CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Cidades da Polônia: as mais bonitas para visitar

As cidades da Polônia são um verdadeiro museu a céu aberto para os amantes de turismo histórico. Conheça as melhores para visitar quando estiver na Europa!

Procurando alternativas baratas de turismo na Europa? As cidades da Polônia merecem então um olhar mais carinhoso e atento no planejamento da sua viagem.

Não é só pelo baixo custo que o país e seus destinos merecem uma visita.

As cidades polonesas são carregadas de história, algumas delas com a necessidade de se reerguer após a Segunda Guerra Mundial. Ainda assim, são hoje coloridas, com muita cultura e charme espalhados por todos os cantos.

Siga a leitura para descobrir as mais belas cidades da Polônia para visitar e se apaixonar por um destino ainda sem tanto reconhecimento por parte dos turistas brasileiros.

Cote seu seguro viagem no Seguros Promo aplicando nosso cupom e ganhe 15% de desconto. Aproveite!

Cidades da Polônia: conheça as mais famosas

Vários encantos estão à espera dos turistas nas principais cidades da Polônia para visitar.

No país do leste europeu — embora se considerem do centro da Europa — é possível encontrar lugares que reúnem muitas facetas em uma só.

Riqueza histórica e cultural se fundem a paisagens naturais belíssimas, entre parques e montanhas. A arquitetura medieval ganha tons coloridos e alegres para apagar um passado de guerras e invasões.

E o melhor é poder conhecer esse vasto “acervo” de cidades pagando pouco. Cracóvia, por exemplo, está na lista de destinos internacionais para conhecer gastando pouco.

Mas ela não é a única. A capital Varsóvia, a portuária Gdansk, a esportiva Zakopane… Na verdade, em todo o país, que não adota o euro (sua moeda local é o Zloty), o custo é barato para comer, se locomover e turistar como bem entender.

Olha que coisa boa! Então preste atenção e não perca as dicas da Polônia, as cidades turísticas para conhecer e quais lugares são obrigatórios no roteiro pelo país.

História da Polônia

Cidades da Polonia história
Fonte: Pixabay

Para o povo polonês, voltar ao passado e lembrar de sua história é algo um tanto quanto sofrido, uma vez que o país sofreu com guerras e invasões. 

Assim, olhar para o presente e o futuro é motivo de orgulho ao perceber o que o país é hoje mesmo diante de tudo o que já se passou.

Surgida no século X, a nação polonesa se manteve fragmentada por séculos, dividida entre poderosos reinos. 

A unificação e independência sob os moldes atuais veio em 1918. Porém, durante a Segunda Guerra muitas cidades da Polônia foram devastadas por bombardeios, ataques e invasões nazistas.

Algumas regiões sofrem, até hoje, o impacto deste período difícil e triste de sua história.

Depois do fim do regime nazista, a Polônia esteve ainda submetida à União Soviética, recuperando sua autonomia apenas com o fim da Guerra Fria e dissolução dos estados soviéticos. 

Qual a capital da Polônia?

Não apenas por serem as duas maiores e mais conhecidas cidades da Polônia, Varsóvia e Cracóvia deixam uma interrogação na cabeça de quem quer saber qual a capital do país.

E a dúvida é totalmente justificável, uma vez que ambas já ocuparam o posto.

Varsóvia é, nos dias atuais, a capital e grande centro político e econômico polonês. Ela foi elevada à condição de capital na metade final do século XVI, em substituição justamente à Cracóvia.

Era tida como uma das cidades mais bonitas do mundo até ser devastada pela Segunda Guerra Mundial, tendo que se reconstruir no pós-guerra.

Mapa da Polônia e cidades

Dê uma olhada no mapa da Polônia e perceba como suas atrações estão bem distribuídas por diferentes regiões. 

Se você deseja conhecer os melhores destinos turísticos do país em uma única trip, terá que se locomover por lá. Além do carro, as viagens de ônibus e trem são ótimas opções.

Veja o mapa da Polônia com cidades para decidir onde ir e o melhor itinerário no território polonês. 

Quais os documentos que o país exige?

Ter atenção na hora de separar os documentos para sua viagem internacional é importante para evitar situações inesperadas e constrangedoras ao chegar no seu destino.

Para visitar a Polônia, turistas brasileiros não precisam tirar o visto, basta apresentar apenas o passaporte desde que a viagem não ultrapasse o período de 90 dias.

E o seguro viagem, é necessário? Quais países exigem o seguro contratado?

As duas perguntas são essenciais e, sim, para ir às cidades da Polônia é exigida a contratação do seguro médico, como parte do acordo estabelecido pelo Tratado de Schengen.

Portanto, nem pense em embarcar sem ter o seguro viagem para a Europa. 

Seguro viagem com desconto

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Ainda que não fosse obrigatório, ter o seguro viagem é extremamente recomendado, especialmente para destinos no exterior.

Com as coberturas, o turista estará resguardado de vários imprevistos que podem acontecer.

Teve alguma emergência médica? O seguro não só vai garantir a assistência como evitar um enorme prejuízo. Perdeu os documentos, o voo atrasou, teve a mala extraviada? Com o seguro, todas estas situações terão o devido amparo da seguradora.

Para viajar protegido, utilize o Seguros Promo, a nossa plataforma para você comparar os preços e encontrar os melhores descontos para contratar o seu seguro viagem.

Cidades turísticas da Polônia

Seja pelas atrações históricas, pelas paisagens naturais ou pelos aspectos culturais, algumas cidades polonesas se destacam pelo turismo.

Quer saber quais você não deve perder? Então conheça as principais cidades da Polônia e os mais belos destinos do país.

Cracóvia

Cidades da Polonia cracovia
Fonte: Pixabay

Principal cidade turística, antiga capital da Polônia, Patrimônio Mundial pela Unesco e considerado o mais belo destino do país. 

Cracóvia, no sul da Polônia, reúne predicados que a colocam à frente da capital Varsóvia no quesito turismo. 

Sem sofrer as consequências da Segunda Guerra Mundial, ela preserva elementos e construções do passado, sendo considerada a capital cultural polonesa. Não faltarão pontos turísticos relevantes e que você deve conhecer na cidade.

O Castelo e a Catedral de Wawel são os principais cartões-postais, às margens do Rio Vistula. 

Muito bem conservado, o centro histórico preserva a estrutura de igrejas e prédios antigos, promovendo uma volta ao passado. E a Praça do Mercado é apenas a maior da cidade velha em toda a Europa.

Estes são alguns dos motivos que tornam indispensável uma visita à Cracóvia, na Polônia.

Varsóvia

Capital e maior cidade da Polônia, Varsóvia traduz todo o sofrimento e a turbulência enfrentados pelo país durante a Segunda Guerra Mundial.

A cidade foi devastada e precisou ser reconstruída, especialmente a região do centro histórico, pela consequência dos ataques e bombardeios seguidos.

Belíssima cidade turística, capital da Polônia mescla nos dias de hoje diferentes faces em um único lugar.

Concilia a valorização de sua história, preservada nas reconstruções, com a modernidade de novos prédios, ao mesmo tempo que conserva tons e formas de edifícios do período comunista. Um museu a céu aberto.

A lista de lugares para conhecer é extensa, mas deixaremos algumas dicas: não perca a oportunidade de ver o centro histórico, Museu do Levante de Varsóvia, Parque Lazienki e o Castelo Real.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Wroclaw

    Toda colorida e com muitas construções no estilo medieval, Wroclaw é um dos simpáticos lugares para se conhecer na Polônia.

    Quarta maior cidade do país, Breslávia, como ficou conhecida durante o período nazista, é identificada como a “Veneza polonesa”. À beira do Rio Oder, ela está assentada sobre ilhas e possui mais de 100 pontes que conectam seu território.

    Como muitos outros centros da Polônia, Wroclaw precisou se reerguer após a Segunda Guerra.

    Uma boa dica é caminhar bastante pela cidade e admirar a arquitetura de seus edifícios e pontes. Não deixe de visitar a Praça do Mercado e a Catedral de São João Batista.

    E ao andar pelas ruas, preste atenção nas esculturas de bronze de pequenos gnomos espalhados. Eles são símbolos da resistência ao domínio soviético nos anos 80.

    Gdansk

    Cidades da Polonia Gdansk
    Fonte: Pixabay

    Disputada no passado pela capacidade de extensão do poder marítimo, Gdansk carrega as marcas da presença dos ricos mercadores por seu território.

    As ricas e expressivas construções estão ali muito em função dos comerciantes que eram atraídos por conta do seu porto.

    Isto mesmo, Gdansk é uma cidade portuária, situada às margens do Mar Báltico.

    Não pense que por estar de frente para o mar, sua principal atração serão as praias. O lugar tem forte reconhecimento cultural e histórico, comprovados em marcos como a Igreja de Santa Maria e a Fonte de Netuno, símbolos de uma das cidades mais lindas da Polônia.

    Para quem deseja praia, o mais recomendado é seguir para Sopot ou Gdynia, que formam com Gdansk o Trójmiasto (ou a Tricidade, por serem cidades-irmãs).

    Zakopane

    Aos pés das montanhas Tatra, que ficam na divisa com a Eslováquia, Zakopane é considerado um dos principais destinos de inverno da Polônia.

    Quando a neve começa a dar as caras na região, em meados de novembro, a cidade começa a receber turistas atraídos por esportes como esqui e snowboard.

    Na realidade, Zakopane apresenta faces diferentes de acordo com a época do ano. No verão, muito verde, natureza viva e cheia de trilhas para os turistas.

    Já no inverno, toda essa paisagem natural fica coberta de neve e a cidade se torna um dos principais redutos dos esportes de inverno.

    Para completar o visual, as charmosas casinhas de madeira formam um cenário digno de filme nos montes poloneses.

    Poznan

    Cidades da Polonia Poznan
    Fonte: Pixabay

    Cidades coloridas na Polônia, até onde já vimos, não é novidade. Mas as cores de Poznan são capazes de dar vida e energia diferentes ao lugar onde “nasceu” o país.

    Essa é uma daquelas cidades da Polônia para visitar, não a deixe de fora do seu roteiro.

    Multicultural e jovem, Poznan fica repleta de estudantes que habitam a região. Por isso, espere por bares, pubs e restaurantes muito ativos, principalmente quando a noite chega.

    Ao longo da história, o Rynek (centro antigo) de Poznan era reconhecido pelas belas construções e arquiteturas renascentistas e góticas. 

    E tudo foi reconstruído preservando as características originais após a cidade sofrer com os ataques decorrentes da Segunda Guerra.

    Península de Hel

    Se Zakopane é tida como o paraíso de inverno polonês, Hel é o destino principal dos locais durante o verão.

    A península, uma verdadeira ilha por quem a vê de Gdansk, está conectada ao território norte do país e é possível chegar lá de carro, embora pegar um ferry boat pareça melhor escolha.

    Hel conta com cerca de 35 km de praias com areia branquinha e trechos de vegetação. É uma das pequenas cidades da Polônia que vale a pena conhecer.

    Quer uma dica? Alugue uma bicicleta e percorra a sua extensão, é uma ótima forma de conhecer praias mais desertas e o farol.

    Birkenau – Campos de concentração de Auschwitz

    Cidades da Polonia Birkenau
    Fonte: Pixabay

    Lamentavelmente, Auschwitz-Birkenau dispensa apresentações, o que não é necessariamente algo bom. Aqui ficou o maior campo de concentração do período nazista.

    A região é símbolo máximo do holocausto, onde milhões de judeus, poloneses, intelectuais, ciganos e muito mais gente foi assassinada pelo regime nazista.

    Pela expressão histórica, o local recebe muitos turistas que visitam a Polônia.

    Mas, vá preparado para algo impactante. A visita é muito forte e desperta sensações de tristeza, tanto que é restrita para pessoas com problemas emocionais.

    O ideal para esta visita é separar um dia inteiro. Para quem está em Cracóvia, os campos de concentração está a cerca de 1h30 de distância e existem tours para o local. 

    Cidades da Polônia mais próximas à Berlim

    Uma alternativa para turistas que programas uma trip europeia é combinar a Polônia e outros países do centro/leste europeu (Hungria, Áustria) com uma visita a Alemanha.

    O turismo em Berlim e outras cidades alemãs é bastante apreciado e a capital alemã pode ser a porta de entrada para outras nações.

    Saber quais as cidades da Polônia perto de Berlim pode facilitar o roteiro.

    Entre os principais destinos poloneses, Poznan é o que está mais próximo e serve de ponte não apenas entre Berlim e a Polônia, mas outras cidades, como Praga.

    Em apenas um dia é possível conhecer as principais atrações antes de seguir explorando os belos lugares espalhados pela Polônia.

    Garanta o seguro viagem obrigatório para a Polônia 

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Conhecer as cidades da Polônia não vai sair caro para o seu bolso, além de adicionar um país rico em cultura e história na sua lista de lugares pelo mundo.

    Se animou com esta viagem? Então hora de começar a planejá-la para as próximas férias.

    Não se esqueça que o seguro viagem é obrigatório e totalmente recomendado. E no Seguros Promo, você encontrará as melhores ofertas e descontos para contratá-lo.

    Quer tranquilidade e segurança para conhecer as cidades polonesas? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa