CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Sicília, Itália: motivos para incluir a região durante sua viagem!

Sicília, Itália, é um dos lugares mais famosos de toda a Europa. Descubra sítios históricos fascinantes, aprecie belas praias e desfrute a gastronomia!

Que tal conhecer os melhores motivos para incluir a região da Sicília, Itália, no seu roteiro pelo continente europeu?

Dona de uma das gastronomias mais apreciadas do mundo, paisagens naturais singulares, construções milenares e uma rica história, essa ilha italiana reserva experiências únicas aos seus visitantes.

Se você pretende montar um roteiro pelo país, confira as nossas dicas de viagem para esse cantinho italiano cheio de encantos! Vem com a gente!

Cote seu seguro viagem obrigatório para a Europa no Seguros Promo e ganhe 15% de desconto. Aproveite!

Sicília, Itália: o que fazer, pontos turísticos e curiosidades

A Sicília é um daqueles destinos onde o marasmo não tem lugar. Por isso, é bom levar um calçado confortável, roupas de banho, protetor solar e muita disposição, pois a região possui lugares com belezas estonteantes. 

A vantagem de montar um roteiro pela Itália é que, nessa região, é possível conhecer locais históricos, e ao mesmo tempo, mergulhar em um mar de águas cristalinas e calmas. 

Não deixe de percorrer pontos turísticos como castelos medievais, igrejas milenares, praças, museus e teatros que preservam características da Idade Média.

Dá para imaginar a riqueza histórica que encontrará por lá? Então, não perca nenhum detalhe que apresentaremos para você!

Onde fica a Sicília?

Sicília Itália Onde fica
Fonte: Pixabay

Com cerca de 5 milhões de habitantes, a Sicília é uma região autônoma, tendo a cidade de Palermo com sua capital. É a principal ilha do Mar Mediterrâneo, separada da Itália pelo estreito de Messina com apenas três quilômetros de distância, o que facilita o acesso.

Sicília, Itália: mapa

Para explorar cada cantinho da ilha de Sicília, Itália, o mapa é importantíssimo para que possa transitar de forma fácil e rápida, além de encontrar as principais atrações sem dificuldade.

Para planejar o seu roteiro da melhor forma, confira o itinerário que elaboramos com as principais rotas e lugares turísticos.

Como ir para Sicília, Itália?

Se você pretende conhecer a ilha, saiba que não há voos diretos do Brasil para a Sicília. Porém, se a intenção é fazer um tour por outras cidades italianas ou destinos europeus, é possível desembarcar em Roma ou Milão e depois seguir para a ilha.

Os principais aeroportos para o arquipélago ficam nas cidades de Palermo, Trapani e Catania.

Faça cotação de seguro viagem para Sicília, Itália

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Para fazer uma viagem para Sicília, Itália, além de reunir os documentos necessários — como passaporte, passagem de retorno ao Brasil e comprovantes de hospedagens —, você também precisará contratar um seguro viagem.

Isso porque o país pertence ao Território de Schengen, que disciplina a circulação de turistas por todo o seu território. Entre as exigências do acordo, está a contratação de um seguro para garantir que os estrangeiros tenham auxílio em situações de emergência.

Um bom seguro garante respaldado em situações como emergências médicas, acidentes, extravio de bagagem, cancelamento de voos e muito mais.

Na hora de escolher o seguro viagem para conhecer Sicília, Itália, concentre as suas pesquisas na nossa plataforma, Seguros Promo, onde você encontrará as melhores coberturas para a sua viagem

Se estiver com dúvidas sobre os planos ideais, saiba que você poderá contar com profissionais capacitados, que estão sempre disponíveis para esclarecer suas perguntas.

Quais são as cidades da Sicília, Itália?

Prepare a câmera fotográfica e o seu coração, pois esse cantinho da Itália é dono de paisagens que você jamais verá em qualquer outro lugar do mundo.

As cidades da Itália são ricas historicamente, possuem construções medievais impressionantes e atrações muito interessantes. Selecionamos aqui os destinos mais bonitos da Sicília, na Itália.

Palermo

Sicília Itália Palermo
Fonte: Pixabay

Capital da ilha, Palermo é uma das cidades mais interessantes da Itália, sendo um destino perfeito para quem adora história, cultura e belas paisagens.

Ao perambular pela capital, não deixe de conhecer lugares como a Catedral de Palermo, fundada no século XII, que abriga túmulos reais. O Teatro Massimo, com arquitetura neoclássica, é um dos mais famosos do mundo, sendo inclusive o maior do país.

Mesmo que você não consiga assistir a um espetáculo, saiba que vale muito a pena fazer um tour pelos seus espaços cheios de luxo e sofisticação. 

Se ficar na dúvida sobre o que fazer na Sicília, Itália, inclua na sua lista o Palazzo dei Normanni. Datado do século IX, ele abriga a Capela Palatina, um dos monumentos mais visitados da região. 

Não vá embora sem antes perambular pelos mercados de rua da cidade, como o Vucciria e o Ballarò, que comercializam os mais diversos produtos típicos. 

Catânia

Aos pés do Monte Etna, a Catânia é também um espetáculo à parte quando o assunto são belezas naturais e construções históricas. Localizada na costa oeste da Sicília, ela é uma antiga cidade portuária que preserva sua história como ninguém.

Todo esse cuidado é visto em seus edifícios e monumentos milenares, como a Piazza del Duomo, que abriga a Catedral de Catânia, datada do século X. 

Em temporadas mais quentes e sem chuvas, suba até o Monte Etna, considerado o maior vulcão ativo do continente europeu, com 3.326 metros de altura.

Para conhecer o vulcão na Sicília, Itália, é possível fazer excursões guiadas ou um passeio por conta própria a pé ou de carro até as crateras iniciais. Mas se quiser chegar até a cratera central, será necessário subir de teleférico.

Siracusa

Siracusa é uma verdadeira relíquia para a Itália. Famosa por suas ruínas antigas, ela oferece um tour por construções milenares, como sítios arqueológicos, igrejas, ilhas, praças, castelos e muito mais.

Diante de tantas atrações, você não pode deixar de conhecer o Parque Arqueológico de Neapolis, onde é possível visitar lugares como o Teatro Greco, o Anfiteatro Romano e a gruta Orecchio di Dionisio, que possui um formato de orelha humana.

Inclua ainda no seu roteiro pela cidade Sicília, na Itália, uma visita ao Museo Archeologico Regionale Paolo Orsi, que oferece exposições da história do país, como retratos, documentos e artefatos de terracota.

Agrigento

Sicília Itália Agrigento
Fonte: Pixabay

Fundada em 581 a.C., Agrigento é uma das cidades mais antigas da Itália, no período quando houve a colonização da região sul por parte dos gregos.

Entre as principais atrações está o Vale dos Templos, com ruínas de construções gregas muito antigas. No local, é possível percorrer todo o complexo e visitar lugares como o Templo de Juno, construído no século V, que ainda está bem preservado.

O Templo da Concórdia também não passará despercebido nas suas andanças. Escondido entre oliveiras e amendoeiras, ele chama a atenção pela sua construção gigantesca com enormes colunas. 

Visite ainda o Templo Necrópoles Paleocristã, datado do século III a. C, e a Casa Museu de Alexander Hardcastle com suas estruturas conservadas.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Piazza Armerina

    Na Sicília, Itália, pontos turísticos também devem incluir a bela comuna Piazza Armerina — uma região bem discreta, mas que possui arquitetura muito interessante, além de ter uma natureza belíssima, rodeada por bosques e também pelo Lago d’Olivo.

    Comece o seu roteiro pela Catedral da Piazza Armerina, um edifício colossal na parte mais alta da cidade, construído entre os anos 1604 a 1719 e dedicada à Maria Santíssima delle Vittorie.

    No local, você encontrará construções em estilo arquitetônico que se misturam entre decorações góticas e barrocas.   

    O Palazzo Trigona della Floresta é também um lugar que vale a pena conhecer, assim como o Castelo Aragonês, construído no século XIV e com enormes muralhas e torres.

    Noto

    Sicília Itália Noto
    Fonte: Pixabay

    Noto também é um daqueles lugares encantadores da região da Sicília, na Itália. Repleta de paisagens naturais de tirar o fôlego, essa aldeia tem muita história para contar aos seus visitantes, já que foi governada por diferentes povos.

    Mesmo sendo destruída por um terremoto em 1693, ela foi reconstruída e está na lista dos Patrimônios Históricos pela Unesco.

    Nas suas andanças pela cidade, é possível se deparar com vestígios de um antigo castelo e também das muralhas que cercavam Noto no passado.

    Se você quer mergulhar na história dessa cidade, percorra lugares antigos, como a Piazza Municipio, rodeada por construções importantes, além da Igreja do Santíssimo Salvador, a Câmara Municipal, a Catedral de São Nicolau e o Palácio do Bispo.

    Na sua viagem para Sicília, Itália inclua ainda um passeio pela Praça XVI de Maio, onde você também poderá conhecer a Igreja de S. Domênico, com um altar belíssimo. 

    Caltagirone

    Não é à toa que Caltagirone está na lista dos Patrimônios da Humanidade da Unesco. A cidade é famosa por confeccionar e produzir os mais diversos artigos de cerâmica, como pratos, vasos e objetos de decoração — uma tradição milenar.

    No seu tour pela Sicília, Sul da Itália, não deixe de colocar um calçado bem confortável e perambular por toda a cidade para visitar as lojas e conhecer construções antigas em estilo barroco, que dão todo o charme à Caltagirone.

    Visite a Igreja de San Rocco, datada do final do século XIV e, depois, passe pelo Teatro Municipal, que é belíssimo e recebe eventos culturais ao longo do ano.

    A Villa Romana del Casale é uma das principais atrações da cidade e você não pode deixar de conhecê-la. O local possui cerca de 60 salas e 3,5 metros de pisos em estilo mosaico, que dão todo o charme ao espaço.

    Vito Lo Capo

    Se você quer curtir o verão europeu, inclua a cidade de Vito Lo Capo no seu roteiro pela Sicília, na Itália. A maior atração é a sua praia principal de mesmo nome, que é um verdadeiro paraíso natural.

    Com águas transparentes e um mar que se mistura entre verde e azul, a praia Vito Lo Capo já foi eleita uma das mais bonitas da Europa, atraindo turistas de todo o mundo. 

    Além de belezas naturais, a cidade tem ainda outros atrativos, como a Piazza Santuário, onde acontecem vários festivais ao longo do ano.

    Não deixe de visitar lugares como o Santuario di San Vito, uma igreja construída para proteger os fiéis em um período onde ocorriam muitos ataques de piratas.

    Na hora de decidir o que conhecer me Sicília, Itália, faça um passeio pela Baía Santa Margherita, que é dona de uma linda praia de águas cristalinas. Se puder, faça um passeio de barco pelo mar da região.

    Cefalú

    Sicília Itália Cefalu
    Fonte: Pixabay

    Cefalú é uma cidade bem pequena, mas cheia de encantos por todos os lados. Com indícios pré-históricos, ela também abriga muitas ruínas de fortificações, cavernas, igrejas antigas, quartéis, fortalezas e vários templos.

    Entre as atrações mais famosas está o Templo de Diana, uma construção megalítica que está associada ao culto da água.

    Inclua ainda um passeio pelas cavernas, que ficam do lado norte da Roca e que oferecem um tour bem interessante em uma região que marca a fundação da cidade. 

    Não deixe conhecer a Duomo de Cefalu, uma catedral suntuosa datada do ano de 1131. Nessa região, é possível visitar ainda o Teatro Cícero, a Praça Garibaldi e a Igreja do Purgatório, de 1668.

    Sicília, Itália: o que fazer na região?

    Na região da Sicília, o turismo parece não ter fim. Depois de conhecer os principais destinos da ilha, selecionamos aqui outras atrações que todo turista deve conhecer ao fazer turismo na Itália. Anota aí!

    Praias

    Sicília Itália Praias
    Fonte: Pixabay

    Além de muita história, a ilha de Sicília também é dona de paisagens exuberantes e abriga praias belíssimas, de águas transparentes e um mar verde esmeralda.

    Entre os lugares mais bonitos para conhecer está a Praia dos Coelhos, com mar cristalino, areia fina e uma natureza selvagem, que torna o cenário ainda mais incrível.

    Na hora de escolher o que fazer na Sicília, Itália, visite também a Ilha das Correntes, considerada uma das mais bonitas de toda a Itália. Ela é o ponto de encontro de dois fluxos de água, que dão ainda mais charme ao local. 

    A Reserva Natural de Zingaro é uma das mais famosas da região, em razão das suas enseadas brancas e falésias que emergem do mar. Um espetáculo!

    Gastronomia

    A cozinha italiana é uma das mais famosas do mundo e, em Sicília isso não seria diferente. Além das tradicionais pizzas e massas, na região o grande sucesso são os pescados e frutos do mar, que compõem a maioria dos pratos.

    A gastronomia da região da Sicília, Itália, chama a atenção por conta das suas cores e aromas exóticos, influenciada pela culinária árabe.

    Não deixe de experimentar a famosa pasta ‘ncasciata e o pão siciliano cunsato, que é uma tradição na região.

    Arquitetura e paisagem

    Sicília Itália arquitetura
    Fonte: Pixabay

    Por toda a ilha, você vai se deparar com uma arquitetura gótica e barroca-siciliana, além de construções que possuem um toque árabe e antiguidade clássica.

    O estilo barroco é o mais predominante, reconhecido pelas suas curvas típicas e ornamentos que dão à Sicília uma identidade única.

    Nem precisamos dizer que a paisagem é a cereja do bolo na região. Com suas praias de águas cristalinas, a ilha encanta seus visitantes por proporcionar cenários naturais deslumbrantes e construções medievais. 

    Compre seu seguro viagem para aproveitar a Itália!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Não é à toa que a Sicília, Itália, é um dos destinos mais famoso de toda a Europa. Cercada por belezas naturais impressionantes, sua rica história, arquitetura e gastronomia atraem turistas de todo o mundo.

    Se você quer aproveitar tudo que essa região tem de melhor, lembre-se que contratar um seguro viagem é item obrigatório para desembarcar no país.

    Na hora de encontrar os melhores preços e os planos mais vantajosos, seu lugar é na nossa plataforma comparadora, Seguros Promo, que reúne as principais seguradoras do Brasil.

    No nosso site, você tem a possibilidade de comparar planos de diferentes seguros, podendo escolher aquele que mais se encaixa ao seu estilo de viagem. Quer viajar seguro e barato? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa