CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Sófia: localização, principais atrações e dicas de roteiro

Sófia é a capital da Bulgária e apesar de não ser tão famosa entre brasileiros tem muito o que visitar. Confira o roteiro incrível que separamos pra você!

Capital da Bulgária, Sófia é uma cidade com histórias que remontam a mais de 2 mil anos, decorada por belos parques, muitas igrejas, templos e monumentos arquitetônicos, que são herança do período socialista vivido pelo país. 

Se você pretende incluir o destino no seu roteiro pela Europa, esse artigo é o que procura.

Vem com a gente entender onde fica essa cidade, as principais atrações e as melhores dicas para tornar a sua viagem ainda mais incrível. 

Compre os melhores seguros de viagem com um cupom de 15% de desconto neste link!

Sófia: turismo e gastronomia na capital da Bulgária

A cidade de Sófia é uma verdadeira joia da Bulgária. Com edifícios imponentes e históricos, ao transitar por suas ruas arborizadas, é possível se deparar com prédios suntuosos e que sempre têm algo a contar aos seus visitantes mais curiosos.

O que não faltam por lá são igrejas, mesquitas e sinagogas que embelezam a paisagens urbanas e tornam os roteiros ainda mais intrigantes.  

Ao entrar nesses locais, a história do país se revela ainda mais interessante, já que a capital possui um importante acervo sobre os mais diversos períodos vividos pelo país. 

A gastronomia da capital também será o ponto alto da sua viagem. Com uma culinária requintada e deliciosa, a cidade se gaba por ter os restaurantes mais conceituados do país. Vale a pena visitá-los!

Onde fica Sófia?

Onde fica Sofia Bulgaria
Fonte: Pxhere

Entender onde fica Sófia é fundamental para que você possa planejar da melhor forma a sua viagem. Capital da Bulgária, ela é considerada também a maior cidade do país, sendo um importante centro econômico, administrativo e cultural. 

Mapa

Para tornar a sua viagem ainda mais interessante, ao desembarcar na cidade de Sófia, mapa já precisa estar em suas mãos para que você possa encontrar as melhores rotas e escolher aqueles pontos turísticos que deseja conhecer.  

Para te auxiliar nessa tarefa, montamos um guia de viagem com tudo que precisa saber para localizar as atrações mais imperdíveis da cidade!

Voos para Sófia

Além de ter um bom mapa em mãos, nada melhor do que encontrar as promoções e descontos de passagens aéreas mais vantajosas do mercado, não é mesmo?

Se é aquele tipo de turista que não dispensa uma oportunidade de economizar, você precisa concentrar as suas buscas na nossa plataforma comparadora, Vai de Promo.

Nosso site tem feito maior sucesso entre os turistas por apresentar sempre os voos com os menores preços do mercado, além das melhores ofertas.

Ao acessar a nossa plataforma, é possível comparar diferentes rotas e preços para encontrar voos baratos para Sófia. Para não perder nada, crie alertas para ser avisado sempre que o trecho escolhido sofrer alteração de preço. 

Seguro viagem ideal para a Bulgária

O seguro viagem, embora não seja um requisito de entrada, é um dos principais cuidados que você precisa ter ao desembarcar na Bulgária

Isso porque, um bom plano pode garantir auxílio em situações adversas que, infelizmente, podem acontecer em qualquer hora e lugar. Já imaginou ter problemas em um país com língua e costumes tão diferentes e não ter ajuda especializada?

Se você é um turista que preza pela sua tranquilidade e segurança, jamais faça uma viagem ao exterior sem estar respaldado com um seguro.

Vai visitar Sófia? Então, comece agora mesmo a pesquisar os melhores seguros, que garantem coberturas para problemas de saúde, acidentes, internações, extravio de bagagem, atraso e cancelamento de voos, entre outros.

Os melhores preços e planos você encontra na nossa plataforma comparadora, Seguros Promo, que reúne as opções mais vantajosas das principais seguradoras do Brasil.

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

No nosso site, é possível simular até quatro planos com diferentes coberturas e valores, para encontrar aquele que atende às suas necessidades e cabe no seu bolso.

Clima em Sófia

O clima em Sófia é considerado continental moderado ao longo do dia, com temperatura média, que fica por volta de 11°C. A cidade tem temperaturas mais amenas no verão do que outros locais do país por estar localizada no alto de um vale.

A época mais recomendada para turistar pela capital, sem dúvida, é o verão, que vai de junho a setembro, quando as temperaturas estão mais altas e o sol brilha forte quase que diariamente.

A temperatura em Sófia no inverno, entre dezembro e janeiro, é bem baixa, variando entre -5°C e 4°C. 

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    O que fazer em Sófia?

    O que fazer em Sofia
    Fonte: Pixabay

    A cidade é belíssima e atrações turísticas interessantes não faltarão durante a sua estada na capital búlgara. Para te ajudar a escolher o que fazer em Sófia, fizemos uma seleção dos lugares mais incríveis do destino. Confira!

    1. Igrejas e templos

    A capital da Bulgária é repleta de igrejas e templos, como catedrais católicas, sinagogas e mesquitas, além de uma catedral ortodoxa.

    Por conta da variedade de templos, essas construções estão entre as principais atrações dos roteiros turísticos. Comece o seu tour pela Basílica de Santa Sófia, fundada em dezembro de 537 d.C.

    Não deixe de entrar na Igreja de São Jorge Rotunda, considerada o templo mais antigo de toda a Europa ainda em funcionamento, sendo construído pelo Imperador Romano Constantino.

    Outro templo que vale uma visita é a Igreja de São Jorge, com pinturas que contam a história da humanidade e também do cristianismo em seu teto e paredes. Um espetáculo!

    Um dos principais monumentos em Sófia é a pequena capela Sveta Petka Sardjiyska que, inclusive, é uma relíquia histórica do país, erguida durante o Império Otomano.

    A imponente Catedral Alexander Nevsky, construída após a queda do Império Otomano, é um lugar esplêndido e possui arquitetura neo-bizantina. Não deixe de visitar ainda a Catedral Russa de São Nicolau e a Sinagoga Central de Sófia.

    2. Teatros

    Teatros em Sofia
    Fonte: Pxhere

    Assim como a Rússia, a Bulgária também tem uma forte tradição no teatro, ópera e ballet. Sendo assim, o que não faltam em todo país são centros teatrais, principalmente na capital.

    O teatro Sofia Opera & Ballet é um dos grandes destaques da cidade, sendo um dos mais importantes da Bulgária. Se não conseguir assistir a nenhuma apresentação, vale a pena visitar o local, que tem uma arquitetura imponente e belíssima.

    O Teatro Nacional Ivan Vazov também vale uma visita, já que ele é considerado o maior e mais antigo teatro do país em estilo neoclássico vienense.

    Localizado no centro, o prédio é datado do ano de 1906 e foi projetado pelo renomado escritório Office Fellner & Helmer. 

    Na hora de escolher os pontos turísticos de Sófia, conheça ainda os teatros do Exército Búlgaro, da Juventude de Nikolay Binev, 199 e Teatro Sófia.

    3. Mesquita Banya Bashi

    Projetada pelo famoso arquiteto otomano Mimar Sinan no século 15, a Mesquita Banya Bashi é um dos locais mais visitados na cidade.

    Isso porque, seu templo foi erguido sobre spas termais naturais e, mesmo depois de tantos anos, é possível ver o vapor das termas subindo pelas aberturas no chão bem perto das paredes da mesquita.

    O grande destaque do tempo é a sua cúpula, que possui 15 metros de diâmetro e um mirante. Essa é a única mesquita em funcionamento na cidade de Sófia, frequentada pela comunidade muçulmana da capital.

    4. Yuzhen Park

    Yuzhen Park
    Fonte: Pxhere

    Em dias de sol, a boa pedida é o Yuzhen Park, conhecido também como South Park, que é a principal área verde da capital, sendo muito frequentado por moradores locais e também por turistas.

    Se depois de perambular pelas atrações turísticas, você desejar fazer uma pausa para descansar, essa área é o lugar perfeito. O local possui enormes árvores, jardins, lagos e pistas para passeios.

    Na temporada primavera e verão, é possível encontrar um parque florido e todo colorido, já no outono, suas flores e folhas ganham o outro tom, mas a paisagem não perde a sua beleza.

    No inverno, o cenário fica todo branquinho, o que não perde o seu charme e rende belos registros.

    5. Edifício da Assembleia Nacional

    Na hora de decidir o que fazer na Bulgária, inclua uma visita ao Edifício da Assembleia Nacional, onde funciona o Parlamento Búlgaro.

    O prédio é suntuoso com uma arquitetura do século 19, que impressiona tanto do lado externo quanto do lado interno.

    É possível percorrer seus corredores, transitar por suas belas escadas e apreciar a fachada simétrica com portas em arco e janelas em pórtico, o que proporciona ainda mais charme ao edifício.

    Não deixe também de transitar pela parte externa do parlamento para observar o design caiado e renascentista das suas construções.

    6. Instituto Nacional de Arqueologia

    Museu de Arqueologia de Sofia
    Fonte: Wikimedia commons, foto de Klearchos Kapoutsis

    Para os turistas que gostam de mergulhar na história local, o Instituto Nacional de Arqueologia é um excelente lugar para conhecer na capital da Bulgária.

    O espaço, fundado em 1982, abriga acervos com diversas peças, como armas, ícones religiosos, mosaicos antigos, olaria e cerâmica, que datam da Idade da Pedra e do Bronze.

    No local, é possível conhecer o Salão da Pré-História, que abriga artefatos que remontam do Período Paleolítico até o Médio do Bronze, além de rochas gravadas que datam de 50.000 a.C. e peças de pedra da Trácia.

    O Salão Central possui artefatos do período Médio do Bronze até a Baixa Idade Média, com esculturas gregas e romanas, além de partes das escavações da Igreja de Santa Sofia e tesouros arqueológicos, como ornamentos e jóias de ouro e prata.

    O Salão Idade Média tem exposição de armaduras, pinturas, máscaras, ferramentas medievais e muito mais.

    Onde ficar em Sófia?

    Ao desembarcar na cidade, você não precisa se preocupar sobre onde ficar em Sófia. Isso porque, o destino conta com as mais diversas opções de hotéis, que agradam diferentes perfis e bolsos.

    É possível encontrar hotéis mais requintados até estabelecimentos mais modestos, hostels com quartos compartilhados e também apartamentos para alugar.

    A região central da capital possui uma ampla oferta de hotéis, sendo um local perfeito para quem deseja ficar hospedado em um bairro bem localizado e próximo aos principais pontos turísticos.

    No local, há ainda os mais diversos restaurantes, bares e cafés e você pode fazer tudo a pé. Há ótimas opções de hotéis perto da Catedral Alexander Nevsky, que é também uma área repleta de verde e muito agradável na cidade de Sófia.

    Para quem deseja acomodações mais econômicas, a área próxima à Rotunda de St. George tem ótimas opções de hotéis e hostels. Mesmo assim, é possível fazer praticamente tudo a pé, o que evita também que você gaste com passagens de ônibus, táxi ou uber.

    Na hora de encontrar as melhores opções de hospedagens, considere hotéis, como o Crystal Palace Boutique Hotel, Sófia Hotel Balkan e o o Sense Hotel, que são mais luxuosos.  

    Para quem prefere opções econômicas, locais como Hostel Mostel, Easy Hotel Sofia e Hotel Bon Bom são os mais indicados. 

    Restaurantes em Sófia

    Restaurantes em Sofia
    Fonte: Pxhere

    Já vá preparado, pois a culinária búlgara é uma delícia e você ficará encantado com a variedade de pratos típicos, sabores e cores das suas comidas.  

    Ao visitar Sófia, há comidas que não podem faltar no seu roteiro gastronômico, como o Mehsana, um grelhadão que leva carnes, linguiça e legumes, e também o Tarator, uma sopa de iogurte com pepinos e ervas.

    Se você deseja apreciar a cozinha tradicional do país, não deixe de visitar as Casas de Hadji Draganov, que servem as famosas sopas de cordeiro, espetos de carne, saladas e muito mais.

    Conheça lugares como o Raketa Rakia Bar, que conta com uma decoração peculiar e oferece um ambiente agradável tanto para almoço quanto para o jantar.

    O restaurante Ashurbanipal é também uma opção perfeita para saborear a culinária local. Experimente pratos típicos, como cordeiro com limão e curry de cordeiro com canela. Você vai amar!

    Sugestão de roteiro em Sófia, Bulgária

    Na cidade de Sófia, Bulgária, dicas não podem faltar. Por isso, elaboramos um roteiro pela capital para que você possa conhecer as atrações com calma. Reserve, pelo menos, dois dias para percorrer todas as igrejas e templos do local, pois há muito a ver nessas atrações.

    Uma dica é comprar, com antecedência, um ingresso para assistir a um espetáculo em um dos seus teatros, que será uma experiência incrível. 

    Em dias com temperaturas mais agradáveis e tempo firme, não deixe de percorrer os seus parques, como o Yuzhen Park. Perambule pelas ruas para conhecer restaurantes e bistrôs famosos e apreciar a boa gastronomia búlgara. 

    O Edifício da Assembleia Nacional e Instituto Nacional de Arqueologia são locais muito interessantes que contam a história do país, mas existem muitos outros. Por isso, coloque um calçado confortável e explore a cidade. 

    Conheça mais sobre o Leste Europeu!

    Faça a pesquisa do seu seguro viagem para a capital da Bulgária!

    Agora que você já sabe tudo sobre Sófia, as melhores atrações, onde comer e se hospedar, chegou a hora de iniciar os preparativos para a sua viagem

    Além das passagens aéreas, comece agora mesmo a pesquisar as opções de seguros que cabem no seu bolso e que atendem às suas necessidades.

    Concentre as suas buscas no nosso site comparador, Seguros Promo, onde você encontra os planos ideais para a sua viagem e os preços mais vantajosos do mercado.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Quer mergulhar na cultura búlgara com segurança e economia? De Promo você pode! 


    Leia também:

    aaaa