade para explorar tudo que o destino escolhido tiver para oferecer: língua, cultura local e buscar absorver o máximo de conhecimentos possíveis.

Intercâmbio é só diversão

Intercâmbio é só diversão

MITO – É impossível não se empolgar quando é fechado um pacote de intercâmbio. A ansiedade gira em torno de toda a perspectiva de diversão que a oportunidade gera. Mas, não se esqueça de que o objetivo da viagem são os estudos, por isso vai exigir muita responsabilidade.

É importante saber que a Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil impõe regras nos programas de estudos no exterior e o descumprimento pode levar ao desligamento do estudante do programa.

É claro que a viagem pode ser divertida, mas sempre com foco nos estudos.

É melhor deixar o intercâmbio para depois de se formar no ensino médio

MITO – O momento certo para fazer um intercâmbio vai depender do perfil do estudante. Especialistas acreditam que quanto mais cedo for o contato de um jovem com a língua estrangeira, mais preparado ele estará lá na frente para tentar ingressar em uma universidade internacional ou até se qualificar melhor no mercado de trabalho.

Por outro lado, depois do ensino médio o jovem tende a estar mais maduro para tomar a decisão de fazer um curso no exterior.

Morar em casa de família é mais barato do que em república estudantil

DEPENDE – Casa de família quase sempre é mais barata pelo fato de incluir alimentação. Além disso, o estudante já fica em contato direto com a cultura local, o que amplia a capacidade de conhecimento.

Porém, existem outros custos e é sempre necessário colocar na ponta do lápis para avaliar se realmente será mais econômico, como a questão da locomoção. Dependendo do local em que for fazer o intercâmbio, os custos com transporte público podem ser equivalentes aos que gastaria em uma residência estudantil mais próxima ao local de estudos, por exemplo.

Começar a se preparar com um ano de antecedência é o ideal para fazer um intercâmbio

intercâmbio

VERDADE – É importante começar a organizar a viagem com antecedência. Assim, você terá tempo para conhecer o lugar onde você irá morar antes de embarcar e chegará ao seu destino com mais preparo, autoconfiança e segurança. Fazer um roteiro bem detalhado, pesquisar sobre os costumes locais, cuidar da saúde e preparar toda a documentação necessária requerem tempo. Sem contar a economia que a antecedência pode trazer.

É possível fazer intercâmbio com pouco dinheiro

VERDADE – Há muitas formas para baratear a viagem. Para começar, planeje com antecedência, fique atento a promoções. Pesquisar bem sobre o local também sempre leva a descobertas incrivelmente econômicas. Insira-se em grupos online de intercambistas para conhecer as experiências de quem já viveu onde você pretende morar. E o tempo do curso pode ser o seu pote de ouro para o seu sonho se tornar real. Há cursos de curta duração que podem oferecer aquilo que você busca.

É possível também tentar uma bolsa para estudar no exterior. Há instituições de ensino que oferecem e o governo federal também tem programa de incentivo destinado a alunos de graduação das áreas de exatas e biológicas.

O mercado de trabalho valoriza intercâmbio

mercado de trabalho valoriza intercâmbio

VERDADE – O que o intercâmbio oferece vai muito além do aperfeiçoamento em língua estrangeira. A oportunidade proporciona desenvolver habilidades pessoais que nenhuma outra experiência consegue superar, como o amadurecimento, a flexibilidade e o convívio com a diversidade. Tudo isso é muito valorizado no mercado de trabalho.

É preciso dominar o idioma para fazer intercâmbio

MITO – É possível encontrar cursos no exterior para todos os níveis de conhecimento. A vantagem de o estudante já conhecer a língua é que provavelmente conseguirá aproveitar melhor a viagem, desde o início. Mas isso não diminui a intensidade que esta experiência proporcionará a quem tiver a incrível oportunidade de estudar fora. Embarque sem medo de errar e procure capturar aprendizados em cada passo da sua viagem.

É impossível aprender um idioma em menos de seis meses

MITO – Como já foi colocado, existem cursos de línguas no exterior para todos os níveis de conhecimento. Para quem não tem muito tempo disponível ou um baixo orçamento, o ideal é que já embarque na viagem com certo domínio do idioma para aprimorar lá fora.

Estima-se que uma pessoa que já tenha o conhecimento básico alcance a fluência da língua entre nove meses e um ano de intercâmbio. Para quem está no nível intermediário, são seis meses e em três meses uma pessoa que já vai com o nível avançado pode adquirir domínio total do idioma.

É importante contratar seguro de viagem para intercâmbio

VERDADE – Viajar com segurança é essencial. Ao planejar o seu intercâmbio, você tem que dar prioridade à contratação de um seguro de viagem, afinal, ninguém quer estragar uma experiência tão incrível como esta estando despreparado para possíveis imprevistos. O seguro de viagem para intercâmbio oferece ao estudante atendimento 24 horas por dia e todos os dias do ano. Assim, você aproveitará completamente a viagem.

E você já está preparando o seu intercâmbio? Conte para a gente sobre o destino que você escolheu e quais são as suas expectativas. Nós temos certeza que os seus estudos no exterior serão um sucesso.

compartilhar no facebook compartilhar no twitter
Compre aqui seu seguro viagem
Como podemos falar com você?

Segue a gente

mautic is open source marketing automation