CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Rothenburg ob der Tauber: explore a bela cidade da Rota Romântica

A encantadora Rothenburg ob der Tauber é uma das estrelas da Rota Romântica. Conheça seus pontos turísticos e indicações de estadia e restaurantes!

Rothenburg ob der Tauber faz parte da Rota Romântica da Alemanha, uma rota turística cheia de charme e romantismo que passa por mais de 400 km, entre Würzburg e Füssen.

A cidade tem um cenário digno de contos de fadas, literalmente: foi ali que nasceu a inspiração para a criação da animação Pinóquio, dos estúdios Disney.

Criamos o guia definitivo para que você comece a planejar a sua viagem para explorar uma das cidades mais românticas da Europa! Vamos lá!

Cote seu seguro viagem no Seguros Promo com 15% de desconto aqui.

Rothenburg ob der Tauber: história, passeios e gastronomia

Também conhecida como cidade do Pinóquio na Alemanha, Rothenburg ob der Tauber reúne pontos turísticos muito interessantes.

Explore a Praça do Mercado para conhecer a Igreja de St. Jacob e o Museu do Crime e Punição Medievais, percorra as ruínas da antiga muralha que protegia a cidade ou contemple a torre Sieber Sturm a partir da Praça Plönlein.

Entre casinhas no estilo eixamel, ruelas antigas de paralelepípedo e ruínas medievais, como torres, castelos e muralhas, a cidade se tornou em um destino turístico badalado, com hotéis românticos, bons restaurantes e diversos atrativos.

Onde fica Rothenburg ob der Tauber?

A região é uma das mais importantes entre 30 cidades alemãs que fazem parte da chamada Rota Romântica, como Tauberbischofsheim, Würzburg, Dinkelsbühl, Bad Mergentheim e Nördlingen.

O destino fica a pouco mais de 65 km da cidade alemã de Nuremberg, no famoso estado da Baviera, ou Bavária, no sul da Alemanha.

Como ir de Munique a Rothenburg ob der Tauber?

Rothenburg ob der Tauber como ir de munique
Fonte: Pixabay

A distância entre Munique e Rothenburg ob der Tauber é de cerca de 275 km. 

Não existe aeroporto na cidade, mas é possível viajar da capital da Baviera até o destino final em 3h de trem ou ônibus/carro, pela A7 autobahn.

Como ir de Frankfurt a Rothenburg?

O principal aeroporto alemão fica em Frankfurt, e é possível que você desembarque no país por ali. 

Poucas viagens são tão charmosas como o trajeto de trem de Frankfurt para Rothenburg ob der Tauber, mas o turista precisa ter paciência: não existem trens diretos, e você precisará fazer baldeações para concluir o percurso.

O primeiro trem sai da Hauptbahnhof, a estação central de Frankfurt. Depois, o viajante precisa desembarcar na cidade de Würzburg, já na Rota Romântica, e então embarcar com destino a Steinach, de onde sai o trem para Rothenburg.

Pode parecer trabalhoso ou lento, mas o sistema ferroviário alemão está entre os mais eficientes do mundo e é possível fazer o trajeto completo em cerca de 3h30.

Proteja sua viagem para a Alemanha!

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Antes de embarcar para sua viagem pela Alemanha, você precisa contratar um seguro viagem obrigatório com uma cobertura de pelo menos 30 mil euros.

A nação faz parte do Tratado de Schengen, que delimita critérios para facilitar a circulação de turistas entre os países-membros.

Com um seguro viagem, o viajante garante proteção e cobertura em diversas situações desagradáveis, como problemas médicos ou odontológicos, extravio de bagagem, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.

O seguro viagem mais barato do mercado está em nosso site de buscas, Seguros Promo, que ajuda o viajante a comparar as principais coberturas e as ofertas mais imperdíveis das melhores empresas.

História de Rothenburg ob der Tauber

A cidade existe desde por volta de 970, quando o conde Comburg-Rothenburg ganhou a posse da área. Cerca de 100 anos depois, a família de nobres ergueu um castelo na região e ocupou de vez o território.

O nome da cidade é uma referência à família que a fundou e o rio que corta a cidade, o Tauber. Por isso o nome Rothenburg ob der Tauber — ou “Rothenburg sobre o rio Tauber”.

Durante a sua estadia, vale a pena fazer o tour guiado pela cidade com o Nachtwätcher, ou  “Vigia Noturno”, que mantém viva uma tradição da Idade Média.

No período medieval, alguns vigias se dedicavam à proteção da cidade, fazendo rondas para evitar possíveis invasões. 

Até hoje é possível ver um homem com vestes escuras circulando por Rothenburg. A função da ronda, porém, mudou: em vez de vigia, o Nachtwätcher é atualmente um guia que circula com os turistas e conta histórias medievais.

Quando visitar Rothenburg?

Rothenburg ob der Tauber quando visitar
Fonte: Pixabay

A Rota Romântica é um destino turístico agradável em qualquer época do ano, mas é inegável o charme de Rothenburg ob der Tauber no inverno

Durante o inverno na Alemanha, as paisagens ficam ainda mais fantásticas, coloridas pelo branco da neve e da fumaça que sobe das chaminés. Nada melhor do que escapar do frio em frente à lareira, curtindo um chocolate quente ou uma taça de vinho.

Como o inverno coincide com o período de fim de ano, o viajante pode aproveitar a programação natalina na cidade, que sedia Mercados de Natal e apresentações artísticas e culturais.

Se você não gosta de frio ou prefere temperaturas mais altas para curtir programas ao ar livre, não se preocupe. 

A primavera e o verão também têm seu charme, como campos verdejantes e floridos, mais horas de sol e vários festivais culturais esperando pela sua visita.

O que fazer em Rothenburg ob der Tauber?

As atrações turísticas da cidade, considerada o principal destino da Rota Romântica da Alemanha, podem agradar os mais diferentes perfis de viajantes. 

Confira o que visitar em Rothenburg ob der Tauber!

Muralhas de Rothenburg

A cidade nasceu por volta do século X e foi um importante centro urbano durante a Idade Média. Em meados do século XIII, foi construída uma muralha cercando o território, a fim de proteger Rothenburg de eventuais invasões.

As muralhas originais foram destruídas durante a Segunda Guerra Mundial e completamente reconstruídas no pós-guerra, o que significa que o visitante pode dar uma volta completa no centro histórico percorrendo os 4 km de muros.

Ao longo da muralha, é possível ver placas gravadas com os nomes das pessoas que financiaram a reconstrução do muro, além de belíssimas torres, como Rödertor, Klingertor e Galgentor, onde prisioneiros eram executados.

Não deixe de visitar, ainda, a torre de Plönlein, um dos pontos mais fotografados de toda a cidade.

Plönlein

Rothenburg ob der Tauber Plonlein
Fonte: Pixabay

Plönlein é um dos cartões-postais de Rothenburg e um dos cenários mais fotografados da Rota Romântica.

Essa famosa bifurcação mostra os principais estilos arquitetônicos das construções locais, como a tradicional casinha em enxaimel, com flores nas janelas, bem no meio da rua.

No centro de Plönlein está a fonte romântica Röderbrunnen e, ao fundo, as torres Siebersturm e Markusturm, que fazem parte da muralha medieval. Na praça também é possível ver o portão Kobolzeller Tor, datado do século XIV.

Marktplatz

A maioria das cidades medievais tinha a tradicional Praça do Mercado. No caso de Rothenburg, trata-se da Marktplatz.

Grande parte da praça é ocupada por um único edifício, a Rathaus, ou Prefeitura Municipal. É possível subir até o topo do torre do prédio, a 52 metros de altura, para ter uma vista panorâmica da cidade.

Do outro lado da rua fica o Ratstrinkstube, uma antiga taverna que sediava o conselho regional. 

Se você quer encontrar informações turísticas, mapas e dicas para explorar a cidade, aproveite sua visita à Marktplatz e conheça o Escritório de Turismo!

Fonte Georgsbrunnen

De aparência imponente e capacidade para armazenar mais de 100 mil litros de água, a fonte Georgsbrunnen é um dos pontos turísticos de Rothenburg ob der Tauber mais impressionantes.

Construída em 1446, a fonte tem um chafariz ornado com a figura de São Jorge sobre o cavalo, perseguindo dragões, e foi o endereço de punições como forca e pelourinho durante a Idade Média.

Loja Käthe Wohlfahrt

Rothenburg ob der Tauber Loja Käthe Wohlfahrt
Fonte: Pixabay

A loja Käthe Wohlfahrt é a tradicional loja de Natal em Rothenburg ob der Tauber, onde se encontra absolutamente de tudo em termos de enfeites natalinos: são mais de 30 mil peças à venda, como presépios, globos de neve, e muito mais.

A visita vale a pena mesmo se você não está pensando em comprar decorações de Natal, pois a loja é simplesmente linda e promete encantar adultos e crianças.

No primeiro andar do estabelecimento funciona o Museu do Natal Alemão, que conta a história das festividades natalinas no país entre os séculos XVIII e XX, com mais de 5 mil itens no acervo.

St. Jakobskirche

A maior igreja de Rothenburg é a St. Jakobskirche, ou Igreja de St. Jacob, construída na segunda metade do século XV.

É preciso pagar 2 euros de entrada (preço em novembro/2020) para ver o espetacular altar-mor Franziskusaltar, concluído no começo do século XVI. De acordo com uma antiga lenda, o altar conserva uma gota do sangue de Jesus.

Franziskanerkirche

Rothenburg ob der Tauber Franziskanerkirche
Fonte: Pixabay

Se a St. Jakobskirche é a maior igreja da cidade, a Igreja de St. Marien, ou Franziskanerkirche, é a mais antiga de todas. A construção foi concluída em 1309 e abriga vitrais de autoria do artista Johannes Schreiter.

Até hoje a igreja sedia concertos de órgão e coral com entrada gratuita, além de missas semanais.

Burggarten

Antigo jardim do castelo da família Hohenstaufen, o Burggarten é o que sobrou da construção após um terrível terremoto que destruiu parte de Rothenburg em 1356.

A vista a partir do jardim é belíssima, abarcando os arredores da cidade, em uma área bastante arborizada: cenário imperdível para tirar várias fotos!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Reichsstadtmuseum

    Para conhecer um pouco mais sobre a história de Rothenburg, o Reichsstadtmuseum é uma parada obrigatória! O museu funciona em um antigo mosteiro e tem mais de 2.500 m² de exposições com acervo de oito séculos.

    Existem pacotes de ingressos no formato família a partir de 10 euros (preço em novembro/2020) e é possível fotografar pinturas, esculturas e peças de artesanato do acervo por um valor extra de 3 euros.

    Dicas de turismo em Rothenburg

    Você não poderá circular de carro pelas regiões mais turísticas de Rothenburg: o centro histórico é fechado para veículos, e apenas táxis credenciados podem rodar por ali.

    Mas isso não precisa ser uma preocupação durante a sua viagem para Alemanha: o transporte público é bastante eficiente e as distâncias dentro do centro histórico são curtas o suficiente para que o visitante caminhe entre as principais atrações.

    Durante a sua estadia, não deixe de provar o schneeball, um doce típico da cidade que existe há séculos. O bolinho é feito com massa frita com cachaça de ameixa, e é coberto com açúcar de confeiteiro.

    Confira outras dicas de turismo em Rothenburg!

    Onde comer em Rothenburg ob der Tauber?

    Rothenburg ob der Tauber fischbrotchen
    Fonte: Pixabay

    Em um primeiro momento o viajante pode até estranhar, mas os principais restaurantes da cidade não estão nas ruas, e sim dentro dos hotéis.

    Para experimentar a típica gastronomía alemã, visite o Reichsküchenmeister, que tem um menu bastante variado e está instalado dentro do Flairhotel Reichsküchenmeister.

    O Baumeisterhaus é especialista em pratos alemães à base de batata ou carne de porco, enquanto o Sonne e o Ratsstube servem os mais típicos pratos da Alemanha. 

    Para fugir do cardápio bávaro, o Eiscafe-Pizzeria Italia faz releituras de pratos clássicos da culinária italiana.

    Para se refrescar com gelatos deliciosos, conheça a sorveteria Paolo D Isep. O Diller e o Cafe Uhl, por sua vez, são os melhores estabelecimentos para provar o schneeball.

    Onde ficar em Rothenburg ob der Tauber?

    A cidade é um destino turístico badalado de janeiro a janeiro, o que significa que existe uma grande oferta de hotéis em Rothenburg ob der Tauber. As opções estão distribuídas tanto dentro quanto fora dos limites das muralhas.

    O Hotel Reichs-Küchenmeister, o Hotel BurgGartenpalais, o Hotel Altes Brauhaus e o Hotel Eisenhut estão entre os mais confortáveis, no padrão 4 estrelas, localizados no centro histórico. 

    Se você quer economizar em hospedagem, é melhor ficar fora das muralhas, como os 3 estrelas Burghotel e Hotel Rappen Rothenburg ob der Tauber.

    Não perca: descontos exclusivos no Seguros Promo!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Rothenburg ob der Tauber é apenas uma das dezenas de cidades encantadoras distribuídas ao longo da Rota Romântica alemã que esperam pela sua visita.

    Você só não pode se esquecer do seguro viagem, item obrigatório para turistas que querem visitar o Espaço de Schengen, do qual a Alemanha faz parte.

    O seguro viagem oferece assistências e serviços acima do limite mínimo de 30 mil euros exigido pelas autoridades, oferecendo coberturas médicas e odontológicas, seguro bagagem, auxílio por cancelamento de voo e muito mais.

    Faça sua cotação no nosso site de buscas, Seguros Promo, para encontrar descontos exclusivos e ofertas imperdíveis para garantir seu seguro viagem Europa mais barato!

    Conhecer a Rota Romântica com economia e tranquilidade? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa