CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Inverno na Alemanha: atrações imperdíveis e dicas para a estação

Um dos destinos mais buscados para curtir o melhor da estação, o inverno na Alemanha promete encantar qualquer turista. Veja tudo o que explorar na região!

O inverno na Alemanha é uma época que reserva boas surpresas aos visitantes e muitos motivos para viver uma viagem inesquecível.

A sofisticada gastronomia alemã, as atrações imperdíveis, as já famosas cervejas locais e as belíssimas cidades parecem ganhar um charme todo especial na estação mais fria do ano.

Destacamos tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo a sua estadia, como as atrações que você não pode perder, os lugares que você deve visitar e dicas para espantar o frio! Confira!

Os melhores planos de seguro viagem você encontra no Seguros Promo! Aproveite nosso cupom e ganhe 15% de desconto.

Inverno na Alemanha: roteiros turísticos para curtir o frio

A Alemanha no inverno parece até cenário de filme: castelos, museus, palácios e cidades de arquitetura requintada são coloridos pelo branco da neve.

O que nem todo mundo sabe é que este também é o melhor período para visitar o país europeu. Entre os meses de novembro e março as temperaturas desabam, e os preços das passagens aéreas, também!

Como já deu para perceber, o que não faltam são atrativos para visitar a Alemanha durante o inverno. Para aproveitar ao máximo o seu destino turístico e as baixas temperaturas, porém, é preciso se organizar.

Afinal, o visitante tem diversas possibilidades de roteiro e pode fazer o equivalente a várias viagens em uma só!

Criamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre a Alemanha na estação mais gelada do ano: desde as roupas que devem estar na sua mala até as melhores atrações turísticas.

Desse jeito, vai ficar fácil relaxar e curtir uma viagem inesquecível, sem passar apuros ou desperdício de dinheiro e energia!

Quando começa o inverno na Alemanha?

Inverno na Alemanha quando começa
Fonte: Pixabay

Assim como a maior parte dos países europeus, a Alemanha tem um inverno bastante rigoroso. 

O início do inverno na Alemanha acontece oficialmente em 21 de dezembro, mas desde novembro as temperaturas já começam a despencar.

Os termômetros marcam, em média, apenas 5°C, chegando a -20°C em algumas regiões durante o auge da estação. Adicione ventos cortantes e chuva à essa equação e você tem um inverno pra ninguém botar defeito!

As temperaturas só voltam a subir em meados de fevereiro, quando chega a primavera.

Quando chove na Alemanha?

Estamos falando de um país em que chove o ano inteiro, não importa a estação, e o inverno não é exceção.

Você pode levar galochas e casacos impermeáveis na mala ou comprar depois de desembarcar, mas dificilmente vai conseguir aproveitar a sua viagem plenamente sem se preparar para a chuva.

Dirigir na Alemanha no inverno

Muitas pessoas sonham em dirigir pelas estradas alemãs, que estão entre as mais modernas do mundo. No entanto, se você pretende fazer um roteiro de carro pela Alemanha no inverno, é preciso tomar alguns cuidados.

O primeiro passo é se certificar de que atende a todos os requisitos para dirigir em vias alemãs. Fique atento à documentação exigida para dirigir no exterior e não se esqueça de contratar um seguro para carro alugado.

Além disso, você deverá conferir se o veículo está equipado com pneus de inverno e/ou correntes que você possa utilizar para melhorar o atrito do pneu com o carro.

Se você não tem experiência em dirigir na neve, é melhor ir com calma antes de cair na estrada!

Não esqueça do seguro viagem obrigatório para a Alemanha!

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Além dos documentos que todo turista deve portar, como passaporte válido, comprovantes de passagens aéreas e reservas de hospedagem, entre outros, é imprescindível contratar um seguro viagem para visitar a Alemanha.

O país faz parte do Tratado de Schengen, que estipula a contratação de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros entre as condições para entrada (para viagens com duração máxima de 90 dias).

Além de ser obrigatório para visitar a Alemanha, o seguro viagem garante uma série de coberturas e assistências que podem tornar a sua estadia muito mais confortável e segura.

Você pode encontrar o seguro viagem mais barato com o melhor comparador do mercado, o Seguros Promo: nossa plataforma permite que você compare até quatro planos por vez, facilitando a tarefa de encontrar o melhor preço!

Não se esqueça de ler com atenção as condições gerais da sua apólice, para saber exatamente as coberturas que contratou.

O que fazer na Alemanha no inverno?

Chegou a hora de montar o seu roteiro de viagem para a Alemanha e desfrutar de cenários que mais parecem saídos de um conto de fadas. 

Confira nossas sugestões para turismo na Alemanha no inverno!

Munique

Inverno na Alemanha Munique
Fonte: Pixabay

Munique é uma cidade com o inverno tipicamente alemão, com direito a muita neve e paisagens inacreditáveis, incluindo castelos imponentes e uma vida noturna agitada.

Principal cidade da região da Baviera, Munique oferece excelente infraestrutura turística, incluindo centenas de restaurantes que podem te fazer esquecer do frio, e é um dos principais destinos turísticos do país!

Castelo Neuschwanstein

Os entornos verdinhos do Castelo Neuschwanstein se transformam durante o inverno e ganham cara nova: a neve colore a paisagem de branco e a cena parece uma pintura clássica.

O cenário, que parece ter saído de um contos de fadas, inspirou ninguém menos que Walt Disney na criação do icônico castelo da Bela Adormecida!

A vantagem é que esse castelo medieval, erguido em meados do século XIX, fica pertinho de Munique, a poucos quilômetros da fronteira da Alemanha com a Áustria, e está aberto a visitação.

Mas lembre-se de exercitar a paciência durante a visita, pois é possível que você enfrente filas: o castelo recebe mais de 10.000 visitantes diariamente, chegando a mais de 1,5 milhão por ano.

Palácio de Nymphenburg

Inverno na Alemanha Palácio de Nymphenburg
Fonte: Pixabay

O Palácio de Nymphenburg foi construído em estilo barroco para abrigar uma abastada família alemã, ainda no século XVII. O ideal é reservar, no mínimo, meio dia para essa visita.

Apesar da idade avançada, a construção ainda está totalmente conservada — sobretudo em seu interior, que impressiona os visitantes pela opulência da decoração.

Se os imensos salões muito bem-decorados, em estilo rococó, não são o suficiente para te deixar de queixo caído, o impressionante jardim do palácio com certeza vai chamar a sua atenção.

São mais de 800.000 m² de jardim em estilo inglês, incluindo um pavilhão de banhos inspirados nas termas da Roma Antiga, um pequeno templo religioso e outros palacetes anexos.

Ainda no terreno do Palácio de Nymphenburg, não deixe de visitar as antigas cocheiras, que hoje abrigam o Museu das Carruagens com os veículos que eram utilizados por volta do ano de 1.664.

Hofbräuhaus

A Alemanha é considerada a terra das cervejas, e algumas das cervejarias mais antigas e tradicionais do mundo estão em Munique. Por isso, a Hofbräuhaus é uma parada praticamente obrigatória para qualquer visitante.

Estamos falando da cervejaria mais famosa da cidade, também conhecida como HB, que atrai milhares de visitantes em qualquer dia da semana, durante o ano inteiro!

A Hofbräuhaus foi fundada em 1.589 e por muito tempo serviu apenas a aristocracia alemã. Desde o século XIX, porém, foi aberta ao público e nunca perdeu seu charme, mesmo após ser destruída durante a Segunda Guerra Mundial.

Além das deliciosas cervejas alemãs, a cervejaria encanta por sua decoração rústica, com direito a visitantes vestidos a caráter, no melhor estilo da Baviera.

Heidelberg

Inverno na Alemanha Heidelberg
Fonte: Pixabay

A cidade de Heidelberg tem todas as características de um vilarejo medieval, incluindo pontes de pedra, praças amplas, arquitetura gótica, casas antigas e até castelos!

Ou seja, é uma cidade que repleta de história!

No inverno, a região ganha um charme todo especial, com diversos Mercados de Natal nos arredores da cidade.

Destino invernal gelado, Heidelberg ainda recebe várias pistas de patinação no gelo, onde é possível alugar patins e até fazer aulas para iniciantes.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Castelo de Heidelberg

    Uma das principais atrações turísticas da cidade é o Castelo de Heidelberg, que fica com os telhados tomados pela neve durante o inverno.

    Para visitar a imponente construção é preciso suar a camisa: são mais de 300 degraus até o topo da montanha onde fica o castelo. Se você preferir mais conforto, é possível utilizar o funicular, um tipo de bondinho, para fazer o trajeto.

    Durante a estação mais gelada do ano, a região fica totalmente coberta pela neve e vira o destino de famílias inteiras que buscam diversão no gelo: trenós, esquis e bonecos de neve se multiplicam na paisagem.

    Montanha de Königstuhl

    O Castelo de Heidelberg fica no topo da montanha de Königstuhl, que na verdade não é montanha, e sim uma colina com quase 600 m de altura, parte da serra de Odenwald.

    Do alto da Königstuhl, ou “cadeira do rei”, é possível ter uma visão panorâmica de toda Heidelberg e das cidades das redondezas.

    Além da vista de todo o vale do Reno, é possível percorrer trilhas pela “montanha”, com rotas bem sinalizadas.

    Hamburgo

    Inverno na Alemanha Hamburgo
    Fonte: Pixabay

    Localizada entre o Rio Elbe e o Mar do Norte, a cidade de Hamburgo é uma das mais importantes da Alemanha e é um destino imperdível no inverno.

    Apesar da chuva intensa durante a estação, a cidade tem ótimas opções de lazer em espaços fechados, como o Snow Dome, e diversos museus.

    Snow Dome

    Em uma cidade tão chuvosa, um espaço coberto para se divertir na neve pode ser uma ótima alternativa — e é justamente isso que faz o Snow Dome tão popular entre turistas e moradores de Hamburgo.

    Essa estação de esqui é totalmente coberta, de forma que nem mesmo a chuva ou os ventos fortes podem atrapalhar a sua diversão na neve!

    Museu Cap. San Diego

    Inverno na Alemanha museu Cap San Diego
    Fonte: Pixabay

    O Cap. San Diego é uma das principais atrações turísticas de Hamburgo: trata-se de um velho navio cargueiro que foi transformado em museu.

    Os visitantes podem não apenas visitar o interior do navio e aprender sobre o dia a dia dos tripulantes dessa antiga embarcação como também podem viver a experiência!

    Se você quiser passar uma noite no Cap. San Diego, é só se hospedar em um dos muitos quartos que estão disponíveis para reserva!

    Museu Speicherstadt

    O Museu Speicherstadt é dedicado ao tema da inclusão social.

    O acervo inclui duas exposições permanentes: Dialog im Dunkeln (“Diálogo no Escuro”) e Dialog im Stillen (Diálogo no Silêncio), sobre o cotidiano de pessoas cegas e surdas, respectivamente.

    Nuremberg

    Inverno na Alemanha Nuremberg
    Fonte: Pixabay

    Mais uma das cidades medievais da Europa, Nuremberg é um destino imperdível para quem quer mergulhar na sofisticada gastronomia alemã.

    Entre os destaques estão o lebkuchen, tradicional biscoito de gengibre, a bratwurst, uma salsicha típica da Alemanha que é servida com pão e molho, e o Glühwein, vinho fervido com especiarias.

    Mercados de Natal

    Alguns dos mercados de natal mais antigos de toda a Alemanha ficam em Nuremberg, com direito a trenzinho para as crianças, neve branquinha e muitas comidas típicas.

    Não deixe de visitar um dos mercados de natal para comprar seus presentes de fim de ano e se deliciar com os sabores alemães!

    Zeche Zollverein Essen

    Na cidade de Essen fica o Complexo Industrial da Mina de Carvão Zeche Zollverein, que já foi um dos maiores do mundo, com estilo arquitetônico inspirado pelo Bauhaus.

    Se no passado a mina era a fonte do carvão que movimentava o país, hoje se tornou um respeitado centro artístico e cultural.

    Estão instalados em Zollverein um museu sobre a história da mineração na Alemanha e o Red Dot Design Museum, com o maior acervo de design contemporâneo do mundo!

    Floresta Negra

    Bem na fronteira com a França fica a famosa Floresta Negra, marcada pelo relevo montanhoso, vegetação densa e pelas muitas lendas dos irmãos Grimm.

    Além dos vilarejos pitorescos, como Friburgo, e da paisagem que inspirou muitos contos de fada, a região é cercada por muitos vinhedos, spas e fábricas de relógio-cuco.

    Rota romântica Alemanha no inverno

    Inverno na Alemanha Rota Romantica
    Fonte: Pixabay

    Os apaixonados não podem perder a rota romântica Alemanha, que passa por quase 30 cidades ao longo de mais de 400 quilômetros, entre as cidades de Würzburg e Füssen, na Baviera.

    A região fica ainda mais linda no inverno, com cenários belíssimos cobertos pela neve: vilas no estilo enxaimel, castelos medievais, fontes e praças.

    Qual é a cidade mais fria da Alemanha?

    As regiões sul e leste do país têm os invernos mais rigorosos, por conta da distância em que estão em relação ao litoral.

    Isso quer dizer que em cidades como Munique, Dresden e Nuremberg, por exemplo, o inverno será mais rigoroso que em cidades como Hamburgo, que está no norte alemão.

    Como se vestir no inverno na Alemanha?

    Se você está considerando fazer uma viagem para Alemanha, é importante saber desde já que o inverno alemão pode ser a melhor experiência da sua vida, ou a pior. O que vai fazer a diferença é a sua preparação!

    Quem quer ver a neve na Alemanha precisa ter as roupas e os sapatos adequados e cuidar da pele e do cabelo com hidratantes, além de garantir que estará sempre aquecido, entre outros pequenos cuidados.

    Não se esqueça de colocar botas para inverno rigoroso na mala, bem como casacos de inverno europeu.

    Se você vive em uma cidade tipicamente brasileira e nunca precisou de roupas para frio extremo, não se preocupe. Existem muitas lojas onde você pode comprar roupas de inverno na Alemanha.

    Contrate o melhor seguro viagem pelo menor preço!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Além de ser requisito obrigatório para visitar a Alemanha, o seguro viagem garante muito mais tranquilidade para as suas férias!

    As coberturas vão desde despesas médico-hospitalares ao auxílio complementar em caso de extravio de bagagem (conforme estipulado em apólice), além de contar com atendimento 24 horas 100% em português e muito mais.

    Você pode encontrar as melhores ofertas de seguro viagem no Seguros Promo, o melhor comparador do mercado, que permite a análise de até quatro planos por vez!

    Curtir o inverno na Alemanha com tranquilidade e economia? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa