CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Eslováquia: mapa, curiosidades e dicas de turismo

A diversidade cultural está espalhada por toda a Eslováquia: mapa incrível com castelos medievais, entre vários países europeus. Saiba o que ver por lá!

Se você quer saber tudo sobre a Eslováquia — mapa, dicas imperdíveis de turismo, as melhores atrações, curiosidades do país e muito mais — então, você está no artigo certo!

Criamos um guia completo, com tudo o que você precisa saber sobre este país da Europa Central com uma história milenar!

Conheça o idioma, a moeda oficial, as principais cidades e destinos turísticos imperdíveis da Eslováquia. Confira!

Cote seu seguro viagem obrigatório para a Europa no Seguros Promo e garanta os melhores planos, atendimento e ainda 15% de desconto. Aproveite!

Eslováquia: mapa, quando ir e mais informações para sua viagem

Irmã da República Tcheca, com quem outrora formou a já extinta Tchecoslováquia, a Eslováquia é um pequeno país europeu com uma história riquíssima e uma cultura encantadora.

Independente desde 1993, o país ainda fica esquecido na maior parte dos roteiros de viagem pela Europa, mas basta conhecer um pouquinho mais sobre a Eslováquia para perceber que isso é um grande desperdício.

Com paisagens naturais exuberantes, castelos medievais bem conservados, igrejas imponentes em diversos estilos arquitetônicos e ruínas de tempos antigos, a Eslováquia pode ser tudo o que você procura para as suas férias!

Onde se localiza a Eslováquia?

Eslováquia Mapa onde se localiza
Fonte: Pixabay

Afinal de contas, onde fica a Eslováquia no mapa? Este pequeno país está bem no coração do Velho Continente, na Europa Central.

Por conta da localização, a melhor época do ano para visitar a Eslováquia é nos meses mais quentes do ano, de maio a outubro, quando os dias são mais longos e os termômetros registram média de 10°C a 20°C.

Eslováquia: mapa na Europa

A Eslováquia parece ficar “espremida” entre vários países europeus: Áustria, República Checa, Polônia, Ucrânia e a Hungria. 

A capital do país, Bratislava, é a única capital europeia que divide fronteira com dois países, a Hungria e a Áustria. A cidade é, também, o principal porto do país.

Confira Eslováquia, mapa, na Europa!

O que é preciso para entrar na Eslováquia?

Se você está pensando em conhecer o mapa da Eslováquia, é melhor providenciar com antecedência os documentos necessários.

O primeiro passo é se certificar de que o seu passaporte está dentro da validade mínima de seis meses após a data de embarque.

Além disso, você precisará providenciar comprovantes de hospedagem, passagens aéreas e de condições financeiras para se manter durante a viagem, como dinheiro em espécie, cartões de créditos e extratos bancários, entre outros.

O país faz parte do Tratado de Schengen, que garante a livre circulação de viajantes em viagens com duração máxima de 90 dias, com isenção de visto.

Em contrapartida, o visitante é obrigado a contratar um seguro viagem, com cobertura mínima no valor de 30 mil euros para despesas médico-hospitalares (DMH).

O seguro viagem garante uma série de serviços, benefícios e coberturas para o viajante, como seguro bagagem, assistência médica e odontológica, auxílio por cancelamento de voo e muito mais.

Como escolher o seguro viagem obrigatório?

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Para escolher o melhor seguro viagem para o seu perfil, a melhor alternativa é contar com o auxílio de quem entende do assunto. Nessa tarefa, você pode confiar no Seguros Promo!

O melhor comparador do Brasil permite a análise simultânea dos planos e preços de até quatro seguradoras por vez, facilitando a missão de encontrar o menor preço!

Em qualquer momento do processo você pode contar, ainda, com o auxílio de uma equipe qualificada e empenhada em oferecer o melhor serviço para o viajante.

História da Eslováquia

A Eslováquia é um país de história rica, com mais de 1.000 anos de lutas, guerras, ocupações e glórias.

Entre os séculos X e XX, o país esteve sob domínio húngaro e teve grande importância política e geográfica. No século XIV, a capital Bratislava, chegou, inclusive, a ser capital do Império Áustro-Húngaro.

Depois da Primeira Guerra Mundial, o império foi desmembrado e surgiu a Tchecoslováquia, dominada pelo governo nazista alemão. Depois da Segunda Guerra Mundial, foi a vez da União Soviética ocupar o território.

O regime comunista só chegou ao fim em 1989: quatro anos depois, o território foi dividido em dois Estados e surgiu, enfim, a Eslováquia como hoje a conhecemos.

Qual a capital?

Eslováquia Mapa capital
Fonte: Pixabay

A capital eslovaca é a milenar Bratislava, ou Pozsony (no idioma húngaro), ou Pressburg (em alemão). 

A cidade foi capital do Império Áustro-Húngaro durante o século XIV e só perdeu o posto para a então emergente Viena.

Hoje, Bratislava é a maior cidade do país, com mais de 420 mil habitantes.

Qual a língua do país?

A população eslovaca é bastante diversa, com povos de diferentes origens. A maior parte, 86%, é formada por eslovacos, enquanto os húngaros são 11% da população, seguidos por 2% de ciganos e 1% de outros povos.

Isso quer dizer que, assim como a cultura, a língua é também uma grande mistura.

O idioma oficial é o eslovaco, mas não é difícil encontrar falantes de tcheco, húngaro e alemão pelo país.

Se você pretende não arriscar em idiomas desconhecidos e se vira bem no inglês, o idioma é falado em poucos lugares, como pontos turísticos, hotéis e restaurantes.

Qual a moeda?

Eslováquia Mapa moeda
Fonte: Pixabay

A Eslováquia faz parte da União Europeia e aderiu ao euro como moeda oficial em 2009.

Principais cidades da Eslováquia: mapa 

Muitos viajantes combinam uma visita à Eslováquia com viagens a outros países europeus, como a Áustria, a Hungria e a República Tcheca, devido à localização da Eslováquia no mapa da Europa.

Bratislava não é a única cidade turística do país: por todo o território o visitante encontra paisagens exuberantes, castelos e ruínas medievais e muito mais. Confira os principais pontos turísticos da Eslováquia no mapa!

Pontos turísticos do país

A Eslováquia não é um país de grande extensão territorial, mas tem inúmeros atrativos e pontos turísticos imperdíveis.

O principal atrativo do país são seus castelos medievais: mais de 300 castelos e ruínas ficam no país, que tem uma das maiores concentrações de castelos de toda a Europa.

O mais famoso deles fica na capital, Bratislava: o Bratislava Castle, com vista privilegiada para o rio Danúbio. 

A capital eslovaca, inclusive, mais parece uma fortaleza medieval, com castelos, edifícios históricos em diversos estilos arquitetônicos e museus incríveis. 

O interior eslovaco, por sua vez, também preserva bem suas cidades históricas.

Que tal visitar o centro medieval de Bardejov, praticamente intocado há séculos? Ou explorar as Montanhas Tatras, conhecidas como os Alpes Eslovacos?

Um dos maiores castelos em ruínas da Europa fica na Eslováquia: o Castelo de Spiš é tão importante que está na lista de Patrimônio Mundial da Unesco!

No Parque Nacional de Pieniny, embarque em uma balsa para explorar as curvas do Rio Dunajec. Ou, então, que tal explorar as cavernas de gelo do Parque Nacional Slovenský Raj?

Procura um destino para turismo de inverno? Então, conheça as estações de esqui de Jasná, no Vale de Demänovská.

Em Košice, segunda maior cidade do país, visite um imenso museu arqueológico subterrâneo ou a impressionante Catedral de Košice, bem como monumentos e relíquias medievais perfeitamente conservadas.

Para uma viagem no tempo, caminhe pelas ruas históricas de Levoča, também listada entre os Patrimônios Mundiais da Unesco.

Como já deu para perceber, a Eslováquia tem atrações para qualquer perfil de turista, em todo o território do país. Escolha os pontos turísticos que você quer conhecer a comece a planejar logo uma viagem inesquecível!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Curiosidades da Eslováquia

    Eslováquia Mapa curiosidades
    Fonte: Pixabay

    Centro de encontro de diversas culturas, a Eslováquia é um país repleto de peculiaridades e curiosidades. Você sabia, por exemplo, que o país tem mais de 40% de seu território tomado por florestas exuberantes?

    O clima ameno não é bom apenas para a fauna e a flora, mas também para as adegas locais! O vinho eslovaco é considerado de excelente qualidade e é bem mais barato que rótulos de outras nacionalidades.

    Um dos principais pontos turísticos da capital, Bratislava, foi criado sem nenhum motivo. O Cumil, estátua de um operário saindo de um bueiro, foi instalado em 1997 sem nenhuma explicação.

    Além disso, a Eslováquia é um dos poucos países do mundo em que a Coca-Cola não é dominante. O refrigerante preferido dos eslovacos é o Kofola, criado durante a Guerra Fria para rivalizar com a marca norte-americana.

    Eslováquia: mapa de países vizinhos

    A Eslováquia fica entre diversos países na Europa Central, o que pode ser um incentivo para o viajante explorar várias fronteiras em uma única viagem. 

    Confira os principais destinos que ficam perto de Eslováquia no mapa!

    Áustria

    Eslováquia Mapa austria
    Fonte: Pixabay

    No coração da Europa, a Áustria é um dos países mais encantadores do continente, oferecendo um interessante contraste entre o moderno e o antigo.

    Se você procura galerias de arte, apresentações musicais, peças teatrais, parques ao ar livre e bons cafés, que tal considerar uma esticadinha da Eslováquia para a Áustria?

    A capital, Viena, é considerada um berço cultural, com muitos museus, palácios, óperas e monumentos históricos.

    Em Salzburgo, conheça o centro histórico medieval e explore amplos parques com áreas verdes e riachos.

    Aproveite para conhecer o Vale Wachau, listado como Patrimônio Mundial pela Unesco, e o Salzkammergut, com vales, montanhas e lagos que mais parecem saídos de um conto de fadas.

    República Tcheca

    País-irmão da Eslováquia, com quem formou a Tchecoslováquia até 1993, a República Tcheca tem uma história milenar e uma cultura riquíssima, além de estar entre os países mais baratos para viajar.

    Na capital, Praga, o principal ponto turístico é o maior castelo do mundo, o Castelo de Praga, construído no século XI, quando a cidade foi fundada.

    Também em Praga fica a impressionante Catedral de São Vito, que começou a ser erguida em 1344: além dos magníficos vitrais coloridos, o visitante pode ver a tumba do rei Venceslau IV e as joias da coroa.

    No interior do país, Český Krumlov é uma cidade famosa por seu bairro medieval preservado, agradáveis passeios de barco pelo rio Moldava e um impressionante castelo construído no século XIII!

    Prefere o luxo e conforto de SPAs e águas termais? Então, não deixe de visitar Karlovy Vary, cidade conhecida por suas termas e pela exuberante floresta que cerca a região.

    Polônia

    Eslováquia Mapa polonia
    Fonte: Pixabay

    A Polônia faz fronteira com a Eslováquia no mapa e é mais um destino imperdível na região, com uma ampla história e muita cultura.

    A capital, Varsóvia, guarda as dores da Segunda Guerra Mundial e do regime comunista soviético em um centro histórico que foi totalmente reconstruído após a Segunda Guerra Mundial, e hoje, figura na lista de Patrimônio Mundial da Unesco.

    A cidade tem diversos museus, memoriais e igrejas, com destaque para o impressionante Gueto de Varsóvia, onde viviam os judeus antes e durante o Holocausto, um dos cenários mais devastados pelo regime nazista.

    Em contraste, Cracóvia, a antiga capital, manteve-se intocada durante a Segunda Guerra Mundial por ter servido de quartel-general para Hitler na Polônia, o que significa um grande número de monumentos e edifícios bem-preservados.

    A cidade é o principal ponto de partida para o visitantes que desejam conhecer o Complexo de Auschwitz-Birkenau, onde mais de 1,1 milhão de judeus morreram durante o Holocausto, e a impressionante Mina de Sal de Wieliczka.

    Quase na fronteira com a Bielorússia, Białystok tem um centro histórico muito conservado, Rynek Kosciuszki (ou “Cidade Velha), com edifícios históricos em diferentes estilos arquitetônicos e uma agitada vida noturna.

    A cidade polaca mais próxima da Eslováquia é Chochołów, no sopé das Montanhas Tatra, com clima de contos de fadas, com direito a casinhas de madeira em meio a pinheiros sempre verdejantes.

    Compre seguro viagem com menor preço

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Agora que você já sabe tudo sobre a Eslováquia, mapa, curiosidades e destinos imperdíveis, está na hora de fazer a cotação de seguro viagem Europa barato!

    Assim, você terá direito a cobertura de despesas médico-hospitalares, traslado médico ou funerário, seguro bagagem, auxílio em caso de atraso ou cancelamento de voo e muito mais.

    Além disso, o viajante segurado tem direito a central de atendimento com funcionamento 24 horas por dia, sete dias na semana, 100% em português!

    A boa notícia é que você pode encontrar o melhor preço para o seu seguro viagem obrigatório com quem mais entende do assunto: o Seguros Promo permite a comparação de até quatro planos por vez!

    Desse jeito, fica fácil encontrar o melhor plano para o seu perfil de viajante e o melhor preço para o seu bolso!Conhecer o mapa da Eslováquia com economia? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa