CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Cusco, Peru: quando ir, mapa, o que fazer, roteiro e dicas de viagem

Cusco, Peru, é a cidade de entrada para conhecer alguns dos maiores mistérios arqueológicos do mundo. Saiba tudo sobre a região dos Incas!

Cusco, Peru, é a porta de entrada para os famosos sítios arqueológicos da antiga capital da civilização Inca, cheios de mistérios e construções impressionantes, despertando curiosidades em todo o mundo.

Mas você sabia que o destino reserva também muitas outras atrações, como igrejas, mercados, conventos e centros de artesanato?

Quer ter uma viagem memorável pelo Peru? Então, confira as nossas dicas para saber qual a melhor época para viajar e tudo o que tem para fazer em Cusco! 

Veja os seguros de viagem ideais para sua viagem com um cupom de 15% de desconto neste link!

Cusco, Peru: conheça o berço da civilização Inca

Não tem como negar que a cidade de Cusco é a região mais importante para o turismo do Peru. Afinal, o local é considerado o berço da civilização Inca, que habitou a região no século XIII.

Para os turistas que gostam de história, Cusco tem muito a oferecer aos seus visitantes. Além de sítios arqueológicos com ruínas de antigas construções feitas com enormes pedras em meio à natureza, a área urbana da cidade também não deixa nada a desejar.

No local, é possível visitar antigas construções em estilo barroco, como igrejas e conventos, que guardam também relíquias da civilização passada. 

Os mercados de rua e os centros artesanais são ótimos lugares para mergulhar nas tradições e costumes dos peruanos. 

Qual o melhor período para viajar para Cusco?

Qual o melhor período para viajar a Cusco, Peru
Fonte: Pixabay

Para fazer a trip que sempre sonhou, é preciso entender qual o melhor período para viajar para Cusco. A região tem variações climáticas, o que pode influenciar os seus passeios pela cidade e arredores.

A alta temporada no país acontece entre os meses de junho e agosto, já que é o período de seca e as temperaturas estão mais altas.

Embora seja uma época deliciosa para conhecer a região, saiba que os valores nesse período estão mais salgados, e as atrações, muito mais movimentadas.

Se você quer evitar a alta de preços e o grande fluxo de turistas, uma ótima opção é viajar na meia temporada, entre os meses de março e maio, quando os preços diminuem, mas pode chover um pouco.

Entre os meses de novembro a março, a chuva é constante na região — mas nada que uma capa de chuva e sapatos impermeáveis não possam tornar os seus passeios viáveis. Neste período, as trilhas estão mais tranquilas e as atrações turísticas também.

Quantos dias são suficientes para conhecer Cusco?

Descobrir quantos dias são suficientes para conhecer Cusco também é importante para que você possa planejar o seu roteiro e incluir as atrações que deseja conhecer.

Para percorrer os principais pontos turísticos da antiga capital Inca e as atrações nos arredores, o ideal é que você faça uma viagem de no mínimo 5 dias.

Isso porque você precisará de pelo menos 3 dias para conhecer toda a região do Vale, e outros 2 para visitar as demais atrações de Cusco.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Passagem para Cusco, Peru

    Agora que você já sabe quantos dias precisará para fazer uma viagem para Cusco, garantir a economia das suas passagens áreas é sempre bem-vindo, não é mesmo?

    Se você é aquele tipo de viajante que está sempre em busca de promoções, saiba que é possível encontrar passagens aéreas com ótimas ofertas na nossa plataforma comparadora, Vai de Promo.

    No nosso site, você poderá comparar os preços de voos em diversos dias e horários para pesquisar pelos valores que cabem no seu orçamento.

    Aliás, não deixe a compra das suas passagens por último, pois os preços costumam ficar mais altos em datas próximas à viagem.  

    Para conhecer a antiga capital do Império Inca com economia, ative o alerta de preços para ser avisado sempre que as tarifas do voo selecionado ficarem mais baratas.

    Seguro viagem para o Peru

    Mesmo não sendo item obrigatório, saiba que a contratação de um seguro viagem é altamente recomendada para viajar para o Peru. Com esses serviços, você estará protegido caso aconteça alguma emergência.

    Por isso, contrate um seguro que ofereça coberturas em casos de problemas médicos, acidentes, internações hospitalares e extravio de bagagem, entre outros.

    Para fazer uma viagem para Cusco, Peru, com total proteção, seu lugar é no nosso site buscador, Seguros Promo, que apresenta planos com as melhores coberturas para diferentes destinos nacionais e internacionais.

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Na nossa plataforma, é possível simular até quatro planos de diferentes seguradoras para encontrar aquela opção que combina com você e esteja dentro do seu orçamento.

    Mapa turístico de Cusco

    Para te ajudar a entender melhor a localização de Cusco e das atrações nos arredores da cidade, preparamos um mapa completo com os pontos mais importantes da região.

    Não deixe de conferir esse guia turístico para planejar melhor o seu roteiro e fazer os principais passeios no Peru!

    O que fazer em Cusco, Peru

    Com o mapa em mãos, chegou a hora de decidir o que fazer em Cusco, no Peru. Para não deixar nenhuma atração passar em branco, montamos uma lista com os locais mais interessantes da cidade. Confira!

    Centro Artesanal de Cusco

    Centro Artesanal de Cusco, Peru
    Fonte: Wikimedia Commons, foto de McKay Savage

    O Centro Artesanal de Cusco é um local não somente para fazer compras de produtos típicos da região, mas também para entender um pouco das tradições e estilo de vida dos peruanos.

    Por ruelas estreitas e cheias de produtos de diferentes tipos pendurados e expostos, dá para comprar de tudo um pouco: desde bolsas, sapatos, joias, tecidos, cerâmicas, chapéus e muito mais.  

    A regra nesses locais é pechinchar, já que os vendedores sempre colocam um valor alto quando percebem que os visitantes são turistas. Fique de olho!

    Mercado de San Pedro

    No seu mapa turístico de Cusco, inclua também um passeio pelo Mercado de San Pedro, que ocupa quase um quarteirão inteiro.

    Por todo o local, você encontrará barraquinhas que comercializam os mais variados produtos, desde carnes, roupas, artesanato, frutas e muito mais.

    Para manter a organização dos espaços, o mercado é dividido por setores. Por lá, você verá muitas mulheres vestidas com as roupas tradicionais da região, anunciando os seus produtos.

    Catedral de Cusco

    Belíssima e suntuosa, a Catedral de Cusco é, sem dúvida, um dos templos mais emblemáticos da cidade. Construída no século XV, o local possui 12 capelas e três naves, onde acontecem as celebrações das missas.

    Na hora de escolher o que fazer em Cusco, Peru, não deixe de entrar na catedral para observar sua infinidade de quadros, imagens e peças em prata e ouro espalhadas por todo o local. Mas fique atento, pois não é permitido fazer fotos do interior.

    A Catedral de Cusco é considerada uma das maiores catedrais do mundo devido à sua grandiosidade e aos seus detalhes arquitetônicos, que impressionam.

    Igreja e Convento de La Merced

    Igreja e Convento de La Merced
    Fonte: Pxhere

    Conheça a Igreja e Convento de La Merced, que é considerada uma das primeiras congregações da cidade. Erguida no século XVI, o prédio tem uma mistura de estilos diferentes em seu interior: o barroco cusquenho e o neoclássico.

    Entre os grandes destaques do templo, está o altar em estilo neoclássico e as imagens de Senhora da Misericórdia, Cruz del Padre Urraca e do Senhor de Huanca.

    O Claustro Maior (ou Primeiro Claustro) também chama a atenção, sendo considerado, inclusive, a expressão do barroco cusquenho.

    Entre os seus passeios no Peru, não deixe de conhecer a igreja e também o museu do local, com um acervo de joias litúrgicas, telas e esculturas — como a Custodia de la Merced, uma obra barroco-renascentista.

    Templo de San Blas

    Diferente da grandiosidade da catedral, o Templo de San Blas é menor e mais simples, mas ainda é um local carregado de muita história e tradição. O local é considerado uma das igrejas mais antigas da cidade.

    Construída em 1563 no bairro de Inca T’o Okachi, ela é famosa em razão do seu interior em estilo barroco, com um púlpito esculpido em madeira de cedro — uma peça atribuída aos indígenas.

    Além de conhecer a igreja, não deixe de perambular pelo bairro antigo, que é cheio de casarões, ruas de pedra e muitos artesãos vendendo seus produtos nas calçadas.

    Qorikancha

    Deixando um pouco as atrações da área urbana da cidade do Peru, Cusco, vá até o Qoricancha, o Templo do Sol – um complexo arqueológico do Império Inca, que no passado era um lugar religioso, onde eram feitas cerimônias de adoração ao deus “Inti”.

    Ao visitar o complexo, você poderá conhecer as construções antigas, os templos, jardins, pátios e muito mais.

    Sem dúvida, será um passeio que envolverá história, arte e arquitetura de uma das civilizações mais misteriosas do mundo.

    Sacsayhuamán

    Socsayhuamán
    Fonte: Pixabay

    Entre os passeios em Cusco que não podem ficar de fora do seu roteiro está o Parque de Saqsaywaman, que possui mais de 10 mil anos de existência. Mesmo não tendo nenhuma função militar, o local é conhecido como uma fortaleza no período Inca.

    Localizado a cerca de 3.650 metros de altura, o complexo erguido com enormes pedras é hoje um sítio arqueológico, que recebe milhares de visitantes todos os anos.

    No local, você poderá transitar por enormes paredes, escadas, portas e outras construções, todas erguidas com toneladas de pedras. Vale a pena incluir Saqsaywaman na sua lista de atrações!

    Tambomachay

    A aproximadamente 3.700 metros de altitude, o Tambomachay está em uma colina formada por três terraços escalonados com enormes pedras. O local foi construído sobre uma nascente de água, com pequenos canais e aquedutos, formando várias cachoeiras.

    Durante o Império Inca, o sítio arqueológico era utilizado para o culto à água e também para que o líder do império pudesse descansar. Na época, o local era chamado “Banhos do Inca”, uma espécie de spa.

    PukaPukara

    Na sua viagem para Cusco, o PukaPukara — um sítio arqueológico formado por grandes paredes, escadas e terraços — reserva um passeio bem interessante pelo seu complexo. 

    O lugar fazia parte de uma fortaleza militar, que era usada para estacionar comitivas do antigo império em viagens pela região.

    O PukaPukara também fica em um terreno alto, a cerca de 3.580 metros acima do nível do mar, de onde você conseguirá avistar ainda outros sítios arqueológicos, como o Vale do Cusco e o Tambomachay.

    Q’enqo

    Cusco, Peru Q'engo
    Fonte: Pxhere

    O complexo arqueológico de Q’enqo é também um dos locais que fazem parte do roteiro por todo o Vale Sagrado. O sítio arqueológico é composto por enormes rochas, que não foram destruídas pelos espanhóis durante a colonização. 

    Acredita-se que o conjunto de pedras fazia parte de um dos santuários mais importantes para o Império Inca, sendo um local dedicado à realização de rituais. No local, é possível visualizar ruínas do que era um anfiteatro, galerias subterrâneas e canais em ziguezague.

    Região do Vale Sul

    No passado, a região do Vale do Sul, em Cusco, Peru, foi muito importante para o desenvolvimento do Império Inca. A área foi um dos primeiros lugares a serem habitados pela antiga civilização no Vale de Cusco, a cerca de 1.000 a.C.

    O local é composto pelos sítios arqueológicos Tipón, Pikillaqta e Raqchi, além das Terras húmidas de Huasao, Lagoa de Huacarpay e muito mais.

    Região do Vale Sagrado

    O Vale Sagrado é um complexo histórico que se estende da cidade de Cusco até o Machu Picchu, sendo considerada uma região com atributos sagrados para o povo Inca.

    Toda área do Vale é composta por diversos rios, monumentos arqueológicos, vales e povoados indígenas

    E é justamente nesta área que estão os sítios arqueológicos e cidades como Sacsayhuaman, Kenko, Pisac, Tambomachay, Machay e Ollantaytambo, entre outros. 

    Sugestão de roteiro: o que fazer em Cusco em 5 dias?

    O que fazer em 5 dias em Cusco, Peru
    Fonte: Pxhere

    Normalmente, ao viajar para Cusco, os turistas contratam os passeios de agências de viagem, que já determinam um roteiro. 

    Independente disso, nossa dica é reservar os primeiros três para fazer um tour por atrações como o Templo de San Blas, Qoricancha, Sacsayhuaman, Tambomachay, PukaPukara, Q’enqo, Região do Vale Sul e Região do Vale Sagrado.

    Nos outros dois dias, invista em passeios dentro da área urbana da cidade e visite lugares como o Centro Artesanal de Cusco, o Mercado de San Pedro, a Catedral de Cusco e a Igreja e Convento de La Merced. 

    Dicas de viagem para Cusco

    Uma das principais dicas de viagem para Cusco, sem dúvida, está relacionada às documentações para entrar no país. O governo peruano não exige visto de turista, desde que a sua estada não seja maior do que 90 dias.

    No desembarque, você deverá mostrar apenas o passaporte válido, passagem de volta, comprovantes de hospedagem e que possui condições de se manter no país.

    A moeda vigente no Peru é o novo sol, que também pode ser encontrado nas casas de câmbio do Brasil. Se preferir, você também pode levar dólares americanos, que são bem aceitos em todo o país.

    A cidade de Cusco fica a 3.399 metros de altitude, e essa elevação pode gerar o mal das montanhas, que causa indisposição. Para amenizar os efeitos do soroche, recomendamos que você se alimente bem, faça refeições leves e tente dormir bem.

    Independentemente da época que vai viajar para a antiga capital do Império Inca, coloque roupas de frio na mala, pois nas alturas é sempre mais gelado. Não esqueça do protetor solar e hidratante labial, principalmente na época de seca.

    Se for visitar os sítios arqueológicos, leve repelentes e vá com roupas confortáveis. Se possível, contrate um guia turístico para que você possa entender melhor a cultura inca.

    Cotação de seguro viagem para o Peru

    A contratação do seguro viagem para o Peru é imprescindível se você quer garantir que o seu passeio seja tranquilo e protegido por um serviço que te dê respaldo nas mais diversas situações de emergência.

    Para não dar chance ao azar e fazer aquela trip dos sonhos, comece agora mesmo as suas pesquisas na nossa plataforma comparadora, Seguros Promo, que garante as melhores vantagens e os menores preços do mercado.

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Quer ter uma viagem tranquila para Cusco, Peru, e com o melhor custo-benefício? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa