CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Capital de Moçambique: 11 atrações principais em Maputo

A capital de Moçambique, Maputo, reserva diversas atrações para quem quer desbravar a cidade. Vem conferir os principais pontos turísticos!

Já pensou em visitar a capital de Moçambique? Ao contrário do que você possa pensar, Maputo é um importante é um dos destinos turísticos mais visitados do país.

Além de ser um importante centro financeiro, a cidade também é um verdadeiro encanto com belas praias, ilha paradisíaca, monumentos e construções históricas muito interessantes. 

Sem contar que seus mercados típicos e feiras tornam os roteiros ainda mais deliciosos e regados de muita cultura e tradições. Vem conhecer 11 atrações imperdíveis da capital moçambicana. 

Cote seu seguro viagem para a África no Seguros Promo e ganhe 15% de desconto. Aproveite!

Capital de Moçambique: o que conhecer em Maputo?

Maputo em Moçambique ainda está em fase de desenvolvimento, mas é um destino que, com certeza, conquistará o seu coração. 

Além de atrações belíssimas, como a Praia de Macaneta e a Ilha da Inhaca, a cidade é também um reduto cheio de história e tradições. 

Ao perambular por toda a capital, não deixe de visitar lugares, como a Estação Central dos Caminhos de Ferro, eleita a mais bonita do mundo.

A Praça da Independência também não pode passar despercebida no seu roteiro. Ela abriga um enorme monumento em homenagem ao primeiro presidente de Moçambique independente, Samora Moisés Machel.

O Mercado Central, a Feima e o Mercado do Peixe são locais para você conhecer um pouco das tradições e gastronomia local. A Fortaleza da Nossa Senhora da Conceição, o Museu de História Natural e a Casa de Ferro também reservam experiências únicas aos seus visitantes. 

Inclua ainda um tour pelo Jardim Botânico Tunduru repleto de árvores, gramados e monumentos importantes. Sem dúvida, um lugar bem gostoso para passar algumas horas apreciando a paisagem. 

Onde fica Maputo?

Capital de Moçambique onde fica
Fonte: Unsplash

A cidade de Maputo está situada na margem ocidental no extremo sul do país, na região do Estuário do Espírito Santo, bem pertinho da fronteira com a África do Sul, a cerca de 80 quilômetros de distância.

Com cerca de 346,77 quilômetros quadrados, a capital é considerada um centro financeiro, mercantil e corporativo de Moçambique.

Mapa da cidade de Maputo

A cidade possui atrações por todos os lados e você ficará encantado com a atmosfera alegre e receptiva do povo local.

Para descobrir os melhores lugares e explorar cada cantinho interessante da capital, que tal contar um bom mapa para se locomover com maior facilidade entre os lugares turísticos?

Preparamos para você um guia com a localização de Moçambique e aquelas atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem. Confira!

Contrate o seguro ideal para a África!

Seguro Viagem:
África
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 80.000
Bagagem extraviada NÃO
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Embora pouco conhecida nos roteiros turísticos internacionais, Maputo é um daqueles destinos encantadores e que proporciona momentos de pura diversão, alegria e belos cenários.

Mas se você quer conhecer a cidade com total segurança e tranquilidade, jamais deixe de fazer uma viagem internacional sem contar com um seguro.

Esse tipo de serviço garante ao turista total amparo em situações de emergência, oferecendo assistência em eventualidades, como acidentes, problemas de saúde, atraso ou cancelamento de voo, perda de bagagem e muito mais.

Na hora de encontrar os planos mais recomendados para a sua viagem para a capital de Moçambique, conte com a plataforma comparadora, Seguros Promo, que garante as opções mais vantajosas e coberturas que atendem às suas necessidades.

No nosso site, é possível simular até quatro planos de diferentes seguradoras para encontrar a opção que mais se adequa ao seu estilo de viagem. 

O que ver em Maputo?

Não é à toa que, nos últimos anos, o destino moçambicano tem conquistado o coração dos seus turistas que fazem uma viagem para a África.  

Além de contar com belezas naturais de tirar o fôlego, a cidade é um verdadeiro centro histórico à céu aberto, oferecendo atrações interessantes aos seus visitantes.

Por isso, antes de definir o que fazer em Maputo, dê uma olhadinha nas dicas de lugares imperdíveis que selecionamos para a sua viagem.

1.  Ilha da Inhaca

Capital de Moçambique ilha da inhaca
Fonte: Wikipedia foto de Luis Abreu

A Ilha da Inhaca é um dos locais mais visitados de toda a cidade e, claro, não é por menos. A beleza desse lugar é deslumbrante e há quem diga que ela não deixe nada a desejar para destinos famosos, como as Ilhas Maldivas e as praias do Caribe.

A vantagem é que o arquipélago é bem pertinho da capital, a cerca de 40 quilômetros de distância, o que favorece um tour pela região. 

Para conhecer tudo sobre Maputo e sua ilha mais famosa, você precisará pegar um avião ou um barco em uma viagem bem rápida. Prepare o seu coração e a câmera fotográfica para admirar um dos locais mais bonitos de Moçambique.

Nessa parte de Maputo, o mar tem diferentes tons de azul e as águas são bem morninhas, o que permite um banho de mar delicioso e relaxante.  

Além de ser uma atração turística, a Ilha da Inhaca é também um centro de pesquisa marinha, onde vivem diversas de espécies de animais, além de abrigar o Museu de Biologia Marítima e laboratórios.

2.Macaneta

Para os turistas que querem desfrutar das belezas naturais da capital de Moçambique, reserve algumas horas para explorar a Praia de Macaneta, belíssima e um lugar perfeito para quem busca momentos de tranquilidade em meio à natureza.

A cerca de 40 quilômetros do centro da cidade, a praia é um pouco afastada e você precisará levar bebidas, comidas, cadeiras e guarda-sol, já que a região não conta com infraestrutura de quiosques.

Se quiser passar alguns dias na região, saiba que há também algumas pousadas ao redor da praia, que oferecem conforto e boa estrutura.

Na hora de curtir o mar, é bom tomar um pouco de cuidado, pois as ondas nessa área são um pouco fortes e,em alguns trechos, o mar é profundo.

3.Estação Central dos Caminhos de Ferro

Em Moçambique, a cultura é vista em todos os cantos e há muitos lugares históricos que, certamente, vai adorar conhecer, como a Estação Central dos Caminhos de Ferro, considerada uma das construções mais emblemáticas da cidade.

Construída entre os anos de 1908 e 1910, a antiga estação de trem foi eleita em 2016 a terceira mais bonita do planeta de acordo com a Revista Times. E claro, que esse título se justifica, além de ser motivo de orgulho para seus moradores.

Com uma fachada construída em arquitetura neoclássica e uma linda cúpula principal, sua estrutura foi pré-fabricada na vizinha África do Sul. 

Mas não é somente a fachada que chama a atenção dos visitantes, sua área externa também encanta os turistas que viajam para Maputo em Moçambique.

As áreas internas da estação proporcionam uma verdadeira volta ao tempo, já que locomotivas antigas decoram o local, preservando a sua identidade. 

Não deixe de visitar também o pequeno museu que existe em seu complexo, que conta a história do surgimento da estação.

4.Praça da Independência

Capital de Moçambique praça da independência
Fonte: Wikipedia foto de Fritz Joubert

No seu roteiro inclua a Praça da Independência, que é um verdadeiro símbolo para o país e também um dos locais mais visitados em toda a capital.

Localizada entre a cidade baixa e a parte alta de Maputo, o local abriga um monumento, que homenageia o primeiro presidente de Moçambique independente, Samora Moisés Machel, um importante líder que lutou pelo fim da exploração portuguesa.

Além da estátua, a região também abriga o prédio da Câmara Municipal de Maputo, erguida em 1941, que abriga um museu.

 5. Mercado Central

Para os turistas que gostam de conhecer um pouco sobre a cultura local, o Mercado Central, inaugurado em 1901, é uma atração bem interessante. 

Conhecido também como Bazar, a estrutura do seu prédio é feita com elementos de ferro vindos da Bélgica.

Mesmo que você não tenha a intenção de fazer compras no local, não deixe de percorrer os extensos corredores cheios de barracas de diferentes produtos, como legumes, frutas, objetos de decoração, souvenires, especiarias e muito mais.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    6.Feima

    E por falar em cultura local, a Feima – Feira de Artesanato, Flores e Gastronomia – um dos lugares mais populares da cidade de Maputo quando o assunto são costumes e tradições africanas.

    Instalado em uma área verde, a feira é um verdadeiro mercado à céu aberto, que vende os mais diversos produtos típicos, como tecidos, acessórios, bijuterias, roupas, bolsas, objetos de decoração e roupas típicas de Moçambique.  

    Todos os produtos vendidos no local são feitos pelos artistas da cidade. Se quiser levar algum item para casa, é bom pechinchar para garantir os melhores preços. 

    7.Mercado do Peixe

    Jamais poderíamos deixar de fora da nossa lista o Mercado do Peixe, um local que é sinônimo de boa gastronomia e famosos por comercializar produtos sempre frescos e deliciosos. 

    Para quem quer conhecer um pouco da cultura de Moçambique, não deixe de visitar o complexo gastronômico e se deliciar com pratos de peixes, frutos do mar e mariscos. 

    Por todo o local, há barracas vendendo os mais diversos itens e também restaurantes que servem um verdadeiro pratos típicos de dar água na boca. 

    8. Fortaleza da Nossa Senhora da Conceição

    Capital de Moçambique fortaleza da nossa senhora da conceição
    Fonte: Wikipedia foto de Fortaleza_Maputo.jpg: Emilio

    A Fortaleza da Nossa Senhora da Conceição também é um dos lugares mais interessantes da capital moçambicana.

    Construído em 1787, no passado, o complexo era todo feito de madeira, mas ao longo do tempo sofreu ataques e foi abandonado por vários anos. Para preservar a história do Forte, o local foi reconstruído com a estrutura que é vista hoje.  

    Ao visitar essa incrível atração na cidade de Moçambique na África, você poderá conferir relíquias de outras fortalezas existentes no país, admirar estátuas de colonizadores, além de explorar todos os cantinhos da fortaleza.

    Aliás, durante o seu passeio, não deixe de visitar a sala que abriga um caixão de madeira, que contém os restos mortais de Ngungunhane, o antigo imperador da região de Gaza.

    9. Jardim Botânico Tunduru

    Em dias de sol e calor, o Jardim Botânico Tunduru é uma boa opção para fugir das altas temperaturas da capital de Moçambique. 

    Completamente urbanizado, o espaço criado pelo paisagista inglês Thomas Honney em 1885, abriga muitas árvores, diversas espécies de plantas indígenas e flores, que tornam o local um verdadeiro encanto.

    Para apreciar a paisagem do Jardim Botânico, há diversos bancos e gramados, onde você pode passar horas descanso sob a sombra das árvores. 

    Ao visitar o parque, pare também para fazer uma foto no enorme arco existente no local, construído em estilo neomanuelino, que fica logo na entrada. Conheça também a estátua do presidente Samora Machel, confeccionada por escultores norte-coreanos.  

    10. Museu de História Natural

    No seu roteiro de viagem em Maputo, Moçambique, inclua também uma visita ao Museu de História Natural, fundado em 1911. O local tem como uma das suas exposições vários animais embalsamados, como a coleção com fetos de elefantes, que existe desde a I Guerra Mundial.

    O museu abriga ainda outras peças, como estátuas, imagens, ferramentas, acessórios, máscaras, utensílios e instrumentos musicais usados em diferentes épocas do país. Você ficará encantado com a quantidade de objetos expostos no museu. 

    11. Casa de Ferro

    Capital de Moçambique casa de ferro
    Fonte: Wikipedia foto de ilan molcho

    A Casa de Ferro é também um dos lugares mais visitados da capital de Moçambique. Erguida com materiais pré-fabricados, o imóvel desenhado pelo famoso Gustave Eiffel, em 1892, é um verdadeiro charme.

    No período da sua construção, o objetivo era tornar o imóvel a residência do governador-geral de Moçambique, mas por ser um local muito quente, o projeto não foi colocado em prática.

    Com isso, a Casa de Ferro teve outros destinos e, hoje em dia, abriga o Ministério da Cultura e do Turismo. 

    Além de ser um prédio administrativo, o local também é aberto para visitação, uma vez que abriga exposições interessantes, como a coleção de peças de cidades medievais moçambicanas.

    Viaje com proteção: seu seguro viagem está aqui!

    Seguro Viagem:
    África
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 80.000
    Bagagem extraviada NÃO
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Ficou surpreso com as atrações turísticas da capital de Moçambique? Então, é bom se preparar porque a cidade é ainda mais linda e interessante do que você imagina.

    Mas não se esqueça que, além de montar um roteiro com os lugares mais incríveis da cidade, lembre-se que a sua segurança deve ser prioridade.  

    Se quer encontrar os preços mais vantajosos e as melhores opções de seguro viagem, seu lugar é na nossa plataforma verificadora, Seguros Promo, que apresenta os planos mais vantajosos de diferentes seguradoras do Brasil. Quer viajar protegido? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa