Viajar de carro: Saiba tudo para ter uma road trip perfeita!

Viajar de carro: Saiba tudo para ter uma road trip perfeita!

Viajar de carro: Saiba tudo para ter uma road trip perfeita!.

Se você é o tipo de pessoa que adora colocar o pé na estrada, sem se importar muito com o meio de transporte, com certeza já pensou em fazer – ou já fez – uma road trip por aí.

Assim como qualquer viagem, planejamento é a palavra ordem para conseguir viajar de carro sem abrir mão do seu bem estar. E você pode ver alguns filmes como Thelma and Louise e Pequena Miss Sunshine para te inspirar a embarcar nessa aventura.

Para facilitar todo esse processo, vamos dar algumas dicas essenciais para que você consiga viajar com segurança e apresentar alguns aplicativos que irão fazer toda diferença durante sua viagem de carro.

Planeje a rota e saiba se localizar

Planeje a rota e saiba se localizar

O primeiro passo para quem quer fazer uma road trip, é definir um roteiro de viagem. É claro que nada substitui o bom e velho mapa de papel, já que você pode ficar sem bateria, o aparelho pode quebrar e infinitas outras situações que o mapa não depende e pode te salvar. Mas para quem não abre mão da tecnologia, temos algumas opções.

O aplicativo Waze, além de traçar a rota, te alerta sobre radares, buracos na via, te dá informações precisas sobre o trânsito em tempo real, opções de desvios e muitas mais. Mas o aplicativo só dispõe de todas essas funcionalidades, se estiver conectado a internet, o que durante uma viagem, nem sempre é possível. No modo offline, o Waze traça rotas que você já tenha feito antes e que estão salvas no dispositivo.

Também existem outras formas de se localizar. O Google Maps é o aplicativo mais conhecido, mas não o mais eficiente. Isso porque ele tem muitas rotas desatualizadas, o que pode acabar te colocando em uma furada.

Atualmente existem vários aplicativos que funcionam como GPS offline. A nossa dica é o HERE Maps. Através dele, você consegue baixar de forma gratuita mapas de países dos cinco continentes. Você também pode optar por baixar apenas a região do seu interesse.

Além disso, ele possui a opção de visualizar sua rota em 3D e, mesmo offline, te indica os principais pontos de interesse, que são selecionados através das avaliações feitas por viajantes em sites como o TripAdvisor.

Qual carro usar?

Qual carro usar

Com a rota definida, fica mais fácil decidir qual é o tipo de carro ideal para te acompanhar nessa aventura. Se você alugar um carro ao invés de fazer a viagem com o seu, certifique-se que está alugando o carro certo para o percurso que você irá fazer.

Se sua rota inclui estradas de terra, você pode escolher carros populares como o Fiat Palio Weekend Adventure e Fiat Uno Way, que dão conta do recado e tem preços acessíveis. Ou modelos mais novos como o Ford Ecosport ou o Renault Duster.

Caso você decida ir com o seu carro, certifique-se que ele está apto para viagem. É indispensável que você faça uma revisão e cuide da manutenção, afinal, não se atentar para as condições do seu veículo coloca sua vida em risco e ainda estará sujeito a multas. Sem contar que a última coisa que você precisa é de um carro quebrado no meio do nada.

Fique atento para a existência de pedágios no percurso

Quando traçar a rota pelo GPS ou pelo Google Maps, informe-se sobre a existência de pedágios ao longo do seu percurso. Dessa forma, você não vai ser pego de surpresa no meio da estrada, nem terá que desembolsar um dinheiro que poderia ser usado para outras coisas.

Escolha bem sua companhia de viagem

Escolha bem sua companhia de viagem

Viajar de carro com companhia é sempre um divisor de águas. A viagem pode solidificar a relação entre as pessoas ou deixar todo mundo a beira da loucura. Imagine passar dias, ou quem sabe até meses, viajando com alguém que tem pensamentos e expectativas completamente diferente de você?

É importante tentar chegar sempre a um meio termo, respeitando o limite do outro. Se possível, escolha uma companhia que já te viu nos melhores e piores momentos. Assim, vocês evitam conflitos desnecessários e primários durante a road trip.

Busque por rotas alternativas

As estradas mais usadas, são normalmente as mais indicadas e provavelmente as mais rápidas. Mas já que você se propôs a fazer algo tão memorável como uma viagem de carro, por que não optar por aquele caminho alternativo cortando alguma cidade?  Esse caminho com certeza vai ter muito mais a oferecer do que o monótono visual das auto-estradas.

Espontaneidade é algo essencial em uma viagem de carro. Dessa forma você descobre lugares incríveis, conhece pessoas novas e às vezes até consegue um lugar para passar a noite em boa companhia.

Mas, antes de mais nada, se preocupe em pegar recomendações com pessoas que já fizeram a rota e não se envergonhe se tiver que pedir informação para os moradores, afinal, como diz o ditado, “quem tem boca vai à Roma”.

Não perca a chance de conhecer a cultura local

Enquanto estiver passando por alguma cidade ou até mesmo uma vila, não deixe de conhecer os costumes dos moradores dos locais. Isso inclui, provar a comida da região – mesmo que você nunca tenha ouvido falar de tal prato – dar uma chance aos hotéis simples de beira de estrada, bater um papo com os locais e quem sabe até pegar mais algumas dicas.

Tenha sempre um plano B

Tenha sempre um plano B

Em uma road trip, tudo pode acontecer. Por isso, sempre tenha em mente mais de uma opção em relação aos assuntos mais importantes, tais como, onde você vai comer, onde vai dormir e os lugares por onde você pretende passar.

Para garantir que não vai ficar com fome durante a viagem, por exemplo, você pode levar alguns lanches e bebidas em uma bolsa térmica. Assim, caso você fique muito tempo refém da estrada e não tenha nenhum restaurante no caminho, você tem uma segunda opção.

Utilizar um carro maior, onde você pode dormir, é o ideal para qualquer situação de plano B. Caso não encontre um hotel ou qualquer outro lugar para passar a noite, é só ter em mãos os acessórios para montar uma cama improvisada dentro do carro.

Se seu carro for pequeno, não tem problema. Sua noite de sono pode não ser das melhores, mas você pode  estacionar seu carro em um posto de gasolina e manter-se seguro. Ter uma barraca também pode ser útil, caso encontre um camping.

Prepare sua playlist

Nada combina tão bem com uma viagem de carro quanto aquela trilha sonora incrível. Existe uma infinidade de playlists prontas para uma road trip, mas nada como montar a sua própria trilha sonora, não é mesmo?

Por isso, comece a seleção das suas músicas preferidas bem antes da viagem. Assim, você não corre o risco de esquecer alguma. Se possível, salve em um pen drive, assim você economiza a bateria do celular para outras coisas.

Viaje assegurado

Por mais que você planeje tudo nos mínimos detalhes, imprevistos acontecem. Mas você não vai deixar que isso estrague sua viagem de carro, não é verdade? É para te ajudar a solucionar possíveis dores de cabeça, que existe o seguro viagem.

Muitas pessoas não sabem, mas os planos de saúde contratados, geralmente cobrem somente na mesma cidade onde ele foi feito. Se não for esse caso, no máximo dentro do estado. Os planos de saúde que cobrem o país inteiro são caríssimos e não valem a pena, já que você passa a maior parte do tempo somente na sua região, não é?

O seguro viagem é a melhor opção para esse tipo de situação. Além deles serem super baratos, você contrata apenas os dias que estará na sua viagem de carro. Outra vantagem é que os planos são tão completos quanto um plano de saúde, garantindo a sua segurança onde quer que você esteja.

Sabia que se você estiver se sentindo mal e não consegue ir até o hospital para uma consulta, podemos enviar um médico no hotel que você estiver? Bem interessante, não é? Confira aqui mais vantagens sobre o seguro viagem nacional e adquira já o seu!

Por fim, uma viagem de carro parece ser bastante emocionante e aventureiro, né? Tá esperando o que para começar a programar sua viagem dos sonhos? Aproveite! 😀

compartilhar no facebook compartilhar no twitter
Compre aqui seu seguro viagem
Como podemos falar com você?

Segue a gente