CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Baía de Halong: guia para a maravilha natural no Sudeste Asiático

A Baía de Halong é um dos melhores destinos do Vietnã, e sua fama se justifica. Explorar as místicas ilhas, cavernas e grutas em uma viagem de cruzeiro!

Fazer um cruzeiro ou navegar pela Baía de Halong por algumas horas oferece a chance dos turistas verem um dos lugares mais incríveis do Sudeste Asiático.

O visual é simplesmente maravilhoso, parece ter saído de filme: sobre as águas de tons esverdeados, os barcos levando turistas costuram milhares de ilhas, umas habitadas, outras cobertas por vegetação nativa e muitas de formatos incomuns.

Já está curioso por aí? Então, antes de começar a planejar a sua viagem, acompanhe o nosso guia sobre Halong Bay: o que fazer e como achar o melhor passeio para as ilhas!

Cote seu seguro viagem no Seguros Promo e ganhe 15% de desconto. Aproveite!

Baía de Halong: a “baía onde desceu o dragão”, no Vietnã

Diz a lenda que, há milhares de anos, quando o Vietnã sofria com invasões estrangeiras, os deuses mandaram dois dragões para proteger o país.

Esses seres mitológicos cuspiram pedras de jade no mar e elas teriam se transformado em ilhas, fazendo uma barreira contra navios inimigos. Teria sido assim que a espetacular região surgiu, servindo ainda como o lar dos dragões.

Por mais incrível que seja, a história serve ao menos para justificar porque a Baía de Halong, Vietnã, é conhecida como a “baía onde desceu o dragão”, tradução literal do nome.

As cerca de 3 mil ilhas de calcário, na verdade, foram formadas a partir da ação dos ventos e das ondas.

O resultado desse “trabalho” ao longo de milhares de anos foram, além das ilhas, grutas e cavernas

Cada vez mais, a região atrai mais turistas e mostra que o Vietnã também tem as suas belezas escondidas — tanto que o lugar é tombado Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1994.

Mas se a baía de Ha Long é total novidade para você, não dá para perder este post, pois vamos contar tudo o que você precisa saber antes de conhecer as “águas dos dragões”.

Como chegar em Halong Bay?

Baia de Halong avalie como chegar
Fonte: Pixabay

Capital do Vietnã, Hanói é o principal caminho para os turistas curiosos em visitar as ilhas vietnamitas de Ha Long.

A baía fica localizada na província de Quàng Ninh, no nordeste do país. A partir da capital, a viagem dura cerca de 3h30, apesar da distância ser de apenas 150 km.

Mesmo que a estrada tenha ótimas condições, o limite de velocidade permitida é baixo e o fluxo chega a ser bastante intenso.

Se você quer saber como ir de Hanói à Baía de Halong de maneira mais prática, nós indicamos fazer o percurso viajando de ônibus ou agendando alguma excursão.

Vale alertar para uma dica importante: a grande vantagem de fechar a viagem de excursão é que você já pode optar por contratar um cruzeiro pelo número de dias que desejar, ou então fazer apenas o passeio bate-volta. 

Vantagens de contratar um seguro viagem para o Vietnã

Seguro Viagem:
Ásia
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Pode parecer bobagem contratar o seguro viagem para o Vietnã, mas nós vamos te mostrar que o caminho não é bem esse.

Como o item não é obrigatório, muitos viajantes podem enxergá-lo como dispensável.

Mas já parou para pensar que o Vietnã é um país bem diferente do nosso? Imagine comer um prato “exótico” e ter que pagar altas despesas médicas caso você sinta alguma indisposição?

Neste caso, o seguro viagem é a ajuda mais do que bem vinda: ele não apenas cobre despesas médicas e hospitalares, mas também situações de atraso ou cancelamento de voo, extravio de bagagem e até acidentes em esportes radicais, se incluso no plano.

Portanto, não vai pecar pela falta. Acesse o Seguros Promo, compare as coberturas e encontre o plano ideal para você viajar com segurança e tranquilidade. E pelo menor preço!

Como é o clima em Halong Bay?

Decidir quando ir é uma das etapas mais importantes de qualquer viagem, e lógico, não é diferente com o planejamento de um passeio à baía de Ha Long, no Vietnã.

Mar e verão é a combinação que todo turista deseja, e a estação quente é ótima para curtir a região. Mas fique atento ao clima: Halong Bay no verão recebe mais chuvas, e você pode precisar fazer ajustes na sua programação.

O melhor momento para passear pela baía e suas ilhas, explorar as cavernas e grutas, é logo no fim do verão e início do outono, ou na passagem do inverno para a primavera, quando faz calor, mas sem chover constantemente.

A ausência de chuvas no inverno é ideal para os turistas. Porém, o mar gelado diminui o ânimo para os mergulhos e a névoa pode prejudicar um pouco o visual das ilhas.

O que fazer em Halong Bay?

Baia de Halong o que fazer
Fonte: Pixabay

Halong Bay retrata de maneira incrível por que o Vietnã está entre os melhores destinos exóticos para viajar no mundo. 

Em um país marcado por guerra, a beleza natural que se vê ao longo da baía é capaz de surpreender muitos turistas desavisados que percorrem a região.

Deixamos aqui aquela dica de ouro: não há jeito melhor do que navegando para explorar Halong Bay. O que fazer para descobrir praias e ilhas escondidas em cada canto de água esverdeada? Suba a bordo do barco e veja o melhor deste lugar.

Andar de caiaque pelas águas, explorar as cavernas formadas nas ilhas e ter aulas de culinária vietnamita são algumas das atividades a serem realizadas.

Existem passeios que podem ser feitos em um dia. Mas escolher por um cruzeiro e passar a noite em Ha Long é uma das experiências mais sensacionais da região.

Além de mais tempo para explorar diferentes cantos da baía, cada cruzeiro tem a sua programação de atividades, garantindo dois, três ou mais dias de diversão para os turistas.

Ilhas na Baía de Halong

Esculpidas pela natureza e pelo tempo em formatos e tamanhos diferentes, as ilhas de Halong Bay são consideradas a principal atração do lugar.

O gostoso de percorrer a baía é navegar o máximo de tempo possível e descobrir novas formações em diferentes lugares — lembre-se, estamos falando de um conjunto com aproximadamente 3 mil ilhotas diferentes.

Poucas são habitadas, outras abrigam fauna e flora, e tem aquelas que são apenas pedaços de pedra no meio do mar.

Existem ainda as ilhas onde a estrutura é preparada especialmente pelas agências de turismo para receber os visitantes, como Castaways Island.

Caso você ache que nenhuma delas tem atrativos em terra firme, vamos mostrar um pouco das principais ilhas da baía e o que fazer em cada uma delas.

Cat Ba

Baia de Halong cat ba
Fonte: Pixabay

Por ser a maior de todas as ilhas da baía de Halong, Cat Ba é a que melhor atende os turistas em termo de infraestrutura.

Existem supermercados, bancos e até hospitais para suprir as necessidades e urgências dos viajantes que circulam pela região nos barcos e cruzeiros. Sendo assim, o local é parada certa de praticamente todos os passeios por lá.

E ainda há mais para se fazer em Cat Ba. O lugar abriga comunidades ribeirinhas que preservam a tradição e cultura vietnamita, e também é possível passear de bicicleta pela vila e ver as plantações de arroz cultivadas no local.

Ti Top

Quer ter a vista mais incrível de toda a baía em Ha Long? Então a Ti Top Island (ou Ti Tôp) é uma parada obrigatório da sua viagem. 

Encare a subida íngreme por cerca de 200 degraus para ter a mais alta visão do destino!

Para alguns, o esforço pode ser grande, mas a recompensa é enorme, com a vista panorâmica do oceano em tons de verde esmeralda e as ilhas espalhadas pelas águas.

Descer vai ser a parte mais fácil, e os turistas poderão repor as energias na praia da ilha antes de seguir viagem no mar de Halong.  

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Castaways Island

    Passar a noite à bordo de um cruzeiro na baía já é uma experiência incrível, dormir em uma das ilhas então, é algo sensacional.

    Castaways Islands é uma ilha privativa com bangalôs e estrutura para receber os turistas que fazem o passeio organizado pela Vietnam Backpackers’ Hostels.

    Além de dormir, as pessoas fazem refeições na ilha, escolhem um esporte radical e podem curtir uma festa noturna, além de participarem das atividades inclusas no pacote.

    O passeio realizado pela empresa tem duração de três dias, um período de muita introspecção e contato com a natureza para quem fica em Castaways Island.

    Cavernas e Grutas

    A ação do tempo e das ondas nas ilhas de calcário foi responsável pela formação de cavernas e grutas que são atrações à parte no passeio pela baía de Ha Long.

    Geralmente, os passeios são feitos de caiaque, e é possível desembarcar e explorar a pé alguns lugares.

    Os visitantes ficam surpresos com os cenários escondidos, como na Sung Sot Cave, cujo nome significa justamente “surpresa”. Na maior das cavernas, enormes estalactites de formas variadas são responsáveis por impressionar seus desbravadores.

    As formações rochosas também são o grande atrativo das cavernas de Trinh Nu e Dau Go, enquanto Bo Nau surpreende pela enorme entrada (cerca de 6 metros) em forma de arco.

    Ao nordeste de Halong Bay se encontra também e Bai Tu Long Bay, uma área de preservação ambiental com cavernas e grutas.

    Cruzeiros em Halong Bay

    Baia de Halong cruzeiros
    Fonte: Pixabay

    Desde os melhores cruzeiros em Halong Bay à barcos mais simples, a oferta para cruzar a baía à bordo de uma dessas embarcações é enorme na região.

    Eles são feitos de madeira, com três ou quatro andares — um tanto quanto diferente do que você possa ter imaginado para um cruzeiro.

    Mas não ache que por isso não valerá à pena o passeio. Passar a noite embarcado e ter mais tempo para explorar a baía é incrível!

    Ter a atenção a alguns detalhes faz toda a diferença para escolher o melhor cruzeiro. Halong Bay tem várias ofertas, e nós vamos dar dicas sobre como escolher o cruzeiro dentro da proposta de passeio que você procura.

    Como escolher um cruzeiro na Baía de Halong?

    A princípio, os passeios podem parecer iguais, o que vai dificultar a escolha do turista. Mas existem detalhes — desde o tipo de barco até as atividades oferecidas — que vão ajudar o viajante na escolha correta.

    Quanto tempo ficar embarcado? Onde contratar? Confira a resposta para estas dúvidas comuns e aproveite bem o seu passeio!  

    Defina a duração

    As agências de turismo vendem desde cruzeiros de apenas um dia pela baía de Ha Long aos raríssimos cruzeiros de quatro dias e três noites no barco.

    Essa decisão de quantos dias será o cruzeiro vai influenciar no que será feito e nas atividades programadas.

    Num único dia, a visita a alguma caverna, o passeio para conhecer as ilhas e andar de caiaque serão mais rápidos. Ao optar por um cruzeiro de três dias, por exemplo, o turista pode conhecer muito mais e ter mais tempo para cada atividade.

    Avalie como agendar o passeio

    Baia de Halong avalie
    Fonte: Pixabay

    Existem diferentes formas de contratar o seu cruzeiro e, de cara, nós já avisamos qual evitar: não contrate nas agências de turismo do aeroporto de Hanói!

    A capital do Vietnã é o melhor lugar para agendar o passeio, mas não faça isso logo que descer do avião, ou pagará mais caro.

    Procure as agências de turismo espalhadas pela cidade e faça uma boa pesquisa para encontrar os melhores preços. Mesmo se você chegar à Hanói e planejar conhecer Halong Bay, Vietnã, no dia seguinte, dá para procurar (só torça para encontrar vagas).

    Nos casos de ficar pouco tempo na cidade, o melhor mesmo é reservar pela internet. Além da segurança de viajar com o passeio garantido, é possível encontrar muitas informações sobre o passeio.

    E se você estiver em outra cidade do país, também é possível reservar o cruzeiro. Porém, não é lá muito vantajoso: o serviço é mais caro e os vendedores nem sempre são bem informados sobre o que estão vendendo.

    Escolha o tipo de cruzeiro

    Na hora de contratar um cruzeiro por Halong Bay, é possível encontrar de barcos mais simples às embarcações mais luxuosas. Claro que o preço será diferente à medida em que se busca mais conforto no passeio.

    Os cruzeiros de luxo não são oferecidos por muitas empresas, e têm o tamanho do quarto e a comida como diferenciais. Barcos de melhor qualidade, mais baratos que os luxuosos, são os mais procurados e bem satisfatórios.

    Há também os cruzeiros de baixo orçamento, em que a qualidade é pior, mas podem atender as pessoas que procuram opções econômicas.

    Quantos dias ficar na Baía de Halong?

    Na viagem por Halong Bay, quantos dias ficar é uma decisão bastante pessoal de cada turista.

    Como nós mostramos, existem opções de barcos para quem deseja fazer um bate-volta a partir de Hanói ou com até três pernoites na baía (ou em ilhas particulares).

    Tenha em mente que, quanto mais dias resolver ficar, mais tempo para descobrir o lugar e registrar esses momentos com calma você vai ter.

    Contrate o melhor seguro pelo menor preço!

    Seguro Viagem:
    Ásia
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Se você for viajar para a Baía de Halong, um dos principais destinos turísticos do Vietnã, não se esqueça da importância do seguro viagem.

    Em um país de tradições tão diferentes, você estará protegido de uma série de imprevistos que podem acontecer em uma viagem. Acesse o Seguros Promo para encontrar as melhores coberturas.

    Conheça as maravilhas de Halong Bay com segurança e economia. De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa