CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Capital da Lituânia: conheça os 7 principais atrativos de Vilnius

Que tal conhecer Vilnius, a capital da Lituânia é cheia de belezas e atrativos para quem está visitando a Europa. Conheça os principais para o seu roteiro

Vilnius, capital da Lituânia, é um dos destinos mais interessantes da Europa para quem aprecia arte, cultura e arquitetura.

Às margens do Mar Báltico, essa pequena cidade pouco conhecida dos turistas, tem suas raízes na era medieval com prédios construídos em estilo gótico, barroco e renascentista.

Com ruas arborizadas e um estilo charmoso de viver, a capital do país é linda de viver e reserva experiências inesquecíveis aos seus visitantes.

Cote seu seguro viagem obrigatório para a Europa no Seguros Promo e aproveite nosso cupom de 15% de desconto!

Capital da Lituânia: turismo, gastronomia e dicas de hospedagem

Agora que você já sabe qual a capital da Lituânia, chegou a hora de preparar um roteiro bem interessante pelos lugares mais incríveis da cidade.

Durante o seu tour, conhecer as igrejas espalhadas por todos os cantos de Vilnius é quase que uma regra, já que são verdadeiras relíquias e figuras importantes para a história do país.

Em toda a cidade, há também muitos bairros charmosos com muitas lojas, ateliês, boutiques, bares e restaurantes. Inclusive, a gastronomia será, certamente, o ponto alto da sua viagem.

A culinária da Lituana é muito saborosa e possui comidas típicas, que são verdadeiros símbolos do país. A maioria dos pratos são compostos por batatas, pães e carne de porco. 

Encontrar a hospedagem que combina com seu bolso e estilo de viajante também não será um problema. Há muitas opções de hotéis, pousadas e apartamentos com diferentes preços, com ótima infraestrutura e localização.

Onde fica a Lituânia?

Capital da Lituânia onde fica
Fonte: Pixabay

A verdade é que, embora seja um país lindo e cheios de histórias para contar, muitas pessoas ficam na dúvida sobre onde é a Lituânia.

Esse cantinho muito charmoso da Europa faz parte das Repúblicas Bálticas, fazendo fronteira com a Letônia, Bielorrússia, Polônia e com o enclave de Kaliningrado, na Rússia.  Atualmente o país conta com três milhões de habitantes.

Como se locomover por Vilnius?

Não há muitos mistérios ou dificuldades para se locomover por Vilnius. É possível escolher entre ônibus e trólebus, já que a cidade não possui rede de trens e metrôs. 

Uma dica é baixar o aplicativo do transporte público chamado de Trafi para facilitar o deslocamento. 

O ticket único do transporte custa 1 euro, mas dependo do período que ficará na cidade, recomendamos que adquira cartão transporte, que oferece descontos nas passagens e também em atrações turísticas, como museus. 

A passagem de ônibus com validade de 24 horas custa 5 euros e o ticket de 72 horas 8 euros.

Menores preços de seguro viagem obrigatório para a Lituânia

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Para conhecer a capital da Lituânia, você precisa fazer a contratação de um seguro viagem, já que é item obrigatório para entrar no país.

A obrigatoriedade está respaldada no Tratado de Schengen, que disciplina a circulação de turistas no território europeu.

O acordo entre vários países da União Europeia tem como objetivo garantir a segurança dos estrangeiros em situações como acidentes, problemas de saúde, extravio de bagagem, atraso e cancelamento de voos, entre outros.

Para encontrar os menores preços, concentre as suas pesquisas na nossa plataforma verificadora, Seguros Promo, que apresenta os melhores planos das principais seguradoras do Brasil.

No nosso site, é possível simular diferentes opções de planos para encontrar aquele que combina com o seu perfil de viagem e também com seu bolso.

Como é o clima na Lituânia?

Para fazer turismo na Lituânia, nada melhor do que entender como é o clima do país para que possa escolher a melhor época para viajar. A nação europeia possui um clima marítimo e continental com verões chuvosos, leves e curtos.

Já os invernos são longos, rigorosos, nevados e com temperaturas que ficam entre -4°C e -9°C. No verão, a temperatura média é de 17°C. Ao longo do ano, chove bastante em todo território lituano.

Quando fazer turismo na capital da Lituânia?

Capital da Lituânia quando fazer turismo
Fonte: Pixabay

Para os turistas que desejam escapar do inverno rigoroso e das temperaturas congelantes, o verão, entre os meses de junho e setembro, é a época mais recomendada para turistar por Vilnius.

É possível fazer turismo na Lituânia também na primavera, que começa em março e vai até junho, e também no outono, de outubro até dezembro.

Mesmo em estações intermediárias, a temperatura não é tão elevada e nem muito baixa, o que favorece os passeios ao ar livre.

Mas não deixe de levar agasalhos e roupas bem quentinhas, pois é clima no país é bem diferente do que estamos acostumados.

O que fazer em Vilnius?

Não é à toa que Vilnius é uma das cidades mais visitadas dos Países Bálticos. Além de toda a sua elegância, você ficará encantando com seus prédios históricos, igrejas, palácios, museus e parques espalhados por toda a capital.

Prepare roupas e calçados confortáveis para explorar as atrações mais interessantes e conhecer um pouco mais sobre a história desta antiga cidade medieval. 

1.Old Town

Capital da Lituânia Old Town
Fonte: Pixabay

O seu passeio por Vilnius deve começar pelo Old Town, um centro histórico animado e repleto de prédios e casarões antigos e bem preservados. 

No seu tour pelo local, você verá muitas igrejas construídas em estilo barroco e gótico, que são puro charme. 

Em Vilnius, Lituânia, a torre medieval do Castelo de Gediminas é um dos locais mais visitados pelos turistas no Old Town. 

Não deixe também de entrar nas pequenas lojistas, que existem em ruazinhas estreitas para comprar artesanato, queijos e jóias.

Durante à noite, os bares, restaurantes e clubes ganham destaques nos roteiros turísticos. 

2. Igrejas

As diversas igrejas espalhadas por toda a cidade são passeios obrigatórios durante as suas andanças pela capital.

A Igreja de Santa Ana, construída com mais de 30 diferentes tipos de tijolos de barro e pintada em tons vermelhos, é uma das mais importantes não somente pela sua questão religiosa, mas também pela sua arquitetura gótica.

Ao entrar no local, é possível observar arcos, que são enquadrados por componentes em formatos retangulares, o que cria uma impressão de dinamismo.

Na hora de decidir o que fazer em Vilnius, não deixe de entrar também na Igreja de Santa Catarina, que fica na região central.

Além de cerimônias religiosas, o templo também recebe muitos eventos culturais, ensaios e concertos ao longo do ano. 

A Igreja de São Casimiro, construída em estilo barroco em 1618, não é tão imponente quanto às demais, mas também é belíssima e merece uma visita.

Já a Igreja Dominicana do Espírito Santo é belíssima e conta com características de estilo barroco e ornamentação rococó.  Ao longo da sua história, o edifício serviu também como prisão e ainda preserva uma masmorra com cerca de 2 mil corpos mumificados.

A Igreja Ortodoxa do Espírito Santo, reconstruída de 1749 a 1753, em estilo barroco também é um local que merece faz parte do seu roteiro. O edifício foi erguido em 1638 quando a capital pertencia à comunidade polonesa-lituana.

Em Vilnius, não deixe de conhecer ainda a Igreja Gates of Dawn, declarada Patrimônio Mundial pela Unesco. O templo é dedicado a Estanislau de Szczepanów e São Ladislau.

No seu interior, há uma capela dedicada a São Casimiro, que recebe peregrinos de todo país e também da Europa.  

A Catedral de Vilnius é uma das mais importantes por abrigar criptas de nomes importantes para a Lituânia, como Vytautas, o Grande, sua esposa, seu irmão Segismundo I Kęstutaitis e muitos outros integrantes da Família. O local foi palco também de coroações dos grão-duques da Lituânia.

3. Palácio dos Duques da Lituânia

Capital da Lituânia Palácio dos Duques
Fonte: Pixabay

Em Vilnius, pontos turísticos também incluem palácios exuberantes, como o dos Duques da Lituânia, que foi demolido no século 19, mas posteriormente reconstruído, preservando a arquitetura original do edifício.

Na época, o local foi um importante centro diplomático, político e cultural de todo o país. Hoje em dia, o prédio é a residência oficial do presidente da Lituânia.

4. Torre do Castelo Gediminas

A Torre do Castelo Gediminas fica no alto da colina, garantindo uma linda vista de toda a capital do país. No passado, a torre, que é símbolo da cidade, fazia parte de um imponente castelo, construído no século 15.

Atualmente, a torre possui 20 metros de altura, mas a construção original tinha mais um andar. No local, funciona um museu com exposições de modelos dos castelos da capital, além de armas e outros equipamentos de defesa.

5. Museu Nacional da Lituânia

Em Vilnius, capital da Lituânia, há também alguns museus interessantes, como o Nacional, fundado em 1952.

Localizado no castelo de Vilnius, o local possui exposições do novo Artesanal, que conta a história do país e exibe documentos e diferentes peças entre os séculos 13 a 20.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    6. Museu da KGB

    O Museu das Vítimas dos Genocídios é um dos pontos turísticos mais populares entre os turistas. Além das exposições, o edifício do século 19, é também é muito importante, pois faz parte da história funesta da cidade.

    Entre os anos de 1940 e 1944, o prédio era sede da Gestapo, antiga polícia secreta alemã. Nessa época, muitas pessoas foram presas no subsolo do prédio, onde ainda existem as celas.

    Durante o tour pelo espaço, os visitantes conhecem um pouco sobre esse triste período do país, podem conferir peças, documentos, equipamentos, além de percorrer salas administrativas, celas e também câmara de execução, onde centenas de pessoas foram mortas. 

    7. Bairro Uzupis

    Capital da Lituânia uzupis
    Fonte: Pixabay

    Sua viagem de turismo na Lituânia deve incluir um passeio pelo charmoso Bairro Uzupis, repleto de murais, esculturas, casarões e prédios antigos e encantadores.

    A região abriga também muitos estúdios de artistas, cafés modernos, boutiques de estilistas, restaurantes, além de um cemitério, onde estão enterrados corpos de figuras importantes para o país.

    Onde comer em Vilnius?

    A gastronomia lituana também tem lugar garantido nos roteiros turísticos. E não é por menos, a culinária do país é muito saborosa e encanta seus visitantes. 

    Entre os principais ingredientes mais usados nos pratos estão as batatas, sour cream e carne de porco.

    Para os turistas que preferem um ambiente mais sofisticado em Vilnius, o restaurante Etno Dvaras é uma excelente opção. 

    No local, não deixe de experimentar o Cepelinai, chamado de Didžkukuliai, e as panquecas de batata, que levam o nome de bulviniai blynai, que é uma especialidade da casa.

    O restaurante Stikliai Tavern é ideal para quem curte um ambiente mais caseiro, mas com comida boa. O pão frito e a sopa fria de beterraba estão entre os pratos mais pedidos. Por isso, não deixe de experimentar.

    Que tal saborear uma deliciosa pizza lituana? O clássico da comida italiana também faz o maior sucesso em todo país. 

    Conheça o Užupio Picerija e o restaurante Pomodoro, ótimas opções para quem quer uma refeição mais familiar e saborosa. Não deixe de apreciar essas delícias com um bom vinho.

    Onde se hospedar na capital da Lituânia?

    Capital da Lituânia onde hospedar
    Fonte: Pixabay

    Não precisa se preocupar, pois a capital possui muitos hotéis, pousadas e apartamentos com os mais diversos preços.

    Em Vilnius, Lituânia, os melhores lugares para se hospedar são os bairros que estão localizados na área mais central, como Šnipiškės, que fica bem perto do centro histórico.

    O bairro Žvėrynas é uma região com opções de hospedagens mais caras para os turistas que não dispensam conforto e requinte. Por isso, se quer economizar, essa não é uma boa opção.

    Antakalnis é uma área repleta de parques e áreas verdes, perfeito para quem não dispensa contato com a natureza e uma região agradável. 

    Já Senamiestis é uma área muito charmosa, considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, com ótimas opções de hotéis, restaurantes e bares, além de ficar próximo de atrações turísticas.

    O que fazer em Vilnius em 1 dia?

    Para os turistas que pretendem fazer um bate-volta até à capital, saiba que é possível conhecer lugares incríveis e ricos em histórica. 

    No seu roteiro de 1 dia, recomendamos que você faça uma visita ao Old Town, repleto de locais históricos, lojas, bares e restaurantes.

    As igrejas são paradas obrigatórias, assim como o Palácio dos Duques da Lituânia e a Torre do Castelo Gediminas. Se der tempo, faça um tour pelos museus da cidade.

    Viaje com segurança para a capital da Lituânia!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Ficou surpreso com a quantidade de atrações que existem na capital da Lituânia? Uma coisa é certa: a cidade é linda, possui uma história incrível e oferece as mais diversas opções de lazer para os seus turísticas.

    Mas além de montar um roteiro bacana com as principais atrações, lembre-se que o seguro é item obrigatório para desembarcar no país.

    Na hora de viajar com segurança, seu lugar é no nosso site, Seguros Promo, que oferece opções para todos os bolsos com ótimos preços, descontos e muitas promoções. Quer viajar seguro e barato? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa