CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

O que fazer em Ottawa: 13 pontos turísticos imperdíveis

O que fazer em Ottawa pode ser uma tarefa bem difícil, uma vez que estamos falando da capital do Canadá e um dos melhores destinos da América do Norte.

Decidir o que fazer em Ottawa pode ser uma tarefa bem difícil, uma vez que estamos falando da capital do Canadá e um dos melhores destinos da América do Norte.

A cidade não é muito grande, mas é riquíssimas em atrações e atividades imperdíveis, como parques, galerias de arte e museus, além de ter uma vida noturna bem agitada.

Como nem todo mundo dispõe de tempo suficiente para conhecer todos os cantinhos desse destino cheio de contrastes entre o antigo e o moderno, é importante montar um roteiro com antecedência, para aproveitar a viagem ao máximo.

Confira tudo o que te espera nesse destino canadense!

Viaje com segurança e tranquilidade. Cote seu seguro viagem no Seguros Promo e aplicando nosso cupom e garantindo 15% de desconto na sua apólice.

O que fazer em Ottawa: história, cultura e atrações turísticas

A capital canadense tem cerca de 1 milhão de habitantes e fica em meio a duas províncias completamente diferentes do país: Ontário, que recebeu forte influência inglesa, e Quebec, de herança francesa.

Por isso, os visitantes de Ottawa têm a oportunidade ímpar de mergulhar em uma sociedade multicultural e até bilíngue, já que os idiomas oficiais falados por lá são o inglês e o francês.

Além disso, Ottawa é o grande centro financeiro do Canadá e um dos principais destinos turísticos canadenses. Ou seja, essa cultura plural se converte em opções diversificadas para o turista que visita a cidade.

Onde fica Ottawa?

O que fazer em Ottawa onde fica
Fonte: Pixabay

Ottawa fica na província de Ontário, mas é uma vizinha bem próxima da província de Quebec. Literalmente! 

Basta atravessar a Ponte Alexandra, um marco da arquitetura local, para chegar à cidade de Gatineau, que fica em Quebec.

Melhores preços de seguro viagem para o Canadá

Para aproveitar ao máximo a sua experiência no Canadá, a melhor alternativa é contratar um bom seguro viagem.

Imprevistos e acidentes não escolhem dia nem lugar para acontecer. Segurado, você garante a sua tranquilidade mesmo em um país completamente diferente.

Além disso, vale lembrar que o Canadá não tem um sistema de saúde que atende gratuitamente aos estrangeiros, e qualquer despesa médica pode virar um baita prejuízo.

Dessa forma, se você pretende visitar ou fazer intercâmbio no Canadá, não deixe de contratar um seguro viagem.

Você pode fazer a cotação de seguro viagem barato no melhor comparador do Brasil, o Seguros Promo, que vai trazer para você os melhores preços e as coberturas mais indicadas para o seu perfil de turista.

História de Ottawa, Canadá

Ottawa virou uma cidade no século XIX, na mesma época em que a rainha Vitória, da Inglaterra, assinou o Tratado Britânico da América do Norte e concedeu ao Canadá sua independência.

Desde então, a cidade, cujo nome significa  “onde os rios se encontram”, se tornou a sede do governo canadense, coração financeiro do país e um grande centro de tecnologia de ponta entre os líderes mundiais. 

Uma das principais cidades do Canadá, esse centro urbano rodeado pela natureza conta de maneira orgulhosa a história do país em seus monumentos, arquitetura e museus.

Entre os destaques está o belíssimo Canal Rideau, que corta a cidade e é tombado como patrimônio mundial da UNESCO.

Quando viajar para Ottawa?

O que fazer em Ottawa Quando viajar
Fonte: Pixabay

Ottawa é uma cidade multicultural, com inúmeras atrações, monumentos, museus e muito mais. Isso quer dizer que em qualquer época do ano você poderá curtir uma viagem inesquecível.

No entanto, é importante lembrar que o Canadá é um país famoso pelas baixas temperaturas, por isso nem todas as atividades que estão disponíveis no verão estarão disponíveis no inverno, e vice-versa.

No verão é possível navegar pelo Canal Rideau, mas no inverno a água congela e o canal vira uma imensa pista de patinação no gelo gratuita.

Dito isso, quem tem pouca tolerância ao frio ou não quer perder nenhuma atração deve evitar viajar no inverno.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Melhor época para visitar Ottawa

    Se você quer gastar menos na sua viagem, é bom já ir pesquisando o que fazer em Ottawa no inverno, baixa temporada que registra preços mais econômicos de passagens, hospedagem e alimentação.

    No entanto, se você quer aproveitar a sua viagem ao máximo, é melhor optar por viajar na estação mais quente do ano

    Não faltam alternativas sobre o que fazer em Ottawa no verão. Entre junho e setembro, as temperaturas ficam em torno de 30°C, o sol brilha por mais horas durante o dia e até a vida noturna fica mais animada.

    O que fazer em Ottawa com chuva?

    Você fez um baita planejamento para curtir ao máximo a sua viagem, mas a chuva te surpreendeu. E agora? 

    Não precisa se preocupar: existem diversas atividades (e baratas!) que você pode fazer em um dia chuvoso na capital canadense. 

    Que tal aproveitar para conhecer a maior sala de “escape” do mundo, The Diefenbunker? Ou visitar o cinema mais antigo da cidade, The Mayfair Theatre, que tem entradas a 10 dólares?

    Se preferir um passeio cultural, não deixe de visitar a National Gallery of Canada, que tem entrada gratuita às quintas-feiras, depois das 17h.

    O que importa é que existem diversas atrações cobertas, então você não terá problemas para matar o ócio em um dia chuvoso, sem comprometer seu planejamento de viagem!

    O que visitar em Ottawa?

    A lista de coisas para fazer em Ottawa pode ser bem extensa, então é importante organizar um roteiro com antecedência para não perder nada. 

    Confira nossas dicas de pontos turísticos de Ottawa!

    1. Colina do Parlamento

    O que fazer em Ottawa Colina do Parlamento
    Fonte: Pixabay

    A Colina do Parlamento é um dos principais pontos turísticos da cidade, aberta à visitação e com entrada gratuita!

    O Parlamento canadense fica instalado no alto de uma colina, em três prédios de estilo gótico. Do alto da torre, com mais de 92 metros de altura, é possível ter uma vista panorâmica da cidade.

    2. Rideau Canal

    O Canal Rideau foi um dos primeiros lugares a serem tombados como Patrimônio Mundial pela UNESCO, e fica pertinho da Colina do Parlamento.

    São mais de 200 quilômetros de extensão ligando Ottawa à cidade vizinha de Kingston, cercados de parques, praças, calçadões e amplas áreas verdes — um passeio imperdível no verão.

    No inverno, a paisagem se transforma e as águas congeladas do Rideau se transformam na maior pista de patinação no gelo gratuita do mundo!

    3. Fairmont Château Laurier

    O luxuoso Fairmont Château Laurier é um dos hotéis mais famosos da capital canadense e deve muito de sua fama à impressionante arquitetura, que mais se assemelha à um castelo em meio à paisagem urbana.

    São mais de 400 quartos que oferecem vista privilegiada da região, próximo à Colina do Parlamento. 

    Se uma hospedagem no Fairmont Château Laurier estiver acima do seu orçamento, é possível fazer uma visita gratuita, mesmo sem se hospedar no local.

    4. ByWard Market

    O que fazer em Ottawa Byward Market
    Fonte: Pixabay

    O ByWard Market é uma das atrações mais antigas da cidade, e reúne excelentes opções de compras e alimentação, de dia e de noite!

    São diversos estabelecimentos como lojas, restaurantes, bares, baladas, cafés e muito mais em um único lugar, transformando a região em uma das mais populares entre os turistas.

    5. Catedral de Notre-Dame

    A Catedral de Notre-Dame é a igreja mais antiga da cidade — além de ser, até hoje, a maior — e seu grande destaque é a arquitetura gótica, com imensos arcos e colunas.

    A boa notícia é que a visitação é gratuita e acontece diariamente!

    6. National Gallery of Canada

    A National Gallery of Canada é simplesmente a maior galeria de arte de todo o país, com um acervo de mais de 25 mil obras!

    Não é apenas o que está no interior do edifício que chama a atenção: a arquitetura diferenciada e a escultura de uma imensa aranha, de mais de 9 metros de altura, chamam a atenção de longe!

    7. Major’s Hill Park

    Quem gosta de áreas verdes e relaxamento não pode deixar de visitar o Major’s Hill Park, considerado um dos parques mais bonitos da cidade, ideal para um piquenique ou uma caminhada pela natureza.

    Durante a primavera, a paisagem fica tomada pelas cores vibrantes das flores, e o parque ganha um clima ainda mais especial. 

    8. Napean Point

    O que fazer em Ottawa Napean Point
    Fonte: Pixabay

    O Napean Point é um impressionante mirante no qual está instalada uma estátua de Samuel de Champlain, famoso explorador francês.

    O lugar é simples e ainda desconhecido entre os turistas, mas oferece uma vista privilegiada do pôr do sol, bem como da Colina do Parlamento e da Ponte Alexandra, entre outros.

    9. Canadian Museum of History

    O museu mais importante do país é o Canadian Museum of History, que fica às margens do Rio Ottawa e oferece uma vista impressionante da Colina do Parlamento.

    Trata-se de uma atração imperdível para quem viaja em família, pois inclui um acervo que conta a história da humanidade ao longo de 20 mil anos, uma sala de cinema IMAX e o Children’s Museum, dedicado às crianças.

    A boa notícia é que a entrada é gratuita toda quinta-feira, das 16h às 20h.

    10. Canadian War Museum

    O Canadian War Museum conta a história militar do Canadá, com uma exposição dinâmica e moderna que apresenta a evolução dos conflitos, das armas e das estratégias de guerra.

    Uma das salas mais populares é uma área que simula como eram as trincheiras de guerra.

    Assim como o Canadian Museum of History, é possível visitar o Canadian War Museum gratuitamente toda quinta-feira, das 16h às 20h.

    11. Gatineau Park

    O Gatineau Park é uma imensa área verde, com mais de 360 quilômetros quadrados, a apenas 15 minutos do centro de Ottawa.

    O local é um destino popular entre trilheiros, ciclistas e campistas, e oferece uma boa oportunidade de conhecer as riquezas naturais do Canadá.

    12. Rideau Hall

    O que fazer em Ottawa Rideau Hall
    Fonte: Pixabay

    O Rideau Hall é, desde o século XIX, o endereço da residência oficial e local de trabalho do governador-geral do Canadá.

    O espaço oferece visitação guiada pela residência e seu impressionante jardim!

    13. Canada Aviation and Space Museum

    O Canada Aviation and Space Museum conta a história da exploração dos céus pelo homem, desde o começo dos anos 1900 até a atualidade!

    O acervo inclui mais de 130 modelos de aeronaves, desde os primeiros protótipos até a corrida espacial!

    O que fazer em Ottawa à noite?

    O que fazer em Ottawa a noite
    Fonte: Pixabay

    A vida noturna na cidade é bastante agitada, com diversas opções para os mais variados perfis de visitantes. Dessa forma, não faltam alternativas sobre o que fazer em Ottawa à noite!

    Se a sua intenção é curtir eventos culturais, como espetáculos de dança, peças teatrais, shows musicais e até ópera, uma boa pedida é o National Arts Centre, que tem programação eclética!

    Caso você queira conhecer um autêntico cassino canadense, pode visitar o Casino du Lac-Leamy, que fica na cidade vizinha de Gatineau e funciona 24 horas por dia.

    Um dos maiores polos da vida noturna de Ottawa é, sem dúvidas, a região do ByWard Market, que concentra bares, restaurantes, casas noturnas e muitas opções de lazer em um único lugar.

    O que fazer em Ottawa em 3 dias?

    Três dias podem ser o suficiente para conhecer boa parte da capital do Canadá, considerada um dos melhores destinos na América do Norte. O importante é organizar um roteiro eficiente.

    Mas, afinal de contas, o que fazer em Ottawa em três dias?

    O primeiro dia pode incluir uma visita à Colina do Parlamento, seguida de almoço no ByWard Market e um relaxante passeio de barco pelo Canal Rideau. À noite, que tal um happy hour em um dos barzinhos do ByWard Market?

    No segundo dia, é possível conhecer a National Gallery of Canada e a impressionante Catedral de Notre-Dame, a mais antiga da cidade, que fica ali pertinho.

    À tarde, o visitante pode relaxar em um dos parques mais bonitos de Ottawa, o Major’s Hill Park. À noite, nada melhor do que conhecer um restaurante especializado na gastronomia local, o Eighteen.

    O último dia de viagem pode incluir uma visita ao Museum of Civilization, um dos mais importantes do país, e um almoço na rede de fast-food mais popular do Canadá, o Tim Hortons.

    Se você quiser ir às compras, não deixe de visitar o CF Rideau Centre, que reúne mais de 180 lojas como a Apple, Sephora, Victoria’s Secret e Zara.

    Onde se hospedar em Ottawa?

    Se você estiver na dúvida sobre onde ficar em Ottawa, uma dica é optar por hotéis, pousadas ou hostels bem-localizados.

    Como a cidade não é muito grande, basta escolher uma hospedagem com boa localização, como o Downtown Ottawa, para ficar a alguns minutos de caminhada das principais atrações turísticas.

    Se preferir se hospedar mais perto do Parlamento, o Fairmont Châteaut Laurier (fundado em 1912 por uma das vítimas do Titanic) oferece um charme especial. Reza a lenda que o fantasma do idealizador ainda vive no hotel!

    Seguro viagem para o Canadá com preços imbatíveis!

    Agora que você já sabe tudo o que fazer em Ottawa, está na hora de fazer a cotação de seguro viagem Canadá barato!

    A vantagem é que você pode contar com a ajuda do melhor comparador do Brasil, o Seguros Promo, para encontrar os melhores preços e planos para o seu perfil de turista.

    Com um investimento a partir de R$ 11, é possível garantir assistência e cobertura em diversas situações, como emergências médicas ou extravio de bagagem.

    Conhecer Ottawa com economia e segurança? De Promo você pode! 


    Leia também:

    aaaa