CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Laos: pontos turísticos fascinantes e principais dicas de viagem

O Laos é um pequeno e modesto país do Sudeste Asiático, com muitas riquezas naturais e culturais, bem como inúmeras atrações turísticas.

O Laos é um pequeno e modesto país do Sudeste Asiático, com muitas riquezas naturais e culturais, bem como inúmeras atrações turísticas.

Mais “rústico” do que os países com que faz fronteira, como o Vietnã e a Tailândia, o país é cortado pelo rio Mekong e é um destino bastante procurado para ecoturismo e turismo de aventura.

Criamos um guia prático para te ajudar a se planejar para a viagem, com dicas imperdíveis sobre esse charmoso país asiático e seus principais pontos turísticos. Confira!

Faça sua viagem para Laos com segurança e tranquilidade. Contrate seu seguro viagem no Seguros Promo e aproveite nosso cupom de 15% de desconto.

Laos: turismo, cultura e curiosidades

Tudo sobre Laos remonta à um passado distante: o país tem uma identidade cultural muito bem-definida, desde seus primórdios, por volta do século XIV, com tradições que se mantêm até os dias de hoje.

Quase 70% da população é budista e você não deve esperar luxo durante sua viagem: o país é um dos mais pobres do mundo e tem uma infraestrutura precária, sobretudo nas cidades rurais.

Mesmo assim, os visitantes não devem ficar decepcionados — é possível visitar os muitos templos budistas e mercados populares de Luang Prabang ou praticar esportes radicais em Vang Vieng, entre muitas outras atrações.

Onde fica o Laos?

Laos onde fica
Fonte: Unsplash

O Laos fica no coração do Sudeste Asiático, na região da Indochina, e faz fronteiras com China, Camboja, Vietnã, Myanmar e Tailândia.

O país tem cerca de 6,5 milhões de habitantes, com uma característica curiosa: trata-se de um povo jovem. Em média, estima-se que 35% da população local tenha menos de 14 anos de idade.

A cultura local e a economia são basicamente rurais: 45% do PIB do país corresponde à agricultura, setor que emprega 73% de toda a população.

Qual é a capital do Laos?

O Laos é um país bastante ruralizado, e a capital do país, Vientiane, não é uma exceção. A cidade ainda é pouco desenvolvida e tem uma população menor do que a cidade de Campinas, no interior de São Paulo.

Mapa do Laos

Destacamos o mapa do Laos para que você possa montar o roteiro de viagem ideal para sua aventura pelo Sudeste Asiático. Confira!

Documentos necessários para visitar Laos

Os cidadãos brasileiros em viagem com duração máxima de 30 dias devem emitir um visto para Laos. A vantagem é que o processo é simples, e não precisa ser feito antecipadamente.

Isso significa que você poderá solicitar o visto após o desembarque, em um dos aeroportos, ou diretamente nas fronteiras.

O documento tem um custo de US$ 30 e deve ser pago obrigatoriamente em dólares.

O visitante precisa, ainda, levar duas fotografias no formato passaporte ou pagar algum dinheiro a mais para que as autoridades escaneiem o seu passaporte original.

Os turistas devem apresentar Certificado de Vacinação Internacional, comprovando a imunização contra febre amarela, e é recomendado tomar cuidado em relação à algumas doenças.

O ideal é vacinar-se contra hepatites A e B e febre tifoide, bem como se prevenir contra doenças transmitidas por mosquitos, como malária e encefalite japonesa.

Seguro viagem pelo menor preço

Seguro Viagem:
Ásia
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

O Laos é um país cheio de aventuras e experiências novas esperando para ser explorado. Dessa forma, a melhor alternativa é a contratação de um seguro viagem para poder curtir sem se preocupar com imprevistos.

Com um investimento a partir de R$ 13 por dia, o viajante garante cobertura médica e/ou odontológica, auxílio por extravio ou danos à bagagem, cancelamento de voo e interrupção de viagem, e muito mais.

Você pode comparar até quatro seguradoras de uma só vez no melhor comparador do Brasil, o Seguros Promo. Assim, vai ficar fácil encontrar o seguro viagem pelo menor preço.

Nossa equipe é altamente qualificada e está à disposição para te auxiliar durante qualquer etapa do processo.

Como ir para o Laos?

Estamos falando de um país que não tem voos diretos com destino ou saídos do Brasil. Então, afinal de contas, como chegar ao Laos?

O visitante precisará embarcar no Brasil rumo a Kuala Lumpur, Seul, Bangcoc ou Cingapura, onde então deverá pegar um voo rumo ao Laos. A Lao Airlines é a companhia aérea que opera na região.

Por terra, o viajante pode optar por trem, ônibus ou carro, por meio de 13 postos de fronteira na divisa com países vizinhos.

Também existe a opção de chegar pela água: vários barcos fazem o trajeto subindo o rio Mekong.

Quando ir para o Laos?

Laos quando ir
Fonte: Unsplash

A melhor época para visitar esse destino é durante a meia estação, que acontece entre novembro e fevereiro. Nesse período, a chuva dá uma trégua e o calor ainda não é extremo.

Se você pretende visitar as montanhas ao Norte do país, a estação realmente quente, entre março e maio, ou o fim do período chuvoso, em junho, podem ser boas alternativas.

Já no Sul, o ideal é evitar ao máximo a visita durante a estação quente: de março a maio as temperaturas ficam na casa dos 40°C, mesmo à noite.

A alta temporada acontece entre os meses de dezembro e fevereiro, e o mês de agosto também registra alto movimento de turistas. Se for visitar nesses períodos, faça reservas com antecedência.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Quantos dias ficar em Laos?

    A duração da sua viagem deve ser proporcional ao quanto você quer conhecer. 

    Se sua viagem ficará limitada à cidade turística de Luang Prabang, três dias podem ser suficientes

    Caso você esteja planejando um roteiro por mais cidades, deve reservar no mínimo uma semana para a viagem.

    O Laos é um país seguro?

    Laos é seguro
    Fonte: Unsplash

    O Laos é um país considerado seguro para viajantes, inclusive mulheres que viajam desacompanhadas.

    Ou seja, você não terá problemas para caminhar sozinho às 5h para ver o nascer do sol na Roda das Almas, na cidade de Luang Prabang, por exemplo.

    De qualquer forma, recomenda-se que os turistas fiquem especialmente atentos para pequenos furtos em cidades maiores e com muito fluxo turístico, como Vang Vieng e a capital Vientiane.

    Cidades para conhecer no Laos

    Existem muitas cidades e destinos turísticos interessantes nessa ex-colônia francesa que está se abrindo cada vez mais para o turismo. Confira!

    Luang Prabang

    Laos Luang Prabang
    Fonte: Unsplash

    A cidade de Luang Prabang é bem pequena, mas suntuosa, o que a torna uma das queridinhas dos turistas que visitam o país asiático.

    Diversos templos budistas estão espalhados ao longo da cidade, e o trânsito de monges em rituais pelas ruas é uma cena comum.

    Vários restaurantes funcionam às margens do rio Mekong, de onde é possível ter uma vista privilegiada do pôr do sol. 

    O Night Market também é uma excelente opção gastronômica, além de ter uma arquitetura elogiada, considerada uma das mais belas do Sudeste da Ásia.

    A noite ferve no bar Utopia, que tem uma vibe bastante aconchegante, com fogueiras, pufes e almofadas distribuídos por vários ambientes.

    Vientiane

    A capital do Laos é pequena e tem menos habitantes que muitas cidades médias brasileiras, como Campinas. No entanto, isso não tira em nada o seu charme.

    Entre os principais pontos turísticos está o Buddha Park, um amplo espaço ao ar livre com mais de 200 estátuas budistas e hinduístas.

    A cidade tem diversos templos abertos para visitação e um museu imperdível: o COPE Vistor Center.

    Savannakhet

    Segunda maior cidade do país, Savannakhet é o lar de um templo budista erguido em meados do século XV, o Wat Sainyaphum.

    A cidade é multicultural e se tornou uma espécie de símbolo da lenta abertura laociana, já que o país é um dos poucos que ainda adota o comunismo e ainda é considerado bastante fechado.

    Em Savannakhet existem inúmeros templos budistas, assim como um templo chinês, uma igreja católica e até uma mesquita.

    Ficam na cidade um dos dois aeroportos internacionais do Laos, a floresta sagrada de Dong Natad e as ruínas Heuan Hin.

    O que fazer no Laos?

    Laos o que fazer
    Fonte: Unsplash

    Como já deu pra perceber, não faltam opções sobre o que visitar em Laos. Com alguma organização e planejamento, é possível conhecer várias facetas desse país do Sudeste Asiático. 

    Destacamos as principais opções de lazer e turismo no Laos, confira!

    Cultura

    O budismo é uma lembrança frequente, onde quer que você esteja no país. Cerca de 70% da população é budista, e praticamente toda a cultura do país segue essa influência.

    Isso quer dizer que o país é bastante tradicional e tem pouca ou nenhuma influência estrangeira. Em cidades mais isoladas, o estrangeiro é considerado um verdadeiro ET, que gera curiosidade e animação.

    O país, no entanto, sofreu forte influência francesa, já que foi colônia da França e só se tornou totalmente independente em 1953. 

    Por conta disso, você deverá identificar alguns elementos ocidentais na paisagem, como uma reprodução do Arco do Triunfo e bulevares típicos da arquitetura francesa.

    Museus

    O Laos é um país de história sofrida, com episódios de guerra e dominação estrangeira. Talvez por isso seja uma nação que dá tanto valor à memória.

    Dessa forma, o país tem inúmeros museus, desde os que contam as feridas das guerras até aqueles em homenagem à cultura budista.

    O COPE Vistor Center, por exemplo, relembra os horrores da Guerra do Vietnã, quando o Laos se tornou o país mais bombardeado da história.

    O Royal Palace Museum, em Luang Prabang, mostra como era a vida da monarquia laociana até 1975, quando o país se tornou uma República.

    Templos

    Laos templos
    Fonte: Unsplash

    Assim como a vizinha Tailândia, o Laos é um país com inúmeros templos, como o impressionante Wat Xieng Thong, ou Templo da Cidade Dourada.

    A capital Vientiane é uma das cidades com mais templos por quilômetro quadrado, incluindo construções que datam do século XIX, como o Wat Si Saket.

    Apenas na rua principal de Luang Prabang existem mais de 60 templos budistas, muitos deles construídos antes do período de dominação francesa.

    Belezas naturais

    Uma das principais atrações desse destino são as belezas de um país construído em meio à natureza. São diversas opções de parques, trilhas, cavernas e cachoeiras espalhados por todo o país.

    Em Vang Vieng, por exemplo, é possível desfrutar da prática do tubing, esporte no qual é possível descer o rio Nam Song em uma boia gigante.

    A região de Luang Prabang tem diversas opções de cachoeiras, como a Kuang Si Falls, com quedas d’água que chegam a 60 metros de altura.

    Quanto dinheiro levar para o Laos?

    Laos dinheiro
    Fonte: Unsplash

    A moeda de Laos é o Lao Kip (LAK) e você precisa tomar muito cuidado em relação a dinheiro, já que o país não aceita o real brasileiro em lugar nenhum.

    Assim, a melhor alternativa é levar dólares ou euros na carteira. Para trocar o dinheiro, o turista pode recorrer ao Banque Franco Lao, ou BFL, que fazem o câmbio para Kip.

    Nas principais cidades laocianas, como Luang Prabang, Vientiane e Vang Vieng, você terá a opção de sacar dinheiro em caixas eletrônicos, já na moeda local, usando cartões de bandeira Visa ou Mastercard.

    A grande vantagem é que estamos falando de um país barato para viajar

    Você deverá pagar entre US$ 5 e US$ 10 por diária em quarto em hostel ou hotel. Em relação à alimentação, o turista gasta entre US$ 2 e US$ 5.

    Em média, um visitante gasta até US$ 25, cerca de R$ 122, por dia de viagem.

    Curiosidades sobre o Laos

    O Laos é um país cheio de riquezas culturais e naturais, e isso vai te garantir uma viagem inesquecível, mas é preciso tomar cuidado com algumas peculiaridades para não cometer gafes.

    A população local tem alguns hábitos que podem soar estranhos, mas cabe ao turista respeitar. 

    Você deve, por exemplo, tirar os sapatos antes de entrar em qualquer tipo de estabelecimento, incluindo hotéis e templos.

    Sob nenhuma hipótese você deve tocar a cabeça de um laociano: trata-se de uma ofensa grave, já que a cabeça é considerada o ponto pelo qual o corpo se liga ao sagrado.

    As mulheres não podem usar biquíni ou maiô, mesmo em cachoeiras e rios, e ninguém deve entrar em templos com os joelhos e ombros descobertos.

    Por fim, não se esqueça de sorrir: o povo do Laos é famoso pelo sorriso largo e pela simpatia.

    Cotação de seguro viagem em promoção

    Seguro Viagem:
    Ásia
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Agora que você já sabe tudo sobre o Laos, está na hora de providenciar o seguro viagem com preço baixo! Nessa missão, conte com o melhor comparador do Brasil, o Seguros Promo.

    Nossa plataforma exclusiva permite que você compare os preços e planos de até quatro seguradoras por vez, para facilitar a sua tarefa de encontrar o menor preço para viajar com segurança e tranquilidade. 

    Viajar com economia e sem se preocupar com imprevistos? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa