CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Melhores universidades do mundo: lista das mais renomadas

Quer fazer intercâmbio no exterior? Conheça as melhores universidades do mundo e saiba qual delas melhor se enquadra para os seus objetivos!

Entrar em alguma das melhores universidades do mundo é um sonho para muitos jovens que desejam estudar no exterior.

Com os vários tipos de programas de intercâmbio que são oferecidos, esse caminho parece ser cada vez mais acessível, permitindo educação de qualidade em instituições de renome no mundo inteiro.

Para te ajudar na escolha e inspirar os seus objetivos, listamos quais são as principais instituições de ensino e onde elas estão. Confira nesse post!

Um seguro de viagem é super importante para intercâmbio! Clique aqui para conferir suas opções com um cupom de 15% de desconto!

Melhores universidades do mundo: quais são e como são definidas?

Não é tão difícil dizer o que Oxford, Harvard, Cambridge ou o MIT têm em comum, não é mesmo?

Conhecidas internacionalmente, elas estão sempre entre as primeiras colocadas em qualquer lista que aponte quais são as universidades referências de ensino no mundo todo.

Mais do que grandes modelos de educação, essas instituições, assim como outras que integram o ranking de melhores universidades do mundo, atendem critérios importantes na escolha das mais importantes.

A excelência do ensino, a qualidade e reputação das pesquisas e publicações acadêmicas, e a transferência de conhecimento para a sociedade são alguns dos requisitos levados em consideração para definir essa lista.

Continue a leitura para descobrir um pouco mais sobre as principais universidades do planeta, e saiba como fazer para concorrer a um lugar nas faculdades mais desejadas.

Como as melhores universidades do mundo são definidas?

Como as melhores universidades do mundo são definidas?
Fonte: Unsplash

Toda lista de “melhores” ou “piores” é feita observando alguns indicadores que ajudam a classificar a qualidade do que está sendo ranqueado.

No caso das universidades, não funciona diferente: existem critérios que são observados para classificar quais são as melhores ou piores.

A Times Higher Education (THE) e a Quacquarelli Symonds (QS) são as duas publicações mais respeitadas ao analisar a qualidade das instituições de ensino superior no mundo. Embora tenham seus critérios próprios, há muitos índices comuns entre elas.

Para definir as principais universidades do mundo, geralmente se observam fatores como:

  • qualidade do ensino;
  • pesquisas desenvolvidas;
  • citações e publicações acadêmicas;
  • reputação internacional da instituição; 
  • absorção do conhecimento pelo mercado;
  • proporção entre estudantes e professores;
  • proporção de alunos e professores estrangeiros, entre outros. 

Ainda que os critérios possam ser parecidos, o peso na avaliação pode ser diferente entre uma publicação e outra, gerando uma “competição” acirrada pelo posto de melhor universidade. 

Como estudar nas melhores faculdades do mundo?

Cada universidade possui as suas próprias regras de admissão para novos estudantes, por isso, é sempre importante estar por dentro das exigências feitas aonde você quer estudar.

Entretanto, existem algumas regras comuns entre instituições diferentes, como o domínio da língua inglesa e um alto coeficiente de desempenho acadêmico.

Atualmente, existem vários programas de intercâmbio que facilitam ainda mais o ingresso de estudantes brasileiros nas melhores faculdades. 

Seja para graduação, mestrado ou doutorado, esses programas oferecem oportunidades em vários países, como Estados Unidos, Canadá e Inglaterra, sendo o caminho mais acessível para quem deseja estudar no exterior.

Quais são os cursos mais renomados?

Cursos mais renomados das Melhores universidades do mundo
Fonte: Pexels

No Brasil, é um consenso apontar a faculdade de Medicina como uma das mais renomadas de qualquer universidade — ao menos, é o curso mais concorrido em todo o país.

Mas você sabia que, entre as melhores faculdades do mundo, esse não é um padrão?

Em universidades americanas, por exemplo, Medicina é vista como um curso de especialização, recebendo alunos que frequentam outros cursos previamente.

Quando se fala nos principais cursos no exterior, a faculdade de Economia costuma aparecer entre as de maior prestígio. Direito é outro curso de bastante renome dentro das instituições estrangeiras, como também acontece no Brasil.

Seguro viagem para intercâmbio: como funciona?

Pesquisar intensamente sobre as universidades, cursos oferecidos e regras de admissão é uma tarefa essencial que quem deseja estudar fora deve se preocupar.

Entretanto, há outro tema que não pode passar batido nesse planejamento: o seguro viagem para intercâmbio.

Além de ser item obrigatório para entrar em muitos países, como as principais nações da Europa, ele é indispensável para estudantes que vão ficar, no mínimo, seis meses em um país totalmente diferente.

Longe de casa, o seguro viagem vai oferecer auxílio para emergências médicas, odontológicas e em possíveis burocracias que esperamos não ter, mas estamos sujeitos a elas quando viajamos para outros lugares.

Quer estudar fora com segurança e tranquilidade? Não deixe de acessar o Seguros Promo, onde você compara diferentes planos e contrata as coberturas ideais pelos menores preços.

Seguro Viagem:
Intercambio
GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
Assistência médica USD 145.000
Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Quais são as melhores universidades da Europa?

As universidades da Inglaterra tomam a dianteira quando o assunto são as melhores instituições de ensino da Europa.

Da tradição de Oxford e Cambridge à contemporânea Imperial College, de Londres, as universidades inglesas estão sempre se colocando em posição de destaque. Mas há outros lugares para conhecer e ter uma educação de qualidade no Velho Continente.

Universidade de Oxford, Inglaterra

Fundada no final do século XI, a University of Oxford é a instituição de ensino de língua inglesa mais antiga do mundo, um belo cartão de visitas de uma das mais prestigiadas universidades do planeta.

Por lá, se formaram mais de 20 vencedores do Prêmio Nobel, líderes mundiais (como o ex-presidente americano Bill Clinton) e 26 primeiros-ministros do Reino Unido.

A excelência em diversas áreas é uma de suas marcas, mas Oxford tem se notabilizado no desenvolvimento de trabalhos na área de Ciências — basta ver as notícias recentes sobre a vacina contra o Covid-19, desenvolvida pela instituição. 

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Imperial College London, Inglaterra

    Se comparada às duas anteriores, a Imperial College London é uma jovem de “apenas” 113 anos, que é apontada com frequência como a terceira melhor universidade britânica.

    Com mais de 15 mil alunos, a instituição tem conquistado destaque pelo alto nível de suas pesquisas e o desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares.

    As áreas de Ciência, Tecnologia e Medicina foram as principais responsáveis por colocar o Imperial College entre as melhores universidades da Europa.

    Universidade de Cambridge, Inglaterra

    Universidade de Cambridge
    Fonte: Pixabay

    Isaac Newton e Charles Darwin são alguns dos notáveis alunos que passaram pela Universidade de Cambridge, a segunda mais antiga de toda a Inglaterra.

    Dos mais de 18 mil alunos, quase 4 mil são de outros países, mostrando a força da instituição em países do mundo todo.

    Além de abrigar seis escolas e mais de 150 cursos, Cambridge tem no “currículo” mais de 100 bibliotecas dentro dos seus prédios, um verdadeiro arquivo de publicações disponível para aprimorar o conhecimento de seus alunos.  

    ETH Zurique, Suíça

    Já pensou em ter Zurique, Suíça, como destino para estudar em uma das universidades mais prestigiadas do mundo? 

    Se você fizer essa aposta, não vai se arrepender! O Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, ou ETH Zurique, tem conquistado papel de destaque entre as instituições americanas e britânicas nas listas das melhores universidades.

    Além de desenvolver pesquisas de ponta na área tecnológica, a instituição se orgulha de ser lembrada como a casa de Albert Einstein, considerado o pai da física moderna.

    Universidade College London, Inglaterra

    College London
    Fonte: Pixabay

    A UCL (Universidade College London) se notabilizou desde a sua fundação pelo intuito de proporcionar a chance de cursar o ensino superior a um público em situação de desigualdade.

    Foi assim que ela se tornou a primeira instituição inglesa a admitir mulheres nas mesmas condições que os alunos homens, em 1878.

    Atualmente, a instituição oferece mais de 3 mil cursos em áreas variadas, para mais de 22 mil alunos, e tem um dos sistemas de pós-graduação mais estruturados da Inglaterra

    Quais são as melhores universidades dos EUA?

    Estudar nos Estados Unidos é um grande sonho para muitos jovens brasileiros. 

    Além da excelência no ensino superior das instituições americanas, o país sedia várias empresas renomadas, especialmente na área da tecnologia.

    Sendo assim, a admissão em uma faculdade americana de ponta pode ser o primeiro passo para, no futuro, ingressar no mercado de trabalho fazendo parte de algumas das marcas mais valiosas de todo o mundo.

    Universidade de Harvard, Massachusetts

    Universidade de Harvard
    Fonte: Pxhere

    Quando se escuta falar em Harvard, é quase certo que o assunto é ensino de qualidade.

    A universidade mais antiga dos Estados Unidos, estabelecida em 1636, é referência no país e tem um dos processos de admissão mais concorridos do mundo todo.

    Pelo campus de Harvard, localizado na cidade de Cambridge, em Massachusetts, já passaram mais de 150 vencedores do Prêmio Nobel e oito presidentes americanos, incluindo Barack Obama.

    A Faculdade de Medicina e a Biblioteca de Harvard, a maior biblioteca acadêmica do planeta, com mais de 20 milhões de volumes, são alguns dos orgulhos da instituição.

    Universidade Stanford, Califórnia

    As cidades da Califórnia são sempre lembradas como ótimos destinos turísticos nos Estados Unidos, mas também são pontos de excelência para estudar no país.

    Em Stanford, perto de São Francisco, fica a Stanford University, uma das queridinhas dos jovens de mente empreendedora do mundo todo.

    Sua localização no coração do Vale do Silício contribuiu para a formação de mentes brilhantes no campo tecnológico e empresarial. Nike, Google, Netflix, HP e Instagram são apenas algumas das marcas fundadas por ex-alunos que passaram por Stanford.

    Universidade de Yale, Connecticut

    Melhores universidades do mundo: Yale
    Fonte: Pxhere

    A Universidade de Yale integra o grupo de universidades que formam a Ivy League, do qual fazem parte as oito universidades mais renomadas dos Estados Unidos.

    Cerca de 20% dos estudantes de Yale são estrangeiros e uma boa parcela ingressa na instituição com bolsas de ensino.

    Yale se destaca por oferecer um formato de ensino diferente: primeiro, os estudantes seguem um currículo com matérias voltadas para humanidades, artes, ciências e ciências sociais, e depois escolhem qual curso vão frequentar em uma das 14 escolas de ensino. 

    MIT, Massachusetts

    Nos rankings que apontam quais as melhores universidades do mundo, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) é o grande rival de Oxford na disputa pela liderança ano a ano.

    Com mais de 11 mil alunos, o MIT é uma das instituições mais respeitadas, principalmente pelas descobertas científicas e pelos avanços tecnológicos.

    A síntese química da penicilina, o desenvolvimento de radares e estudos sobre jogos de videogame são alguns dos trabalhos feitos por seus alunos. 

    Apesar do destaque em ciência e tecnologia, o MIT também é referência com as escolas de Engenharia, Arquitetura e Administração

    Universidade de Princeton, Nova Jersey

    Melhores universidades do mundo: Princeton
    Fonte: Pixabay

    Princeton fecha a nossa lista de melhores universidades dos Estados Unidos, estando listada com frequência entre as 10 principais do mundo.

    Com menos de 10 mil alunos, a universidade tem um processo de admissão concorrido. Entretanto, se destaca por oferecer acomodação para todos os estudantes de graduação durante a duração dos cursos.

    Os cursos de Ciências Sociais, Humanas e Engenharia são apontados como alguns dos melhores do país. De lá, já saíram mais de 40 vencedores do Prêmio Nobel e nomes conhecidos da política americana.

    Quais são as melhores universidades da América do Sul?

    Quer estudar em uma universidade de destaque sem viajar para muito longe? Dá para fazer isso em algumas das melhores instituições da América do Sul.

    A Universidade de Buenos Aires, na Argentina, está no top 100 das principais universidades do mundo, e é a número 1 na América Latina. E para os brasileiros, é possível estudar lá sem passar pelo vestibular, e de graça.

    O Brasil também tem sua representante na lista: a Universidade de São Paulo (USP), a segunda melhor do continente. Fechando o top 3 “local” está a Pontificia Universidad Católica de Chile, com quase 130 mil estudantes.

    Quais são as melhores universidades do Brasil?

    Faculdade de Medicina em Salvador, Bahia
    Fonte: Abdias Jr, via wikimedia commons

    Além da USP, é no estado de São Paulo que fica a segunda universidade apontada como a melhor do Brasil: a Unicamp, de Campinas, que tem pouco mais de 50 anos de existência.

    Também estão entre as melhores universidades do Brasil a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a Unesp (Universidade do Estado de São Paulo), a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e UFRS (Federal do Rio Grande do Sul).

    Melhores universidades da África

    O continente africano pode não ser sua primeira opção de destino para intercâmbio estudantil, mas também é possível encontrar universidades de qualidade por lá.

    Além disso, a troca cultural em uma região bem diferente da nossa está entre os maiores ganhos que a experiência pode proporcionar.

    A Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, é uma das líderes em produção de pesquisas em todo o continente. O país também possui outros nomes na lista das melhores, como a Universidade de Pretória e a Universidade de Joanesburgo.

    Também merecem menção a Universidade de Nairóbi, no Quênia, com mais de 80 mil alunos em graduação e pós-graduação, e a Universidade do Cairo, no Egito.

    Quais são as melhores universidades do mundo?

    O posto de melhor universidade do mundo vai variar de ranking para ranking, seguindo os critérios estabelecidos por cada publicação que elabora as listas anualmente.

    Para a Times Higher Education (THE), o ranking divulgado em setembro de 2020 apontou a Universidade de Oxford, na Inglaterra, como a melhor do mundo, seguida das americanas Stanford e Harvard.

    Já a lista da Quacquarelli Symonds (QS) tem as primeiras posições dominadas por instituições americanas: MIT, Stanford e Harvard foram, respectivamente, apontadas como as principais universidades do mundo na edição de 2020.

    Estude no exterior com os melhores planos de seguro viagem!

    Excelentes opções não faltam para quem deseja estudar nas melhores universidades do mundo.

    Agora, você pode pesquisar um pouco mais sobre as melhores instituições de ensino, ver qual tem mais proximidade com sua área e escolher onde apostar as fichas do seu futuro.

    Mas antes de embarcar, lembre-se de contar com o Seguros Promo para garantir mais segurança para o seu intercâmbio em qualquer lugar do mundo.

    Seguro Viagem:
    Seguros Internacionais
    AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 150.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 2.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Estude fora do país sem se preocupar com os imprevistos longe de casa. De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa