CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Sintra, Portugal: mapa, o que visitar e como planejar sua viagem

Encante-se por Sintra, Portugal! Saiba como chegar, pontos turísticos imperdíveis e as melhores indicações para o seu planejamento de viagem!

Com um jeitão clássico de cidade medieval, Sintra, Portugal, é um dos passeios mais interessantes para quem está nas redondezas de Lisboa.

Seja em uma viagem bate-volta, seja para pernoitar na vila, os castelos, palácios e museus dão grande valor histórico à esta encantadora região que fica em meio às belezas naturais da Serra de Sintra.

Acredite, a cidade de Sintra é um daqueles lugares imperdíveis de Portugal. Por isso, saiba o que fazer e conheça algumas dicas para adicionar este destino em seu roteiro lusitano!

Cote seu seguro viagem com 15% de desconto neste link!

Sintra, Portugal: encante-se com os palácios e castelos da vila portuguesa

As cores, formas e histórias dos palácios e castelos são enormes atrativos para que a vila de Sintra, em Portugal, seja frequentada por turistas de todos os lugares que viajam pelo país.

Mas como construções incríveis como o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros surgiram ali?

Essa é uma explicação histórica e geográfica: sua localização em região de serra e na ponta do Cabo da Roca, primeiramente, era privilegiada na proteção da região, depois serviu para atrair a nobreza portuguesa a partir do século XIX.

Além das fortalezas, a natureza próxima das construções torna toda a paisagem ainda mais encantadora e seduz os turistas.

Com certeza, você também vai se apaixonar. Então, venha saber tudo sobre Sintra, Portugal, para tornar a sua viagem ainda mais fácil e inesquecível!

Onde fica Sintra?

Sintra Portugal onde fica
Fonte: Pixabay

A Vila de Sintra fica muito próxima da capital Lisboa e está localizada na região central da costa portuguesa, na Serra de Sintra.

Como a capital do país costuma ser a principal porta de entrada de uma viagem para Portugal, os turistas costumam se programar para conhecê-la em um dia, antes ou depois de seguirem o seu itinerário pelas cidades portuguesas.

Como chegar à Sintra?

Para entender como chegar, antes é legal saber qual é a distância de Lisboa a Sintra: as duas cidades estão separadas por apenas 30 km, aproximadamente.

Ciente disso, é fácil imaginar a facilidade existente em como ir de Lisboa a Sintra.

Embora tenham aqueles turistas que preferem alugar um carro e fazer o caminho por conta própria, viajar de trem é super agradável e totalmente indicado.

As linhas saem diariamente da Estação Ferroviário do Rossio, geralmente a cada 15 minutos. O trajeto até o distrito leva cerca de 40 minutos.

Mapa de Sintra, Portugal

Preparamos um mapa com as principais atrações turísticas em Sintra para te ajudar a se localizar e planejar os passeios pelo vilarejo.

Você também pode ver como o local está próximo de Lisboa e destinos litorâneos, como Cascais e Estoril.

Como poupar no seguro viagem para Portugal?

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Caso você não saiba, o seguro viagem para Portugal é obrigatório, e sem ele você não poderá entrar no país e conhecer as suas belezas.

Fora isso, o investimento no seguro é totalmente indicado por oferecer cobertura a uma série de imprevistos que podem surgir em qualquer viagem.

E como economizar na hora de contratar? Fazendo uma boa pesquisa, claro! No Seguros Promo, você pode comparar diferentes planos, encontrar o mais indicado para a sua trip e garantir tranquilidade e segurança na sua viagem com maior economia.

Clima em Sintra, Portugal

Muito além dos pontos turísticos e paisagens, outro fator que contribui para que Sintra seja um destino turístico muito ativo é o clima da região. A cidade pode ser visitada em qualquer mês do ano, já que possui clima temperado

É relativamente quente durante todo o ano, com a média de temperatura em Sintra, Portugal, próxima dos 14º graus. Os meses de verão são os que menos chove, enquanto o fato da cidade estar em região serrana ajuda a manter o clima agradável.

Portanto, em qualquer época do ano, fique à vontade para usar roupas leves, mas nunca se esqueça de deixar aquele agasalho pronto para ser usado no final do dia.

O que fazer em Sintra, Portugal?

Você já deve estar curioso para saber quais as atrações mais recomendadas e o que ver em Sintra em uma visita à cidade.

É por isso que nós listamos os melhores pontos turísticos e contamos um pouquinho sobre cada um, para te ajudar a decidir quais lugares conhecer quando fizer a sua viagem. Olha aí!

1. Castelos e palácios em Sintra

Sintra Portugal castelos e palácios
Fonte: Pixabay

No centro histórico ou no topo de colinas, os castelos e palácios da cidade de Sintra são as suas principais atrações, que atraem uma boa parte dos visitantes à cidade.

É bem legal notar a arquitetura e as cores empregadas na construção de cada uma destas fortalezas.

Sintra é a cidade portuguesa onde está o Palácio da Pena, um dos mais bonitos de todo o país. No alto da serra, ele chama a atenção pelo colorido e pelos formatos que remetem ao romantismo que se desenham ao redor da natureza.

A decoração interna do palácio ainda está preservada e você vai querer fazer várias fotos.

Ao sair de lá, dá para chegar caminhando ao Castelo dos Mouros. Vale a pena conhecer as ruínas deste castelo medieval, datado do século X, e percorrer suas muralhas, de onde se tem uma vista incrível das paisagens que se estendem até o Oceano Atlântico.

No centro histórico de Sintra, os visitantes também podem conhecer as instalações do Palácio Nacional de Sintra, com acervo que pertenceu a reis e rainhas, e o Palácio de Monserrate, cuja arquitetura é exótica e abriga um lindo jardim.

Não deixe de conferir o horário de visitação para cada uma dessas atrações. Em cada visita, você deverá adquirir o respectivo ingresso.

2. Quinta da Regaleira

Chegamos a uma das atrações turísticas em Sintra que são imperdíveis e não pode faltar no seu roteiro: a Quinta da Regaleira.

Dizem as línguas lusitanas que o lugar é cercado de mistério — estaria ligado aos rituais da maçonaria e à Ordem dos Cavaleiros Templários.

Ao visitar o complexo, os turistas poderão conhecer o palácio que foi residência da família Carvalho Monteiro, com suas passagens subterrâneas e uma incrível sala de brasões, e passear pelos jardins da propriedade.

Mas, sem dúvidas, o Poço Iniciático é a grande atração do local.

Também conhecida como Torre Invertida, é uma galeria subterrânea com 30 metros de profundidade e teria sido construída inspirada na Divina Comédia, de Dante Alighieri.

O público pode escolher entre conhecer o local por conta própria ou fazer a visita guiada. O preço dos ingressos é diferente para cada tipo de tour.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    3. Cabo da Roca

    Ponto mais ocidental do continente europeu, o Cabo da Roca deve estar em qualquer lista sobre o que conhecer em Sintra, Portugal.

    A visita não está ligada apenas ao marco geográfico, mas ao visual impressionante que se tem no local.

    Veja o Oceano Atlântico se perder de vista de um lado, fique para observar o entardecer e avistar um cenário incrível. Do outro lado, estará a Serra da Sintra se estendendo morro acima.

    É possível chegar ao ponto de carro, percorrendo 20 km até a ponta do mar. Item obrigatório do passeio: alguma roupa para se proteger dos ventos fortes que sopram na região.

    4. Vila Sassetti

    Sintra Portugal Vila Sassetti
    Fonte: Pixabay

    No caminho para os castelos localizados no pico da Serra de Sintra, a Vila Sassetti é um daqueles locais que vale a parada para conhecer tanto o seu edifício quanto os jardins.

    Construído no fim do século XIX como residência de verão, o complexo foi revitalizado pela administração pública de Sintra e chega a receber 20 mil visitantes por mês.

    Dá para curtir os aconchegantes jardins e fazer belas fotos antes de seguir para o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros.

    Das curiosidades de Sintra: mesmo sendo revitalizado recentemente, a Vila Sassetti está incluída na lista de Patrimônios da Unesco da cidade.

    5. Chalet e Jardim da Condessa D’Edla

    Ao visitar o Palácio e o Parque da Pena, aproveite para conhecer outro ponto turístico por lá: o Chalet e Jardim da Condessa D’Edla.

    Pareceu um nome bastante requintado? Pois o local faz jus a quem o ocupou! O chalé foi construído para receber Don Fernando II e sua amada Elise Hensler, que recebeu o título de Condessa d’Edla.

    No interior do chalé, a decoração de murais e azulejos ilustra a paixão que ambos tinham pelas artes. Os jardins são considerados uma atração à parte para quem inclui este ponto em seu roteiro pela cidade.

    6. Fonte Mourisca

    Na lista sobre o que conhecer em Sintra, Portugal, não deixe de incluir a Fonte Mourisca, um dos símbolos do distrito português.

    Construída em estilo árabe, ela está localizada bem perto do centro histórico e é parada obrigatória.

    Símbolo da arquitetura modernista da década de 1920, ela é obra do escultor José da Fonseca. Nas palavras do próprio artista, ela tinha como objetivo “dignificar a água mais apreciada de Sintra”. Vale a pena conferir este marco da arquitetura local.

    7. Museus

    Sintra Portugal museu
    Fonte: Pixabay

    Se os palácios em Sintra representam um recorte histórico da cidade, ver os museus vai deixar o passeio dos visitantes ainda mais completo.

    É interessante perceber a variedade das temáticas dos museus que destacamos.

    O Museu Anjos Teixeira expõe obras dos artistas da família Anjos Teixeira: o pai, Arthur, e o filho, Pedro. Já o News Museum é um espaço bastante interativo, que percorre a história da comunicação até à contemporaneidade. 

    Há também o Museu das Artes de Sintra, que apresenta acervo de esculturas e obras dedicadas ao modernismo. Ou seja, tem visita para todos os gostos nesses espaços culturais e artísticos.

    Turismo em Sintra: como se planejar?

    A cidade de Sintra, Portugal, é daqueles lugares capazes de agradar a todos os gostos: um dos destinos ideais de viagem para a terceira idade, para casais apaixonados ou para famílias que se aventuram por terras lusitanas.

    Seja qual for o seu estilo, separamos algumas dicas que vão te ajudar a se programar melhor e curtir cada instante da viagem.

    Quantos dias de viagem?

    Muitos visitantes que passam por Sintra escolhem o destino para fazer o bate e volta de Lisboa até a cidade, conhecendo suas atrações em apenas um dia.

    Quem se propõe a descobrir o que fazer em um dia em Sintra consegue visitar as principais atrações. Mas não podemos deixar de recomendar passar uma noite por lá.

    Visite os pontos turísticos durante o dia, escolha um bom hotel na vila ou redondezas e tenha uma noite agradável em algum dos restaurantes da cidade antes de prosseguir com seu roteiro por Portugal.

    Como andar em Sintra?

    Sintra Portugal como andar
    Fonte: Pixabay

    Não é preciso se preocupar quanto a locomoção em Sintra. A cidade é pequena e é bem possível percorrer os seus pontos turísticos caminhando.

    Aqueles que desejam evitar o esforço podem optar também pelos ônibus e táxis na cidade.

    O ônibus turístico 434, por exemplo, percorre o chamado Circuito da Pena, levando os turistas por atrações como o Palácio da Pena e o Palácio da Vila, o Castelo dos Mouros e também ao Parque da Liberdade.

    Carro é uma opção? Com certeza, mas saiba que as ruas da cidade são estreitas, e durante a alta temporada, é muito difícil encontrar vagas. Na dúvida, melhor evitar.

    Hotéis em Sintra, Portugal

    A preocupação com hospedagem não afeta tanto os turistas que vão à Sintra para permanecer um dia. Mas saiba que a cidade também oferece variedade para quem deseja passar a noite.

    Os casais apaixonados podem se hospedar em um palácio e deixar a viagem ainda mais romântica. A dica é o cinco estrelas Tivoli Palácio de Seteais.

    Se você procura bom custo-benefício, durma em um hostel em Sintra, Portugal. O Moon Hill Hostel tem quartos privados e compartilhados para os viajantes mais desapegados.

    O que comer em Sintra?

    Não podemos terminar este post sem as dicas de restaurantes em Sintra, Portugal!

    Até porque a culinária portuguesa tem algumas delícias que não podem passar batidas ao visitar o país. Mas a nossa principal recomendação vai para os doces encontrados na cidade.

    A Casa Piriquita é a doceria mais conhecida de Sintra. Lá você pode provar os travesseiros de piriquita, um pastel doce recheado com creme de ovos; os pastéis de Cruz Alta, que homenageiam o ponto mais alto da serra, e as tradicionais queijadinhas.

    Para um almoço ou jantar, o Cantinho do Lord Byron une comida boa, arquitetura agradável e história — sim, a menção é ao poeta inglês Lord Byron, que passou por Sintra.

    Garanta agora o seu desconto no seguro viagem!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Incluir Sintra, Portugal, no seu roteiro a partir de Lisboa ficou muito mais fácil agora que você já sabe o que fazer por lá.

    Está pronto para conhecer mais um cantinho rico em cultura e história mundão afora? Então comece já a planejar a viagem e não esqueça de garantir as melhores promoções na compra do seguro viagem acessando o Seguros Promo.

    Visite cantinhos inesquecíveis da rica cidade de Sintra com mais segurança. De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa