CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Comidas típicas do México: O que não falta na mesa mexicana!

As comidas típicas do México deixam todos com água na boca. Se você ainda não conhece, nós mostramos os principais pratos mexicanos!

As comidas típicas do México estão entre as mais famosas culinárias ao redor do mundo, com sabores bem acentuados, cores vivas e aromas ricos.

Admirados em todos os cantos do mundo, os pratos mexicanos são capazes de oferecer ao viajante uma experiência completa onde quer que ele esteja, sempre com muita pimenta em jogo!

Reunimos tudo sobre as comidas típicas mexicanas para te deixar com água na boca e te ajudar na hora de fazer o seu pedido! Confira!

Comidas típicas do México: O que é famoso no país?

Se você está planejando uma viagem ao México ou a qualquer outro país, é importante fazer uma breve pesquisa sobre os pratos típicos para não passar apuros e escolher sempre as opções mais apetitosas.

Assim você saberá de antemão quais são as alternativas vegetarianas, os quitutes com mais pimenta ou os doces mais inusitados, e poderá escolher o que comer com mais consciência.

Única cozinha considerada Patrimônio Intangível da Humanidade pela Unesco (desde 2010), a culinária mexicana une elementos pré-colombianos e alimentos introduzidos pelos colonizadores espanhóis, garantindo uma mistura deliciosa!

Em qualquer canto do país, de Cancún a Guadalajara, as comidas mexicanas são bastante picantes, com quantidades generosas de chilli, a famosa pimenta!

Além disso, o visitante pode esperar muitos pratos à base de abacate, saladas, carnes variadas e muito feijão, em qualquer refeição.

Culinária Mexicana: História

Comidas típicas do méxico
Fonte: Pixabay

O que as pessoas comem no México é fruto de uma rica mistura entre a cultura dos povos pré-colombianos e costumes levados ao país pelos colonizadores espanhóis, a partir do século XVI.

Os espanhóis chegaram ao México na região de Tenochtitlán, hoje conhecida como Cidade do México, onde os povos originários, como incas e astecas, tinham o milho na base de sua alimentação.

Aos poucos, os colonizadores foram introduzindo alimentos bastante consumidos na Europa no novo continente, como especiarias, vinhos, arroz e carne bovina, bem como frutas e vegetais que ainda não existiam por ali.

Um bom exemplo dessa mistura é a quesadilla: enquanto o queijo e a carne (bovina, suína ou de frango) foram introduzidos pelos colonos europeus, o milho e o chilli representam a influência tradicional dos povos pré-colombianos.

Com o passar do tempo, os pratos foram adquirindo sabores específicos de cada região, transformando a culinária mexicana em uma espécie de saborosa colcha de retalhos gastronômicos.

Na região próxima ao Texas (EUA), que já fez parte do território mexicano, é muito comum a culinária tex-mex, por exemplo, misturando sabores típicos do país com iguarias estadunidenses, como o tradicional churrasco.

Em 2010 a Unesco declarou a gastronomia mexicana patrimônio imaterial mundial, sobretudo por conta de técnicas de produção agrícola e preparo que existem desde a época pré-colonial.

Um dos destaques é o método de nixtamalização, para cozimento e maceração do milho, base da alimentação no país,

Por que os mexicanos comem tanta pimenta?

Se alguém pergunta o que combina com comida mexicana, é bem provável que a resposta seja pimenta!  Os mexicanos comem tanta pimenta que acabam gerando a dúvida do porquê fazem isso. E nós vamos explicar!

Antes de mais nada, a pimenta é uma especiaria bastante antiga no solo mexicano. Muitos séculos antes de Cristo os povos maias e astecas já faziam o cultivo da iguaria, utilizada para acentuar o sabor da comida.

Além de ser uma herança dos povos originários, a pimenta também serve para supostamente equilibrar a temperatura corporal em um país famoso pelas altíssimas temperaturas, diminuindo a sensação de calor.

Tanta popularidade fez com que a pimenta se tornasse um dos ingredientes mais versáteis na gastronomia mexicana, sendo utilizada em pratos salgados, doces, bebidas e até na decoração.

Atualmente, vários tipos de pimenta são produzidos no país, como a piquin, a guajillo e a extremamente picante habanero.

Vai conhecer o México? Tenha um seguro Viagem!

Seguro Viagem:
América do Norte
CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
Assistência médica USD 145.000
Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Para experimentar as comidas típicas do México sem se preocupar caso algum prato não caia bem, a melhor alternativa é contratar um seguro viagem.

O item não é obrigatório, mas é altamente recomendado para qualquer viajante, não importa o destino, pois garante uma série de coberturas e serviços que podem poupar o turista de muita dor de cabeça e prejuízo!

Você garante um seguro viagem México com um investimento a partir de R$ 23 por dia, contratando uma cobertura que pode te ajudar a arcar com custos de milhares de dólares em despesas não previstas durante a sua viagem.

Ou seja, se você sofrer algum acidente ou problema de saúde, ter a bagagem extraviada ou o voo cancelado, não precisará se preocupar com gastos extras!

Você encontra o seguro viagem mais barato em nosso site, Seguros Promo, que reúne as melhores seguradoras do mercado em uma plataforma moderna para te ajudar a encontrar o menor preço!

O viajante pode fazer a cotação simultânea de até quatro planos por vez, facilitando a análise de cada item que pode fazer a diferença na sua viagem.

Principais comidas típicas do México

A comida típica do México tem sabores acentuados, é bem picante e leva ingredientes frescos e coloridos. Conheça os pratos mais populares!

Guacamole

Comidas típicas do México Guacamole
Fonte: Pixabay

Preparado com abacate, tomate, cebola, especiarias e temperos, o guacamole é um dos mais famosos pratos típicos do México, servida como acompanhamento de nachos ou no recheio de diversos quitutes.

Esse purê de abacate bem picante é consumido em praticamente todos os lugares: em restaurantes, barraquinhas de comida e em casa.

Tacos

Entre as principais comidas típicas do México estão os tacos, que nada mais são do que tortilhas de milho que recebem os mais variados temperos, de carnes variadas a feijão frito.

Atualmente, esta iguaria tem diversas releituras, como os famosos tacos al pastor, considerado um dos melhores pratos do mundo, feito com carne de porco marinada com pimenta, suco de abacaxi e diversas especiarias.

Tortillas

Comidas típicas do México Tortilhas
Fonte: Pixabay

As tortilhas estão entre dos principais alimentos da culinária mexicana. Na prática, nada mais são do que pães assados em formato de disco, parecidas com panquecas.

O que faz a diferença é o preparo.

Feitas com milho ou trigo, as tortilhas recebem diversos tratamentos para se transformarem nas principais iguarias consumidas pelos mexicanos.

Os tacos são tortilhas assadas em um espeto; os burritos são feitos com tortilhas enroladas e recheadas, as enchiladas têm recheio de carne ou queijo com chilli, o panucho é feito de tortilhas fritas e recheada com purê de feijão, entre outras.

Como estamos falando de um prato bastante popular, você pode encontrá-lo em praticamente todos os lugares, como restaurantes, bares, quiosques e, é claro, na casa dos mexicanos!

Chilli com carne

Poucos pratos representam tão bem a mistura entre as influências pré-colombianas e coloniais quanto o chilli com carne.

O prato une a carne moída trazida pelos espanhóis com feijão e molho de tomate apimentado para ser servida como acompanhamento de nachos e tortilhas produzidos com o milho dos povos pré-colombianos.

Burrito

Comidas típicas do méxico Burritos
Fonte: Pixabay

As tortilhas se transformam em burritos quando são preparadas enroladinhas e com bastante recheio, que variam entre carne, queijo, tomate, chilli e muitos outros.

Uma das comidas típicas do México mais conhecidas entre os estrangeiros, os burritos são encontrados em todo canto, desde restaurantes requintados a barraquinhas na rua.

Nacho

Mais uma versão da polivalente tortilha, os nachos são a versão frita dos pãezinhos de milho ou trigo. Os discos, porém, se transformam em triângulos crocantes, que se parecem com o famoso Doritos.

Em geral, os nachos são acompanhados por guacamole, cheddar, chilli e muita, mas muita pimenta!

Mixiote com carne

O mixiote com carne é um prato bem completo e bastante especial, com uma aparência bem diferente.

O prato é feito como um guisado de carne, a forma de servir também é importante, já que posto em uma película desprendida de folhas de agave, dando um visual todo especial para a iguaria.

Cochinita Pibil

Uma das comidas típicas do México entre povos indígenas da província de Yucatán, a cochinita pibil tem esse nome diferente por conta de seu modo de preparo.

O quitute é feito enrolado em folhas de banana-da-terra, assado em um forno montado em um buraco improvisado na terra, chamado de pibil.

A iguaria consiste em carne de porco com molho de laranja azeda, cebola roxa e achiote, carregada de especiarias, como canela, cominho, pimenta preta, vinagre, sal, entre outras.

Pozole

Pozole - comida mexicana
Fonte: Pixabay

Prato típico do natal mexicano, o pozole é basicamente uma sopa à base de milho com carne suína ou de frango.

Para ganhar o sabor acentuado característico, o prato recebe diversos vegetais e especiarias, como pimenta, cebola, queijo e muito mais.

Rajas Poblanas

Mistura simples e eficiente, as rajas poblanas são uma das boas opções para os vegetarianos em viagem pelo México. 

O prato é feito com tiras de pimenta poblano misturadas com creme de leite, cebola, milho e queijo fresco.

Comidas típicas dos México: Doces e bebidas

Muito conhecida pelos pratos salgados, a culinária mexicana também tem seus doces e bebidas característicos, olha só!

  • Alegría: produzido com amaranto (um tipo de cereal rico em proteína) e mel ou açúcar, o alegría é um doce bastante nutritivo e saboroso.
  • Polvorón: tradicional biscoito amanteigado à base de nozes e essência de baunilha.
  • Churros: um dos mais famosos doces mexicanos, os churros são recheados com doce de leite ou chocolate e podem ser encontrados praticamente em qualquer lugar.
  • Garapiñados: o “praliné” mexicano é feito com amendoim, nozes ou castanhas torrados e cobertos por uma calda quente de açúcar.
  • Mescal: uma bebida produzida a partir do sumo do agave (que dá origem à tequila) fermentado. É comum vir em uma garrafa com larva de borboleta.
  • Pulque: também derivada do agave, mas menos popular que a tequila, o pulque tem alto teor alcoólico.
  • Tequila: equivalente à cachaça brasileira, nenhuma bebida é tão característica do México quanto a tequila, que pode ser servida pura, com limão e sal ou em drinques elaborados.

O que os mexicanos comem em cada refeição?

Comidas mexicanas o em cada refeição
Fonte: Pixabay

Os hábitos de alimentação dos mexicanos são, em geral, bem parecidos com os costumes brasileiros, com três refeições principais: café da manhã, almoço e jantar.

Confira as peculiaridades dos hábitos alimentares no México!

Comidas típicas do México no Café da manhã

O café da manhã mexicano é servido bem cedo, por volta das 7h, mas pode se estender até as 11h, a depender da jornada de trabalho do cidadão. 

Essa refeição costuma ser bastante reforçada, pois é uma das principais. Quem começa o dia cedo pode até fazer uma refeição extra ainda antes do almoço para segurar a fome.

Mas, afinal, o que os mexicanos comem no café da manhã? O prato principal é o milho, presente em forma de tortilhas e panquecas, acompanhadas de café, pão e ovos. 

Vez ou outra aparecem pratos mais elaborados como enchiladas e empanadas, para enriquecer ainda mais o desjejum.

Almoço e Janta

O almoço não é tão especial para os mexicanos, que só comem a segunda refeição do dia por volta das 15h. O cardápio, geralmente, consiste em dois pratos: um ensopado e carne, muita carne, especialmente de frango ou porco.

Assim como no Brasil, os mexicanos são fãs de arroz e feijão, que pode ser cozido, frito ou até amassado até chegar à textura de creme. As batatas fritas tão queridas pelos brasileiros dão lugar ao tradicional guacamole.

Se você está na dúvida sobre como fazer um típico jantar mexicano, é melhor ficar atento, pois à noite a alimentação costuma ser mais leve, mas não menos deliciosa.

É nesse momento que os mexicanos “se jogam” em petiscos e pratos leves, como sanduíches, pizzas e porções, consideradas pequenas para os parâmetros brasileiros.

Não se esqueça de comprar o seguro viagem!

Seguro Viagem:
América do Norte
CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
Assistência médica USD 145.000
Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Antes de se jogar nas comidas típicas do México, lembre-se de que o sistema de saúde mexicano não é acessível para estrangeiros, o que pode significar um grande prejuízo em caso de acidente ou emergências médicas.

Para experimentar os sabores e temperos acentuados da culinária mexicana sem medo, a melhor opção é contratar um seguro de viagem: assim, você não deixa que um mal-estar repentino possa atrapalhar a sua estadia.

O seguro viagem México mais barato está em nosso site, Seguros Promo, que permite a cotação de até quatro planos de uma só vez, te ajudando na tarefa de encontrar o melhor preço.

Conhecer a deliciosa gastronomia mexicana com segurança? De Promo você pode!


Leia também:

aaaa