CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

O que fazer em Medellín: conheça importante cidade colombiana!

O que fazer em Medellin na Colômbia? Nós contamos o que uma das cidades mais famosas do mundo tem. Vem conferir neste artigo.

Quer saber o que fazer em Medellín? Então prepare o papel e a caneta para conferir informações e dicas importantes sobre uma das mais importantes cidades da Colômbia!

Terra-natal de Pablo Escobar, a cidade superou um passado de violência para se tornar um dos municípios mais modernos e agradáveis da América do Sul.

Para te ajudar a montar o seu planejamento de viagem, criamos um guia completo com os melhores pontos turísticos, atrações nos arredores da cidade e até uma sugestão de roteiro para três dias de viagem! Vamos lá!

Cote seu seguro viagem no Seguros Promo para a América do Sul com 15% de desconto.

O que fazer em Medellín: turismo, gastronomia e história!

O viajante encontra muito o que fazer em Medellín, Colômbia, em qualquer época do ano, seja mergulhar na história, conhecer os pratos incríveis da culinária colombiana ou simplesmente desfrutar de agradáveis passeios. 

Carinhosamente chamada de Cidade da Eterna Primavera, por lá você encontra temperaturas agradáveis durante o ano inteiro, preços baixos até na alta temporada e grande efervescência cultural.

Única cidade da Colômbia que tem metrô, Medellín se orgulha da constante modernização nas últimas décadas que transformou a cidade em sinônimo de inovação e qualidade de vida.

Lugar agradável para viver e visitar, existe uma Medellín que você precisa conhecer melhor, e nós vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre esse destino incrível! Veja só!

Em qual país fica Medellín?

O que fazer em Medellin em qual pais
Fonte: Pixabay

Segunda maior cidade da Colômbia, com uma região metropolitana que abriga quase 4 milhões de pessoas, Medellín fica no coração da Cordilheira dos Andes, no Vale do Aburrá.

A rica história da cidade começou por volta de 1616, quando colonos espanhóis se instalaram na região, inicialmente chamada de San Lorenzo de Aburrá. 

O nome Medellín só foi utilizado pela primeira vez no fim do século XVII, quando assim foi oficialmente fundada a Vila de Nossa Senhora da Candelária de Medellín, pela rainha consorte Mariana da Áustria.

Quem nasce em Medellín é o quê?

Nem “medellinense”, nem “medelliano”. Quem nasce na província da Antioquia ou na capital da província, Medellín, é chamado de paisa.

Seguro Viagem para Colômbia você encontra aqui!

Seguro Viagem:
América do Sul
AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
Assistência médica USD 30.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Antes de descobrir o que fazer em Medellín, não se esqueça de incluir um bom seguro viagem em seu planejamento. O item é indispensável para qualquer viajante, não importa o destino!

A exemplo do Brasil, a Colômbia tem um sistema público de saúde deficitário, que pode render horas de espera em filas ou inúmeras outras dificuldades ao estrangeiro que demanda atendimento médico ou hospitalar.

A melhor garantia para não depender do sistema público de saúde é o seguro viagem.

Com um investimento a partir de R $13 você assegura cobertura em diversos casos, como problemas médicos ou odontológicos, extravio de bagagem, voos cancelados ou atrasados, entre outros.

Você encontra o seguro viagem Colômbia mais barato em nosso site de buscas, Seguros Promo, que permite a comparação de preços e planos das melhores seguradoras do mercado.

Quantos dias ficar em Medellín?

O viajante encontra muito o que fazer em Medellín, com atrações suficientes para encher pelo menos quatro dias de viagem. 

Caso você tenha menos tempo disponível para seu roteiro Colômbia, é possível conhecer os principais atrativos turísticos em três dias, mas não se esqueça de montar um roteiro caprichado para não perder nada!

O que fazer em Medellín em 3 dias?

O que fazer em Medellin em 3 dias
Fonte: Pixabay

Se você está se perguntando o que tem para fazer em Medellín, a lista é longa: povoados históricos ligados às origens colombianas, belos parques para desfrutar de muito espaço ao ar livre, mirantes incríveis e muito mais!

No primeiro dia de viagem você pode fazer o walking tour pelo centro histórico e conhecer a Comuna 13. 

No dia seguinte, que tal conhecer El Poblado e Pueblito Paisa? Se sobrar tempo, aproveite para fazer um piquenique no Jardín Botánico ou no Parque Arvi.

O terceiro dia pode ser dedicado a conhecer os arredores de Medellín, como Piedra del Peñol e Guatapé.

Existem diversas atrações na cidade: faça seu planejamento com calma para avaliar as atrações que você não quer perder e potencializar o uso do seu tempo na cidade!

Turismo em Medellin: o que conhecer? 

Chegou a hora de descobrir o que fazer em Medellín! Destacamos as melhores atrações da segunda maior cidade colombiana para que você possa escolher os lugares que não podem faltar em seu roteiro de viagem! Confira!

Walking tour pelo Centro

Um bom primeiro passo para quem procura o que fazer em Medellín, o free walking tour pelo centro pode durar até quatro horas de passeio, levando o visitante aos pontos mais importantes da cidade.

O tour faz paradas em diversos pontos no centro da cidade para contar mais sobre as atrações, o patrimônio e as origens o povo paisa, deixando claro o orgulho que a população tem de sua história.

O passeio passa pela Antiga Estación del Ferrocarril de Antioquia, pelo Centro Administrativo La Alpujarra, pelo Centro Comercial Palacio Nacional e diversos templos religiosos, como a Catedral Metropolitana de Medellín.

A caminhada também leva os visitantes a vários parques espalhados pela cidade, como o Parque Botero, o Parque Berrio, o Parque San Antonio e o Parque Bolívar, bem como a edifícios importantes no centro.

Várias agências realizam o walking tour no formato gratuito, mas nem pense em fazer o passeio sem deixar uma gorjeta no final: muitas vezes as gorjetas são a única fonte de renda dos guias turísticos!

El Poblado 

O que fazer em Medellin El Poblado
Fonte: Pixabay

Quem procura o que fazer em Medellín a noite pode gostar do bairro El Poblado, a região mais antiga e mais turística da cidade, onde existe uma grande rede hoteleira e bons bares, restaurantes e lojas.

O bairro é muito arborizado e bem iluminado, transformando o simples ato de caminhar pelas ruas da região em uma atividade bastante agradável.

O Parque Lleras é o centro desse microcosmos e o principal reduto boêmio da cidade, com várias ruas charmosas repletas de bares, restaurantes e casas noturnas animadas.

A maior parte dos bares da região têm entrada gratuita e sua própria pista de dança, além de cardápios com as melhores delícias da gastronomia andina.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Pueblito Paisa

    Para conhecer como era a Medellín do passado, nada melhor do que visitar a região de Pueblito Paisa, uma espécie de museu a céu aberto onde foram construídas réplicas das casas da cidade no passado.

    Pueblito Paisa fica em um dos pontos mais altos da capital da Antioquia, em Cerro Nutibarra, uma grande colina bem no coração da cidade.

    Além das casinhas típicas do povo paisa, os visitantes podem ver de perto uma charmosa praça e uma simpática igrejinha, um programa agradável para quem quer saber o que fazer em Medellín com chuva.

    Chegar até o local não é difícil: o viajante pode pegar o metrô e desembarcar na estação Industriales. Se você não está disposto a subir a íngreme colina, a melhor alternativa é pegar um táxi na porta da estação até o Pueblito Paisa.

    Jardín Botánico

    Quem procura o que fazer em Medellín pode encontrar muita diversão nos parques e espaços a céu aberto da cidade, como o belíssimo Jardín Botánico, um dos principais pontos turísticos da capital da Antioquia.

    O local fica na região norte da cidade e tem uma estrutura arquitetônica admirável, com vários setores por onde estão distribuídos lagos, jardins temáticos, borboletários e até restaurantes e lanchonetes.

    Um dos espaços mais populares entre os visitantes é o Orquideorama, um imenso complexo com centenas de espécies de orquídeas.

    O viajante pode visitar o Jardín Botánico de metrô: basta desembarcar na estação Universidad.

    Metrocable

    O que fazer em Medellin Metrocable
    Fonte: Pixabay

    O único sistema de metrô da Colômbia não é o único motivo de orgulho do povo de Medellín no setor de transporte.

    A cidade também tem um complexo sistema de teleféricos que conectam as comunidades periféricas às estações de metrô, o Metrocable, num formato parecido com o teleférico do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.

    Além de ser uma forma eficiente de transporte para os moradores das comunidades de Medellín, o Metrocable ainda é uma forma diferente de conhecer a cidade, subindo os Andes em um teleférico com vista panorâmica da cidade.

    E não se preocupe com a sua segurança: as comunidades de Medellín são bastante seguras e você pode visitá-las por conta própria.

    O Metrocable tem duas linhas: uma que vai da estação de metrô Acevedo até a estação Santo Domingo e outra que parte da Santo Domingo até o Parque Arví.

    Parque Arví

    Um dos maiores parques locais, o Parque Arví é uma grande reserva ecológica e sítio arqueológico “espremido” entre Medellín, Envigado, Bello e Copacabana.

    O grande destaque do parque é a vista panorâmica de toda a cidade, sendo possível avistar todos os bairros em um dia com visibilidade favorável.

    Dentro do parque o visitante encontra espaços para piquenique, cachoeiras, florestas de eucalipto, grandes campos de flores e diversas trilhas ecológicas que podem ser percorridas a pé ou de bicicleta.

    É possível chegar até o parque de carro, mas a maneira mais agradável de fazer o trajeto é de Metrocable, contemplando Medellín do alto durante o percurso. 

    Comuna 13

    O que fazer em Medellin comuna 13
    Fonte: Pixabay

    Entre as 16 comunidades periféricas de Medellín, a Comuna 13 é a mais famosa de todas, popular entre turistas que visitam a capital da Antioquia.

    A estrutura é bem parecida com as favelas brasileiras, mas a organização surpreende: estamos falando da única comunidade no mundo inteiro que dispõe de escadas rolantes para facilitar a vida dos moradores.

    Se você gosta de arte de rua, não deixe de visitar a Comuna 13, endereço dos grafites mais coloridos da cidade. 

    A comunidade é totalmente pacificada há mais de 20 anos e você não terá problemas de segurança na região. 

    Se preferir, basta fazer o free walking tour Zippy Tours Comuna 13, em que os moradores da favela apresentam os principais atrativos da comunidade.

    O que fazer nos arredores de Medellin

    Agora que você já sabe o que fazer em Medellín, está na hora de descobrir as principais atrações nos arredores da cidade. Veja só!

    Piedra del Peñol 

    A Piedra del Peñol é uma imensa formação rochosa, com mais de 220 metros de altura, a cerca de duas horas de distância de Medellín.

    A partir do topo do monolito gigante é possível contemplar várias colinas verdes e uma grande represa construída na década de 1970.

    Para ter acesso ao topo é preciso pagar ingresso no local e ter fôlego para superar os mais de 700 degraus que levam até o ponto mais alto da pedra. Mas não se preocupe: a vista incrível compensa o suor!

    Guatapé

    O que fazer em Medellin Guatapé
    Fonte: Pixabay

    Às margens da represa que você vê a partir da Piedra del Peñol fica a simpática cidade de Guatapé, com suas casinhas coloridas e um clima de balneário, onde é possível curtir diversas atividades aquáticas.

    Não é possível nadar nas águas do lago artificial, mas o viajante pode deslizar por uma imensa tirolesa sobre a represa ou se divertir de jet ski. Várias agências oferecem tour até Guatapé, incluindo passeios de barco pela represa.

    Medellín é perigoso?

    Medellín entrou para o radar internacional pelo seu triste histórico de violência: terra-natal do narcotraficante Pablo Escobar, a cidade por muito tempo foi vista como um destino hostil aos viajantes.

    No entanto, esses dias ficaram para trás.

    Nas últimas décadas, Medellín se modernizou e se tornou uma das cidades mais progressistas da América do Sul, ostentando o título de “Cidade Inovadora do Ano” do Wall Street Journal em 2012.

    Hoje, o destino é mais moderno que a capital colombiana, Bogotá, e mais desenvolvido do que diversas cidades brasileiras.

    A vantagem é que, como Medellín ainda tenta atrair um maior número de turistas, grande parte das atrações turísticas da cidade é gratuita ou bem baratinha!

    Seguro Viagem internacional com desconto!

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Como deu para perceber, não falta o que fazer em Medellín. Então, o que você está esperando para começar a planejar uma viagem inesquecível?

    Não se esqueça de contratar um bom seguro viagem para curtir todas as atrações da Colômbia com o máximo de segurança e economia.

    Assim, você garante cobertura médica ou odontológica, seguro bagagem, traslado médico ou funerário, auxílio por atraso ou cancelamento de voo e inúmeros outros serviços que podem salvar a sua viagem em caso de imprevisto!

    Não perca tempo e faça agora mesmo uma cotação em nosso site de buscas, Seguros Promo, para comparar os preços e planos das melhores seguradoras do mercado!

    Conhecer as belezas de Medellín e da Cordilheira dos Andes? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa