10 curiosidades que você precisa saber sobre o St. Patrick’s Day

10 curiosidades que você precisa saber sobre o St. Patrick’s Day.

Principal feriado da Irlanda, o St. Patrick’s Day é a tradicional festa em homenagem ao padroeiro irlandês, São Patrício, celebrada com muita música, comidas, bebidas, desfiles e diversão por diferentes cidades do país, como Dublin, Cork, Limerick e Galway.

Mas a festividade não se limita apenas à Irlanda, o St. Patrick’s Day é comemorado em diversos países, especialmente naqueles com grandes comunidades irlandesas, como Estados Unidos, Canadá e Austrália, onde acontecem, inclusive, desfiles de rua tão grandes ou maiores do que os irlandeses.

No Brasil, especialmente em São Paulo, bares e pubs também não deixam a data passar em branco e homenageiam São Patrício com cervejas verdes, chapéus verdes engraçados e muitos trevos de três folhas.

O dia de Saint Patrick está chegando! Por isso nós preparamos pra você esse post cheio de curiosidades sobre essa festa tão tradicional. Confira!

1. 17 de março é o dia da morte de São Patrício

O St. Patrick’s Day é celebrado na data da morte de Saint Patrick, que aconteceu no ano 461. Ele foi enterrado na cidade de Downpatrick e no local em que está sepultado foi construído o Saint Patrick Centre, um moderno centro de exposição dedicado à vida do santo padroeiro irlandês.

Na Irlanda, 17 de março é feriado nacional e, sempre que a data cai em um domingo, o feriado é transferido para a segunda-feira.

2. Saint Patrick não é Irlandês

O padroeiro irlandês era, na verdade, inglês! Nascido em uma família rica da Inglaterra, São Patrício foi raptado por piratas e vendido como escravo na Irlanda, onde viveu em cativeiro por anos até conseguir fugir e retornar a seu país.

Sant Patrick se tornou bispo da igreja católica e em 432 declarou ter recebido um chamado divino que o mandava voltar à ilha irlandesa e evangelizar os celtas pagãos.

3. O trevo de 3 folhas foi usado por Saint Patrick para evangelizar os celtas

O trevo de 3

Conta-se que São Patrício se valeu da popularidade do trevo de 3 folhas entre os povos nativos da Irlanda, que consideravam a planta símbolo de sorte, para usá-la na evangelização dos celtas pagão.

O padroeiro explicava a doutrina da Santíssima Trindade comparando-a a folha do trevo, que sendo uma, se divide em três, assim como Deus que, sendo um, é Pai, Filho e Espírito Santo.

4. No St. Patrick’s Day, tudo na Irlanda fica verde

St. Patrick’s Day, tudo na Irlanda fica verde

Durante as comemorações do Dia de São Patrício, a Irlanda se cobre de verde: pessoas, prédios, monumentos, rios, comidas e bebidas, tudo se veste da cor símbolo do país para comemorar o dia do padroeiro.

Há algumas razões para ser o verde a cor que representa a Irlanda. Uma delas é que o país é conhecido como a Ilha Esmeralda, já que pela alta incidência de chuva e neblina a paisagem de lá está mesmo sempre verde.

A outra é que durante a Rebelião Irlandesa, em 1798, soldados se vestiram dessa cor no dia 17 de março, na tentativa de chamar atenção da opinião pública para o conflito, o que ajudou a tornar o verde um símbolo do nacionalismo irlandês.

5. Não existem cobras na Irlanda

Na Irlanda não há cobras de nenhuma espécie. Você nunca encontrará esse tipo de réptil por lá.

Segundo o folclore, isso acontece porque Saint Patrick expulsou todas do país. Já os biólogos garantem que jamais houve cobras na ilha irlandesa.

Tem ainda quem explique que a lenda de que o padroeiro expulsou esses répteis da Irlanda é uma metáfora para o paganismo que ele exterminou ao catequizar o povo celta.

6. Qualquer pessoa pode participar do desfile?

O trevo de 3

Sem dúvida nenhuma, o desfile de rua é o ponto mais alto das comemorações do Dia de São Patrício na Irlanda e o mais incrível é que qualquer um pode participar dele, sem restrições.

Mesmo se você for um turista, basta fazer sua inscrição algumas semanas antes da parada no site oficial do St. Patrick’s Festival e no dia ir buscar sua fantasia, tudo sem nenhum custo!

7. Onde ocorre o maior desfile do St. Patrick’s Day?

 maior desfile do St. Patrick’s Day?

Participar de um desfile de rua no Dia de Saint Patrick em Dublin com certeza é uma experiência fantástica. Mas para surpresa geral, a maior parada em comemoração ao St. Patrick’s Day não acontece na capital irlandesa, e sim em Nova Iorque, nos Estados Unidos, cidade que tem uma das maiores comunidades irlandesas do mundo.

8. O Dia de São Patrício é a única data em que se pode beber nas ruas da Irlanda,

beber nas ruas da Irlanda

Embora os irlandeses sejam mundialmente conhecidos pelo seu gosto pela bebida, o consumo de álcool nas ruas do país é terminantemente proibido e a infração é punida com multa.

Mas, para a alegria de todos, essa proibição é suspensa no St. Patrick’s Day, único dia do ano em que os irlandeses podem beber sossegadamente sua cerveja pelas ruas das cidades.

9. O consumo mundial de Guinness mais que dobra no St. Patrick’s Day

O consumo mundial de Guinness

A marca de cerveja Guiness é, extraoficialmente, a bebida do Dia de Saint Patrick. No mundo inteiro, no dia 17 de março, o consumo dessa cerveja aumenta de 5,5 milhões para 13 milhões de litros.

Na Irlanda, semanas antes do Dia de São Patrício os pubs reforçam seus estoques para que não falte Guinness na festa.

10. Corned-beef boil é o prato do St. Patrick’s Day

Combinação de carne salmorada com repolho, o corned-beef boil é o prato tradicional do St. Patrick’s Day e vai muito bem com a bebida mais consumida dessa festa – a cerveja.

Então, eis a refeição perfeita para comemorar o Dia de Saint Patrick: Corned-beef boil e Guiness!

Gostou de conhecer todas essas curiosidades sobre uma celebração tão famosa e alegre quanto o St. Patrick’s Day?

Se você está planejando ir à Irlanda durante esse feriado, conhecer todos esses detalhes sobre a festa tornará sua experiência muito mais interessante. Mas antes de embarcar é importante tomar algumas providências que garantem que sua viagem seja muito mais tranquila.

Nós recomendamos que você nunca faça viagens internacionais sem contratar um bom seguro viagem, principalmente porque ele é obrigatório para a entrada em diversos países. Se você quiser saber mais sobre esse assunto, leia nosso post sobre o tema e entre em contato com a gente, nós podemos te ajudar.

compartilhar no facebook compartilhar no twitter
Compre aqui seu seguro viagem
Como podemos falar com você?

Segue a gente

mautic is open source marketing automation