CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Braga, Portugal: roteiro turístico na mais antiga cidade portuguesa

Braga, Portugal é uma das cidades mais antigas do país. Vem conhecer um roteiro incrível para turistar neste cidade maravilhosa do interior lusitano!

Já pensou em incluir Braga, Portugal, no seu roteiro turístico pelo país? Se ainda não, vamos te apresentar bons motivos para considerar a viagem nas próximas férias. 

Caso não saiba, estamos falando da mais antiga entre as cidades portuguesas, fundada há mais de 2 mil anos. Seu valor histórico está muito bem preservado, assim como a cultura, tradições e gastronomia de dar água na boca.

Venha conhecer mais sobre esta “senhorinha” de alma jovem em Portugal, descubra o que ver em Braga e as dicas mais importantes para aproveitar sua viagem. 

Cote seu seguro viagem no Seguros Promo e ganhe 15% de desconto.

Braga, Portugal: tradição e jovialidade

Na cidade de Braga, em Portugal, o contraste entre o antigo e o novo cria um dos cenários mais atrativos do país, não só para visitar, mas também para viver.

Fundada pelos romanos próximo ao ano 16 a.C, a “Bracara Augusta” exibe em igrejas, como a Sé de Braga e o Santuário do Bom Jesus do Monte, casarões e construções boa parte da sua história, preservando um jeitão de cidade medieval.

Aliás, vale ressaltar que por lá existem mais de 30 igrejas, sendo considerada um dos principais centros religiosos portugueses.

E mesmo sendo uma cidade bimilenar, Braga transpira, ao mesmo tempo, total jovialidade.

Como é sede da Universidade do Minho, boa parte da sua população é formada por jovens. Parcela esta que ajuda a impulsionar o empreendedorismo e a cultura locais, o que contribuiu para que ela fosse considerada Capital Europeia da Juventude em 2012.

Onde fica Braga?

Braga Portugal onde fica
Fonte: Pixabay

A cidade de Braga está localizada no norte de Portugal, na região central da província de Minho, que fica próxima à divisa do país com a Espanha.

O lugar costuma ser uma alternativa mais barata para quem tem em seu destino Porto, quarta maior cidade portuguesa, que perde em importância apenas para a capital Lisboa.

Viajar entre as duas cidades de carro leva menos de uma hora: a distância entre Porto e Braga, Portugal, é de, aproximadamente, 54 km e o percurso pode ser feito em 40 minutos. 

Mapa de Braga

Se você está pensando em viajar por terras lusitanas e incluir em seu roteiro Braga, mapa turístico da cidade será essencial para saber o que conhecer.

Por isso, nós separamos os melhores pontos de interesse do município mais antigo do país neste mapa, para que você possa consultar e montar a sua lista de atrações para visitar.

Planos de seguro viagem indicados para Portugal

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Portugal é um dos 26 países da Europa que fazem parte do Acordo de Schengen e que, portanto, o seguro viagem é obrigatório!

No momento de escolher o seu, preste atenção para contratar o serviço certo: é indispensável que ele ofereça cobertura médica mínima no valor de 30 mil euros.

Além disso, você pode pesquisar por planos que ofereçam benefícios que vão atender suas necessidades, como cobertura odontológica, farmacêutica, auxílio na perda de documentos, extravio de bagagem e muitas outras.

Como fazer essa pesquisa? Utilizando o Seguros Promo. Além de comparar os melhores planos, você encontra o menor preço para viajar com mais segurança e tranquilidade.

Clima em Braga, Portugal

Saber como é o tempo em Braga, Portugal, é a melhor maneira para decidir qual a melhor época para conhecer a cidade.

De forma geral, o clima é mais ameno, com temperatura média anual perto dos 15º graus.

Nos meses de primavera e verão, chove pouco, especialmente entre julho e agosto, quando o tempo seco pode contribuir para temperaturas próximas dos 40º graus. A partir do outono e chegando no inverno, as temperaturas caem abaixo dos 10º graus e a chuva aparece.

Assim, o melhor momento para visitar a cidade é entre os meses de abril e setembro, que além de tempo firme, traz muitos festivais e comemorações religiosas.

O que fazer em Braga, Portugal?

Braga possui pontos turísticos muito interessantes e imperdíveis em um roteiro de viagem para Portugal.

Listamos alguns deles, como o Santuário do Bom Jesus do Monte e o Jardim de Santa Bárbara, para você conhecer um pouco mais e escolher os melhores pontos turísticos para conhecer na sua visita.

1. Santuário do Bom Jesus do Monte

Braga Portugal santuario do bom jesus do monte
Fonte: Pixabay

Mais importante atração de Braga, o Santuário do Bom Jesus do Monte ocupa também o papel de uma dos principais pontos turísticos de Portugal.

O lugar é o segundo local religioso mais visitado no país, ficando atrás apenas do Santuário de Fátima.

A igreja, construída em estilo neoclássico, é um verdadeiro cartão-postal, não só pela sua arquitetura, como pelo altar retratando a crucificação de Jesus Cristo. Ao redor do templo, jardins, coreto e lago completam o belo cenário.

Há ainda outros dois motivos que fazem do Santuário de Bom Jesus do Monte imperdível.

O primeiro deles é a possibilidade de “ver Braga por um canudo”. O santuário fica no alto da colina e há um monóculo que oferece tal vista diferenciada que resultou neste ditado.

Depois, para voltar à região central, desça pelo Escadatório dos Cinco Sentidos, com fontes que representam cada sentido humano (visão, olfato, audição, tato e paladar), além do Escadatório do Pórtico e o das Três Virtudes. Os três totalizam 581 degraus colina abaixo.

2. Palácio do Raio e Fonte do Ídolo

Partir pelo centro histórico é uma ótima maneira de conhecer Braga, Portugal. É lá que está, por exemplo, o Palácio do Raio e a Fonte do Ídolo.

O palácio, também conhecida como Caso do Raio, foi construído por volta de 1754 e chama a atenção dos turistas por sua arquitetura, que mistura os estilos barroco e rococó. Os azulejos azuis também atraem os olhares de quem passa pela região.

No local funciona um museu com acervo dedicado aos trabalhos da Santa Casa da Misericórdia.

Logo na rua de frente para o Palácio do Raio está a Fonte do Ídolo. A construção teria sido construída há mais de 2 mil anos em devoção a Tongoenabiago, o deus das águas para os romanos.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    3. Arcada da Lapa

    Para aqueles que frequentam a região da Praça da República, a Arcada da Lapa se tornou verdadeiro ponto de encontro, abrigando cafés e restaurantes com bastante movimento.

    No passado, por volta do século XVI, o monumento foi construído com intenção de abrigar comerciantes, que se instalavam pela região, nos dias de chuva.

    Como o entorno da praça recebe muitos turistas, aproveite para conhecer as ruas e descobrir novos lugares, como a Torre de Menagem, vestígio final e que segue preservado do que foi um dia o Castelo de Braga.

    4. Jardim de Santa Bárbara

    Se for viajar na primavera para Braga, Portugal, pontos turísticos que não podem faltar no roteiro são os jardins público da cidade, principalmente o Jardim de Santa Bárbara.

    Também localizado no centro histórico, o local é repleto de “labirintos” floridos que levam a uma fonte no centro do jardim. Nela está a imagem de Santa Bárbara.

    Junto à praça, está o Paço Arquiepiscopal Bracarense, onde funcionam prédios da Universidade do Minho, mas que chama a atenção pela arquitetura medieval da construção.

    5. Sé de Braga

    Bem perto do Jardim de Santa Bárbara e do Paço Arquiepiscopal está a catedral mais antiga de Portugal, a Sé de Braga.

    Construída por mais de um século, por volta do ano de 1070, a igreja é um dos lugares históricos em Portugal para os turistas conhecerem ao visitar o país.

    Sua edificação apresenta a influência de diferentes estilos, desde o romântico, passando pelo barroco e pelo rococó. A entrada no interior da catedral custa 2 euros.

    Para os brasileiros, a Sé de Braga leva a uma volta às origens: no Tesouro Museu da Sé, está exposta a cruz da primeira missa celebrada após a chegada dos portugueses no Brasil.

    6. Parque Nacional da Peneda-Gerês

    Braga Portugal parque nacional da peneda geres
    Fonte: Pixabay

    Depois de explorar as atrações históricas de Braga, que tal respirar o ar puro e apreciar as belezas naturais do Parque Nacional da Peneda-Gerês?

    A área de proteção fica a 37 quilômetros ao norte de Braga e é uma ótima opção para um dia diferente.

    Cercado por montanhas de granito, a paisagem composta por vales, pinheiros e rios oferece várias atividades aos visitantes. É possível percorrer trilhas, praticar rafting ou apenas aproveitar o dia nas cascatas e praias fluviais formadas na região.

    7. Museu dos Biscainhos

    De volta à cidade de Braga, o Museu dos Biscainhos proporciona uma viagem aos séculos passados, exibindo coleção de objetos e itens datados entre os séculos XVII e XIX.

    O espaço funciona no Palácio dos Biscainhos, um casarão da nobreza portuguesa construído em 1712.

    Doado ao município em 1963, o museu guarda a memória das famílias nobres na exibição do acervo, composto por móveis, obras artísticas, gravuras e instrumentos musicais, além da arquitetura dos cômodos deste impressionante casarão.

    8. Santuário do Sameiro

    Braga Portugal santuario do sameiro
    Fonte: Pixabay

    Atrás da colina onde está o Santuário de Bom Jesus do Monte, outro centro de devoção católica “abençoa” a cidade de Braga: o Santuário do Sameiro.

    Construído em 1863, o complexo abriga a impressionante estátua da Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

    Entre para conhecer a basílica (está aberta diariamente) e se encantar com o altar feito em granito branco. De frente para a cripta, há uma escadaria enorme onde estão representados a Virgem Maria e o Sagrado Coração de Jesus.

    9. Festas de São João

    Muitos portugueses consideram os festejos de São João em Braga como a maior festa popular de Portugal.

    Uma coisa é certa: estamos falando da mais antiga celebração sanjoanina do país, que acontece desde o ano 1150.

    Participar do evento é uma das vantagens de conhecer a cidade no final de junho. As festas acontecem nos dias 23 e 24 do mês levando para as ruas não apenas as procissões de fiéis, mas as fogueiras, fogos de artifícios, bailes e recriando costumes medievais.

    10. Celebrações da Semana Santa

    Braga tem também as maiores e mais importantes comemorações da Semana Santa em Portugal.

    Como em algumas cidades brasileiras, as celebrações, procissões e representações da Paixão de Cristo são um grande espetáculo em Braga, emocionando e encantando não só os moradores locais, mas os turistas que visitam a cidade no período.

    Dos cantos gregorianos ecoando pelas ruas durante à noite até as celebrações na Sé de Braga, não há outro lugar no país em que a Semana Santa causa tanto impacto como em Braga.

    Roteiro turístico de Braga

    Seja para um roteiro de um dia em Braga, Portugal, ou para passar alguns dias na cidade, separamos algumas dicas que vão ajudar o turista a aproveitar melhor a cidade.

    Dê uma olhadinha e saiba onde ficar, onde comer e como aproveitar a noite no norte português.

    O que fazer em Braga, Portugal, à noite?

    Braga Portugal a noite
    Fonte: Pixabay

    Se for ficar por uma noite ou mais em Braga, aproveite o astral jovem da cidade para curtir do seu jeito.

    Os bares e restaurantes locais ficam movimentados. Você verá muitos estudantes se divertindo em alguns lugares e também nas baladas, como no Botequim e no Insólito.

    Caminhe pela Rua do Souto e você encontrará várias opções, seja para tomar uma bebida ou para um jantar mais requintado. 

    Quais os melhores bairros de Braga, Portugal?

    Seja para se hospedar ou para morar (sim, muitos brasileiros têm feito esse movimento para a cidade), Braga tem bairros com características próprias e seus atrativos.

    O Centro Histórico, por exemplo, é onde estão os pontos turísticos mais famosos da cidade, os cafés e o comércio. Bom Jesus do Monte, por outro lado, é o oposto: fica mais afastado e, consequentemente, longe da “muvuca” de turistas espalhados por este destino. 

    Hotéis em Braga, Portugal

    Conhecer estas características pode ser fundamental na hora de escolher por um hotel em Braga, Portugal.

    O Collector’s Hostel é uma ótima opção econômica para quem deseja estar no centro, perto de tudo, assim como o luxuoso Vila Galé Collection Braga.

    Longe do centro, a oferta de hotéis quatro e cinco estrelas é maior, como o Hotel do Parque e o Hotel do Elevador, ambos de cara para o Santuário de Bom Jesus do Monte.

    Restaurantes em Braga, Portugal

    Braga Portugal restaurante
    Fonte: Pixabay

    Como já dissemos, a oferta de restaurantes e bares em Braga é grande e muito atrativa para os turistas.

    Não perca a oportunidade de conhecer uma das casas mais tradicionais do município, o Café Vianna, na Arcada da Lapa, por onde passou o escritor Eça de Queiroz.

    O Bem-me-quer é uma opção para experimentar pratos tradicionais da culinária lusitana, como o bacalhau. Se estiver longe do centro, vale experimentar a comida do Taberna Belga.

    Lembre-se de contratar o seguro viagem obrigatório!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Mostramos que Braga, Portugal, tem atrações para ocupar muito além de um dia no seu roteiro pelo país.

    Já dá para começar a planejar a viagem, não é mesmo? Só não se esqueça do seguro viagem, obrigatório e essencial, que você encontra com os menores preços no Seguros Promo.

    Conheça o charme da mais antiga cidade portuguesa com proteção e economia. De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa