CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Mapa, Itália: Conheça as principais cidades e monte seu roteiro!

Como o Mapa Itália você consegue visualizar as cidades e montar um roteiro pelas principais. Logo, sua viagem será ainda mais incrível. Confira tudo aqui!

O mapa Itália pode até ser pequeno em dimensões, mas é repleto de belezas, história, cultura e boa gastronomia, prato cheio para quem gosta de viajar e conhecer lugares incríveis.

Conhecido por sua história milenar, atrações turísticas e culinária de excelência, o país demanda um bom planejamento de viagem para que o visitante não perca tempo e potencialize ao máximo o tempo que passar na região.

Reunimos tudo sobre a Itália para te ajudar a escolher os destinos que não podem ficar de fora do seu roteiro. Vamos lá!

Cote seu seguro viagem obrigatório para a Europa no Seguros Promo e ganhe 15% de desconto.

Mapa, Itália: Quais cidades incluir na viagem? Onde ficam? Conheça!

Na hora de encarar o mapa da Itália para definir as cidades que vai incluir em seu roteiro, é importante levar em consideração a localização de cada uma delas.

Dessa forma, vai ficar mais fácil planejar rotas de deslocamento, hospedagem e passeios turísticos, garantindo o máximo de eficiência, para que você possa gastar seu tempo conhecendo lugares novos, e não chegando até eles.

Neste artigo, destacamos tudo o que você precisa saber sobre as principais cidades turísticas da Itália, como Napoli, Verona, Capri e Costa Amalfitana, rica em atrações para os mais diversos públicos.

Dicas de viagem: Mapa, Itália regiões

Você já deve saber que o mapa Itália parece uma bota, mas sabia que o território do país é dividido em nove grandes regiões de acordo com seus atrativos turísticos?

São elas: Lazio, Toscana, Ligúria, Piemonte, Lombardia, Emilia Romagna, Veneto, Campânia e Sicília.

Para alegria dos visitantes, o país é atendido por uma extensa malha ferroviária, que funciona com bastante eficiência, tornando fácil circular entre as diferentes regiões.

Mesmo assim, o país tem diversas atrações espalhadas de norte a sul, então é melhor não deixar para conhecer tudo de uma só vez. Melhor planejar cidades próximas para incluir em seu roteiro, para não perder tempo com deslocamentos.

Se possível, compre os ingressos para as atrações que você quer visitar com antecedência, pela internet. Além de evitar filas em bilheterias, você ainda pode conseguir bons descontos!

Quando ir? 

Mapa Itália quando ir
Fonte: Pixabay

O clima influencia diretamente as atividades turísticas que você poderá curtir na Itália, o que significa que planejar quando você vai viajar é de grande importância para o sucesso de sua viagem.

O inverno é bastante rigoroso na Itália, com temperaturas despencando abaixo de 0°C entre dezembro e março. A ocasião é perfeita para esquiar nos Alpes, mas pode não ser a mais indicada para conhecer outras regiões.

A estação mais fria do ano é a baixa temporada em quase todo o país, e muitas atrações chegam a ficar fechadas para visitação. 

Em contrapartida, também é a melhor oportunidade de conhecer a Itália pagando menos, com valores de hospedagem e passagens aéreas despencando com as temperaturas.

O verão, por sua vez, tem temperaturas altíssimas e muito movimento na região litorânea, com dias mais longos e muitas atrações turísticas para o visitante se esbaldar. 

Se você quer conhecer a Costa Amalfitana ou se banhar nas águas da região de Ligúria, a estação mais quente do ano é a melhor oportunidade para se refrescar no Mediterrâneo.

Os meses de junho a setembro são a alta temporada no país, mas também são os meses em que os preços estão mais caros e as cidades estão mais cheias, com longas filas para os principais pontos turísticos.

Para fugir de filas e evitar os preços altos do auge da temporada turística, a melhor opção é a meia estação, primavera (de março a junho) ou outono (entre os meses de setembro a dezembro). 

Nessa época, as temperaturas estão mais amenas e o fluxo de turistas começa a crescer, ainda sem lotar as principais cidades do país.

Quantos dias ficar?

O mapa da Itália é recheado de cidades e atrações imperdíveis, e isso significa que você dificilmente conseguirá conhecer tudo em menos de 10 dias. 

O ideal é reservar de 20 a 30 dias para a sua viagem, mas 15 dias podem ser uma boa ideia se o seu orçamento estiver limitado e você não se importar em deixar algumas cidades de fora da sua lista.

Documentos para viajar as regiões da Itália

O primeiro passo para organizar uma viagem para explorar o mapa da Itália é certificar-se de que sua documentação está dentro dos conformes para embarcar rumo à Europa.

A Itália faz parte do Tratado de Schengen e não exige visto de turistas para viagens de até 90 dias, mas há uma série de documentos obrigatórios que são cobrados pela imigração.

O seu passaporte deve estar devidamente em dia, com validade mínima de seis meses após o embarque. Além disso, você também já deverá estar com a passagem de volta para o Brasil (ou para fora do Espaço de Schengen) em mãos.

É preciso, ainda, apresentar comprovantes de hospedagem (ou carta-convite) e de condições financeiras para seu período de estadia, como dinheiro em espécie, cartões de crédito e débito, entre outros.

Por fim, não se esqueça de contratar um seguro viagem obrigatório com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médico-hospitalares.

Seguro viagem obrigatório

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

O seguro viagem Itália é um item obrigatório para quem quer conhecer a terra das massas, mas é um item essencial para qualquer viajante.

Dessa forma, você viaja resguardado em caso de eventuais problemas que podem atrapalhar a sua viagem, como emergências médicas ou odontológicas, extravio de bagagem, entre outros.

O viajante que contrata um seguro viagem Itália não precisa se preocupar em contratar outra apólice caso visite outro país do Espaço de Schengen: o mesmo seguro viagem tem validade em toda a Europa!

Você encontra o seguro viagem mais barato em nosso site, Seguros Promo, que permite a análise de até quatro planos por vez e garante os menores preços das seguradoras mais confiáveis do mercado.

Viagem à Itália: mapa das cidades turísticas

Mapa da Itália e turismo são palavras que se completam. Difícil é escolher quais cidades italianas incluir em um roteiro de viagem. Confira nossas sugestões!

Napoli

Mapa Itália Napoli
Fonte: Pixabay

Conhecida como capital mundial da pizza, Nápoles (ou Napoli) é uma cidade que não pode ficar de fora do roteiro de amantes de boa gastronomia. 

Um dos principais polos gastronômicos da Europa, a cidade é recordista absoluta em número de estrelas Michelin no país.

O mapa da cidade de Napoli, Itália, é repleto de bons restaurantes e várias atrações históricas que remontam à Idade Média, como o Museu Arqueológico de Nápoles.

É um dos museus mais importantes do mundo, cujo acervo inclui itens da Roma Antiga e até obras de arte que sobreviveram à catastrófica erupção do Vesúvio, em Pompéia.

A praça mais importante de Nápoles, a Piazza del Plebiscito, é o endereço do Palazzo Reali di Napoli, que já foi residência oficial do rei da Espanha e hoje abriga um importante museu. 

Fica na mesma praça a curiosa Igreja San Francesco di Paola, uma réplica fiel nos mínimos detalhes ao Pantheon de Roma.

Verona

Lar da dramática história de Romeu e Julieta, obra-prima de William Shakespeare, Verona atrai milhares de visitantes todos os anos em busca do clima de romance que a cidade conserva.

Parte do turismo local gira em torno da história de amor mais famosa da literatura, como a Piazza delle Erbe, pertinho da suposta casa em que Julieta se debruçava na bancada para ouvir as juras de amor de Romeu.

O local é bastante procurado por turistas em lua de mel ou viagens românticas, que enchem as paredes de bilhetinhos de amor.

Se você não é uma pessoa muito adepta a romances, não se preocupe. Assim como todo o mapa da Itália, Verona tem diversas atrações históricas, como a Arena de Verona, construída em 30 a.C. e em funcionamento até os dias de hoje.

Se você gosta de monumentos e cenários históricos, não deixe de incluir a Catedral de Verona, o Museu Arqueológico e o Teatro Romano em seu roteiro de viagem!

Capri

Mapa Itália Capri
Fonte: Pixabay

No cantinho do mapa Itália, Capri está cercada pelo Mediterrâneo, na baía de Nápoles, em uma região de cenário paradisíaco.

A pequena ilha é um dos principais destinos de verão no país, reunindo boas praias, festas animadas e regiões que convidam ao descanso e relaxamento.

Um dos pontos turísticos mais disputados é a impressionante Gruta Azul, onde é possível navegar em meio a um complexo de grutas naturais que chegam a mais de 60 metros de extensão e 25 metros de largura.

Na sua visita a Capri, não deixe de subir de teleférico até La Piazzeta di Capri, de onde é possível contemplar toda a baía. A praça também tem diversas opções de restaurantes e butiques cheias de glamour.

Aproveite para se refrescar na praia da Marina Grande e reserve uma tarde para meditar nos Jardins de Augustus, com vista para o Mediterrâneo.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Sicília

    No mapa da itália, a Sicília logo se destaca. Afinal, é difícil não notar a maior ilha de todo o Mediterrâneo, no “dedo” da “bota”. 

    Nesta parada do seu roteiro de viagem italiano, prepare-se para tomar “um banho” de história, cultura e gastronomia.

    Na região sul do país, a Sicília teve grande importância durante a Idade Média na região: era ali que morava o imperador Frederico I, em um imenso castelo considerado “invencível” no século XIII.

    O maior ícone siciliano é o gigante Etna, um vulcão ainda ativo que ajudou a moldar a paisagem da região. 

    A ilha tem diversas cidades históricas, muitas delas tombadas como Patrimônio Mundial pela Unesco, como Catânia, Siracusa e Palermo, destinos com vários monumentos e edifícios históricos.

    Além disso, a Sicília também abriga algumas das mais populares praias italianas, como Taormina e Messina, que fica “espremida” entre o mar e as montanhas.

    Siena

    Mapa Itália siena
    Fonte: Pixabay

    Mais uma das cidades medievais do mapa Itália, Siena é cheia de atrações históricas, com diversos edifícios em estilo gótico, como a Catedral de Sienna, na Piazza del Campo.

    No coração da Toscana, a cidade tem mais de 800 anos de história bem-preservada.

    Um dos maiores destaques é o Museu dell’Opera da Duomo di Siena, um belíssimo mirante de onde é possível ter uma vista panorâmica de toda a cidade.

    Não deixe de visitar o Palazzo Público, onde funciona o Museu Cívico, e a Torre del Mangia, a mais alta de toda a cidade.

    Sorrento

    No mapa da Itália, Sorrento aparece bem ao sul, de frente para a baía de Nápoles, às margens do Mediterrâneo. A cidade foi construída no topo de uma imensa falésia, separando o lado urbano das movimentadas marinas da região.

    Além da paisagem paradisíaca, Sorrento abriga um bem-preservado centro histórico, com vários becos de pedra construídos durante a Idade Média.

    O principal ponto turístico é a Chiesa di San Francesco, uma igreja erguida em meados do século XV em meio a um verdadeiro labirinto de becos.

    Florença

    Mapa Itália Florença
    Fonte: Pixabay

    O mapa da cidade de Florença, na Itália, é um dos mais ecléticos de todo o país, com todo tipo de atração turística: praias, vinhedos, centro histórico e montanhas ao fundo.

    Se você é amante de arte e história, não deixe de visitar icônica estátua de Davi, feita pelo renascentista Michelângelo, na Galeria da Academia de Artes de Florença.

    A cidade, aliás, é repleta de atrações históricas, como a Igreja de Santa Maria del Fiore, uma das maiores da Europa, e a Galeria Degli Uffizi, o museu de arte mais antigo do planeta.

    Uma boa dica é explorar as praças da cidade sem pressa, como a Piazza della Signoria, considerada por muitos um verdadeiro museu a céu aberto. Assim, você poderá descobrir pontes, museus, restaurantes e muito mais a cada nova esquina.

    Pisa

    Uma das cidades turísticas mais famosas do mapa da Itália, Pisa vai muito além da famosa torre inclinada que atrai milhares de turistas todos os anos.

    Terra-natal de Galileu, a cidade abriga a impressionante Catedral de Pisa, com oito andares e mais de 56 metros de altura, na Praça dos Milagres.

    Fica na mesma praça a célebre Torre de Pisa: no topo dos 296 degraus da torre existe um mirante de onde é possível contemplar toda a região.

    Assim como em diversas cidades italianas, Pisa tem diversas praças, ao redor das quais gira a vida cultural da província, como a Praça da Prefeitura e a Praça dos Cavaleiros.

    Cidade com séculos de história, Pisa ainda tem suas muralhas medievais bem-preservadas, incluindo imensos portões que restringiam o acesso à região há quase mil anos.

    Vale a pena incluir em seu roteiro o Camposanto Monumentale, um cemitério antigo bastante interessante, com diversos sarcófagos romanos.

    Costa Amalfitana

    Mapa Itália costa amalfitana
    Fonte: Pixabay

    Um dos principais roteiros turísticos na Itália, a Costa Amalfitana é um destino imperdível para quem procura cidades charmosas, boas praias e cenários paradisíacos no mapa Itália.

    No sul do país, banhada pelo Mar Tirreno, a região amalfitana é o endereço de cidades medievais, incluindo castelos, praças e terraços com séculos de história, além de praias com águas claras e muito agito!

    A Costa Amalfitana ocupa todo o trecho entre as cidades de Sorrento e Salerno, incluindo 13 comunas italianas: Ravello, Amalfitana, Scala, Minore, Maiori, Atrani, Positano, Vietri Sul Mare, Cetara, Praiano, Tramonti, Furore e Conca dei Marini.

    Mapa, Itália: Roma, conheça a capital!

    A Cidade Eterna não pode ficar de fora do seu roteiro Itália! Roma é uma parada quase obrigatória durante a sua viagem!

    Os principais pontos turísticos da capital da Itália são a belíssima Fontana di Trevi, o Coliseu, construído no século I, e o Vaticano, lar do papa e mais importante endereço da Igreja Católica.

    Aproveite para caminhar sem pressa pelo bairro de Trastevere, onde estão os melhores restaurantes romanos.

    Encontre o seguro viagem obrigatório com desconto!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Antes de fazer a sua mala para uma viagem inesquecível explorando o mapa da Itália, lembre-se de contratar um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros, requisito obrigatório para quem quer visitar países do Espaço de Schengen.

    Você encontra os melhores planos das empresas mais confiáveis em nosso site, Seguros Promo, com a garantia do melhor preço do mercado!

    Conhecer as belezas italianas com segurança? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa