CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Palermo, Itália: tudo o que conhecer e fazer na cidade!

Palermo, Itália, é uma ilha e capital siciliana recheada de várias culturas! Venha conhecer mais para tirar o máximo proveito da sua viagem:

Conhecer Palermo, Itália leva o turista a uma viagem no tempo em meio a ruínas greco-romanas, influências espanholas e gastronomia árabe.

Palermo é a capital da Sicília e maior ilha italiana. Banhada pelas inconfundíveis águas azuis do Mediterrâneo, suas atrações são para todos os gostos, e vão desde construções históricas até praias paradisíacas.

Como já deu para perceber, na cidade as atrações são diversas e incríveis, o que significa que o viajante precisa de um bom planejamento para conhecer tudo sem precisar correr contra o relógio.

Para te ajudar a montar o roteiro ideal para a sua estadia, destacamos tudo o que você precisa saber sobre uma das principais cidades italianas, como dicas de turismo, onde ficar, melhores restaurantes e muito mais. Veja só!

Sabia que o seguro é obrigatório na europa? Garanta o seu com 15% de desconto aqui!

Palermo, Itália: história, cultura e gastronomia na capital da Sicília

Com quase 3.000 anos de existência e uma história marcada por guerras e conflitos, Palermo é uma cidade incrível localizada na ilha de Sicília.

O lugar já foi cenário de grandes batalhas, abandonado pelo poder público e afetado pela corrupção da máfia, mas deu a volta por cima e se tornou um dos principais destinos turísticos no país da bota.

Localizada a beira-mar, a cidade tem um riquíssimo centro histórico, além de mercados que efervescem com vida e restaurantes premiados que servem o melhor da culinária mediterrânea.

Neste artigo, vamos te apresentar o que fazer em Palermo, Itália, como aproveitar ao máximo a sua estadia e outras informações essenciais para fazer uma boa viagem. Não deixe de conferir!

Localização da cidade de Palermo

Palermo, Itália: localização
Fonte: Unsplash

A Sicília é uma comuna italiana que tem um estatuto especial, que garante certa autonomia política em relação ao restante do país. Palermo é a capital dessa comuna e sede do Parlamento local.

No mapa, a região fica no extremo sul da Itália: a Sicília é ilha que fica bem perto da ponta da “bota”, separada da porção continental do país pelo Estreito de Messina.

Isso também quer dizer que a ilha não faz fronteira com nenhuma outra região do país.

Na prática, isso significa que o viajante precisará enfrentar uma viagem de avião ou barco para visitar outros destinos turísticos italianos, como a capital Roma (que fica a quase 1.000 km de distância), Nápoles (715 km) e Calábria (425 km).

Palermo, Itália: mapa

Quer conhecer um pouco mais sobre a principal cidade siciliana? Então confira Palermo, Itália no mapa!

Como chegar a Palermo, Itália?

Chegar a Palermo, Itália, não é muito difícil, já que várias companhias aéreas operam o trecho a partir do Brasil, como Air Europa, Air France, KLM, Tap e Ethiopian.

Se você já estiver na Europa e decidir “esticar” a sua viagem, fica ainda mais fácil, uma vez que diversas companhias aéreas low cost voam até a capital da Sicília.

Também é possível visitar a cidade de ônibus, carro ou trem, mas o viajante precisa estar disposto a enfrentar longas horas de viagem.

Qual o aeroporto mais próximo?

O aeroporto Aeroporto Falcone-Borsellino (PMO) é o mais próximo da capital. Ele se localiza a apenas 31 km de distância da região central da cidade. 

Quem preferir, também pode desembarcar no Aeroporto de Fontanarossa, em Catânia, a cerca de 240 km de Palermo.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem é obrigatório: compre agora com desconto!

    O seguro viagem é essencial para quem quer conhecer Palermo, Itália e todas as belezas sicilianas. 

    Afinal, o país faz parte do Espaço de Schengen, que estipula regras e condições para garantir a isenção de visto.

    Entre os requisitos obrigatórios está a contratação de um seguro viagem com cobertura mínima no valor de 30 mil euros para garantir assistência médica e hospitalar em caso de necessidade.

    Além da cobertura médica e odontológica, os viajantes também ficam resguardados em diversos cenários, como extravio de bagagem, voos cancelados ou atrasados, traslado médico, entre outros.

    Você pode contratar o melhor seguro viagem do mercado pelo menor preço em nosso site de buscas, Seguros Promo, que permite a comparação de ofertas e planos em poucos cliques.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Qual a melhor época para conhecer Palermo, Itália?

    Para aproveitar as praias de Palermo, Itália e desfrutar de longos passeios ao ar livre, a melhor época para visitar a cidade ocorre durante a estação mais quente do ano, entre os meses de maio e outubro.

    Além disso, em Palermo, o mar também se destaca por proporcionar banhos bastante agradáveis aos seus visitantes.

    As águas na região têm temperatura média de 20ºC ao longo do ano, chegando a 27ºC no auge do verão, em agosto.

    Clima em Palermo

    Clima em Palermo, Itália
    Fonte: Pixabay

    Estamos falando de uma cidade mediterrânea localizada próximo à costa africana, o que significa que a capital da Sicília tem temperaturas agradáveis durante o ano inteiro.

    Até mesmo no inverno o clima em Palermo, Itália fica agradável, com termômetros de 14ºC e 25ºC, e as chuvas ficam entre 30 mm e 45 mm por mês entre novembro e abril.

    No verão as temperaturas podem disparar, superando os 30ºC e garantindo o calor ideal para curtir bons dias de praia!

    O que fazer em Palermo, Itália?

    Preparado para começar a montar o seu roteiro de viagem? As opções são diversas e vão te levar para uma jornada gastronômica, histórica e cultural.

    Confira o que conhecer em Palermo, Itália!

    Catedral de Palermo

    Catedral de Palermo
    Fonte: Pixabay

    A Catedral de Palermo é um dos edifícios mais antigos do centro histórico da cidade e uma das construções mais antigas do mundo, erguida em 600 d.C em estilo gótico catalão.

    Embora a padroeira da cidade seja Santa Rosália, o templo é dedicado a Nossa Senhora de Assunção.

    Os visitantes podem conhecer a cripta e o túmulo de reis e rainhas sicilianos, como Roger II, e até mesmo o tesouro do templo, que reúne joias utilizadas pela realeza durante o século XII.

    Aproveite a sua visita para conhecer o telhado da Catedral, de onde é possível ter uma vista panorâmica de toda a cidade.

    Castelo de San Nicola

    O Castelo de San Nicola, ou San Nicola l’Arena, fica na região metropolitana de Palermo, no vilarejo de Trabia, a 32 km do centro histórico.

    A construção é um dos castelos mais antigos da Itália. Foi erguido pela família do príncipe Vanni Calvello de San Vincenzo e construído durante o século XII para proteger o vilarejo de eventuais ataques turcos.

    O principal edifício da fortaleza é uma imponente torre cilíndrica localizada no pátio do castelo, formada por três andares e um terraço com vista para o vale.

    Outras três torres menores são ligadas por uma passagem suspensa que servia para a vigia dos sentinelas e contava com uma artilharia de sete canhões.

    Na mesma região o viajante pode conhecer a Igreja Matriz de San Nicola l’Arena, construída no século XIX, e a Reserva Natural Pizzo Cane, Pizzo Trigna e Grotta Mazzamuto .

    Teatro Massimo

    Teatro Massimo
    Fonte: Pixabay

    Inaugurado no final do século XIX, o Teatro Massimo de Palermo é o terceiro maior do continente europeu, batizado em homenagem ao imperador Vittorio Emanuele II, considerado “pai da pátria”.

    O teatro está em funcionamento até a atualidade e recebe óperas de renome mundial, além de estar aberto a visitação, com passeios guiados diários. A construção também foi cenário do filme O Poderoso Chefão 3.

    O edifício foi inicialmente concebido para acomodar 3.000 espectadores, mas teve sua capacidade total reduzida para 1.300 pessoas.

    A visita completa custa 20 euros e leva o visitante até o terraço do teatro, oferecendo uma vista em 360 graus da capital da Sicília.

    Palácio Real

    O Palácio dos Normandos, ou Palácio Real de Palermo, é a residência real mais antiga do Velho Continente e principal atração turística da capital siciliana, localizado na Piazza Indipendenza.

    O edifício foi construído em estilo árabe e se destaca pelos mosaicos riquíssimos nos principais aposentos, como as suítes reais. Além disso, o prédio ainda é sede da Assembleia Regional da Sicília.

    Durante a sua visita, não deixe de conhecer a Capela Palatina, um dos principais tesouros de Palermo, considerada obra-prima do estilo arquitetônico árabe-normando-bizantino.

    Foro Italico

    Palermo Italia Foro
    Fonte: Pxhere

    O Foro Italico é um refúgio em plena capital siciliana, ideal para quem procura uma pausa para recarregar as energias enquanto percorre o agitado centro histórico palermitano.

    Esse amplo jardim público fica situado de frente para o mar e conta com um calçadão, árvores que oferecem boa sombra e até mesmo um playground para crianças.

    O melhor horário para visitar o Foro Italico acontece durante o pôr do sol, quando a coloração alaranjada do poente cria um contraste belíssimo com o azul do Mediterrâneo.

    Se você gosta de plantas e espaços arborizados, vale a pena esticar o passeio até o Jardim Botânico de Palermo e a Villa Giulia, belíssimos jardins públicos situados na Via Lincoln, pertinho do Foro Italico.

    Mercado de Ballaro

    Se você gosta de conhecer os mercados das cidades que visita, o Mercado de Ballaro é uma parada obrigatória em Palermo.

    Principal mercado da capital da Sicília, o Ballaro reúne centenas de stands que vendem vegetais frescos, carnes, frutos do mar e diversos quitutes gastronômicos típicos da região.

    Além de ingredientes frescos, no mercado você encontra alguns restaurantes e barraquinhas que vendem as tradicionais comidas de rua sicilianas.

    O Mercado de Ballaro fica no bairro de Albergheria, uma das regiões mais históricas da cidade, que foi parcialmente destruída durante a Segunda Guerra Mundial e nunca se recuperou totalmente das mazelas do conflito.

    No local também é possível participar de uma das mais antigas tradições de Palermo: a venda de rifas, que são parte do folclore regional e sorteiam produtos, e até mesmo dinheiro, aos participantes.

    Onde ficar em Palermo?

    Onde ficar em Palermo?
    Fonte: Pixabay

    Escolher onde ficar em Palermo, Itália pode fazer toda a diferença na sua viagem. Por isso, precisamos considerar critérios como: localização, segurança, vida noturna, infraestrutura e pontos turísticos próximos.

    Por essas e outras, três bairros se destacam entre a preferência dos turistas: Politeama/Libertá, Mondello e o simpático centro histórico palermitano.

    A região de Politeama/Libertá é onde vive a elite, um bairro com fácil acesso ao centro histórico e excelentes índices de segurança.

    Mondello, por sua vez, é onde está a melhor praia da cidade, ideal para quem quer ficar perto do mar e curtir a “vibe” praiana.

    O centro histórico é a principal região turística, onde o viajante encontra bons hotéis, restaurantes charmosos, várias lojas e as principais atrações locais, embora esteja distante da praia.

    Onde comer na capital da Sicília?

    Será fácil encontrar onde comer em Palermo, Itália. A capital siciliana é considerada um “paraíso de comida de rua”, o que significa que você poderá degustar da gastronomia local em qualquer esquina.

    A cidade tem bons restaurantes, como a Antica Focacceria San Francesco, o Focacceria Nni Franco U’Vastiddaru e o Buatta Cucina Popolana, que possuem em seus cardápios uma grande variedade de massas e frutos do mar.

    Se você gosta de experimentar petiscos frescos e pratos típicos das cidades que visita, não deixe de conhecer os mercados Vucciria, Ballarò e Al Capo.

    Quantos dias ficar em Palermo, Itália?

    Quantos dias ficar em Palermo, Itália?
    Fonte: Unsplash

    Para conhecer as principais atrações da cidade, recomendamos que o viajante reserve pelo menos dois dias para sua estadia em Palermo.

    Caso você deseje conhecer os atrativos nos arredores da cidade, como a aldeia de Monreale e o vulcão Etna, é melhor reservar entre três e quatro dias de viagem.

    Cotação de Seguro Viagem com desconto

    Quem quer conhecer Palermo, Itália e todas as atrações da Sicília não pode se esquecer de contratar um bom seguro viagem.

    Além de atender às exigências das autoridades de imigração europeia, o seguro viagem garante uma série de serviços e coberturas essenciais para qualquer viajante.

    Para garantir todo esse sossego, não deixe de fazer a sua cotação em nosso site de buscas, o Seguros Promo!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Aqui você pode comparar vários tipos de planos de cobertura e preços, e assim, conseguir o seguro viagem Europa ideal para você com a melhor oferta do mercado. 

    Nossa equipe está preparada para te ajudar com tudo o que você precisar!

    Também não deixe de conferir as redes sociais do Seguros Promo para ficar por dentro das melhores ofertas, dicas e novidades!

    Conhecer a capital da Sicília sem se preocupar com imprevistos? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa