CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Moeda do México: valores, onde trocar e dicas de planejamento

Qual a moeda do México? Saiba tudo sobre ela antes de fazer a sua viagem. Onde trocar, quanto vale e dicas de planejamento, nós te contamos aqui!

Saber o essencial sobre a moeda do México é uma etapa importante no planejamento de qualquer viagem para o país da América Latina.

Com essas informações, o turista evita problemas de última hora e se antecipa em questões como onde trocar, quanto levar, quais os melhores métodos de pagamento, entre outros.

Acompanhe este post com tudo o que você precisa conhecer sobre o dinheiro mexicano antes de curtir os destinos históricos e naturais na terra da tequila e do guacamole. 

Cote seu seguro viagem para o México no Seguros Promo aplicando este cupom de 15% de desconto.

Moeda do México: como organizar o planejamento financeiro?

O México é um destino de atrações interessantes para ver e conhecer. 

A grandeza e as várias opções da Cidade do México, os sítios arqueológicos astecas e as deliciosas praias de Cancún e Cozumel tem atraído cada vez mais visitantes. Somente em 2018, o país recebeu mais de 40 milhões de turistas!

Só que antes de fazer essa viagem, é necessário fazer todo um planejamento financeiro, que para nós, brasileiros, começa em saber qual a moeda do México e quanto vale em real.

Detalhes como as vantagens de usar ou não o cartão de crédito, quais as outras moedas aceitas no país e quanto levar também são importantes.

Por fim, vem a parte prática: a hora de trocar o dinheiro. É possível trocar no Brasil? O câmbio é vantajoso? Tudo isso é importante para que você viaje seguro em relação ao aspecto financeiro.

Se nada disso passou pela sua cabeça, somente a vontade de conhecer o país, fique tranquilo pois vamos ajudar com todas as dúvidas sobre a moeda usada no México.

Qual é a moeda do México?

moeda do mexico qual é
Fonte: Pixabay

Chega de mistérios, é hora de apresentar aos nossos leitores a moeda oficial do México: é o Peso Mexicano (MXN), que é a moeda mais negociada na América Latina!

A título de curiosidade, ela é também a terceira mais negociada nas Américas (só perde para os dólares americano e canadense) e oitava no mundo, comprovando sua força.

Se você vai fazer uma viagem pelo México, é importante se familiarizar e saber como é a moeda do México.

As cédulas, nos valores de 20, 50, 100, 200, 500 e 1000 pesos mexicanos, possuem tamanhos e cores diferentes, como no Brasil, e trazem referências à personagens, como Frida Kahlo, e lugares (Monte Albán) do país.

Existem também as moedas nos valores de 1, 2, 5, 10 e 20 pesos, que são muito utilizadas.

Fique atento para não confundi-las com as moedas de centavos. A mais comum é a de 50 centavos, mas também circulam as de 5, 10 e 20 centavos de pesos mexicanos.

As moedas são feitas de ferro (as que não são de centavos trazem outros componentes como cobre e níquel) e trazem o brasão do Escudo Nacional do México de um lado e imagens alusivas à Pedra do Sol do outro.

História da moeda mexicana

O Peso Mexicano entrou em vigor no México em janeiro de 1993, inicialmente com o nome de “Novo Peso Mexicano”, ou “Segundo Peso”.

Para explicar a adoção da nova moeda, temos que voltar à década de 1980, quando o país enfrentou grave instabilidade econômica. Como consequência da enorme inflação dos preços, foi necessário emitir cédulas com valores cada vez mais altos.

O Novo Peso Mexicano passou a ser utilizado como forma de reajuste, sendo assim, 1 novo peso, era o equivalente a mil pesos antigos.

Em janeiro de 1996, a mesma unidade passou a ser chamada apenas de Peso Mexicano, sendo a moeda em circulação até os dias atuais.

Se você gosta de curiosidades, vamos trazer ainda dois fatos históricos sobre a moeda do México.

Um é que ela foi a primeira moeda do mundo a adotar o símbolo $, antes até que o dólar americano, principal referência monetária global.

A outra curiosidade é que o nome “peso” tem origem no antigo dólar espanhol que circulava nos países latinos, que tinha “peso ouro” e “peso prata”. O nome foi mudando até virar a unidade oficial de vários países de origem hispânica.

Cotação de planos de seguro viagem para o México

Seguro Viagem:
América do Norte
CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
Assistência médica USD 145.000
Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Ao planejar sua ida para o México, é importante ter atenção à outro detalhe fundamental sempre que viajamos para o exterior: a contratação do seguro viagem.

Mesmo não sendo obrigatório para entrar no país, a nossa recomendação é que você invista no seguro viagem para o México.

Com ele, você terá atendimento médico em qualquer eventualidade (o sistema de saúde mexicano não é gratuito para turistas), auxílio caso o voo atrase ou seja cancelado e mais uma série de coberturas para imprevistos que podem surgir.

Para ter mais tranquilidade no passeio e economizar de verdade, faça a cotação do seu seguro viagem no Seguros Promo e contrate um ótimo plano com as melhores promoções.

Qual é o valor da moeda do México?

Saber quanto vale o dinheiro mexicano é fundamental na fase de definição dos gastos que o turista terá com a viagem.

Neste momento, por exemplo, essa informação ajuda a estabelecer o quanto será investido em hospedagem, alimentação e até para custear ingressos para as principais atrações.

Por isso, fizemos a cotação para saber qual o valor da moeda do México, tanto no nosso Real como no dólar americano. Dá uma olhada!

Moeda mexicana para dólar

moeda do mexico para dolar
Fonte: Pixabay

Notícias sobre a desvalorização do real frente ao dólar infelizmente se tornaram comuns no Brasil. Mas, por que estamos falando sobre isso se o assunto é o peso mexicano?

É porque se você acha o real desvalorizado, espere só para ver a situação da moeda mexicana.

Seguindo a cotação de setembro de 2020, a conversão do peso mexicano para dólar é de 1 MXN valendo 0,046 USD. Traduzindo de forma diferente: com 1 dólar está valendo 21,70 pesos mexicanos.

Ou seja, se você já tem dólares guardados e pretende viajar para o México, a chance é de conseguir fazer um ótimo negócio no câmbio das moedas.

Peso mexicano para real

Tudo bem, mas para nós brasileiros o interessante é saber quanto vale a moeda mexicana em relação ao real.

Frente ao peso deles, o nosso dinheiro está valorizado, mesmo que não seja muita coisa. A conversão da moeda do México para real feita em setembro de 2020 sinaliza 1 MXN equivalente a R$ 0,25.

Novamente, vamos simplificar: com 1 real, o turista brasileiro consegue comprar, hoje, perto de 4 pesos mexicanos.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Qual a melhor moeda para levar para o México?

    Até agora, já falamos de três moedas e você pode estar se perguntando: afinal, qual a melhor para levar em viagem para o México, o peso mexicano, o dólar ou o real?

    Sem dúvidas, a melhor opção para o turista ter em espécie é a moeda local, ou seja, os pesos mexicanos.

    Para pagar por uma refeição ou a entrada em alguma atração na capital, a moeda da Cidade do México melhor aceita é o próprio dinheiro do país.

    Não significa, porém, que você precise ter apenas o peso na carteira. Em regiões mais turísticas, o dólar costuma ser bem aceito. Além disso, é a melhor moeda para o turista levar pensando em fazer o câmbio no México.

    Qual é a moeda usada em Cancún?

    Cancún é uma dessas zonas turísticas em que o dólar americano tem boa aceitação. 

    A cidade recebe muitos turistas brasileiros, atraídos pelas belas praias e vida noturna agitada, o que tem de melhor para quem procura o que fazer em Cancún.

    Normalmente, os próprios estabelecimentos ajudam o viajante a saber que moeda usar em Cancún. Restaurantes e bares costumam expressar os preços em dólar e pesos mexicanos. 

    Cozumel e Playa del Carmen, destinos litorâneos que estão na mesma região, seguem o “protocolo” de aceitar as duas moedas.

    Dicas sobre dinheiro no México

    moeda do mexico dicas
    Fonte: Pixabay

    Agora que você já sabe qual é o dinheiro mexicano, quanto ele vale e qual moeda é melhor para levar para o país, temos mais algumas dicas para a sua viagem.

    Vamos pontuar algumas questões que podem ser pertinentes antes do seu passeio pelo México e que te deixarão muito mais tranquilo e confortável para lidar com a moeda local.

    Devo levar reais para o México?

    No México, o real brasileiro não é uma moeda aceita nos estabelecimentos comerciais e é pouco encontrada nas casas de câmbio.

    Portanto, se você pensa em viajar levando reais, a nossa indicação é que repense a ideia!

    Como ela não é uma moeda corrente, dificilmente os brasileiros vão encontrar cotações favoráveis para realizar o câmbio no país. Leve apenas em último caso, como reserva, ou se não conseguir comprar dólares com antecedência para fazer a conversão.

    Quais são os melhores lugares para fazer a troca da moeda?

    Quem tem a intenção de comprar pesos mexicanos no Brasil deve ter atenção ao fato de que a moeda não é encontrada com boas cotações nas casas de câmbio brasileiras.

    Por isso, a sugestão é comprar dólares aqui no país para trocá-los pelo dinheiro do México ao desembarcar.

    Ou senão, caso encontre alguma oferta vantajosa, compre uma quantia menor de pesos mexicanos aqui e faça o restante do câmbio no seu destino.

    E onde comprar peso mexicano no México? Vamos responder a pergunta por partes. Se for faze a troca de cédulas de real para o peso mexicano, dê preferência às casas de câmbio do Aeroporto da Cidade do México, que tem melhores cotações na cidade.

    Ainda valem duas observações sobre a Cidade do México e seu aeroporto: o câmbio por real só é vantajoso lá em todo o país, e as cotações no local costumam ser melhores que nas casas da cidade.

    Em relação a esta última consideração, é o contrário do que ocorre em Cancún.

    Mesmo trocando dólares, as melhores ofertas serão encontradas perto da zona hoteleira e dos shoppings, enquanto no aeroporto a troca não é vantajosa.

    Quanto de dinheiro levar para o México?

    moeda do mexico quantos dinheiro levar
    Fonte: Pixabay

    Os gastos de uma viagem são algo totalmente pessoal, que vai variar de acordo com o estilo e as pretensões do passeio.

    Na hora de decidir quanto levar em dinheiro para Cancún, Cidade do México e outros destinos, tenha em consideração seus objetivos: a intenção é investir bem em hospedagem, passeios e alimentação ou ter os pés no chão? Voltar cheio de compras ou não?

    Respondendo estas questões, você estará próximo de saber quanto levar.

    O que nós recomendamos é viajar com pelo menos 500 dólares, valor que pode ser exigido para comprovar as condições de se manter no país.

    Dinheiro em espécie ou cartão?

    Outra dúvida bem pertinente é sobre qual a melhor forma de pagamento, que acaba, inclusive, impactando em quanto de dinheiro levar para o seu destino.

    Sempre que ficar entre o dinheiro em espécie e o cartão (seja ele de crédito ou débito), a melhor resposta é: use os dois!

    Ter no bolso a moeda do México é importante porque em algum momento você vai usá-la. Veja os exemplos: meios de transporte, como táxis e ônibus, e alguns pontos turísticos, como o sítio arqueológico de Teotihuacán, na capital mexicana, não aceitam cartões.

    Entretanto, tê-los em viagem proporciona mais segurança (menos dinheiro em espécie na mão) e prático.

    Os cartões de crédito e débito são bem aceitos, mas vale sempre lembrar que o uso está atrelado a cobrança do IOF, de 6,38%, e variação cambial (no caso da modalidade crédito).

    Como economizar em uma viagem para o México?

    moeda do mexico como economizar
    Fonte: Pixabay

    Nossa última dica é sobre como economizar ao viajar para o México. Afinal, não há nada melhor que conhecer novos lugares pagando menos.

    A primeira e uma das mais importantes recomendações é pesquisar e comprar com antecedência tudo o que for possível, desde as passagens aéreas quanto a hospedagem, assim dá para achar ótimas promoções.

    Existem muitas atrações que são gratuitas, como parques, praias e até mesmo alguns museus. Não deixe de incluir esses lugares no roteiro.

    Dê preferência ao transporte público, que é muito mais barato do que táxis. Procure se informar também sobre passes das cidades, que dão descontos não só no transporte, mas em algumas atrações. 

    Garanta economia no seguro viagem!

    Seguro Viagem:
    América do Norte
    CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
    Assistência médica USD 145.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Agora que a moeda do México não é mais um mistério, você pode avançar no planejamento da sua viagem pelo país.

    Só não vai esquecer do seguro viagem internacional, essencial para dar mais tranquilidade ao segurança em situações inesperadas. No Seguros Promo, você tem planos completos com as coberturas mais importantes.

    Descubra cada pedacinho do México com segurança e economia. De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa