CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Munique, Alemanha: 12 atrações na empolgante capital da Bavária

Além de possuir incríveis museus, igrejas e praças, Munique, Alemanha, é a cidade mais festiva do país! Saiba como fazer um roteiro completo pelo destino!

Munique, Alemanha, é uma cidade com uma quantidade incrível de atrações turísticas, desde praças e monumentos históricos a museus, teatros e belíssimas igrejas, além de uma cultura vibrante e festiva.

Por todo lado, o visitante pode conferir obras arquitetônicas clássicas, neoclássicas e góticas em prédios históricos que sobreviveram ao teste do tempo, e ajudam a enfeitar ainda mais as ruas e avenidas da capital da Bavária.

Caminhe sem pressa por vias com séculos de história, ou utilize um dos sistemas de transporte público mais eficientes do mundo para explorar uma das cidades mais charmosas da Alemanha!

Cote seu seguro viagem para a Europa no Seguros Promo e ganhe 15% de desconto com este cupom.

Munique, Alemanha: cultura, história, cervejas e festas

Munique é, antes de tudo, uma cidade histórica, com uma impressionante concentração de igrejas, museus e edifícios com séculos de existência.

Some a isso uma cultura vibrante, com festivais e eventos culturais regados à boa e velha cerveja alemã, e você tem um destino turístico como poucos na Europa.

A maior parte dos pontos turísticos ficam nos arredores da famosa Marienplatz, principal praça da cidade, no coração do tradicional bairro de Altstadt.  

Mas não apenas dentro da cidade o visitante encontra bons atrativos turísticos: vale a pena reservar um dia de viagem para conhecer o campo de concentração de Dachau, nas redondezas da capital da Bavária.

Reunimos tudo sobre Munique, Alemanha: as principais atrações e dicas de viagem imperdíveis para que você comece a planejar a sua jornada agora mesmo. Vamos lá!

Onde fica Munique?

Munique Alemanha onde fica
Fonte: Pixabay

Fundada no século XII, a cidade de Munique é a segunda mais populosa da Alemanha, atrás apenas da capital, Berlim, com cerca de 1,3 milhão de habitantes.

A região onde fica o destino é chamada de Bavária ou Baviera, no sudeste do país, dividindo fronteiras com Liechtenstein, Áustria e República Tcheca.

O aeroporto mais próximo é o Franz-Josef Strauss Flughafen, a apenas 28 km da cidade. Com localização privilegiada dentro da Europa, Munique também é um importante ponto de parada de trens que circulam por todo o continente europeu.

Mapa da cidade de Munique, Alemanha

O viajante pode se perder entre as inúmeras atrações deste badalado destino turístico europeu. Para te ajudar a planejar suas rotas de deslocamento, confira o mapa da cidade de Munique, Alemanha!

Inclua o seguro viagem na lista de documentos para a Alemanha!

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Os turistas não precisam de visto para viagens com duração máxima de 90 dias na Alemanha, mas devem obrigatoriamente comprar um seguro viagem com cobertura mínima no valor de 30 mil euros.

Trata-se de um requisito estipulado pelo Tratado de Schengen para permitir a livre-circulação de turistas no território europeu.

Item essencial para qualquer viajante, o seguro garante cobertura para as mais diversas situações que podem colocar em risco a viagem: emergências médicas, extravio de bagagem, cancelamento de voo e muito mais.

O serviço público de saúde alemão não é acessível para estrangeiros, e o atendimento na rede particular de saúde em países europeus pode render uma grande dívida em euros. 

Com o seguro viagem, o viajante não precisa se preocupar com eventuais gastos por eventos inesperados, como problemas de saúde, pois poderá utilizar a cobertura contratada para arcar com as despesas.

Em nosso site, Seguros Promo, você encontra o melhor seguro viagem pelo menor preço, oferecido pelas seguradoras mais confiáveis do mercado, além de atendimento personalizado.

Qual a melhor época para ir para Munique?

O clima em Munique define o tipo de experiência que o viajante terá durante a sua estadia.

No verão, o calor toma conta, convidando os visitantes a explorar a cidade em agradáveis caminhadas ao ar livre. No entanto, também é a época mais chuvosa, então tenha em mente que sua caminhada pode ser interrompida por pancadas de chuva.

Na estação mais quente do ano, Munique recebe diversos festivais e eventos culturais, com a população invadindo as ruas para afastar o calor com muita cerveja e animação.

Durante o inverno, a temperatura em Munique, Alemanha, desaba. Se você vai visitar a cidade entre os meses de dezembro e março, é melhor escolher roupas e calçados adequados para frio extremo.

Prefere temperaturas mais amenas e, de quebra, economizar alguns trocados durante a viagem? Então, é melhor agendar a sua visita para a primavera.

Se a sua viagem vai acontecer durante o outono, lembre-se de fazer seu planejamento e suas reservas com antecedência! Neste período acontece a Oktoberfest, arrastando milhões de visitantes para Munique.

O que fazer em Munique, Alemanha, no inverno?

Munique Alemanha inverno
Fonte: Pixabay

As temperaturas congelantes não atrapalham a viagem de quem visita Munique no inverno, mas é importante utilizar vestuário e calçados adequados para temperaturas abaixo de zero.

Se você não se importar com o frio e quer saber o que fazer em Munique no inverno, saiba que é possível curtir diversos atrativos típicos da estação mais gelada do ano.

Que tal visitar as estações de esqui de Mittenwald, a menos de 100 km de distância de Munique? Ou, então, curtir o clima de fim de ano em um dos animados Mercados de Natal que se espalham pela cidade?

Vários museus, galerias de arte, restaurantes e outros estabelecimentos estão devidamente preparados para o frio, ou seja, podem ser visitados sem problemas mesmo durante o inverno.

O que fazer em Munique, Alemanha?

Se você está planejando ir à cidade durante uma viagem para Alemanha, é melhor se preparar para andar bastante. A cidade tem uma quantidade impressionante de atrações turísticas espalhadas por todo lado.

Confira os principais pontos turísticos de Munique

1. Marienplatz

Praça mais importante de Munique desde a fundação da cidade, no século XII, a Marienplatz é o coração de uma região repleta de restaurantes, lojas, museus e atrações turísticas, como a Mariensäule e a Peterskirche.

No centro da praça fica o Neues Rathhaus, ou Nova Prefeitura, construído entre meados do século XIX e começo do século XX, com uma impressionante fachada com 100 metros de comprimento e mais de 400 salas.

Uma boa dica é visitar o Neues Rathhaus e subir a principal torre do edifício, com mais de 85 metros de altura e vista privilegiada do centro de Munique. 

Dentro do prédio funciona o Glockenspiel, um espetáculo com mais de 40 bonecos em tamanho natural, que mostra histórias do século XVI em apresentações diárias.

Durante o inverno, a Marienplatz se torna o endereço do principal Mercado de Natal da cidade, com barraquinhas de comidas e bebidas típicas, entre outros.

2. Odeonsplatz

Munique Alemanha odeonplatz
Fonte: Pixabay

Cenário de uma mal sucedida tentativa de golpe de Estado de Adolf Hitler na década de 1920, a Odeonsplatz é uma das mais importantes praças do centro de Munique, na Cidade Velha.

A praça foi construída no século XVIII, a pedido do rei Luís I da Baviera após todas as fortificações da cidade terem sido demolidas.

Funciona na praça até hoje uma das mais famosas cervejarias da cidade, a Cervejaria Burgebräukeller, onde Hitler tentou iniciar uma revolução e acabou sendo preso.

Fica na Odeonsplatz, ainda, a primeira igreja barroca da Bavária, a Theatinerkirche, e o antigo templo dos generais, o Feldherrnhall, erguido no século XIX.

3. Residenz

À frente das estátuas de leões no centro da Odeonsplatz fica o Residenz, maior palácio urbano alemão, utilizado como residência oficial dos reis bávaros até 1918.

O edifício histórico está aberto a visitação: em suas dependências funcionam atualmente um museu, várias salas de concerto e a Casa do Tesouro Real.

4. Englischer Garten

Munique Alemanha englisher garten
Fonte: Pixabay

Um dos maiores parques urbanos do planeta, o Englischer Garten é o parque mais popular de Munique, frequentado tanto por moradores da cidade quanto por turistas.

Um dos maiores destaques é o Eisbachwelle, ponto de encontro de surfistas que querem curtir as ondas que se formam no rio Eisbach, que atravessa o parque.

Além das amplas áreas verdes espalhadas pelo Englischer Garten, o visitante pode desfrutar de um biergarten na Chinesischer Turm, ou Torre Chinesa, onde é possível fazer uma refeição ou tomar uma refrescante cerveja.

5. Palácio Nymphenburg

Poucas atrações em Munique são tão charmosas quanto o Palácio Nymphenburg, um palácio em estilo barroco que servia como residência dos reis da Baviera durante o verão.

As fachadas do edifício se estendem por mais de 700 metros e vários quartos preservaram a decoração barroca original, enquanto outros ambientes refletem estilos variados, como rococó e neoclássico.

O Palácio Nymphenburg e o parque em seus arredores estão entre os mais badalados pontos turísticos de Munique. Aproveite a visita para fazer o passeio de gôndola pelo rio.

Apesar de estar mais afastado do centro, é possível chegar até o palácio de trem ou ônibus turístico.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    6. Olympiapark

    O Olympiapark é o Parque Olímpico de Munique, construído para as Olimpíadas de 1972 e utilizado até hoje como centro de eventos culturais, esportivos e até religiosos.

    Além de conhecer as instalações do Olympiapark, os visitantes podem utilizar livremente os espaços do parque, como quadras e piscinas.

    Para conhecer as histórias e os detalhes por trás da construção, faça a visita guiada diária, com diversas opções de horários.

    Se a fome bater durante a sua visita, conheça o restaurante giratório no topo da Olympiaturm, uma torre de observação com mais de 291 metros de altura.

    7. Campo de Concentração de Dachau

    Nos arredores de Munique, a meia hora de viagem, fica o Campo de Concentração de Dachau, um dos tristes palcos do Holocausto, durante a Segunda Guerra Mundial.

    A visita guiada, com entrada gratuita, leva os visitantes por dentro do primeiro campo de concentração nazista, com um amplo acervo que inclui objetos, memoriais e várias exposições.

    Para chegar até o Campo de Concentração de Dachau, basta pegar o trem na Estação Central de Munique

    8. Cervejaria Hofbräuhaus

    Um dos destaques entre as cervejarias em Munique, Alemanha, é a Hofbräuhaus, onde é possível comer e beber bem sem gastar muito.

    Em funcionamento desde 1589, a cervejaria já produziu cervejas para toda a corte da Bavária, além de ter sido palco da primeira reunião do Partido Nazista, liderada por Adolf Hitler.

    Além das tradicionais cervejas alemãs, os visitantes podem conferir animadas apresentações de músicas da Baviera, com músicos vestidos à caráter, vestindo as roupas típicas da região.

    9. Biergarten, os jardins de cerveja

    Munique Alemanha biergarten
    Fonte: Pixabay

    Os biergartens, ou jardins de cerveja, são o centro de uma verdadeira cultura cervejeira em Munique. Os espaços arborizados se transformam em uma cervejaria a céu aberto, com produção local.

    Em uma verdadeira tradição da Baviera, os moradores locais e visitantes lotam os jardins da cerveja espalhados por toda a cidade para beber e comer bem.

    E não vá pensando que tratam-se de jardins pequenos! O Hirschgarten, por exemplo, tem capacidade para até 8.000 pessoas de uma só vez! Um dos parques mais famosos da cidade, o Englisher Garten, também tem seu próprio biergarten.

    10. Igrejas

    A cidade de Munique, Alemanha, tem uma impressionante concentração de igrejas — a maior parte delas com séculos de história, nos mais diversos estilos arquitetônicos.

    Um dos principais pontos turísticos da cidade é a Peterskirche, ou Igreja de São Pedro, a mais antiga de Munique. É preciso ter fôlego para superar os 299 degraus que levam até o topo da torre de 91 metros, com vista panorâmica de toda a cidade.

    A mais importante igreja é a Frauenkirche, ou Igreja de Nossa Senhora, construída em meados do século XV, em estilo gótico. É possível avistar as torres da igreja, com mais de 99 metros de altura, a partir de vários pontos da cidade.

    Considerada obra-prima do barroco tardio na Baviera, a Asamkirche, do século XVIII, se destaca pelos belíssimos afrescos em seu interior, riquíssimo em detalhes.

    Para visitar as igrejas de Munique, você não precisará pagar entrada. Algumas igrejas, porém, cobram ingresso de quem deseja subir nas torres, como a Peterskirche.

    11. Museus

    Munique Alemanha museus
    Fonte: Pixabay

    Munique sempre foi, e ainda é, um dos grandes polos culturais da Alemanha. Isso quer dizer que o que não faltam são museus interessantíssimos espalhados por toda a cidade!

    Capital da Baviera desde o século XVI, a cidade tem uma história riquíssima, que inclui importantes reis alemães, a mais tradicional festa da cerveja do país e as primeiras reuniões nazistas.

    Um dos destaques é o Deutsches Museum, inaugurado no começo do século XX e endereço do maior acervo do mundo dedicado à ciência e tecnologia, com quase 30 mil objetos.

    Encomendado pelo rei Ludwig I para guardar uma imensa coleção de esculturas gregas e romanas da antiguidade, o Glyptothek tem em seu acervo objetos antiquíssimos, como esculturas da Idade Arcaica (650 a.C.).

    O Bayerisches Nationalmuseum, ou Museu Nacional da Baviera, por sua vez, tem um amplo acervo de arte histórica, desde a Antiguidade, e coleção folclórica com móveis e peças de decoração típicas da região da Bavária.

    12. Festas

    Se tem uma coisa que o povo da Bavária sabe fazer é festa: os principais eventos culturais e festivos de toda a Alemanha acontecem em Munique, ao longo de todo o ano.

    O primeiro evento do ano é a Starkbierfest, a festa da cerveja escura, depois do Carnaval e antes da Páscoa. Em maio, é a vez do Frühlingsfest, festival que celebra o começo da primavera.

    Em meados de junho, com as temperaturas cada vez mais altas, acontece a Stadtgründungsfest, para celebrar o aniversário da cidade.

    No mês seguinte, a cidade também sedia a Sommerfestival Impark, com direito a queima de fogos de artifício, esportes aquáticos e muita cerveja.

    A festividade mais popular de toda a Alemanha é a Oktoberfest de Munique, que acontece desde o ano de 1810 e atrai mais de 6 milhões de visitantes todos os anos, entre os meses de setembro e outubro.

    Mas o calendário de eventos não para por aí! Até as estações do ano ganham suas próprias comemorações em Munique: a Tollwood de verão e a Tollwood de inverno, que culmina em um espetáculo de luzes no Réveillon. 

    Se você gosta de curtir temperaturas congelantes e neve, também vale a pena conhecer os coloridos Mercados de Natal que se espalham pela cidade desde meados de novembro até a véspera de Natal.

    Roteiro em Munique

    Conhecer a capital da Bavária é uma experiência única em qualquer época do ano. Para te ajudar a curtir ainda mais a sua estadia, reunimos as melhores dicas de viagem para Munique, Alemanha. Confira!

    Fuso horário de Munique

    O fuso horário de Munique está cinco horas à frente do Horário Oficial de Brasília

    Para amenizar efeitos desconfortáveis da adaptação ao fuso, hidrate-se bastante e mantenha sua rotina de alimentação bem regulada. Se possível, comece a mudar seus horários ainda antes da viagem.

    Onde ficar em Munique?

    Munique Alemanha onde ficar
    Fonte: Pixabay

    Polo turístico e econômico, Munique é uma cidade com uma ampla rede hoteleira, com diversas opções de hotéis e hostels nas mais variadas regiões.

    Para encontrar hotéis baratos em Munique, Alemanha, fique de olho no calendário de eventos da cidade: os preços podem disparar nas datas festivas. 

    Além disso, se a sua intenção é curtir a Oktoberfest, é melhor fazer sua reserva com pelo menos um ano de antecedência, ou você pode ficar sem quarto!

    Uma das melhores regiões onde se hospedar em Munique é a Altstadt, que abriga os mais famosos pontos turísticos da cidade.

    Mas fique atento! Se você quer se hospedar em albergues em Munique, informe-se sobre as regras gerais. Os albergues do tipo HI só aceitam hóspedes com menos de 27 anos de idade.

    Restaurantes em Munique, Alemanha

    A capital da Baviera é uma cidade em que se come bem pagando pouco, e não pense que estamos falando apenas das famosas salsichas alemãs!

    A culinária bavária é riquíssima, com muitos tipos de carnes e embutidos roubando a cena em todas as refeições. Isso também significa que o viajante encontra boas opções de restaurantes basicamente em qualquer região da cidade.

    Os biergardens são alguns dos estabelecimentos mais populares em Munique para quem quer experimentar os quitutes bávaros.

    Os “jardins de cerveja” são espalhados por parques, feiras e mercados, permitindo que o visitante prove as excelentes cervejas locais enquanto experimenta delícias da culinária alemã ao ar livre.

    Se você prefere restaurantes mais tradicionais, não deixe de visitar o Spatenhaus an der Oper, especializado na culinária bavária, e o Bayerischer Donisl, com mais de 200 anos de tradição.

    Para provar pratos e ingredientes fresquinhos, visite o Viktualienmarkt, um dos principais mercados da cidade, com várias opções de restaurantes e bares para você comer enquanto compra vegetais, carnes e embutidos fresquinhos.

    O que comprar em Munique, Alemanha?

    Munique, Alemanha, tem tudo para agradar os shopaholics. A cidade tem diversos tipos de estabelecimentos e complexos comerciais, de imensos bulevares tomados por lojas à shoppings modernos, com produtos de qualidade a preços acessíveis.

    Tanto na cidade quanto nos arredores o visitante encontra joalherias, como a Tiffany, e lojas de grife, Prada, Chanel e Dior, onde é possível comprar lançamentos por bons preços.

    Se você quer aproveitar a estadia para ir às compras, não deixe de visitar a Oberpollinger, pertinho da Karlsplatz, uma imensa loja de departamentos especializada em grifes!

    Quantos dias para ficar em Munique?

    Se a sua intenção é conhecer os principais pontos turísticos, um roteiro Munique de 3 dias pode ser o suficiente

    Caso você queira fazer bate-volta pela região para conhecer atrativos como Castelo de Neuschwanstein ou a rota romântica, você precisará de mais tempo.  

    Cidades vizinhas de Munique, Alemanha

    Como diversas cidades europeias, a capital da Bavária está a curtas distâncias de outras cidades imperdíveis da Alemanha e de outros países da Europa, como a vizinha Áustria.

    Um dos destinos mais populares para bate e volta a partir de Munique é o Schloss Herrenchiemsee, um palácio construído pelo rei Ludwig II em uma ilha, inspirado em Versalhes, na França.

    Para conhecer as casinhas de madeira típicas da Bavária, visite Oberammergau, uma vila com séculos de história encravada entre as montanhas.

    Além disso, Munique está a menos de 80 km de Ausgburg e a 127 km do Castelo de Harburgo, alguns dos destaques da rota romântica da Alemanha.

    Quer ver de perto o castelo que inspirou o Castelo da Cinderella, de Walt Disney? Então inclua o Castelo de Neuschwanstein em seu roteiro. 

    Aproveite para conhecer os arredores da cidade de Fussen, endereço de outro castelo medieval alemão, o Hohenschwangau, além de trilhas pelas montanhas e parques exuberantes.

    Se sobrar tempo, visite a ponte suspensa Highline 179, a 20 km de Fussen, e Salzburgo, já no território austríaco.

    Pesquise pelos melhores planos de seguro viagem!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre a capital da Bavária, está na hora de planejar a sua viagem para Munique, Alemanha!

    Como você já sabe, para visitar a cidade será preciso contratar um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros, um requisito estipulado pelo Tratado de Schengen, do qual a Alemanha faz parte.

    Você pode encontrar o seguro viagem mais barato em nosso site, Seguros Promo, que trabalha com as seguradoras mais confiáveis do mercado.

    Assim, fica fácil garantir cobertura em caso de emergências médicas ou odontológicas, seguro bagagem e até auxílio por cancelamento de voo, entre outros.

    Conhecer a Baviera com economia e segurança? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa