CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Museu do Prado: obras, informações principais, história e dicas

Se você quer conhecer tudo sobre o Museu do Prado: obras, história, curiosidades e muito mais, você chegou ao lugar certo! Vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre um dos museus mais importantes da Espanha! O acervo reúne mais de 15 mil obras de artistas espanhóis    de renome internacional, de Goya a …

Se você quer conhecer tudo sobre o Museu do Prado: obras, história, curiosidades e muito mais, você chegou ao lugar certo! Vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre um dos museus mais importantes da Espanha!

O acervo reúne mais de 15 mil obras de artistas espanhóis    de renome internacional, de Goya a Velázquez, bem como artistas de origem flamenca e italiana.

O próprio edifício que abriga o museu é uma atração turística por si só, inaugurado no começo do século XIX depois de quase um século de construção, por ordem do rei Carlos III.

Para que você não perca nada durante o seu passeio e aproveite cada segundo da visita, neste artigo vamos apresentar as informações mais importantes, incluindo o que ver no Museu do Prado, horário de funcionamento e muito mais.

Não esqueça seu seguros obrigatório para a Europa! Garanta com um cupom de 15% de desconto neste link!

Museu do Prado, obras: conheça o museu mais importante da Espanha

O Museu do Prado, em Madri, é considerado um dos mais importantes da Europa, reunindo em seu acervo milhares de obras de diversos artistas, como Ticiano, Bosch, El Greco, Dalí e muitos outros.

Ao longo de mais de 200 anos de história, o museu recebeu coleções artísticas de reis e rainhas e se transformou em um dos principais pontos turísticos de Madri, recebendo mais de 3,2 milhões de visitantes por ano.

Conhecer todos os tesouros guardados entre as paredes do Prado, porém, é uma tarefa que demanda planejamento. Afinal, são três andares com várias galerias esperando pela sua visita.

Museu do Prado: história

Museu do Prado obras história
Fonte: Unsplash

No Museu do Prado, a história começou muito antes da inauguração. Por ordem do rei espanhol Carlos III, no século XVIII, o arquiteto Juan de Villanueva ficou responsável por projetar um novo Ciências Naturais.

O projeto inicial acabou sofrendo transformações e a obra durou décadas — ou melhor, mais de um século! Afinal, foi só no começo do século XIX que o edifício foi, enfim, inaugurado.

Logo depois da inauguração, os sinais de decadência já eram percebidos: a Guerra Civil Espanhola deixou suas marcas nas paredes do edifício.

Foi então que a rainha Isabel de Bragança, de origem portuguesa, clamou ao marido, o rei espanhol Fernando VII, que salvasse o prédio da ruína completa.

O casal real injetou dinheiro em obras de recuperação e levou para o edifício as obras de arte que antes estavam no Palácio Real e em outras casas da monarquia.

Assim, pouco a pouco, sobretudo graças às coleções de reis e rainhas, foi se formando o acervo do Museu do Prado.

Como é o Museu do Prado?

As principais obras do Museu do Prado estão divididas por três pavimentos em um edifício em estilo arquitetônico neoclássico, renovado pelo arquiteto Rafael Moneo na virada do século XXI.

A estrutura é bastante completa, incluindo depósito de roupas e bagagem, cafeteria, loja de souvenires, elevadores e um centro de informações turísticas.

Onde fica o Museu do Prado?

Onde fica Museu do Prado obras
Fonte: Pxhere

Se você quer conhecer o Museu do Prado: obras, esculturas, jardins e mais, vai gostar de saber que a localização não poderia ser melhor — em pleno Paseo del Prado, região atendida por transporte público e de fácil acesso.

Você pode aproveitar sua visita ao museu para conhecer outras atrações nas redondezas, como o Museu Reina Sofia (onde está a maior obra-prima de Pablo Picasso, Guernica) e o Parque El Retiro.

Toda a região é bastante agradável e repleta de cafés, bistrôs e atrativos turísticos: vale a pena reservar ao menos um dia para conhecer o Paseo del Prado.

Como chegar ao Museu do Prado?

Chegar ao Museu do Prado em Madri é bastante fácil: o edifício fica bem ao lado de estações de metrô e pontos de ônibus.

A estação mais próxima é a Atocha, que fica a apenas 600 metros de distância do museu, mas você também pode utilizar as estações Banco de España e Antón Martín.

Se você estiver se hospedando entre as regiões de Malecón e Plaza Central, é possível chegar até o museu a pé.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem para a Espanha

    Para conhecer todo o Museu do Prado, obras, detalhes e curiosidades, você precisará contratar um seguro viagem obrigatório com cobertura mínima no valor de 30 mil euros.

    Trata-se de uma exigência do Acordo de Schengen, do qual a Espanha e grande parte dos países europeus fazem parte.

    Além de ser obrigatório, o seguro viagem é extremamente recomendado para qualquer viajante, pois oferece coberturas que podem ser bastante úteis em uma viagem — como emergências médicas, odontológicas e seguro bagagem, entre outros.

    Você pode comparar preços e serviços para encontrar o seguro viagem mais adequado para o seu perfil em nosso site de buscas, Seguros Promo.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Basta selecionar o destino desejado e a data da viagem para analisar as ofertas das melhores seguradoras do mercado. 

    Uma das principais vantagens em contratar o seu seguro viagem com o Seguros Promo é a flexibilidade.

    O seguro viagem Espanha tem validade em toda a Europa — então, se você quiser esticar a sua viagem para outros países, não precisará contratar outra apólice.

    Faça agora mesmo a sua pesquisa e encontre o melhor plano de seguro para o seu estilo de viagem!

    Museu do Prado: horário de funcionamento

    O horário do Museu do Prado é bastante extenso: todos os dias da semana, a partir das 10h.

    De segunda a sábado, o horário de encerramento das atividades é 20h, enquanto aos domingos e feriados o museu fecha às 17h.

    O museu só fica fechado em três datas anuais: 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro.

    Quanto custa a entrada para o Museu do Prado?

    Quanto custa a entrada para o Museu do Prado
    Fonte: Pixabay

    Para conhecer o Museu do Prado (obras, cafeteria, loja de souvenires e muito mais), você precisará desembolsar 15 euros pelo ingresso (preço em fevereiro/2021).

    Pessoas com mais de 65 anos pagam meia-entrada, mediante apresentação de documento de identidade, no valor de 7,50 euros.

    O visitante que quiser adquirir o ingresso e um exemplar do livro Guia do Prado deve pagar 24 euros.

    Os ingressos podem ser comprados pela internet, pelo site oficial do museu.

    O Museu do Prado tem entrada gratuita?

    Museu do Prado grátis? É possível! O museu tem entrada gratuita todos os dias da semana, em horários específicos.

    De segunda-feira a sábado, a entrada é franca entre as 18h e 20h. Aos domingos e feriados, você pode entrar de graça no museu entre as 15h e 17h.

    Mas fique atento! Costuma haver formação de filas relativamente longas durante o período de entrada gratuita, então vale a pena se programar para chegar mais cedo.

    Qual o tamanho do acervo do Museu do Prado?

    No Museu do Prado, as obras ficam espalhadas por uma área de mais de 42 mil metros quadrados, em três andares.

    O acervo total do museu tem mais de 16 mil peças, mas apenas uma parte da coleção está disponível para visitação.

    Museu do Prado: obras principais

    O viajante encontra no Museu do Prado obras icônicas de grandes nomes da arte entre os séculos XVI e XIX, como Goya e Velázquez. Confira as principais obras expostas no museu!

    Museu do Prado obras principais
    Fonte: Pixabay

    As Meninas, Diego Velázquez

    Um dos principais quadros do Museu do Prado, As Meninas foi pintado pelo artista espanhol Diego Velázquez, no século XVI.

    A obra retrata a família do rei Felipe IV, incluindo detalhes de luzes, reflexos e personagens importantes espalhados em todos os planos.

    O quadro é um dos maiores do museu em dimensões, o que torna a riqueza de detalhes ainda mais surpreendente. O pintor até mesmo se incluiu na obra, garantindo ainda mais dinamismo ao trabalho.

    O Jardim das Delícias Terrenas, Hieronymus Bosch

    A obra O Jardim das Delícias Terrenas, do holandês Hieronymus Bosch, foi pintada na época do descobrimento do Brasil, no século XVI.

    O quadro foi pintado no esquema tríptico, em madeira, e pode ser fechado ou aberto para expor as três partes da pintura.

    Considerada uma das maiores obras-primas do período moderno, o quadro mostra a criação do mundo e dos pecados, bem como suas consequências, um suposto paraíso perdido e muitos detalhes coloridos.

    A obra tem interessado a estudiosos de arte há séculos, e existem diversas interpretações para o trabalho de Bosch — você provavelmente vai querer passar algum tempo diante deste quadro para tirar suas próprias conclusões.

    Três de Maio de 1808 em Madrid, Francisco de Goya

    Tida por muitos como uma das melhores obras do Museu do Prado, Três de Maio de 1808 em Madrid, do espanhol Francisco de Goya, mostra o espantoso momento em que um grupo de rebeldes é fuzilado por soldados de Napoleão.

    A intenção do artista, de acordo com o próprio Goya (considerado fundador do romantismo nas artes plásticas), foi eternizar as ações heroicas dos cidadãos que se rebelaram contra a tirania.

    Com o decorrer do tempo, algumas interpretações apontaram que o artista conseguiu mostrar o auge da desumanidade sem apelar para detalhes caricatos.

    Saturno devorando um filho, Francisco de Goya

    Grande parte do acervo de Francisco de Goya, um dos artistas mais importantes da Idade Moderna, está reunido no Museu do Prado. Saturno Devorando um Filho está entre as obras mais emblemáticas do pintor.

    O quadro preto remonta ao período em que Goya esteve isolado, em imersão pessoal, e mostra com alto teor de dramaticidade o pavor em torno da perda de poder.

    Saturno Devorando o Filho foi originalmente pintado na parede da casa em que o artista vivia, e só depois foi convertido em quadro.

    Museu do Prado obras
    Fonte: Pexels

    A Maja Nua, Francisco de Goya

    Até hoje os estudiosos se perguntam quem é a misteriosa mulher retratada nua em um divã como a personificação da deusa do amor, Vênus, no quadro A Maja Nua, pintado no final do século XVIII.

    Especula-se que Goya tenha buscado inspiração em outros artistas europeus, como Tiziano e Diego Velázquez, mostrando a protagonista da obra em um momento ao mesmo tempo sensível e erótico.

    As Fiandeiras, Diego Velázquez

    Entre todas as obras de Diego Velázques, As Fiandeiras é a única que retrata exclusivamente mulheres, motivo pelo qual é um dos quadros mais interessantes do Museu do Prado.

    A obra mostra uma cena cotidiana, de mulheres em um tear, com um quadro que representa a nobreza no fundo: uma referência ao mito grego de Ariadne.

    Quanto tempo leva para conhecer o Museu do Prado?

    Quanto tempo leva para conhecer as obras do Museu do Prado
    Fonte: Pixabay

    Para conhecer o Museu do Prado, obras, jardins, café e lojinha, recomenda-se que o viajante reserve ao menos três horas para visita.

    Quem gosta de aprender todos os detalhes sobre os museus que visita, ou simplesmente quer apreciar sem pressa cada obra, pode reservar uma manhã para o passeio.

    Se você preferir, é possível comprar um ingresso duplo, que permite entrada no museu em duas datas em um ano e é vendido por um preço especial — ou seja, sai mais barato do que comprar duas entradas individuais.

    Vale a pena visitar o Museu do Prado?

    A estrutura do museu é impecável, com tudo o que você precisa para passar o dia inteiro admirando as obras, de lanchonete a loja de conveniência.

    Além disso, o visitante encontra artistas icônicos expostos no Museu do Prado: Caravaggio, Goya, Velázquez e outros grandes nomes reunidos em um único lugar.

    O prédio, por si só, já vale a visita: o edifício neoclássico no qual está instalado o museu foi aprimorado ao longo dos séculos e concentra um acervo digno da realeza!

    Se você não estiver disposto a pagar pelo ingresso, ainda é possível visitar o museu de graça diariamente.

    Ou seja: vale a pena, e muito, visitar o Museu do Prado, um dos mais importantes museus de arte da Europa.

    Cotação de seguro viagem para a Espanha

    Para conhecer o Museu do Prado, obras de arte que pertenceram a reis e rainhas, o edifício em estilo neoclássico e todas as belezas da instituição, você não pode se esquecer do seguro viagem.

    O item é obrigatório para quem deseja conhecer a Espanha e outros destinos europeus, como França, Itália e Suíça.

    Além de ser uma exigência do Tratado de Schengen, o seguro viagem resguarda o viajante em diferentes cenários, desde emergências médicas ou odontológicas a cancelamento de voo.

    Nosso site buscador, Seguros Promo, te ajuda a comparar preços e serviços de até quatro planos por vez, facilitando a missão de encontrar o seguro viagem mais barato e adequado para o seu perfil.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Conhecer as obras de alguns dos maiores artistas da história com segurança? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa