CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Bulgária: onde fica? Quando ir? O que conhecer? Monte seu roteiro!

Surpreenda-se com a fascinante Bulgária, lar da cidade mais antiga da Europa! Confira as principais atrações, curiosidades e sugestões de roteiro na região!

A Bulgária é um país que costuma ser esquecido pelos principais roteiros na Europa, mas o investimento em turismo nos últimos anos está colocando este país dos Balcãs novamente no radar dos viajantes.

Com uma história milenar marcada por conflitos e pela influência de diferentes impérios, como o Bizantino e o Otomano, a região tem uma quantidade impressionante de construções históricas bem preservadas.

Por todo o país se distribuem cidades interessantes, como a jovial capital Sofía, praias banhadas pelo Mar Negro e importantes destinos turísticos, como Plovdiv, com mais de 6.000 anos de história. 

Criamos um guia detalhado com as informações mais importantes para você começar a planejar uma viagem inesquecível pelo Leste Europeu. Vamos lá!

Cote seu seguro viagem obrigatório no Seguros Promo e ganhe 15% de desconto com este cupom.

Bulgária: motivos para conhecer o país balcã

Um dos destinos mais baratos na Europa, este país balcã tem um extenso acervo de monumentos históricos e cidades milenares, que remontam às origens do Velho Continente.

A capital, Sofía, é a maior cidade do país, reunindo influências de diferentes períodos, como a dominação romana na região, o Império Otomano e, mais recentemente, a ocupação soviética, que só acabou após o fim da Guerra Fria.

Quem visita o território búlgaro ainda tem a chance de ver de perto o maior mosteiro da Europa, em Rila, Patrimônio Mundial da Unesco; as ruínas romanas de Plovdiv e a curiosa Veliko Tarnovo, que parece ter parado no tempo, além de outras atrações.

Onde fica?

Bulgária onde fica
Fonte: Pixabay

Você por acaso sabe onde fica a Bulgária? No coração da região dos Balcãs, espremida entre Romênia, Grécia e Turquia, o que é uma boa notícia para quem deseja “esticar” a viagem incluindo outros destinos europeus no roteiro.

Todo o país é coberto por belas paisagens, seja por cenários montanhosos ou por praias paradisíacas banhadas pelo Mar Negro.

Para chegar até lá, não existem voos diretos a partir do Brasil, mas há uma ampla oferta de opções com conexão em diversas cidades europeias.

Mapa

Para planejar de maneira eficiente a sua viagem, vale a pena conhecer previamente o mapa da Bulgária. Confira as principais cidades turísticas do país!

Qual a capital da Bulgária?

A capital búlgara é a efervescente Sofía, a maior cidade do país, com uma programação cultural bastante intensa e uma vida noturna animada, com bons restaurantes e bares.

Atualmente com 1,2 milhão de habitantes, a cidade tem milhares de anos de história e é famosa por ser um dos destinos europeus mais econômicos, onde é possível comer e beber bem por pouco.

Seguro viagem Europa

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Um dos primeiros passos no seu planejamento de viagem para os Balcãs deve ser a contratação de um seguro viagem.

Apesar de a Bulgária fazer parte da União Europeia, o país não aderiu ao Tratado de Schengen e, por isso, o seguro viagem não é um requisito obrigatório para turistas. Mesmo assim, é um item indispensável para qualquer viajante.

Assim, você garante cobertura nas mais variadas situações que podem colocar a sua viagem em risco, como emergências médicas e odontológicas, roubo ou extravio de bagagem e até cancelamento de voo.

Além disso, caso você decida “esticar” a sua viagem para outros países da União Europeia, como a Grécia ou a Turquia, você já estará atendendo a um dos requisitos obrigatórios para viajar ao Espaço de Schengen.

Para encontrar o seguro viagem Europa mais barato, visite o nosso site, Seguros Promo, no qual você consegue visualizar até quatro planos por vez, tornando fácil a missão de encontrar o menor preço.

Turismo na Bulgária: principais cidades

Localizada no coração da Península Balcânica, a Bulgária é um país que fez um bom trabalho em preservar séculos de história.

Confira tudo o que você precisa saber sobre as principais cidades búlgaras!

Sofia

Cosmopolita e animada, a capital Sofía é a maior e mais visitada cidade do país, com atrativos diversos, como museus, parques, monumentos históricos, praças e bons restaurantes.

Os amantes de ecoturismo podem se aventurar por trilhas na Vitosha, uma cadeia de montanhas com 2.290 metros de altitude que cerca a cidade e se transforma em estação de esqui no inverno.

A principal praça da cidade é a Nezavisimost, que tem o estilo característico de praças soviéticas: proporções faraônicas e diversos edifícios governamentais importantes ao seu redor.

Um dos edifícios históricos mais interessantes são a mesquita Banya Bashi, construída no século XVI sobre uma fonte de águas termais natural, e o Palácio de Vrana, antiga residência da família real búlgara.

O maior destaque é a Catedral Ortodoxa de Alexandre Nevsky, em estilo neobizantino, com uma cúpula de 45 metros de altura e vitrais belíssimos, que ganham uma cor toda especial no fim da tarde.

Plovdiv

Bulgária plovdiv
Fonte: Pixabay

Detentora do título de cidade mais antiga da Europa, Plovdiv é um destino que floresceu durante o Império Romano, mantendo até hoje heranças do período.

É possível visitar as ruínas de um antigo aqueduto com quase um milênio de história e conhecer o impressionante Teatro Romano, que recebe até hoje diversas apresentações culturais.

Se você não passará muito tempo no país, vale a pena fazer um bate-volta a partir de Sofía para conhecer Plovdiv: a cidade é belíssima e impressiona a todos que a visitam com sua atmosfera, que parece congelada no tempo.

Uma curiosidade a respeito da cidade a conecta à história de Spartacus: o lendário gladiador teria nascido em Plovdiv, antiga capital da Trácia, onde viveu até ser escravizado por romanos.

Rila

Sofía e Plovdiv são os principais destinos turísticos búlgaros, mas a histórica Rila não fica para trás, a apenas 120 km da capital!

Fica na cidade o belíssimo Monastério Rila, cartão-postal do país construído em meados do século X, tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco. 

A construção, famosa pelas colunas arqueadas, abriga as relíquias de São João de Rila, padroeiro do país, venerado tanto pela Igreja Católica quanto pela Igreja Ortodoxa.

Assim como Sofía, Rila é cercada por uma cadeia de montanhas que representa uma oportunidade ímpar para os amantes de ecoturismo e turismo de aventura, com diversas trilhas, riachos e muito mais.

Muitas agências turísticas oferecem passeios a partir de Sofía que incluem o Monastério e os 7 Lagos de Rila, distribuídos pela cadeia montanhosa nas proximidades da cidade.

Veliko Tarnovo

Bulgária veliko tarnovo
Fonte: Pixabay

Antiga capital búlgara, Veliko Tarnovo é uma cidade bastante interessante, que sofreu forte influência russa e romena no decorrer de sua história e se fechou quase que completamente para o Ocidente por décadas.

Boa chance para quem quer conhecer o lado não internacionalizado da Bulgária, a cidade é onde fica a Fortaleza de Tsarevets, erguida no século V. No fim do dia, o forte é cenário de um belo espetáculo de luzes e sons.

Conhecida como “cidade dos Czares”, Veliko Tarnovo é bastante arborizada, sendo cercada por florestas, reservas naturais e parques.

Uma das construções mais imponentes da cidade é a Catedral Rozhdestvo Bogorodichno, que pode ser avistada logo na entrada de Veliko Tarnovo e é um bom ponto para assistir ao espetáculo de luzes na fortaleza.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    O que conhecer na Bulgária?

    Além de cenários históricos impressionantes, a lista do que fazer na Bulgária é extensa, com destaque para a diversificada gastronomia do país e algumas das mais belas praias às margens do Mar Negro. Confira!

    Culinária

    Bulgária culinária
    Fonte: Pixabay

    Se existe uma palavra adequada para descrever a gastronomia búlgara, esta palavra é fartura. A culinária local é muito diversificada, com porções generosas de pães e saladas em todas as refeições.

    O prato nacional é a banitsa, um tipo de massa assada com recheios diversos. Os buhtas, bolinhos que podem ser servidos acompanhados de geleia ou mel, também são bastante populares.

    As maiores cidades búlgaras têm seus próprios polos gastronômicos. Em Sofía, os destaques são o Raketa Rakia Bar e o vegetariano Sunmoon, especializados na culinária búlgara.

    Em Plovdiv, um dos melhores restaurantes é o Hemingway, famoso pelo requinte e pela decoração caprichada.

    Praias

    Você sabia que a Bulgária tem belas praias espalhadas por seus mais de 400 km de litoral? 

    Localizado às margens do Mar Negro, o país tem praias excelentes, baratas e bastante limpas, apesar de pouco conhecidas.

    A terceira maior cidade do país, Varna, tem ganhado muitos resorts de luxo em uma região que recebe cada vez mais turistas no verão.

    Dicas sobre a Bulgária

    Uma viagem para a Bulgária exige uma preparação cuidadosa por parte do viajante. Afinal, este país do Leste Europeu não está no principal circuito turístico europeu do continente e pode reservar algumas surpresinhas. 

    O transporte público funciona bem em boa parte do país, desde que você recorra ao ônibus. A rede ferroviária não é das mais eficientes, e uma viagem de trem pode demorar até o dobro do tempo que você gastaria de ônibus.

    Os habitantes locais podem parecer um pouco frios para os padrões brasileiros em um primeiro momento, mas aos poucos a impressão se esvai e você descobrirá que os búlgaros são muito simpáticos!

    Confira outras dicas!

    Idioma

    Bulgária idioma
    Fonte: Pixabay

    Durante o seu planejamento de viagem, é essencial aprender a ler ao menos os nomes das principais cidades em cirílico, o alfabeto inventado por búlgaros que hoje é conhecido popularmente como “alfabeto russo”.

    Você não encontrará muitas placas informativas em inglês ou qualquer outro idioma ocidental, então decorar os símbolos cirílicos pode ser a melhor alternativa para não ficar perdido por lá.

    O inglês não é muito falado pela população do país. Por isso, tente aprender algumas frases básicas do idioma búlgaro antes de embarcar.

    Moeda

    Estamos falando de um país que faz parte da União Europeia, mas não aderiu a importantes aspectos encontrados na maior parte dos países do bloco, como o Tratado de Schengen e a moeda.

    É isso mesmo que você leu: embora esteja na União Europeia, na Bulgária a moeda não é o euro, e sim o lev búlgaro, com um câmbio favorável em relação ao euro: 1 € = 2 lev (cotação feita em outubro de 2020).

    Embora seja improvável que você consiga trocar seu dinheiro ainda no Brasil, não é difícil achar casas de câmbio nas principais cidades búlgaras.

    Países nos arredores

    No coração dos Balcãs, a Bulgária fica pertinho de países com grande apelo turístico, como a exótica Turquia e a clássica Grécia. Veja só!

    Turquia

    Bulgária turquia
    Fonte: Pixabay

    Com uma história milenar, a Turquia sofreu a influência de diversos povos ao longo do tempo, como árabes, otomanos, cristãos e outros, o que se refletiu na arquitetura encontrada neste país que fica bem na divisa da Europa com a Ásia.

    Entre os principais destinos turísticos turcos estão a bela Istambul, a exótica Capadócia e as paisagens paradisíacas do Rio Bósforo.

    Assim como a Bulgária, a Turquia é um país considerado barato para viajar, além de isentar brasileiros de visto para viagens com duração máxima de 90 dias.

    Grécia

    Tido por muitos como o berço da civilização no Ocidente, a Grécia atrai milhões de visitantes todos os anos com seu rico patrimônio histórico e as inconfundíveis paisagens mediterrâneas nas diversas ilhas do país.

    Seja na cosmopolita Atenas, capital que pode ser considerada um museu a céu aberto, ou em praias paradisíacas em ilhas como Santorini e Creta, uma viagem pela Grécia é garantia de cenários inesquecíveis e experiências deliciosas.

    Viaje com seguro viagem garantido!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Ao planejar a sua viagem pela Bulgária, não deixe de lado a contratação do seguro viagem.

    Dessa forma, o viajante tem direito a cobertura em diferentes cenários, desde situações mais graves, como emergências médicas e traslado funerário, a imprevistos mais corriqueiros, como extravio de bagagem e cancelamento de voo.

    Você encontra o seguro viagem Europa com desconto em nosso site, Seguros Promo, utilizando o sistema para comparação simultânea de até quatro planos para encontrar o menor preço.

    Ao selecionar “Europa” como destino em nosso filtro de pesquisa, aparecerão apenas planos com cobertura acima de 30 mil euros — valor necessário para visitar a maior parte dos países europeus.

    Assim, caso você opte por combinar a sua viagem por terras búlgaras com outros países da União Europeia, não precisará contratar outro seguro que atenda aos requisitos obrigatórios do Tratado de Schengen.

    Conhecer a Europa com segurança e economia? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa