CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Mapa Guatemala: informações gerais e lugares turísticos

Já pensou em conhecer o mapa da Guatemala? Vamos te contar o que você precisa saber sobre esse belo destino da América Central.

Está pensando em conhecer o mapa Guatemala? Então você está no artigo certo!

Criamos um guia completo para te ajudar a planejar uma viagem inesquecível por um dos países mais incríveis da América Central.

Terra de heranças dos povos pré-colombianos, patrimônios coloniais, belezas naturais e delícias gastronômicas, o país tem tudo para conquistar até mesmo os visitantes mais exigentes.

Destacamos tudo o que você precisa saber sobre a Guatemala e seus principais atrativos. Vamos lá!

Não viaje sem antes consultar os ótimos preços e benefícios preços e benefícios do seguro viagem!

Mapa Guatemala: paraíso da América Central

O mapa Guatemala pode ser considerado um lugar diferente de tudo. Isso tudo graças aos seus vulcões, florestas exuberantes, mercados coloridos, patrimônios históricos e um povo acolhedor e alegre.

Já imaginou conhecer a maior cidade maia, lagos em terras altas, igrejas coloniais e muito mais em uma única viagem?

Para te ajudar a montar um bom roteiro de viagem, reunimos as principais informações sobre o destino: como a moeda, idioma, clima, principais atrativos e curiosidades que podem tornar a sua experiência ainda mais completa.

Características gerais sobre a Guatemala

O nome oficial da Guatemala é República da Guatemala, mas a história e a cultura do país remontam a tempos antigos, muito antes do surgimento do conceito de república moderna.

A região já era ocupada pela civilização maia bem antes da chegada dos colonizadores espanhóis, no século XVI. 

Hoje em dia, a Guatemala é considerada o país mais populoso da América Central e um dos mais belos da região, com uma fauna e flora riquíssimas e muito bem preservadas. 

Como já deu para perceber, estamos falando de um país com uma cultura rica e milenar que resistiu ao tempo para formar a identidade de um povo alegre e acolhedor.

Confira as características gerais da Guatemala!

Onde fica a Guatemala?

Mapa Guatemala: onde fica?
Fonte: Pixabay

Embora esteja na América Central, a “apenas” 5.000 km de distância do Brasil, muitos compatriotas não sabem sequer onde fica a Guatemala no mapa.

O país ainda é pouco explorado pelo turismo brasileiro. Por conta disso, muitas pessoas desconhecem algumas das informações principais sobre esse destino.

Banhada pelos oceanos Pacífico e Atlântico, a Guatemala fica na porção mais ao norte da América Central, fazendo fronteira com México, Belize, Honduras e El Salvador.

Qual é a capital da Guatemala?

A capital da Guatemala fica localizada a mais de 1.500 metros de altitude, no sudoeste do país. 

Chamada Cidade da Guatemala, o município reúne cerca de 2,5 milhões de habitantes em sua região metropolitana.

Qual é a moeda da Guatemala?

Qual a moeda da Guatemala
Fonte: Mariordo, via wikimedia commons

A moeda da Guatemala é o Quetzal (GTQ), que tem cotação média de 1 QTG = US$ 0,13.

Ao viajante recomenda-se levar o dólar americano para fazer a troca para o Quetzal em bancos e casas de câmbio oficiais.

Uma dica importante: procure ter dinheiro em espécie em mãos. Quase nenhum estabelecimento aceita cartões de crédito e as cidades pequenas não contam com caixas eletrônicos.

Quais são os idiomas da Guatemala?

Na Guatemala, a língua oficial é o espanhol, falado por mais de 95% da população local. 

Além disso, nas zonas rurais é comum encontrar falantes de idiomas maias, como o xinca, o garífunas e o aruaque, reconhecidas oficialmente como línguas oficiais guatemaltecas.

Características econômicas da Guatemala

Características econômicas Guatemala
Fonte: Pixabay

A agricultura é a base da economia da Guatemala. O turismo vem logo atrás, movimentando anualmente mais de US$ 550 milhões, apenas em 2019.

Estima-se que quase 1 milhão de pessoas visitem o destino todos os anos, quantidade correspondente a quase 6% da população da Guatemala.

Como é o clima da Guatemala?

O mapa Guatemala é basicamente dividido em regiões com clima tropical e subtropical, o que varia de acordo com a altitude da cidade.

Os principais núcleos urbanos guatemaltecos ficam entre 800 e 1.600 metros acima do nível do mar, o que garante clima temperado e termômetros que flutuam no decorrer do ano entre 14ºC e 30ºC.

Na região da costa do Pacífico as temperaturas nunca ficam abaixo de 25ºC e o viajante precisa ficar atento à estação chuvosa, que ocorre entre os meses de maio e outubro

Durante esse período, pode chover até 1.500 mm e haver a ocorrência de furacões.

Se você quer evitar a chuva durante a sua estadia, vale a pena agendar a sua viagem para os meses entre novembro e abril, durante a estação seca.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem para a Guatemala

    Para explorar o mapa Guatemala sem se preocupar com imprevistos, não se esqueça de contratar um bom seguro viagem para a América Central

    Dessa forma você pode aproveitar a sua estadia sem se preocupar com prejuízos decorrentes de situações inusitadas, como emergências médicas, extravio de bagagem, cancelamento de voo, entre outros.

    Aqui no Seguros Promo, você pode encontrar o plano ideal para a sua viagem. 

    Seguro Viagem:
    America Central
    Intermac I60 Am. Latina +Covid-19 Intermac I60 Am. Latina +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 150 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 150 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 150.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    Affinity 60 LATAM Promocional +COVID-19 Affinity 60 LATAM Promocional +COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 800 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Nossa plataforma permite a comparação de diversas ofertas e seguradoras do mercado. Desse jeito fica fácil encontrar a melhor cobertura para o seu passeio. Não deixe de conferir!

    Mapa Guatemala: lugares turísticos

    O que não falta no mapa de Guatemala é lugares turísticos esperando pela sua visita. 

    O país tem muitas riquezas naturais, cidades históricas incríveis, sítios arqueológicos e muito mais espalhado por diversas regiões. Veja só!

    Ruínas de Tikal

    Uma das principais atrações no mapa Guatemala é o Parque Nacional Tikal, na região norte do país, onde ficam as ruínas da maior cidade maia de que se tem registro, rodeada por florestas.

    As construções datam do século IV a.C. Estima-se que no auge da civilização pré-colombiana a cidade chegou a ter mais de 3.000 edifícios.

    O cenário mais impressionante é a Great Plaza, bem no centro do complexo, uma espécie de praça rodeada por pirâmides de degraus.

    Pertinho do Parque Nacional Tikal fica outro ponto turístico incrível, o Parque Nacional Yaxhá, localizado entre dois grandes lagos guatemaltecos, o Yaxhá e o Sacnab.

    A cidade-base ideal para visitar os dois parques é Flores, um vilarejo pacato às margens do lago Petén Itzá com ruas estreitas, telhados vermelhos e um centrinho histórico charmoso, com lojas e bons hotéis.

    Cidade de Antígua

    Mapa Guatemala: Cidade de Antigua
    Fonte: Pixabay

    Antígua era a capital do Reino da Guatemala. O município é um dos destinos mais procurados do país, e se encontra rodeado por grandes belezas naturais.

    A cidade foi uma das primeiras fundadas pelos colonizadores espanhóis no país, em 1543, e até hoje preserva a arquitetura colonial herdada dessa época.

    Antígua, porém, fica em uma região com bastante atividade sismológica e é atingida frequentemente por terremotos que, aos poucos, destroem ou transformam antigos monumentos e edifícios.

    O mais importante templo da cidade, por exemplo, a Igreja de San Francisco já foi destruída e reconstruída diversas vezes desde sua inauguração, no século XVI.

    A cidade é tombada pela Unesco como Patrimônio Mundial e dispõe de excelente infraestrutura turística, com bons hotéis, pousadas-boutique, restaurantes requintados e lojas cheias de charme.

    Vale a pena aproveitar a sua estadia para subir o Cerro Santo Domingo, onde estão instalados alguns museus e um bom restaurante com vista panorâmica da região.

    Três vulcões ficam nos arredores de Antígua e aparecem na maioria das fotos feitas pelas ruas da cidade. 

    Além disso, o viajante pode contar com as cores vivas do barroco espanhol para enriquecer ainda mais suas fotografias.

    Mercado de Chichicastenango

    Localizado a 140 km da Cidade da Guatemala, o colorido Mercado de Chichicastenango é o melhor lugar para aprender mais sobre a cultura local e desvendar os principais aromas e sabores guatemaltecos.

    É comum encontrar vários vendedores de origem Quiché, um grupo étnico derivado dos povos pré-colombianos. A experiência permite que você conheça de perto o que restou de parte da antiga cultura maia.

    O mercado funciona de quinta a domingo e é o endereço ideal para adquirir os mais diferentes produtos.

    Lá você poderá encontrar desde as deliciosas tortillas até máscaras tradicionais, que são esculpidas na madeira.

    Durante a sua visita, recomendamos que passe pela Igreja de Santo Tomás, um antigo templo católico erguido sobre um templo maia.

    Lago Atitlán

    Mapa Guatemala: Lago Atitlán
    Fonte: Pixabay

    O Atitlán é um dos cenários mais incríveis do mapa Guatemala, cercado por vulcões em uma região de grande beleza natural. O próprio lago é resultado de uma grande erupção vulcânica, milhões de anos atrás.

    Considerado o mais profundo do continente, o lago se localiza no departamento de Sololá e está próximo a belas aldeias, como o povoado de Panajachel, onde os viajantes encontram excelente infraestrutura.

    A região é um dos melhores pontos do país para ter contato com a cultura indígena. É comum encontrar santos vestidos com roupas pré-colombianas e outros monumentos religiosos espalhados pelas ruas.

    Ao todo, sete vilarejos estão espalhados às margens do lago, incluindo a festeira Vila de San Pedro La Laguna, a atmosfera hippie de San Marcos e a artística San Pedro, onde é feito o melhor chocolate do país.

    A partir de Panajachel é possível contratar agências que oferecem passeios até as principais vilas e os atrativos mais famosos da região. A cidade também dispõe de bons hotéis, bares e restaurantes animados e alguns museus.

    Cidade de Livingston

    Praticamente escondida entre a costa caribenha e os vulcões do país, a cidade de Livingston é um destino que só pode ser visitado de barco, mas não deve ficar de fora do seu roteiro.

    Diariamente duas balsas ligam a cidade ao continente, levando viajantes interessados em conhecer mais sobre a cultura indígena Garífuna e as belas praias da região.

    O povo Garífuna descende da miscigenação entre indígenas com antigos escravos africanos, cuja cultura se misturou com a história maia e a tradição caribenha.

    A vida noturna em Livingston é bastante animada, com vários bares e restaurantes especializados nos melhores pratos da gastronomia local. 

    Também é comum ouvir o som da Punta, um estilo musical típico da região com batidas empolgantes, nesses lugares.

    Além de ser um reduto de praias paradisíacas com areia branquinha e mar em intensos tons de verde e azul, Livingston é uma boa cidade-base para conhecer a vila de Rio Dulce.

    Semuc Champey

    Semuc Champey
    Fonte: Pixabay

    Já imaginou encontrar piscinas naturais de água cristalina em tons de azul-turquesa em meio à vegetação densa da selva? 

    Esse é o cenário encontrado na paradisíaca Semuc Champey, cujo nome significa “Água Sagrada”.

    O monumento natural fica na região norte da Guatemala e é um dos principais cartões-postais do país, mas o acesso pode ser difícil.

    Para chegar até as piscinas naturais é necessário enfrentar 40 minutos de estrada a partir do vilarejo de Lanquin, mas o esforço é compensado com um cenário incrível.

    O local é um complexo de piscinas naturais que se estendem por 300 metros no rio Cahabón, espalhadas por camadas de calcário em plena floresta. 

    Quem tem fôlego ainda pode mergulhar entre as cavernas subaquáticas de calcário que reservam um cenário que parece de outro mundo para os visitantes.

    Várias agências turísticas organizam passeios até Semuc Champey a partir de Lanquin e outras cidades guatemaltecas.

    Rio Dulce

    Localizado entre o lago Izabal e a Baía Amatique, o Rio Dulce é uma das principais portas de entrada do Mar do Caribe, com cerca de 43 km de extensão em um cenário natural paradisíaco.

    Lar de aves nativas da região, o rio tem grandes dimensões com seus 50 metros de profundidade e 200 metros de largura. 

    Sendo tão vasto, o local é ideal para passeios de navios de cruzeiro e barcos que exploram o Rio Dulce.

    O curso de água faz parte do Parque Nacional Rio Dulce, fundado em 1955 para proteger a biodiversidade da região, onde vivem espécies como peixes-boi e crocodilos.

    Em cidades como Livingston, Fronteras e El Relleno é possível contratar passeios de barco que percorrem a reserva.

    Cotação seguro viagem para a Guatemala

    Agora que você já sabe tudo sobre o mapa Guatemala, está na hora de garantir o seu seguro viagem com o preço mais baixo do mercado!

    Assim, você não precisa se preocupar com eventuais imprevistos que podem render bastante dor de cabeça. 

    Não deixe de fazer a sua cotação aqui no Seguros Promo

    Seguro Viagem:
    America Central
    Intermac I60 Am. Latina +Covid-19 Intermac I60 Am. Latina +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 150 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 150 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 150.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    Affinity 60 LATAM Promocional +COVID-19 Affinity 60 LATAM Promocional +COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 800 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Temos os melhores preços do mercado e você poderá comparar as melhores seguradoras do país até encontrar o plano ideal para você.

    Nossa equipe de atendimento estará à disposição para ajudar no que for necessário.

    Quer conhecer as riquezas da Guatemala com economia e segurança? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa