CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Namíbia: Motivos para conhecer o país africano!

Namíbia é um país para quem gosta de natureza e tem o sonho de conhecer famosos safáris africanos. Vem conhecer mais do país!

Lar do deserto mais antigo do mundo, a Namíbia reserva ao viajante paisagens incríveis, que parecem até de outro planeta: árvores petrificadas, tribos isoladas, dunas a perder de vista e animais selvagens.

Existem atrações para todos os públicos: safáris pela savana, observação de animais marinhos (como baleias, focas e golfinhos), mergulho, kitesurf e até passeios pelo deserto.

Como já deu para perceber, são muitos os motivos para conhecer este país africano ainda pouco visitado por brasileiros. Este artigo vai te contar tudo o que você precisa saber para planejar a sua viagem. Vamos lá!

Encontre tranquilidade e boas garantias com os melhores seguros de viagem. E com 15% de desconto neste link!

Namíbia: Onde fica, o que fazer, quais pontos turísticos?

O turismo na Namíbia bebe direto da fonte inesgotável de riquezas naturais deste país africano: canyons, desertos, savanas, rios, oásis, dunas e outras belezas enriquecem a experiência de quem visita o destino.

Some-se a tudo isso uma cultura rica, preservada entre pouco mais de 2 milhões de habitantes de um dos países menos populosos do mundo.

Mas não deixe que a baixa densidade namibiana te engane: o país é imenso, com mais de 825 mil km² de território (maior que países como Chile, Venezuela e Paquistão) e diversos biomas ricos em vida.

A principal atração local é a natureza, em todas as suas formas, inclusive na cultura. Afinal, como não se deslumbrar diante do encontro entre o mar e o deserto ou com os flamingos que colorem a Walvis Bay?

Apesar de ser um destino pouco conhecido entre os brasileiros, a Namíbia é conhecida como “África para iniciantes”, por oferecer um turismo fácil, com excelente infraestrutura, preços baixos e atrações incríveis.

Conhecer todas essas belezas, porém, requer planejamento e organização. As distâncias entre os atrativos podem ser grandes e é importante antecipar deslocamentos, gastos médios, melhor época para viajar, entre outros.

Criamos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre o país africano para te ajudar em seu planejamento. Veja só!

Onde fica a Namíbia?

Onde fica a Namibia
Fonte: Pixabay

A Namíbia é um país colonizado pela Alemanha, localizado na costa sudoeste da África, entre o deserto do Kalahari e o Oceano Atlântico.

O país faz fronteiras com outros populares destinos turísticos do continente: África do Sul, Angola, Zâmbia e Botsuana.

O principal aeroporto do país, o Hosea Kutako, recebe voos diários a partir de outros países africanos, como África do Sul e Botsuana, facilitando a vida do viajante que deseja incluir o país em seu roteiro pelo continente.

Mapa 

A Namíbia no mapa fica na costa sudoeste do continente, em um planalto pontilhado por morros, montanhas e desertos. Confira!

Curiosidades da Namíbia

Antiga colônia da Alemanha, o país é um dos mais jovens da África, alcançando a independência apenas na década de 1990.

Paradoxalmente, embora ainda esteja engatinhando na democracia, o território namibiano tem grande importância na história geológica do nosso planeta.

Localizado na divisa com Angola, na costa atlântica, o deserto do Namibe, cujo nome significa “lugar vasto e desolado”, é considerado por estudiosos o mais antigo do mundo, com pelo menos 55 milhões de anos.

Lar da maior população de leopardos da Terra, o país abriga mais de 13 etnias e tem grande riqueza linguística, com 16 dialetos regionais.

Confira outras curiosidades sobre o país!

Qual a capital?

Qual a capital da Namibia
Fonte: Pixabay

A capital da Namíbia é a cidade de Windhoek, principal porta de entrada no país e endereço do principal aeroporto nacional.

É na capital que vive a maior parte da população local: mais de 325 mil pessoas, ou 12,5% do total de habitantes.

A cidade é grande para os padrões namibianos, mas a maior parte das atrações turísticas fica no centro, como o National Museum of Namibia, a igreja Christuskirche, o Palácio do Parlamento, entre outros.

População

Este destino está entre os menos populosos do mundo, com média de 2,6 habitantes por quilômetro quadrado. Os dados mais recentes apontam que o país tem pouco mais de 2,4 milhões de habitantes.

Língua

Apesar de ter sido colonizado pela Alemanha, o país não adota o alemão como língua oficial, e sim o inglês. Todos os namibianos que frequentaram a escola conseguem falar e compreender o idioma.

Isso não quer dizer, porém, que o inglês seja a única língua falada pelos nativos: existem diversos dialetos e idiomas regionais falados em diferentes partes do país.

Costumes

Costumes da Namibia
Fonte: Pixabay

A maior parte da população local, cerca de 70% do total, é de origem negra e sustenta tradições e costumes tribais até a atualidade, como danças, peças de vestuário, hábitos de alimentação, entre outros.

Todavia, boa parte da cultura local sofreu forte influência alemã, que ainda pode ser percebida na arquitetura, na gastronomia e até nos nomes das cidades, como Lüderitz e Swakopmund.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Precisa de seguro viagem para a Namíbia?

    Mesmo que você faça um planejamento cuidadoso para sua viagem à Namíbia, você pode ser surpreendido por imprevistos. Afinal, situações inesperadas não escolhem hora nem lugar para acontecer.

    A melhor maneira de garantir toda a tranquilidade que você precisa para a sua estadia em outro país é com um bom seguro viagem. 

    Mesmo que não seja obrigatório para quem quer conhecer a África, o seguro viagem oferece diversos serviços, benefícios e coberturas que podem te salvar de perrengues em caso de imprevisto.

    Entre as comodidades estão cobertura médica e odontológica, seguro de bagagem, auxílio por voo cancelado ou atrasado, traslado médico e muito mais.

    Você encontra o seguro viagem mais barato do mercado em nosso site de buscas, Seguros Promo, que ajuda o viajante a comparar preços e serviços antes de fechar negócio. Assim, você garante a proteção que precisa pelo menor preço.

    Seguro Viagem:
    África
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 80.000
    Bagagem extraviada NÃO
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Namíbia, turismo: o que conhecer no país!

    Viajar pelo país é mergulhar em uma cultura rica e circular por cenários idílicos, com belezas naturais a perder de vista.

    A lista passa pelo deserto mais antigo do mundo, pelo segundo maior cânion do planeta (atrás apenas do Grand Canyon, nos EUA), por vilarejos e cidades cheias de charme, parques nacionais e muito mais.

    Confira o que fazer na Namíbia!

    Deserto da Namíbia

    Deserto da Namibia
    Fonte: Unsplash

    Estamos falando de um país desértico, com baixa umidade, altas temperaturas e paisagens tomadas por dunas avermelhadas em diversos pontos do território, mas nenhum deserto do país é tão interessante quanto o maior deles.

    O deserto da Namíbia, na África, é o principal cartão-postal do país e o mais antigo do planeta, com pelo menos 55 milhões de anos (o Saara, por exemplo, tem “apenas” entre 2 e 7 milhões de anos).

    Algumas das dunas da região têm mais de 90 metros de altura e nem chegam a ser radicalmente alteradas pela ação dos ventos.

    Maior reserva natural da Terra, o deserto é dividido em quatro zonas ao longo do litoral sudoeste da África. É isso mesmo que você leu: o deserto do Namibe (como também é conhecido) é o único deserto do mundo que encontra o mar!

    Sossusvlei

    A paisagem mais conhecida do deserto de Namibe está em Sossusvlei: árvores petrificadas com mais de 1.000 anos de história despontam em meio à argila branca ressacada, cercadas por dunas vermelhas a perder de vista.

    Na região as dunas chegam a mais de 380 metros de altura, provocando belos efeitos de luz e sombra.

    Apesar de ser uma área considerada bastante segura, não se recomenda a visita à noite: Sossusvlei fica basicamente deserta após o cair da noite e você pode passar por apuros caso algum imprevisto ocorra.

    Vale a pena chegar bem cedo ao deserto para assistir ao nascer do sol: além de escapar do calor escaldante do meio do dia, você ainda poderá testemunhar um belo espetáculo de luzes solares dançando pelas dunas.

    Fish River Canyon

    Maior cânion do continente africano e segundo maior do mundo, atrás apenas do Grand Canyon, nos Estados Unidos, o Fish River Canyon tem proporções incríveis: 160 km de comprimento, 27 km de largura e 550 metros de profundidade.

    O cenário é resultado da ação dos ventos e da chuva ao longo de milhões de anos.

    Se você gosta de trekking e aventura, vale a pena encarar as trilhas no interior do cânion, que chegam a 84 km de extensão. 

    Prefere contemplar toda essa beleza do alto? Pode ser uma boa ideia visitar a região ao amanhecer ou no fim da tarde, quando o movimento do sol colore os paredões em diferentes tons.

    Kolmanskop

    Kolmanskop
    Fonte: Pixabay

    Já imaginou conhecer uma cidade-fantasma em pleno deserto? Kolmanskop é uma parada quase obrigatória no seu roteiro pelo país!

    A cidade chegou ao auge econômico na década de 1920 graças à corrida pela exploração de diamantes na região. As pedras preciosas foram se esgotando e a vida na cidade, também.

    Sobraram apenas ecos e lembranças de um tempo distante, como prédios e monumentos. Aos poucos, o deserto vai reclamando seu lugar e engole a antiga cidade com suas dunas que dançam com os ventos.

    O resultado é um cenário incrível, digno de obras de ficção científica, que pode resultar em fotos belíssimas para o seu álbum de férias.

    Dead Vlei

    O “Vale Morto”, ou Dead Vlei, fica em Sossusvlei e é um dos lugares mais incríveis da África.

    É ali que estão as lendárias árvores fossilizadas com mais de um milênio de história, encravadas em pleno deserto e desafiando as leis da biologia.

    O fenômeno das árvores petrificadas que parecem congeladas no tempo tem explicação científica: há um milênio, as águas do rio Tsauchab inundaram a região possibilitando o crescimento das plantas.

    Como as raízes das árvores se estendem a até 80 metros no subsolo, as plantas conseguiram sobreviver mesmo depois que as águas recuaram, o que explica porque elas nunca desabam e seus “esqueletos” seguem no mesmo lugar.

    A maneira mais fácil de chegar a Sossusvlei é a partir da capital, Windhoek: o Google Maps e o Waze mostram o caminho inteiro. Recomenda-se que os visitantes utilizem carros com tração nas quatro rodas para enfrentar as areias do deserto.

    Se você não quiser pegar no volante, é só contratar um dos vários tours oferecidos por agências turísticas locais até o deserto. Não há opção de transporte público até a região.

    Parque Nacional Etosha

    O melhor lugar para fazer safári e ver de perto os incríveis animais da Namíbia é o Parque Nacional Etosha, uma reserva natural que se estende por mais de 22 mil km².

    O local é lar de quatro dos cinco famosos “Big Five” (leões, elefantes, leopardos e rinocerontes vivem no parque) e de dezenas de espécies, como zebras, girafas, hienas e muitos outros.

    A visita ao Parque Nacional Etosha pode ser feita no modelo self drive, ou seja, em que o visitante dirige o próprio veículo, ou em um tour guiado (também chamado de “sistema game drive”).

    Muitos turistas optam pelo esquema self drive, que não tem custos adicionais e garante maior flexibilidade para circular pelo parque: você precisa apenas se atentar para os horários de abertura e fechamento dos portões.

    Porém, se você quer conhecer o parque à noite, a única alternativa possível é o game drive, que tem custo entre US$ 35 e US$ 50.

    Quando ir à Namíbia?

    Quando ir à Namibia
    Fonte: Unsplash

    Embora seja possível visitar este destino em qualquer época do ano, escolher bem quando visitar a Namíbia pode fazer toda a diferença em sua estadia.

    O melhor período para fugir do calor intenso é o inverno, entre meados de junho e começo de setembro, quando os termômetros não passam de 30ºC.

    Além disso, neste período há maior escassez de vegetação e água, o que significa que os animais se concentram em números maiores ao redor de poços e nascentes: cenário ideal para safáris.

    Clima

    O clima da Namíbia está entre os mais quentes do mundo: o país chega a passar mais de 1 ano sem chuvas, ou seja, se você puder viajar em uma época de temperaturas mais amenas, poderá desfrutar da sua viagem com mais conforto.

    O verão, entre outubro e fevereiro, é uma estação marcada pelas altas temperaturas, chegando a 40ºC. É também o período mais úmido no país, o que dispersa os animais e dificulta a observação in natura.

    Não importa quando você planeja viajar, porém, é importante não esquecer de levar um protetor solar e repelente!

    Não esqueça do seguro viagem para aproveitar o país!

    Antes de fazer as suas malas para conhecer as paisagens paradisíacas da Namíbia, não se esqueça de contratar um bom seguro viagem.

    Faça uma cotação em nosso site de buscas, Seguros Promo, para encontrar o plano mais adequado ao seu perfil de viajante pelo melhor preço.

    Seguro Viagem:
    África
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 80.000
    Bagagem extraviada NÃO
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Dessa forma, você poderá aproveitar plenamente tudo aquilo que a África tem para te oferecer sem se preocupar com imprevistos ou situações inesperadas, como emergências médicas e extravio de bagagem, entre outros.

    Não deixe de seguir as redes sociais do Seguros Promo para ficar por dentro das melhores ofertas e novidades! De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa