Por que fazer intercâmbio em Cingapura? - Seguros Promo

Por que fazer intercâmbio em Cingapura?

Por que fazer intercâmbio em Cingapura?.

Estudar no exterior é o sonho de muita gente. Os destinos escolhidos, muitas vezes, concentram-se em opções como Estados Unidos, Inglaterra e Canadá. Estes países são realmente interessantes e oferecem ensino de qualidade aos estudantes, mas expandir os horizontes e considerar alternativas diferenciadas pode ser uma boa ideia.

Você já pensou em fazer intercâmbio em Cingapura? Se ainda não, saiba que por lá existem ótimas oportunidades para o ensino de idiomas e também para graduação e pós.

Neste post vamos apresentar alguns motivos para que você considere este país como opção para os seus estudos fora do Brasil. Mas, antes disso, vale uma informação: Cingapura é uma ilha-cidade-país. Parece confuso, mas não é. Assim como o Vaticano e Mônaco, este é um país-estado, isto significa que todo o território é formado apenas por uma cidade.

Agora vamos aos motivos:

Estudar em escolas com excelência de ensino

Excelência de ensino

Quem vai fazer um intercâmbio investe uma quantia considerável de dinheiro. Com isso, o mínimo que se espera é um ensino de qualidade, não é mesmo? Neste quesito, Cingapura é um lugar que não deixará nada a desejar.

O país conta com 34 universidades, sendo que duas delas constam em rankings mundiais. A Universidade Nacional de Cingapura é considerada a melhor da Ásia e a 12ª no QS Top University Ranking. Outra que tem destaque é a Nanyang Universidade de Tecnologia, que ocupa a 13ª posição do QS Top University.

Além disso, renomadas instituições internacionais têm campi em Cingapura, como a Universidade de Nova Iorque e a Universidade de Nevada, ambas dos Estados Unidos. Com isso, os interessados em estudar no país têm uma gama de alternativas para fazer cursos de graduação, pós e mestrado em universidades com excelência em ensino.

Já para quem pretende fazer curso de idioma, diversas escolas que atuam com intercâmbio têm unidades neste país. A propósito, são 4 os idiomas oficias: inglês, malaio, mandarim e o tâmil. Como o inglês é o principal, há muitas instituições que oferecem o ensino deste idioma.

Conviver com diversidade cultural

Diversidade cultural

Há uma grande mistura de nacionalidades em Cingapura, o que permite aos estudantes conviver com costumes e crenças de pessoas de diversas partes do mundo. Para ter uma ideia do quanto o país é multicultural, os feriados públicos ocorrem em função de religiões diferentes, como hindu, muçulmana e cristã.

Em uma simples volta na rua já é possível perceber o quanto esta terra é cosmopolita e que todos convivem sem preconceitos.

Poder se locomover com eficiência com o transporte público

transporte público

Quem decidir fazer intercâmbio em Cingapura vai querer passear por todos os lados e também precisará se deslocar da sua estadia até a escola. Para isto, poderá usufruir de um eficiente, rápido e pontual transporte público.

A malha viária é composta por muitas linhas de ônibus e cerca de 170 quilômetros de metrô. Para você ter ideia da dimensão, a cidade de São Paulo tem pouco mais de 1500 quilômetros quadrados de território e 78 de metrô. Já a área de Cingapura passa um pouco dos 700 quilômetros quadrados e seu metrô é mais que o dobro da capital paulista.

Mais uma opção é pegar um táxi, que pode ser terrestre ou aquático, ambos com preços acessíveis. Vale ressaltar que todas as estações e veículos são muito limpos e organizados.

Aproveitar o clima quente o ano todo

clima quente o ano todo

Para quem não gosta de frio, Cingapura é o local perfeito! Como o país está muito próximo da linha do Equador, as temperaturas são sempre altas. A mínima gira em torno de 23 ºC, enquanto a máxima chega facilmente aos 35 ºC. Detalhe: esta média perdura o ano inteiro, ou seja, nada de frio por essas bandas.

Os meses de abril e maio são os mais quentes e o período mais chuvoso ocorre entre novembro e dezembro.

Viver em um país com alto índice de desenvolvimento

índice de desenvolvimento

Ao escolher um país para fazer intercâmbio, ficar de olho no índice de desenvolvimento humano (IDH) é importante para verificar o quanto a localidade é segura e bem estruturada. Quanto a isso, se a sua decisão pender para o lado de Cingapura, não haverá problemas.

O país asiático divide com a Dinamarca a 5º posição no ranking das Nações Unidas para o Desenvolvimento, segundo relatório divulgado em março de 2017. O seu índice é 0,925. Nesta escala, quanto mais perto do 1 significa que a sociedade tem mais acesso à saúde, maior expectativa de vida, escolaridade média elevada e renda per capita que garante um bom padrão de vida.

Estes dados indicam que trata-se de uma nação em que a população tem pleno acesso aos serviços básicos, o que reduz os problemas sociais e de segurança pública.

Curtir muitas atrações durante o intercâmbio em Cingapura

intercâmbio em Cingapura

Por mais que o objetivo da viagem seja fazer o intercâmbio, dá para conseguir espaços na agenda para coisas além dos estudos. Desbravar essas terras também é uma forma de adquirir conhecimento e relaxar para continuar enfrentando a rotina puxada de aulas.

Se quiser começar com uma atração diferenciada, a dica é o parque Gardens by the Bay, um lugar com grandes áreas verdes e uma atração futurista, única no mundo: as Supertrees Groves, que são árvores com até 50 metros de altura, construídas em metal e que possuem um jardim vertical no tronco. Além disso, os visitantes podem caminhar em uma passarela que existe para ligar diversas delas. É como se você estivesse em um filme de ficção científica!

Outra surpresa que Cingapura reserva é Sentosa, que pode ser definida como uma ilha de diversões. Entre as atrações está um parque da Universal Studios, que não é muito grande, mas tem opções para adultos e crianças. Além disso, assim como Londres e Nova Iorque, em Sentosa você pode visitar o museu de cera Madame Tussauds.

Você se lembra que faz muito calor em Cingapura? Pois nesta ilha também tem um parque aquático, o Adventure Cove. Porém, se quiser um passeio mais tranquilo, a sugestão é o divertido aquário SEA Aquarium.

Por fim, existem praias artificiais, museus, restaurantes e até mesmo um simulador de voo de paraquedas. Como há muita coisa para ver e fazer, quem tem apenas um dia neste local precisa focar nas atrações que mais interessam e curtir com intensidade.

Viu como esse país-cidade-ilha é realmente interessante e vibrante? Escreva nos comentários se você tem vontade de fazer intercâmbio em Cingapura!

compartilhar no facebook compartilhar no twitter
Compre aqui seu seguro viagem
Como podemos falar com você?

Segue a gente