CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Sarajevo: por que visitar a capital da Bósnia e Herzegovina?

Conheça Sarajevo, um destino rico em história, cultura e belezas naturais. Descubra mais sobre essa bela cidade do Leste Europeu!

Palco de guerras no século anterior, Sarajevo tem as marcas dos conflitos cravadas até hoje nas casas, nos edifícios e na memória do seu povo.

E mesmo às voltas com tensões políticas, a cidade se reconstruiu. 

Visitar a capital da Bósnia e Herzegovina atualmente é presenciar sua história ainda viva, admirar as paisagens ao redor e notar a pluralidade cultural característica do país. Trata-se de mais um destino fantástico no Leste Europeu. 

Por isso, preparamos um guia com as melhores atrações e motivos para que este lugar não fique de fora do seu roteiro.

Garanta seu seguro obrigatório para a Europa com 15% de desconto neste link!

Sarajevo: o que conhecer, quais os pontos turísticos e muita história

Caminhar em segurança pelas ruas da Baščaršija, o centro histórico de Sarajevo, é uma realidade bem distinta da vivida em um passado não muito distante.

Durante a década de 1990, a Guerra da Bósnia arrasou a cidade. Os números ilustram o que foi o maior conflito na Europa pós-Segunda Guerra Mundial: 1.425 dias de cerco, 60% dos prédios destruídos e mais de 11 mil mortos.

Turismo na capital Bósnia, à época parte da Iugoslávia, era algo impensável. Um cenário que, felizmente, mudou.

Além de segura, Sarajevo, como também é nomeada, é um destino barato, porém rico em cultura, lugares aconchegantes e história.

No Túnel da Esperança ou nos museus, as lembranças do período mais sofrido da cidade permanecem vivas. Mas nem tudo é tragédia.

Mesquitas, sinagogas e igrejas simbolizam a diversidade cultural e a capacidade de viver com respeito às “diferenças”. 

Os cafés são pontos de encontro e as colinas emolduram a capital que se reergueu dos ataques para receber o mundo cheia de simpatia.

Em que país fica Sarajevo?

Em que país fica Sarajevo
Fonte: Pixabay

Sarajevo é a maior cidade, centro político e financeiro da Bósnia e Herzegovina, país na região dos Balcãs, no leste da Europa.

Assim como as vizinhas Croácia, Montenegro e Sérvia, a Bósnia é um dos países nascidos após a dissolução da República Socialista Federativa da Iugoslávia.

Mapa

Quem se interessa em conhecer a Bósnia ao viajar pela Europa deve ter Sarajevo como destino certo.

Uma das principais cidades turísticas bósnias, a capital está no Vale de Sarajevo, que fica na região central do país, e é cortada pelo Rio Miljacka.

Neste mapa que preparamos, você pode ver a região onde ela está localizada e se localizar para encontrar os melhores pontos turísticos. Confira!

Como ir a Sarajevo?

Existem várias opções para se chegar à capital da Bósnia e cabe ao turista escolher pelo transporte que mais lhe agrada, por logística ou pesar o custo no orçamento do passeio.

De avião, por exemplo: é possível fazer a viagem, mas é importante saber que o Aeroporto Internacional de Sarajevo não recebe voos diretos do Brasil

Ou seja, quem optar pelo conforto e rapidez terá que fazer conexão em outro país.

E se o viajante já estiver na Europa? Uma das possibilidades é alugar um carro e embarcar em uma road trip, com a liberdade de fazer o roteiro da forma como preferir.

Mas as opções mais populares entre os turistas para chegar à cidade são ônibus e trem.

Além de mais econômicos, estão bem conectados com outros destinos nos Balcãs, como Belgrado, Budapeste, Viena e Zagreb.

Documentos para visitar o Leste Europeu

O Leste Europeu é uma região cheia de destinos com melhor custo-benefício para conhecer no Velho Continente.

Hungria, Áustria, Polônia, Eslovênia e a própria Bósnia são alguns dos países cheios de belezas e muita história, ótimo para quem deseja ir à Europa sem gastar muito.

Na hora de planejar um roteiro por esses lugares, tenha atenção à documentação exigida ou senão o passeio corre o risco de ser frustrado antes mesmo de começar.

A parte boa é que a burocracia não é tanta na Bósnia e Herzegovina para receber turistas brasileiros. 

Não é exigido visto de permanência nem vacinas específicas, apenas o passaporte com validade mínima de seis meses. O tempo máximo de permanência no país é de 90 dias.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro Viagem

    Mas e o seguro viagem, ele é exigido para viagens à Europa, não é mesmo?

    Se você se fez essa pergunta, está parcialmente certo. Ele é obrigatório para entrar nos países que fazem parte do Tratado de Schengen, e a Bósnia não é um deles.

    Porém, nunca é demais lembrar: o documento pode não ser obrigatório, mas é altamente recomendada a contratação. Quer saber o por quê?

    O seguro viagem oferece uma série de coberturas que podem ser importantes diante de imprevistos

    Auxílio em casos de acidente ou emergências médicas e odontológicas, cancelamento de voo e bagagens extraviadas são algumas das garantias ao viajante.

    E para encontrar o seguro viagem mais barato do mercado, é só acessar o Seguros Promo

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Além de promoções imperdíveis, você pode comparar até quatro planos diferentes das melhores seguradoras do mercado e achar o mais adequado para as suas necessidades.

    O que fazer em Sarajevo

    Chegou ao destino e ainda não sabe o que fazer? Sarajevo vai mostrar rapidinho como a cidade é rica em pontos turísticos, basta uma caminhada e você vai perceber.

    Como o nosso objetivo é facilitar a sua vida, aqui vão algumas dicas de atrações que não devem faltar na viagem. Confere com a gente!

    Centro histórico: Baščaršija

    Centro histórico: Baščaršija
    Fonte: Pixabay

    Começar o passeio pelo centro histórico de um destino é o jeito mais rápido de descobrir os lugares mais atrativos para os turistas. Em Sarajevo, a região tem nome: Baščaršija,

    A Baščaršija foi construída às margens do Rio Miljacka, no século XV, quando os otomanos fundaram a cidade. 

    A região servia como um grande bazar. Cada rua era dedicada a um tipo de profissão, além de ser um importante centro cultural.

    Hoje em dia, é considerada uma das regiões mais charmosas da capital bósnia, com seus templos religiosos, lojinhas, cafés e restaurantes.

    Comece a caminhada pela Praça Baščaršija, a Praça dos Pombos, também conhecida por abrigar a Sebilj, uma fonte de água potável do século XVIII.

    Museu Judaico

    Não pode faltar um passeio pelos museus da capital bósnia, Sarajevo, para conhecer a história e a cultura local sob diversas vertentes.

    Um deles, o Museu Judaico, apresenta a relação próxima entre a cidade e o povo judeu.

    Sarajevo foi um dos poucos lugares na Europa onde os judeus foram bem recebidos. Além de prosperarem na região, eles contribuíram em diversos campos, como nas ciências e nas artes, deixando sua marca na herança cultural da cidade.

    O museu funciona em uma antiga sinagoga do século XVI, que fica no limite entre o centro histórico e a parte da cidade sob influência austro-húngara.

    Conhecer os muitos cafés

    Cafés de Sarajevo
    Fonte: Unsplash

    Vamos aproveitar para falar sobre um costume muito comum de Sarajevo: tomar um café e jogar conversa fora nas cafeterias da cidade.

    Como dissemos, a Baščaršija é uma região cheia de cafés. E não será difícil encontrá-los, basta ver pessoas reunidas em banquinhos baixos ao redor de pequenas mesas.

    O café bósnio tem influência do período de dominação turca, forte e espesso, você vai descobrir que é uma delícia. 

    Até o ritual de tomá-lo é cultural, já que é servido na džezva, pequeno recipiente tradicionalmente usado pelos turcos para apreciar a bebida.

    Vale de Sarajevo e colinas

    A localização de Sarajevo em um vale faz com que ela seja rodeada por colinas que também se tornaram ponto turístico para os visitantes.

    De cima, é possível ter uma vista privilegiada da Baščaršija, dos prédios que povoam a capital e um lindo pôr-do-sol.

    Mas o contrário é igualmente espetacular, com montes verdes e arborizados servindo de moldura para o município.

    As colinas que cercam o Vale de Sarajevo também têm o seu papel na história. Durante a Guerra da Bósnia, elas foram ocupadas por tropas que aproveitavam a posição para atacar a cidade.

    Tanto a Fortaleza Amarela (Zuta Tabija) quanto a Fortaleza Branca (Bijela Tabija) foram construídas para a guerra. Atualmente, são belos mirantes encontrados na parte alta.

    Ponte Latina

    Ponte Latina
    Fonte: Pixabay

    Quer saber quais motivos fazem da Ponte Latina ser uma das atrações mais famosas e visitadas de Sarajevo?

    Existem várias maneiras de explicar esse prestígio junto aos turistas, a começar pela beleza de uma das mais antigas pontes de arquitetura otomana no município

    A paisagem sobre o Rio Miljacka, ligando a Baščaršija ao lado moderno, também pesa a favor.

    Mas a grande razão está em mais um evento histórico do século XX.

    Foi nesta ponte que o arquiduque Franz Ferdinand, herdeiro do Império Austro-Húngaro (que dominava a cidade), foi assassinado em junho de 1914

    O episódio foi o estopim para o início da Primeira Guerra Mundial. Na ponte, há uma placa para marcar o episódio e, bem em frente, um museu com registros sobre o acontecido.

    Túnel da Esperança

    Outro marco da Guerra da Bósnia é o Sarajevo Tunnel, ou Túnel da Esperança, como ficou conhecido.

    Por ele, alguns moradores conseguiram escapar para áreas de segurança controladas pela ONU, enquanto, na via contrária, quem permanecia recebia comida e outros mantimentos. Armas também foram transportadas para abastecer os militares bósnios.

    Não fosse por uma placa em frente à casa indicando a presença do túnel, ele passaria despercebido. Dá para ter a sensação de caminhar por cerca de 20 metros do túnel.

    O espaço, que também funciona como museu, é uma das atrações que não dá para perder em Sarajevo. Onde fica? Próximo do aeroporto, região mais afastada da área central.

    Mesquitas Muslihudin Cekrekcija e Gazi Husrev-Beg

    As várias mesquitas de Sarajevo indicam uma maioria muçulmana compondo a população Bósnia.

    Alguns desses templos são históricos e belos exemplares da influência otomana na arquitetura local.

    Na capital, por exemplo, está a maior e mais importante mesquita histórica do país. A Gazi Husrev-Beg foi construída em 1532, tem 26 metros de altura e é o centro da comunidade islâmica em Sarajevo, além de abrigar um museu em seu complexo.

    Um pouco mais antiga, a Mesquita Muslihudin Cekrekcija foi construída em 1526 e é uma das mais antigas da cidade. Ela está bem em frente à Praça dos Pombos e é tombada como Patrimônio Nacional da Bósnia.

    Brusa Bezistan

    Mais uma construção do século XVI, mais um museu para conhecer. Brusa Bezistan foi um bazar onde eram vendidos produtos de origem otomana, sendo o principal deles a seda.

    Durante o cerco de Sarajevo, o prédio foi destruído e precisou ser restaurado.

    Transformado em museu, abriga coleções com objetos que remontam às diferentes épocas da Bósnia, da era pré-histórica, passando pelo domínio otomando e chegando ao período austro-húngaro.

    Curiosidades de Sarajevo

    Curiosidades de sarajevo
    Fonte: Pixabay

    Já foi possível perceber como Sarajevo é uma capital rica em vários aspectos, não é mesmo?

    Claro que há muito mais o que conhecer e descobrir sobre este lugar, mas nós guardamos algumas curiosidades para te deixar ainda mais convencido a visitar este destino. Dá só uma olhada!

    História

    Habitada desde a era neolítica, a região de Sarajevo esteve sob controle de ilírios, romanos, godos e eslavos durante a Antiguidade.

    No início do século XV, a região foi ocupada pelo Império Otomano. Sarajevo foi fundada em 1461 e nos dois séculos seguintes se desenvolveu a ponto de ser considerada o centro mais importante para os otomanos fora de Istambul.

    A ocupação turca durou até 1878, quando começou o domínio austro-húngaro. Após o fim da Primeira Guerra Mundial, a região foi anexada à Antiga Iugoslávia.

    De 1992 a 1996, a Guerra da Bósnia deixou feridas violentas no país em episódios como o Cerco de Sarajevo.

    Religião

    Religião de sarajevo
    Fonte: Pexels

    Por ser um país europeu, muitos acham que a Bósnia tem maioria católica, mas a religião predominante no país é o Islamismo.

    Como Capital, Sarajevo ilustra bem esse cenário, com várias mesquitas espalhadas pelas ruas e cerca de 50% da população muçulmana.

    Mas a diversidade religiosa é um dos marcos da cidade. Em um mesmo bairro, é possível encontrar, além da mesquita, uma igreja católica, uma ortodoxa e uma sinagoga. 

    Essa harmonia entre religiões distintas valeu à Sarajevo a alcunha de “Jerusalém da Europa”.

    População

    Sarajevo tem uma população superior a 275 mil habitantes, registrando crescimento após o fim dos conflitos pela independência da Bósnia e Herzegovina.

    Levando em consideração toda a região metropolitana, esse número ultrapassa 550 mil moradores

    A esmagadora maioria (80%) é de cidadãos bósnios, com sérvios, croatas e pessoas de outras nacionalidades compondo os grupos étnicos da cidade.

    Compre seguro viagem pela internet!

    Sem gastar muito, você poderá conhecer o melhor de Sarajevo e descobrir uma face da Bósnia e Herzegovina surpreendente.

    E para ter um passeio ainda mais tranquilo, não vá se esquecer do seguro viagem

    É só acessar o Seguros Promo, aproveitar as melhores ofertas do mercado e contratar de forma rápida e simples as coberturas certas para que os imprevistos não te atrapalhem.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Quer viajar com mais segurança e economia para novos destinos na Europa? De Promo você pode! 


    Leia também:

    aaaa