CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Comidas exóticas: as iguarias mais diferentes do Brasil e do mundo

Quais são as comidas exóticas do mundo? Reunimos as mais famosas para você conhecer um pouco mais sobre turismo gastronômico!

As comidas exóticas podem ser um excelente motivo para fazer as malas e cair pelo mundo, explorando os diferentes sabores das diversas culinárias espalhadas pelo globo.

O turismo gastronômico tem crescido cada vez mais por dois motivos básicos: primeiro, o prazer de conhecer novos sabores e aromas; além disso, os pratos diferentes podem dizer muito sobre uma cultura e um povo.

Criamos um guia completo com as iguarias mais diferentes do Brasil e do mundo para que você possa se jogar no turismo gastronômico com segurança! Confira!

Não deixe de cotar seu seguro viagem no Seguros Promo e ganhar 15% de desconto.

Comidas exóticas: pratos para se aventurar no turismo gastronômico

Cada viagem tem suas próprias características. Você pode optar por viajar para esquiar, viajar para fazer safári, viajar para conhecer um monumento, viajar para conhecer uma pessoa, e… Viajar para comer!

Que tal conhecer o vinho de cobra chinês, a carne de canguru australiana ou o polêmico foie gras francês?

Se você já é ou pretende se tornar um turista gastronômico, não faltam pratos diferentes esperando por você, seja no Brasil ou em outras partes do mundo.

O que é uma comida exótica?

Comidas exoticas o que é
Fonte: Pixabay

Antes de fazer as malas para experimentar os pratos exóticos, é importante entender o que é a tal comida exótica.

Exótico é tudo aquilo que vem de fora, considerado estrangeiro. No entanto, ao se falar de comida as coisas não são bem assim. Nessas horas é importante se perguntar: “exótico para quem?”.

Afinal, o foie gras é relativamente comum na Europa, mas completamente diferente na China. O tucupi é familiar para os moradores do Norte do Brasil, mas parece de outro mundo para os gaúchos e catarinenses.

Ou seja, o que é exótico varia bastante de uma cultura para a outra, mesmo na gastronomia.

Comidas exóticas no Brasil

Você não precisa viajar para o outro lado do mundo para experimentar pratos exóticos.

O Brasil é um país de proporções continentais, e isso significa que pode haver algum prato por aí de que você nunca ouviu falar ou ainda não teve a oportunidade de experimentar.

Confira algumas das principais comidas exóticas brasileiras! 

Chouriço

Comidas exoticas chouriço
Fonte: Pixabay

Uma das mais populares comidas exóticas no Brasil, o chouriço (ou chouriça) pode ser encontrado em praticamente todas as regiões brasileiras.

O prato tem origem espanhola e é bastante comum na Península Ibérica, mas sofreu algumas adaptações ao chegar ao Brasil. 

Enquanto a morcela (ou Morcilha) espanhola é um embutido feito apenas com gordura e sangue de porco, o chouriço brasileiro leva elementos diferentes: carne e gordura de porco, tempero generoso e processo de cura em fumeiro.

Essa linguiça diferente, com a cor avermelhada do sangue de suíno, pode ser consumida crua, cozida ou assada na cachaça, chamando atenção pelo tempero caprichado!

Moela

Mais um dos pratos exóticos brasileiros que encontramos em qualquer região do país, a moela pode ser considerada uma comida, digamos, “estranha”.

Afinal de contas, o prato é feito com parte do sistema digestivo dos frangos, onde é feita a digestão mecânica (ou a “moeção”) de tudo que o frango come.

Apesar do modo de produção curioso, a moela é bastante saborosa e se tornou uma típica “comida de boteco”, preparada com molhos especiais e/ou vegetais, como batata e cebola.

Buchada de bode

Comidas exoticas buchada de bode
Fonte: Wikimedia foto de Wilfredor

A mais famosa das comidas exóticas nordestinas, a buchada de bode é um clássico: o prato é feito com o bucho, ou seja, as entranhas do bode.

O prato tem sabor acentuado, bem forte, e não existe meio-termo: ou você ama, ou odeia.

Vários órgãos entram na iguaria, como rins, fígado e vísceras. Tudo é metodicamente lavado e fervido. Depois, cortado em pedaços pequenos, temperado e cozido em bolsas feitas com o estômago do bode.

Mocotó

Muita gente já comeu mocotó sem saber de onde vem o prato. A iguaria também é conhecida como “mão de vaca”, pois é feita da pata de bovinos, sem o casco.

Uma das comidas exóticas mais baratas do Brasil, o mocotó é riquíssimo em nutrientes e tem baixo custo, o que ajuda a aumentar a sua popularidade em regiões mais pobres do país.

Explore o mundo com segurança e economia!

Seguro Viagem:
Seguros Internacionais
AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 150.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Para conhecer comidas exóticas ao redor do mundo é preciso tomar alguns cuidados. 

Assim como você não deve se aventurar sobre um esqui sem equipamento de proteção, é preciso se resguardar para não passar apuros depois de comer um prato diferente!

É por essas e outras que o seguro viagem é o melhor amigo do turista gastronômico: com a cobertura para despesas médico-hospitalares, você poderá explorar os sabores mais diferentes com a tranquilidade de estar segurado.

Dessa forma, se algum prato exótico não cair bem e você precisar de atendimento médico, não precisará se preocupar com as despesas, conforme cobertura estipulada em apólice, e poderá voltar a conhecer os sabores do mundo!

Você encontra o seguro viagem mais barato em nosso site, Seguros Promo, com as seguradoras mais confiáveis do mercado e a garantia do menor preço!

Quais são as comidas exóticas da China?

Os pratos exóticos da China são uma atração à parte entre os viajantes que chegam ao país mais populoso do mundo.

As iguarias da China, em geral, conseguem manter um delicado equilíbrio entre sabores picantes, agridoces e mais ácidos. Confira os pratos mais curiosos!

Sōnghuādàn

Comidas exoticas Ovos centenários
Fonte: Wikipedia foto de kowloneese

Também conhecido como “ovos centenários”, o Sōnghuādàn é um prato bem incomum e curioso: ovos de pato são salgados e colocados para “descansar” em cinzas por 100 dias. 

Por conta de processos químicos, o ovo fica transparente, com um forte cheiro de amônia e sabor acentuado, sendo indicado apenas para aqueles que têm “estômago de aço” ou não têm medo de experimentar coisas novas!

Vinho de cobra

Para acompanhar um prato exótico, nada melhor do que uma bebida exótica! O vinho de cobra pode ser uma boa pedida na China.

A bebida tem baixo teor alcoólico e é preparada com arroz fermentado. A cor, o aroma e o nome se devem à cobra venenosa que é colocada dentro de cada garrafa, para ajudar na fermentação da bebida.

Como o álcool não é diluído em veneno, você pode consumir o vinho de cobra sem se preocupar. A bebida também pode conter outros animais peçonhentos, como escorpiões e sapos, que supostamente têm propriedades medicinais.

Comidas exóticas do Japão

Terra do sushi e do sashimi, o Japão também é lar de alguns pratos diferentes, que podem desafiar o paladar dos degustadores mais ousados. Confira as principais comidas exóticas do Japão!

Fugu

Comidas exoticas fugu
Fonte: Pixabay

O fugu japonês é o baiacu que conhecemos no Brasil, um peixe que se infla diante do perigo e pode liberar uma neurotoxina que pode ser fatal.

Conhecida como “roleta russa gastronômica”, essa iguaria exótica deve ser preparado adequadamente para que as doses do veneno tetrodoxina sejam reduzidas a níveis aceitáveis.

O fugu só pode ser preparado por chefs que passaram por um curso especial, mas mesmo se for cozido perfeitamente gera uma ligeira dormência na língua do degustador.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Peixe pedra

    Já imaginou comer o peixe mais venenoso do mundo, cujo simples toque pode ser fatal? No Japão (e em Hong Kong), o perigo é apenas um tempero a mais para o peixe-pedra!

    Considerado o “sashimi extremo”, o peixe-pedra tem sua venenosa barbatana dorsal removida e vira um prato exótico nas mãos dos chefs japoneses mais ousados, com sabor pungente.

    Shiokara

    Comidas exoticas shiokara
    Fonte: Wikimedia foto de OCDP

    Menos popular que os tradicionais sushis, o shiokara é bastante curioso por conta de sua forma de preparo.

    Os camarões eviscerados são marinados e ficam descansando por meses em um recipiente hermético antes de estarem prontos para consumo. Em alguns casos, outros animais marinhos podem substituir o camarão, como lulas e polvos.

    O resultado é uma carne com gosto forte, que mais parece uma pasta viscosa, bastante salgada.

    Comidas exóticas da Austrália

    Do outro lado do mundo, a Austrália tem alimentos exóticos que não existem em nenhum outro lugar do mundo. Confira os pratos mais curiosos!

    Carne de canguru

    Comidas exoticas carne de canguru
    Fonte: Pixabay

    A carne de canguru é relativamente popular e bastante polêmica na Austrália. 

    Enquanto alguns acreditam que o canguru é uma praga a ser combatida no país, outros acreditam que trata-se de uma iguaria australiana que merece ser apreciada.

    Como quatro espécies de cangurus são consideradas “superpopulosas”, o governo australiano autoriza a caça e comercialização da carne de cangurus selvagens, que passam por fiscalização sanitária rigorosa.

    Polêmica ou não, a iguaria é encontrada em açougues, casas especializadas em carnes exóticas e até em supermercados, em diferentes formatos: hamburguer, espetinho, bife, salsicha, entre outros.

    Peixe-escorpião

    Um dos peixes mais mortais do mundo, o peixe-escorpião é uma popular iguaria exótica da Austrália, preferida entre os amantes de culinária extrema.

    Encontrado na Austrália, na Nova Zelândia e em partes do Mediterrâneo, o peixe-escorpião tem carne suave, com sabor semelhante à do caranguejo.

    Como se trata de um animal venenoso, é preciso um chef bastante experiente para remover as espinhas antes do preparo.

    Comidas exóticas ao redor do mundo

    Ao conhecer os hábitos alimentares de diferentes culturas ao redor do planeta, o viajante mergulha ainda mais em uma realidade pra lá de diferente. Confira as mais curiosas comidas exóticas de outros países!

    1. Foie Gras, França

    Comidas exoticas Foie Gras
    Fonte: Pixabay

    Bastante popular na Europa, o foie gras (ou “fígado gordo”) é uma iguaria polêmica por conta de seu modo de produção.

    Patos são alimentados forçadamente para hiperdesenvolvimento do fígado, que pode ser consumido em fatias, frio ou cozido. 

    2. Casu Marzu, Itália

    Queijo podre como iguaria? Esse é o caso do casu marzu, uma das comidas exóticas da Itália.

    O sabor suave deste queijo de cabra é resultado de larvas de moscas, que ajudam a acelerar a fermentação do queijo.

    3. Escamoles, México

    Os escamoles têm textura de requeijão e sabor de nozes, mas estão entre os alimentos exóticos de México por conta de seu ingrediente principal: o prato é feito com larvas de liometopum apiculatum, uma espécie de formiga.

    Mas não se preocupe! Os escamoles não representam nenhum perigo para a saúde do turista gastronômico, pois são preparados com larvas inofensivas, ricas em proteína, e você pode experimentar sem medo!

    4. Ackee, Jamaica

    Comidas exoticas ackee
    Fonte: Pixabay

    Parecida com uma mistura de pêra com a fruta do guaraná, o ackee é uma das frutas mais populares da Jamaica, com uma polpa rica em água.

    O único cuidado que você precisa ter é com o ponto de amadurecimento da fruta: apenas as ackees colhidas em determinado período podem ser comidas. 

    5. Rambutão, Tailândia

    O rambutão é uma das mais famosas comidas exóticas da Tailândia, com toda a cor das frutas tropicais. No entanto, é importante ter prudência na hora de experimentar essa fruta exótica que é bastante comum no país asiático.

    Se você nunca comeu rambutão antes, pode desenvolver sintomas de alergia ou desconforto intestinal. Para evitar problemas, o ideal é nunca comer mais de quatro ou cinco por dia.

    6. Lao Lao, Laos

    Assim como o vinho de cobra, o lao lao é uma bebida alcoólica à base de arroz, em geral produzida manualmente, nas casas dos laosianos.

    O lao lao tem alto teor alcoólico, de mais de 40%, e geralmente é colocada em garrafas de vidro transparentes com raízes de plantas, cobras ou escorpiões, por supostas propriedades medicinais.

    7. Muktuk, Rússia

    Comidas exoticas muktuk
    Fonte: Pxhere

    Bastante popular em lugares gelados, como o norte do Canadá e a Groenlândia, o muktuk é uma das mais curiosas comidas exóticas da Rússia, consumida tipicamente por esquimós.

    Trata-se da pele congelada de baleias das espécies narval ou beluga: a iguaria pode ser consumida crua, frita ou empanada, sendo uma rica fonte de nutrientes e vitaminas.

    8. Hákarl, Islândia

    Prato de origem viking, o hákarl é feito a partir da carne curada de tubarões, bastante consumida na Islândia até a atualidade.

    Os tubarões são capturados e cortados em tiras, que “descansam” por meses, até que os índices de ácido úrico se reduzam a níveis aceitáveis. 

    A cura da carne continua por mais quatro meses ao ar livre, até que o hákarl possa finalmente ser consumido.

    9. Kopi Luwak, Indonésia

    Comidas exoticas kopi luwak
    Fonte: Pixabay

    Uma das comidas da Indonésia e café mais caro do planeta, o kopi luwak tem um modo de preparo diferente de tudo que você já viu. 

    O civeta, um animal parecido com o guaxinim, come os grãos do café, que então fermentam nas entranhas do bichinho e saem inteiros nas fezes.

    Os grãos são, então, colhidos no meio das fezes do civeta, passam por processos de limpeza e só então são torrados.

    Ficou curioso em relação ao sabor? Quem já experimentou garante que está mais para o chocolate do que para o café.

    Viaje tranquilo para degustar as iguarias mais exóticas do mundo!

    Seguro Viagem:
    Seguros Internacionais
    AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 150.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Já pensou experimentar comidas exóticas e acabar passando mal longe de casa, precisando arcar com despesas médicas no exterior?

    Nessas horas, conte com o seguro viagem, item essencial na mala de qualquer viajante.

    Por um investimento a partir de R$ 10 por dia o viajante garante cobertura médica e odontológica, seguro bagagem, auxílio por cancelamento de voo e vários outros serviços que podem salvar a sua viagem!

    Você encontra o seguro viagem mais barato em nosso site comparador, o Seguros Promo, que trabalha com as melhores seguradoras do mercado e garante o menor preço!

    Conhecer os sabores e aromas mais exóticos do Brasil e do mundo com segurança? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa