CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Valletta, Malta: mapa turístico e principais atrações da cidade

Valletta, Malta, prova que tamanho não é documento e dispõe algumas das atrações mais espetaculares da Europa. Explore a capital maltesa e encante-se!

Uma das menores capitais da Europa, Valletta, Malta, pode ser um daqueles destinos capazes de surpreender os turistas num piscar de olhos.

No sobe e desce pelas estreitas ruas da cidade, os turistas vão descobrindo centenas de monumentos — um número próximo a 320, para ser mais realista — que preservam a rica história não apenas da cidade, mas do país maltês.

Venha descobrir o que conhecer em Valletta, Malta, e entenda como este lugar pode ser tão incrível e fascinante! 

Cote seu seguro viagem no Seguros Promo e ganhe 15% de desconto. Aproveite.

Valletta, Malta: turismo, gastronomia e roteiro

Não se assuste se logo após algum tempo de caminhada você descobrir que já não está mais em Valletta.

A capital de Malta se espalha por uma área de aproximadamente 0,6 km², mas você vai se impressionar como em cada cantinho se esconde um rico tesouro histórico e cultural.

Valletta pode lembrar muito o imaginário das cidades medievais, com suas construções barrocas feitas de tijolos marrons. Mas o destino é tão moderno quanto você possa imaginar: basta saber que foi a primeira cidade planejada na Europa.

Em pleno Mar Mediterrâneo, ela é destino de muitos turistas que embarcam em cruzeiros por esta rota e fazem uma parada de um dia. 

Também atrai vários intercambistas interessados em ganhar fluência no inglês, a segunda língua do povo maltês, e que vivenciam a experiência em um verdadeiro museu a céu aberto.

Onde fica Valletta, Malta?

Valleta Malta onde fica
Fonte: Pixabay

Embora não seja a maior cidade de Malta, Valletta é a capital e está localizada na Ilha de Malta, um dos três arquipélagos que formam o país no Mar Mediterrâneo.

Bem no litoral, Valletta ocupa uma região rochosa entre Grand Harbor e Marsamxett Harbour, portos naturais que circundam a cidade.

Mapa de Valletta

Que tal conhecer o mapa da cidade de Valletta? Isso vai ajudar na hora de planejar o roteiro pelos principais pontos de interesse do lugar.

Perceba que a capital maltesa é toda organizada, fruto do planejamento quando se deu sua construção. Além disso, ser uma das menores capitais europeias vai facilitar suas andanças entre as atrações!

Seguro viagem obrigatório para Malta

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Desde 2007, Malta passou a fazer parte do Tratado de Schengen. E o que isso significa? É exatamente o que você pôde deduzir: para visitá-la, o seguro viagem é item obrigatório.

Ainda que não fosse, economizar na segurança não é das coisas mais espertas a se fazer.

Ter o seguro viagem é uma forma de se precaver diante de vários imprevistos que podem acontecer em uma viagem internacional, desde problemas médicos ao cancelamento ou atraso de voo.

Por isso, não deixe de garantir o seu! Acesse o Seguro Promo e encontre planos completos pelos melhores preços, que vão deixar o seu passeio mais tranquilo e seguro.

O que fazer em Valletta, Malta?

Caminhando pelas ruas estreitas de Valletta, os turistas podem encontrar verdadeiras jóias históricas e culturais, que são itens indispensáveis ao planejar o que fazer em Malta.

Valletta, Malta, reúne tantas atrações (inúmeras igrejas, palácios, fortes e parques) que é considerada Patrimônio Mundial da Unesco, e foi a Capital Cultural da Europa em 2018.

Para deixar um gostinho de quero mais, fizemos uma lista com as atrações imperdíveis da capital de Malta que vão despertar o seu interesse por este destino. Confere aí!

City Gate

Começar a visita por Valletta pela porta da cidade dará a real dimensão de como o lugar concilia o passado e o novo de forma espetacular. 

Ao longo da história, a capital conviveu com invasões de diferentes povos. Projetada com ideal de fortificação, muralhas foram levantadas para proteger a cidade.

Em 2014, elas foram revitalizadas para serem uma das atrações da lista de o que conhecer em Valletta, Malta.

Idealizados pelo arquiteto Renzo Piano, o City Gate traz formatos que complementam o Parlamento — moderna obra projetada pelo mesmo arquiteto — de um lado, e contrastam com os edifícios mais antigos do outro. Não poderia haver cartão de visitas melhor!

Rua da República

Valleta Malta rua da republica
fonte: Wikimedia foto de Masturbius

Ao cruzar o portão da cidade, você estará na principal rua de Valletta, a rua da República. 

Se você optar por percorrer toda a sua extensão, verá que irá fazer o trajeto de uma ponta a outra da capital maltesa.

Por essa rua, se espalham restaurantes e cafés, alguns com belas vistas dos seus terraços. Há monumentos importantes, como o prédio do Parlamento, e igrejas: entre elas, as de Santa Bárbara e a de São Francisco de Assis.

Quem tem o hábito de comprar lembranças nos destinos que conhece, não deve deixar de visitar a rua da República. 

Há várias lojinhas que vendem souvenirs da cidade, incluindo o principal deles, uma estatueta dos cavaleiros da Ordem. 

St. John’s Co-Cathedral

Não se valha da primeira impressão. Apesar de parecer um tanto quanto simples quando vista de fora, ao entrar na St. John’s Co-Cathedral você vai se impressionar com seu interior.

Paredes, a abóbada, as portas: tudo é detalhadamente bem decorado com símbolos dourados e pinturas que representam a vida de São João Batista.

No chão da Co-Catedral, o piso de mármore guarda os túmulos dos Cavaleiros da Ordem de São João e são decorados com brasões.

Para tornar o templo ainda mais especial, a capela anexa guarda um espaço onde estão expostas obras originais do pintor Caravaggio.

A visita à St. John’s Co-Cathedral custa 15 euros e é uma das atrações imperdíveis em Valletta, Malta, em um dia.

Palácio do Grão-Mestre

Valleta Malta palácio do grão mestre
Fonte: Pixabay

Construído entre os séculos XVI e XVIII, o Palácio Grão-Mestre sempre esteve ligado à vida política do país. 

No passado, foi a residência dos Grão-Mestres da Ordem de Malta, que governavam o país. Hoje, é a sede do gabinete do presidente de Malta.

Durante a visita, é possível conhecer os pátios e salões que conservam a decoração original, com direito a muito ouro.

Uma das partes mais fascinantes é o antigo estábulo que abriga o arsenal, com exposições de armaduras e armas que pertenceram aos cavaleiros da Ordem de Malta. Dica imperdível para o que visitar em Valletta, Malta.

Jardins de Barrakka

Pensar nos Jardins de Barrakka apenas como local de descanso e fuga nos dias mais quentes de Valletta é desperdiçar seu potencial turístico. 

Antes, saiba que eles estão divididos em Upper e Lower Barrakka Garden (em tradução livre, temos o jardim de cima e o de baixo).

O principal e mais atrativo é o Upper, com uma bela vista para o Mediterrâneo, fonte, canteiros de flores e árvores que oferecem um refresco.

Tente visitá-lo próximo ao meio dia, que é quando acontecem os tiros de canhão do Saluting Battery, resgatando a folclórica forma de receber os navios estrangeiros.

Pegue o elevador e desça aos jardins inferiores, que ficam à beira-mar. A principal atração do Lower Garden é o monumento Siege Bell War Memorial, “O Sino”, que tem as Três Cidades ao fundo.

Auberge de Castille

Na parte alta da capital de Malta está o Auberge de Castille, palácio que foi ocupado como residência pelos cavaleiros da Ordem. 

A atração conserva suas características originais, mesmo tendo sido restaurado após sofrer danos durante a Segunda Guerra Mundial. 

Funciona, atualmente, como sede do Primeiro Ministro de Malta. Uma ótima parada após visitar os Jardins de Barrakka. 

Casa Rocca Piccola

Valleta Malta casa roca piccola
Fonte: Wikimedia foto de Continentaleurope

Em Valletta, Malta, pontos de interesses ligados aos palácios medievais não faltam. Mais um exemplo é a Casa Rocca Piccola. 

Trata-se do único palácio ainda habitado, onde viveram várias gerações do Marquês de Piro.

Durante a visita, os turistas podem observar 12 cômodos ainda mobiliados, um belo jardim e fazer um passeio por uma rede de túneis subterrâneos. Como a atração é privada, as visitas não são gratuitas. 

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Teatru Manoel

    Sabia que Valletta abriga o terceiro teatro mais antigo da Europa

    Construído em 1731, o Teatru Manoel, ou Teatro Nacional, foi pensado para promover o entretenimento dos cavaleiros da Ordem de Malta.

    Ainda hoje, o edifício está muito bem conservado, como pode ser visto em seu belíssimo interior. Ele é o principal ponto cultural para quem deseja assistir concertos ou apresentações durante visita à cidade.

    Museu Nacional de Arqueologia

    Não menospreze o Museu Nacional de Arqueologia. Embora seja pequeno, o lugar exibe uma coleção completa, que conta o passado do país desde o período neolítico

    O acervo é constituído de objetos de cerâmica, estátuas e muitos outros tesouros arqueológicos encontrados no território maltês. 

    Duas obras consideradas imperdíveis aos visitantes são a Vênus de Malta e a Senhora Adormecida. A entrada custa 5 euros. 

    Malta 5D

    Valleta Malta 5d
    malta5d.com

    Vai conhecer o país e não sabe o que fazer em Valletta, Malta, com crianças? O passeio pelo Malta 5D promete entretenimento na medida certa! 

    Trata-se de um teatro bastante tecnológico onde a história maltesa é contada em realidade 3D, com poltronas móveis e efeitos sensoriais, como jatos de água e rajadas de vento.

    Museu Nacional de Belas Artes

    Muitos dos itens da coleção do Museu Nacional de Belas Artes veio do Palácio do Grão-Mestre, uma vez que vários objetos remetem aos cavaleiros da Ordem de Malta.

    Só que a coleção também conta com pinturas e esculturas de artistas renascentistas até os mais contemporâneos.

    É interessante observar que o acervo dos artistas locais sugere forte influência da arte romana, um dos povos que exploraram a ilha no passado. 

    Fort St Elmo

    Valleta Malta fort st elmo
    Fonte: Pixabay

    Construída pelo cavaleiros da Ordem de Malta para proteção dos portos e da cidade de Valletta, o Fort St Elmo tem contribuição inestimável na história maltesa.

    O mais emblemático dos episódios foi O Grande Cerco, quando os cavaleiros resistiram por mais de 30 dias às tentativas de invasão turca. 

    Por sua contribuição militar, é natural o forte abrigar o Museu Nacional da Guerra, com coleção de armas, armaduras e veículos utilizados na Segunda Guerra Mundial, incluindo o único avião do país que não foi destruído por italianos.

    No fim do passeio, aprecie a vista incrível para o mar que se tem do Fort St Elmo.

    Três Cidades

    Não dá para deixar as Três Cidades de fora da lista sobre o que visitar em Valletta, Malta.

    Assim como quase tudo na cidade, elas têm influência dos cavaleiros da Ordem, responsáveis pelas construções, e serviram como forte defensivo nas ofensivas estrangeiras.

    Cruzando o Grand Harbour de barco, se chega às Três Cidades: Vittoriosa, Sanglea e Cospicua.

    Das três, Vittoriosa é a com história mais rica, e durante uma caminhada você pode visitar suas principais atrações: o Forte de Santo Ângelo, o Museu Marítimo e o Palácio do Inquisidor.

    Restaurantes em Valletta

    Em razão da localização no meio do Mar Mediterrâneo, a culinária maltesa é fundamentada em pratos feitos à base de peixes e frutos do mar.

    Quer opções de onde comer? No Rampila Restaurante, além de ótima refeição, os turistas podem aproveitar a vista para a fortaleza enquanto comem.

    Já o Caffe Cordina, que também serve almoço, vale não apenas pela parada para um café e sobremesa, mas para contemplar a belíssima arquitetura da sua edificação.

    Roteiro para Valletta, Malta, em um dia

    Valleta Malta em 1 dia
    Fonte: Pixabay

    Malta está na rota dos cruzeiros marítimos pelo Mar Mediterrâneo, e sua capital, Valletta, é um dos pontos onde as luxuosas embarcações param para a diversão dos turistas.

    Por isso, é comum que alguns de seus visitantes tenham apenas um dia, ou algumas horas, para conhecer Valletta, Malta, pontos turísticos e atrações da cidade.

    Quer saber o que não dá para perder em Valletta, Malta, em um dia?

    Comece o passeio pela Co-Catedral de São João (St. John’s Co-Cathedral) e siga para o Palácio do Grão-Mestre

    Antes de almoçar, não perca os tiros de canhão na Upper Barrakka Garden, também um ótimo lugar para descansar após a refeição.

    Durante a tarde, tente visitar o Fort St Elmo e reserve um tempinho para garantir as lembrancinhas na Rua da República.

    Contrate o seu seguro viagem para Malta pelo melhor preço!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Viu como Valletta, Malta, pode ser incrível mesmo sendo tão pequena? Temos certeza que a vontade de conhecer a capital maltesa já é grande.

    Pois agora é só programar a viagem e preparar as malas! Não se esqueça de economizar comprando as passagens aéreas cedo e contratando o seu seguro viagem.

    E para encontrar os melhores preços de coberturas, conte com o Seguros Promo. Você pode comparar os planos e pagar bem menos para ter tranquilidade no seu passeio.

    Já pensou em conhecer Malta com mais segurança e proteção? De Promo você pode! 


    Leia também:

    aaaa