Vai viajar e precisa tirar passaporte? Saiba aqui como fazer!

Vai viajar e precisa tirar passaporte? Saiba aqui como fazer!.

Imagine a seguinte situação: você se depara com uma passagem extremamente barata para aquele destino internacional tão sonhado e, sem pensar duas vezes, faz a compra. O embarque é em poucos dias e você já começa a programar sua viagem, achando que fez o melhor negócio da sua vida, quando se lembra de que ainda precisa tirar passaporte!

Pode até não fazer muito sentido planejar um passeio internacional sem ter o principal documento em mãos, mas muita gente que sonha em viajar e conhecer novos lugares fora do Brasil deixa para se preocupar com ele na última hora e isso, pode ser um empecilho no planejamento de seu roteiro. Portanto, se você ainda não tem o passaporte, reunimos nesse post o passo a passo de como tirar o seu!

Entenda a importância de tirar passaporte

Em primeiro lugar, é importante entender que todo destino internacional (com exceção de alguns países da América do Sul) exige o documento para sair do aeroporto. É ele que fará com que as autoridades daquele país saibam que você é você de fato. Em outras palavras, o passaporte é seu RG fora do Brasil. Deu pra entender a importância que esse documento tem para se fazer uma viagem ao exterior?

Outro ponto essencial para levar em conta é que existem três tipos diferentes de passaportes e cada um tem suas peculiaridades. São eles:

Passaporte comum

  • Emissão: de 6 a 45 dias úteis (atualmente a Polícia Federal vem enfrentando problemas na emissão e há relatos de que a emissão pode levar até 120 dias úteis).
  • Duração: 10 anos.
  • Quem pode solicitar: qualquer cidadão brasileiro que não tenha problemas com o fisco, a Justiça, a Justiça Eleitoral ou o Exército.

Passaporte “express” comum em caráter de urgência

  • Emissão: em até 4 dias úteis (há relatos de que a emissão pode ser feita em até 20 dias úteis).
  • Duração: 10 anos.
  • Quem pode solicitar: qualquer pessoa com viagem marcada para os próximos 4 meses, para isso, é necessário levar as passagens para comprovar a viagem.

Passaporte de emergência

  • Emissão: Em até 24 horas.
  • Duração: 1 ano.
  • Pode ser solicitado em caso de: desastres naturais, conflitos armados, motivos de saúde, necessidade do trabalho, ajuda humanitária, interesse da administração pública, entre outros. Não deve ser pedido em casos de turismo. Para solicitá-lo é necessária a comprovação de caráter emergencial!

Qualquer brasileiro pode solicitar um dos três tipos de passaporte de acordo com o caráter de urgência que a situação pede. Os preços são diferentes entre eles e o prazo de validade é de 10 anos para o comum e o express, e de um ano para o passaporte de emergência.

Agora que já deu para ter uma noção da importância do documento, vamos ao passo a passo de como fazer para dar entrada no seu passaporte!

1. Providencie toda a documentação

O primeiro passo é juntar toda a relação de documentos que a Polícia Federal pede:

  • RG ou CNH;
  • CPF (se o seu RG tiver o número do CPF não é necessário levar os dois documentos. Para menores de 18 anos, o responsável deve levar o CPF);
  • Título de eleitor e comprovante (s) da última eleição;
  • Documento de situação militar (Certificado de Dispensa de Incorporação) para homens entre 19 e 45 anos.

Todos esses documentos devem ser originais. Não é necessário levar fotografia, ela será tirada na própria Polícia Federal no momento do atendimento.

2. Preencha o formulário e pague a Guia de Recolhimento da União (GRU)

Reunido toda a documentação, vá ao site da Polícia Federal e preencha o formulário com seus dados pessoais, documentos, dados complementares e local de atendimento. Para menores de 12 anos ou pessoas que tenham alterado o nome por motivo de casamento, separação ou divórcio, é necessário informar a certidão.

Após tudo preenchido, serão emitidos o protocolo da solicitação (guarde-o junto aos seus documentos) e a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da taxa. Observe a data e não deixe para pagar após o vencimento.

Para o passaporte comum, a taxa da GRU atual é de R$ 257,25. Já os passaportes express e de emergência custam R$ 334,42. O pagamento pode ser feito pela internet ou em agências e casas lotéricas. Não se esqueça de guardar o comprovante (imprima-o se optar pelo internet banking) junto aos outros documentos.

Na hora de escolher o local de atendimento, confira se não há necessidade de agendamento prévio. Caso apresente a mensagem que ainda não consta o pagamento da taxa e você já o tenha feito há mais de 2 dias, provavelmente, o sistema está com alguma falha. Logo, entre em contato com a Polícia Federal mais próxima da sua casa.

3. Vá até o Departamento da Polícia Federal

Após escolhido o local de atendimento e feito o agendamento, é hora de reunir todos os documentos originais e comprovantes para se dirigir a unidade da Polícia Federal.

Entregue tudo ao atendente e aguarde ser chamado para tirar a foto. É imprescindível a presença do requerente, mesmo que seja menor de 18 anos.

Pegue o protocolo com a data provável de entrega do passaporte que, em teoria, leva de 5 a 10 dias úteis — desde abril, porém, a Polícia Federal está enfrentando problemas com a falta de matéria-prima para confecção de capas e falha em uma das máquinas que vêm atrasando a entrega dos documentos.

Isso fez com que os prazos fossem estendidos e há funcionários que dizem que eles podem chegar a 120 dias. Você pode acompanhar o andamento do seu passaporte clicando aqui.

4. Pegue seu passaporte

Após todo esse processo, é a hora de voltar ao Departamento da Polícia Federal na data indicada para buscar seu documento. Somente o requerente pode retirá-lo! Vá munido de seu documento de identidade e aguarde para sair de lá com seu passaporte novinho em folha.

Agora que você já sabe tudo que precisa para tirar passaporte, não deixe para ir atrás do seu de última hora. Ainda mais considerando esses problemas de atrasos que a Polícia Federal vem enfrentando na entrega dos documentos. Imagine como isso não pode render contratempos para aquele tão sonhado roteiro!

Quer ficar por dentro de mais dicas e novidades de viagem? Então não deixe de nos seguir nas redes sociais (Facebook, Twitter, Google+, Instagram!)

Ebook Gratuito

compartilhar no facebook compartilhar no twitter
Compre aqui seu seguro viagem
Como podemos falar com você?

Segue a gente

mautic is open source marketing automation