CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Museus de Paris: informações, mapa e dicas de viagem

Conhecer os museus de Paris é um programa essencial durante a viagem à Cidade Luz. Veja os principais, valores de ingresso e mais detalhes!

Visitar os museus de Paris é uma das inúmeras possibilidades de passeios memoráveis que os turistas encontram na capital francesa.

Um dos destinos mais visitados não apenas da Europa, mas do mundo todo, a cidade conta com mais de uma centena de atrações culturais que conduzem seus visitantes a diferentes épocas e lugares.

Prepare-se para conhecer os melhores museus parisienses! Separamos uma lista com os principais espaços, informações úteis e dicas para incluí-los no seu roteiro.

Previna problemas no aeroporto da Europa e durante sua viagem! Adquira seu seguro viagem com 15% de desconto neste link!

Museus de Paris: descubra quais não podem faltar no seu roteiro!

Paris é uma das capitais europeias mais encantadoras, destino de milhões de turistas a cada ano e com atrativos diversos para conhecer — é capaz de uma viagem não ser suficiente.

Aos fãs de arte, cultura e história, a Cidade Luz é um parque de diversões, com vários museus espalhados por suas ruas e bairros.

No roteiro de qualquer visitante, um lugar é unanimidade: o Museu do Louvre, considerado o museu mais famoso do mundo. E ainda há outros lugares incríveis para ver.

O Pompidou e o Musée D’Orsay estão entre os principais museus em Paris. Há também ótimas alternativas gratuitas para uma imersão cultural na história, como o Carnavalet, que viaja pelo passado da cidade.

Se tiver dúvidas sobre o que fazer em Paris, pode ter certeza que os museus deixarão o seu passeio pela capital francesa muito mais interessantes e inesquecíveis! 

Qual a idade da cidade de Paris?

Qual a idade da cidade de Paris?
Fonte: Pxhere

Em se tratando de história e arte, Paris é uma senhorinha que viveu muito e passou pelos principais momentos e movimentos da humanidade.

Fundada como Lutécia, no ano de 52 a.C., ela mudou de nome no século IV, entre os anos de 357 e 366. São mais de 2 mil anos de história deste lugar às margens do Rio Sena.

Com tantas influências e acontecimentos, é natural que seja um lugar de grande riqueza cultural. 

Por seus pontos turísticos e arquitetura, Paris já pode ser considerada uma galeria de arte a céu aberto — mas a presença dos museus e sua diversidade de assuntos contribuíram ainda mais para que a Cidade Luz fosse vista como referência artística no mundo todo.

Quantos museus existem em Paris?

Para conhecer todos os museus de Paris, vão ser precisos meses e muitas horas vagando entre salas e galerias.

A capital francesa possui cerca de 130 museus que estão espalhados por seus distritos.

Do ponto de vista administrativo, eles se dividem entre museus nacionais, municipais e privados

Já os assuntos contados por seus acervos são bastante variados: história, ciência, arte, arquitetura, antropologia, moda e até perfumes estão entre as temáticas apresentadas. 

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem para a Europa

    Contratar o seguro viagem para Europa é a melhor forma de se precaver para possíveis imprevistos que podem acontecer e aproveitar o seu passeio com mais tranquilidade.

    Além de ser obrigatório para turistas brasileiros entrarem na França, o serviço vai prestar o apoio necessário caso alguma situação inesperada aconteça.

    Problemas médicos e odontológicos, acidentes, perda de documentos, cancelamento ou atraso de voo e extravio de bagagem são algumas das coberturas de um bom seguro viagem.

    E se você quer conhecer os principais museus de Paris e curtir a capital da França mais protegido, conte com o Seguros Promo.

    Use a nossa plataforma verificadora para comparar os melhores planos e encontrar excelentes ofertas para contratar o seu seguro.

    Mapa dos museus de Paris

    Planejar o seu roteiro pelos museus em Paris vai ser muito mais fácil com o mapa que nós preparamos. Nele, destacamos os lugares mais interessantes, que você não pode deixar de visitar no seu passeio!

    Principais museus de Paris

    Em Paris, alguns museus fazem parte da lista de melhores atrações da capital francesa e recebem um grande volume de turistas.

    Saiba quais são eles e conheça um pouquinho do que a experiência nesses lugares vai proporcionar.

    Museu do Louvre

    Museu Louvre
    Fonte: Pixabay

    Museu mais famoso de Paris e do mundo, o Louvre deve ser parada obrigatória mesmo se você já tiver visitado o lugar outras vezes.

    Com cerca de 38 mil obras em seu acervo, é certo que sempre haverá algo novo para descobrir em suas mais de 400 salas.

    Uma dúvida muito comum entre os visitantes é: quem construiu o museu do Louvre? O espaço foi projetado, ainda na Idade Média, por arquitetos a mando do Rei Filipe Augusto, que desejava uma fortaleza para proteger Paris.

    Depois de sucessivas obras, o palácio foi transformado em museu durante a Revolução Francesa, em 1793.

    Hoje, o Louvre abriga relíquias que vão desde a Antiguidade (egípcia, greco-romana), obras da Idade Média e do Renascimento e trabalhos modernos até o século XIX

    A Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, e a Vênus de Milo são as queridinhas dos mais de 9 milhões de turistas que visitam o local por ano.

    • Horário: 9h às 18h, de quarta a segunda (programação noturna até 21h45 às quartas e sextas)
    • Localização: Place du Palais Royal
    • Ingresso: 17 euros

    Museu D’Orsay

    Próximo ao Louvre, o Museu de Orsay também figura entre os principais espaços culturais parisienses e chama a atenção já do lado de fora.

    Consegue imaginar algo mais artístico do que apreciar obras impressionistas em uma antiga estação ferroviária? É essa a experiência que os turistas vão encontrar.

    Pinturas e esculturas de Monet, Van Gogh, Renoir e Gauguin, entre outros artistas ocidentais do período entre 1848 e 1914, fazem parte da coleção do Musée D’Orsay.  

    • Horário: 9h30 às 18h, de terça a domingo (programação noturna até 21h45 às quintas)
    • Localização: 1 rue de la Légion d’Honneur 75007
    • Ingresso: 14 euros

    Centro Georges Pompidou

    Centro Georges Pompidou
    Fonte: Wirestock, via Freepik

    As tubulações coloridas, a estrutura metálica e as escadas rolantes externas, em contraste a paisagem do bairro de Marais, já fazem do Pompidou um local digno de obra de arte.

    Por sua extravagância aparente, é fácil prever que arte moderna e contemporânea são a atração do local.

    E esse não é um acervo qualquer: são cerca de 100 mil obras expostas nos dois andares que pertencem ao Museu Nacional de Arte Moderna.

    Após ver trabalhos de Picasso, Matisse e Miró, aproveite para explorar o espaço do Centro Georges Pompidou, incluindo biblioteca pública, cinema e a linda vista do andar superior.

    • Horário: 11h às 21h, de quarta a segunda (programação noturna até 23h às quintas)
    • Localização: Place Georges Pompidou 75004
    • Ingresso: 14 euros

    Museu Rodin

    Entre seus vários museus, Paris tem um espaço dedicado quase exclusivamente ao escultor Auguste Rodin.

    O acervo do Museu Rodin foi doado ao governo francês pelo próprio artista, entre obras próprias e coleção pessoal.

    Principalmente na primavera, os jardins da propriedade são o ambiente mais agradável. Esculturas como O Pensador e Porta do Inferno estão expostas em meio às árvores e flores.

    Na área interna, há uma sala do museu dedicada ao trabalho de Camille Claudel, que foi aluna e amante do artista.

    • Horário: 10 às 18h30, de terça a domingo
    • Localização: 77 rue de Varenne 75007
    • Ingresso: 12 euros

    Museu do Quai Branly

    Museu Quai Branly
    Fonte: Pxhere

    Um dos museus mais novos de Paris (inaugurado em 2006), o Quai Branly tem tudo para ser também um dos mais surpreendentes do seu roteiro.

    Logo na fachada, o visitante já é impactado com um extenso jardim vertical contornando suas janelas.

    Lá dentro, a coleção com mais de 300 mil peças é igualmente improvável. Objetos, móveis, esculturas, instrumentos musicais, artigos religiosos e jóias resgatam as origens e a cultura de lugares na África, Ásia, nas Américas e Oceania.  

    • Horário: 10h30 às 19h, de terça a domingo (programação noturna até 22h às quintas)
    • Localização: 37 Quai Branly 75007
    • Ingresso: 12 euros

    Musée de l’Orangerie

    Famoso ponto turístico da capital da França, o Jardim de Tuileries “esconde” outro incrível museu de obras de arte, o Orangerie.

    Ele funciona em um edifício construído para funcionar como estufa de laranjeiras. Mas o que realmente floresce lá dentro são pinturas do movimento impressionista.

    O grande destaque da coleção são as Les Nymphéas de Monet, quadros em que o artista francês retrata o jardim de sua casa e reflexos sobre a água. 

    • Horário: 9h às 18h, de quarta a segunda
    • Localização: Jardin des Tuileries 75001
    • Ingresso: 12,50 euros

    Museus de Paris gratuitos

    Museus gratuitos em Paris
    Fonte: Pxhere

    Pagar pela entrada de todos os museus que você deseja conhecer em Paris pode pesar no orçamento. Mas a Cidade Luz também oferece cultura de graça e com qualidade. 

    Saiba quais são os principais museus gratuitos para ver na cidade francesa.

    Petit Palais

    Enquanto boa parte dos visitantes corre para ver as exposições do Grand Palais, o Petit Palais é deixado de lado.

    Mas quem se admira com a arquitetura do palácio e entra no local, descobre obras emocionantes do Museu de Belas Artes de Paris. E o melhor de tudo: sem pagar nada.

    Nas salas estão expostas peças que variam da Antiguidade, passam pela Idade Média e Renascimento e chegam ao início do século XX.

    Somente as exposições temporárias do Petit Palais são pagas. 

    • Horário: 10h às 18h, de terça a domingo
    • Localização: Avenue Winston Churchill 75008

    Museu de Arte Moderna da Cidade de Paris

    Museu de Arte Moderna de Paris
    Fonte: Coldcreation, via Wikimedia Commons

    Funcionando no Palácio de Tóquio, o Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris concentra o seu acervo na arte contemporânea, a partir do século XX.

    Obras da Escola de Paris e correntes como o cubismo e a arte abstrata se destacam na coleção com mais de 8 mil peças, incluindo trabalhos de Picasso e Matisse.

    Para quem gosta de curiosidade, este museu ficou muito famoso em 2010, mas o motivo não é dos melhores. Cinco pinturas foram roubadas durante a noite, totalizando um prejuízo superior a 100 milhões de euros — e nenhuma das obras foi encontrada. 

    • Horário: 10h às 18h, de terça a domingo
    • Localização: 11 Avenue du Président Wilson 75116

    Shoah Memorial

    Uma das páginas mais tristes da história é lembrada no Shoah Memorial, um museu na França que conta a história do Holocausto.

    Além de filmes, fotos e textos relatando os episódios de horror e sofrimento, na entrada é possível ver paredes onde estão gravados os nomes de mais de 70 mil judeus deportados.

    Há ainda uma outra parede, com os nomes de pessoas que se arriscaram para salvar judeus no país  — a Parede dos Justos.

    Mesmo sendo privado, o Shoah Memorial não cobra entrada dos visitantes. 

    • Horário: 10h às 18h, de domingo a sexta (programação noturna até 20h às quintas)
    • Localização: 17 Rue Geoffroy l’Asnier 75004

    Museu Carnavalet

    Depois de tantas obras de arte e cultura de vários cantos do mundo, é hora de ver a história de Paris retratada em um museu.

    O Carnavalet é um famoso museu de Paris com entrada gratuita, o que agrada muita gente.

    A coleção traz mais de 600 mil peças, entre objetos, pinturas, retratos e esculturas, que contam desde a origem pré-romana até a atualidade da Cidade Luz. 

    Os espaços dedicados à Revolução Francesa e as Coleções de Napoleão estão entre os destaques do lugar.

    • Horário: 10h às 18h, de terça a domingo
    • Localização: 16 Rue des Francs Bourgeois 75003

    Quais os melhores museus de Paris?

    Melhores Museus de Paris
    Fonte: Pxhere

    Dizer qual é o melhor museu de Paris é quase injusto, já que o Louvre é unanimidade pela fama, pelo acervo e pela quantidade de turistas que recebe anualmente.

    Com certeza, ele encabeça a lista dos melhores — mas há tantos museus interessantes na cidade que a lista pode ser grande.

    O modernismo do Pompidou, as artes impressionistas do Museu D’Orsay, a mistura cultural vista no Quai Branly e a história de Paris pelo Carnavalet não podem ficar de fora.

    Mas, como cada um tem o seu gosto, o melhor é aproveitar a viagem para a França, conhecer alguns desses espaços e fazer a sua lista dos melhores museus de Paris.

    Dicas para conhecer os museus em Paris

    Não dá para encerrar este post sem deixar algumas dicas ótimas e úteis para quem deseja visitar museus na capital da França — e as duas são para quem gosta de economia!

    A primeira delas é que no primeiro domingo de cada mês, grande parte dos museus oferece entrada gratuita, o que pode ser um bom programa economizando alguns euros.

    E quem é apaixonado por museus e quer ir ao maior número possível, o Paris Museum Pass dá entrada livre em mais de 60 espaços por um valor único.

    Agora, se você for comprar o ingresso para cada atração, lembre-se de fazer isso de forma antecipada, pela internet, evitando filas nas bilheterias. 

    Cotação seguro viagem para a Europa

    Dizer que não sabe quais museus de Paris são bons para visitar deixou de ser desculpa para quando for viajar à Cidade Luz.

    Comece agora mesmo a montar o seu roteiro com as nossas dicas! E por falar em dicas, lembre-se: seguro viagem de confiança e com os melhores preços do mercado, você encontra no Seguros Promo.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Respire cultura e arte na capital da França com segurança e economia. De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa