CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Capital da Turquia: saiba qual é, quando visitar e o que fazer

Você sabe qual é a capital da Turquia? Nesse artigo, te contamos tudo o que você precisa saber sobre a cidade de Ancara. Confira!

Está planejando uma viagem e quer saber se vale a pena incluir a capital da Turquia no seu roteiro? Saiba que a resposta é sim!

Mesmo sendo um destino que nem sempre é incluído nas rotas pelo país, a cidade possui um rico legado histórico, abrigando museus, castelos, mesquitas e grandes sítios arqueológicos.

Antes de fechar o seu roteiro pela Turquia, vem com a gente conhecer um pouco mais sobre esse destino, qual a melhor época para visitá-lo e tudo que tem para fazer na cidade com dicas e sugestões de roteiros. Vamos lá?

Compre os melhores seguros de viagem com um cupom de 15% de desconto neste link!

Capital da Turquia: história, museus e sítios arqueológicos

Para quem pensa que somente Istambul e a Capadócia merecem estar no seu roteiro, está enganado. Entre as cidades da Turquia mais interessantes quando o assunto é história, a capital Ancara também ganha destaque. 

Fundada no ano de 1200 pelos hititas, a cidade passou também por diferentes impérios, como os romanos, otomanos, bizantinos, frígios e helenísticos, que deixaram um importante legado histórico e arquitetônico para Ancara. 

Por toda a cidade, é possível avistar construções imponentes, sítios arqueológicos e museus, que mantêm vivas as memórias importantes para o povo turco.

Por isso, ao visitar o país, vá além de Istambul e Capadócia, explore a cidade de Ancara e se surpreenda com a sua história

Qual é a capital da Turquia: Istambul ou Ancara?

Qual é a Capital da Turquia
Fonte; Pixabay

Para quem pensa que a cidade de Istambul é a capital do país, está enganado. Na verdade, o município de Ancara é a capital turca que, inclusive, é considerada a segunda maior cidade do país. 

Com cerca de 4,6 milhões de habitantes, Ancara foi declarada como capital turca em 1923, sendo um importante centro comercial e industrial para a Turquia. 

Por que Istambul não é a capital da Turquia?

Essa confusão de capitais acontece porque, no passado, Istambul foi a capital turca, mas após a queda do Império Otomano, Ancara ganhou o título de cidade mais importante do país.

Outro fator que contribui para essa confusão é que Istambul acaba sendo a cidade mais famosa do país, com um valor histórico inquestionável, já que foi capital do Império Romano, Otomano e Bizantino.

Onde fica Ancara?

Onde fica a Capital da Turquia
Fonte; Pixabay

A capital do país está localizada na Anatólia Central em uma colina rochosa e escarpada, que fica a pouco menos de 200 metros de altura, às margens do afluente do Rio Sangário, chamado de Enguri Su.

A distância entre Ancara e Istambul é de 445 km, sendo que a viagem entre ambos os destinos pode levar cerca de cinco horas. 

Mapa de Ancara

Para visitar a cidade e explorar as principais atrações, nada melhor do que ter um bom mapa de Ankara em mãos para montar um planejamento com os locais mais legais para conhecer. 

Dá uma olhadinha nesse guia da cidade que elaboramos para te auxiliar na sua viagem pela Turquia. 

Como chegar em Ancara, Turquia?

A partir do Brasil, há várias companhias aéreas que vão até a Turquia. No entanto, apenas a companhia aérea Turkish Airlines possui voos diretos

As demais empresas fazem a rota, mas com escaladas em cidades da Europa, como Amsterdã, Paris, Frankfurt e Zurique. 

Você pode fazer um voo direto para o Aeroporto Internacional Esenboğa, que fica na cidade de Ancara, ou, se pretende conhecer outros destinos do país, como Istambul, é possível fazer o trajeto de avião, ônibus ou trem. 

Conheça Ancara com o melhor seguro viagem do mercado!

O governo turco não exige que os turistas façam a contratação de um seguro viagem, mas saiba que sair do Brasil sem o respaldo desse tipo de serviço pode gerar muita dor de cabeça e comprometer os seus passeios

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Imprevistos sempre podem acontecer e isso vale também para viagens internacionais. Já pensou se você perder os seus documentos ou sofrer um acidente do outro lado do mundo?

    Sem um apoio especializado e o auxílio de um bom seguro viagem, situações como essa podem acabar estragando todo o seu passeio.

    Vai viajar para a capital da Turquia e para outros destinos do país? Então,contrate um seguro, que te ofereça assistência médica, odontológica, farmacêutica, auxílio em casos de extravio de bagagem, atrasos ou cancelamento de voos. 

    Para se prevenir de passar por apuros, encontre os melhores planos de seguro e os preços mais vantajosos do mercado na nossa plataforma comparadora, Seguros Promo

    Seguro Viagem:
    Oriente Médio
    CORIS 100 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 100 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 60 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 100 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 100 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 750
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    No nosso site, você pode simular até quatros planos de diferentes das melhores seguradoras do país, além de encontrar as melhores promoções e descontos. 

    Assim, você encontra aquele plano que mais combina com o seu perfil de viagem. Não deixe de conferir!

    Temperatura em Ancara

    O clima em Ancara é considerado quente e temperado com temperatura média de 1.5 °C ao longo do ano . 

    O verão, entre os meses de junho e setembro, apresenta calor intenso com temperaturas que podem ficar na casa dos 26°C.

    Inclusive, esse é um período de alta temporada e a cidade recebe um grande volume de turistas vindos de toda a parte do mundo. 

    Já no inverno, as temperaturas caem drasticamente e os termômetros podem ficar em torno de 1°C. 

    Por isso, se pretende viajar para o país nessa época do ano, é bom levar roupas bem quentes, pois o clima fica bem gelado. 

    Para quem quer fugir do grande número de turistas ou do frio, a primavera, entre os meses de março e junho, e o outono, entre setembro e dezembro, são boas escolhas. 

    Durante essas estações, você encontrará temperaturas mais amenas, preços mais acessíveis e maior tranquilidade para visitar as atrações. 

    O que fazer em Ancara, Turquia?

    O que fazer na Capital da Turquia
    Fonte; Pixabay

    Já pensou em conhecer a Turquia? Então, se prepare, pois o país é rico culturalmente, repleto de belas paisagens e construções milenares, que podem ser admiradas em várias cidades do interior e também ao visitar Ancara. 

    Para montar o roteiro que sempre sonhou, dá uma olhadinha nessa seleção de 8 pontos turísticos que você jamais pode deixar de conhecer!

    1. Mausoléu de Ataturk

    Imponente e majestoso. Esses, certamente, são dois adjetivos que se aplicam ao Mausoléu de Ataturk, considerado a atração turística mais visitada da cidade.

    Ao se deparar com essa enorme construção erguida em homenagem a Mustafa Kemal (Ataturk), chamado de “pai dos turcos”, você entenderá o porquê. 

    O mausoléu fica localizado no tipo de uma colina, de onde é possível ver toda a capital da Turquia, Ancara. 

    O local abriga a tumba do então presidente e também reúne uma coleção de objetos de toda a sua trajetória em um museu, que fica anexo. 

    Durante a visita, os turistas podem percorrer os corredores do edifício e conhecer um pouco mais sobre a vida de Mustafa Kemal, personalidade de grande importância para o país. 

    2. Mesquita Kocatepe

    Mesquita de Kocatepe
    Fonte; Pixabay

    É praticamente impossível não ficar de boca aberta ao chegar na Mesquita de Kocatepe que, inclusive, pode ser vista de vários pontos da cidade. 

    Localizada no bairro de mesmo nome, o templo foi construído entre os anos de 1967 e 1987, e jamais pode ficar de fora da sua coletânea de fotos da capital da Turquia.

    A sua fachada é imponente com cúpulas de diferentes tamanhos na parte central, além de quatro enormes torres em suas extremidades. 

    Além de se impressionar com a parte externa, você ficará surpreso com a beleza do seu interior, construído em mármores com um lustre gigantesco no centro, tapete vermelho que se estende nos quatro cantos do templo, além de vitrais coloridos.

    A mesquita Kocatepe é considerada um dos exemplos mais bonitos da arquitetura islâmica, que vale a pena conhecer. 

    3. Castelo de Ankara

    Localizada no alto de uma colina, o Castelo de Ankara, conhecido também como Cidadela, é uma fortaleza construída entre os séculos VII e IX na capital da Turquia atual, considerado um dos locais históricos mais importantes para a cidade

    Com muros que chegam a 16 metros de altura, é possível avistar o castelo de longe, que fica na área mais antiga da capital turca. 

    No local, é possível visitar ruínas antigas, construídas pelos Gálatas, que mais tarde foram restauradas pelos bizantinos e romanos, que ocuparam a região no passado. 

    Depois de explorar cada cantinho do castelo, não deixe de descansar em suas áreas verdes e fazer uma refeição nos bares e restaurantes, que existem no local. 

    4. Museu das Civilizações da Anatólia

    Dando continuidade nesse roteiro histórico, faça uma parada no Museu das Civilizações da Anatólia, o museu com um dos acervos mais importantes da Turquia

    Construído no século XV, a princípio, o edifício foi erguido para ser um mercado, mas na década de 1930, ele foi transformado em museu. 

    O local abriga um rico acervo com relíquias e artefatos originais de diferentes períodos, como Romano, Otomano, Helenístico, Bizantino, Seljúcida, entre outros. 

    5. Torre Atakule

    Torre Atakule
    Fonte; Unsplash

    Não pense que Ancara só vive de passado, nada disso! 

    A capital turca também preza pela modernidade, como a Torre Atakule, uma estrutura de 125 metros de altura, que também está presente na paisagem urbana da cidade, podendo ser vista de vários pontos. 

    Construída em 1989, a torre é um dos locais turísticos mais visitados e conta com um restaurante giratório, um enorme terraço, além de um shopping com várias lojas. Do alto, é possível ter uma vista impressionante de toda a região. 

    6. Museu Etnográfico de Ankara

    O museu Etnográfico de Ankara jamais pode passar despercebido no seu roteiro de viagem. O local, construído em 1928, embora pequeno, abriga um amplo acervo de peças da época do Império Otomano e Seljúcidas.

    No lugar, é possível observar exposições com diferentes peças antigas, como tapetes, móveis, armas de guerra e outros objetos muito interessantes. 

    Ao visitá-lo, você também pode conferir uma exposição permanente com bonecos vestidos com as roupas usadas pela sociedade turco-otomana. Aproveite também para tomar um café na cafeteria que existe no local. 

    7. Templo de Augusto

    Já deu para perceber que a capital da Turquia é repleta de atrações antigas, cheias de mistérios e boas histórias. Na sua lista de atrações, não deixe de visitar o Templo de Augusto, chamado também de Monumentum Ancyranum, em latim.

    O local mantém inscrições antigas sobre a vida do primeiro imperador romano, Augusto, que fez história no país. 

    O mais interessante é que mesmo após 2 mil anos, os registros escritos em latim e grego ainda estão preservados e retratam o legado político do antigo imperador e outros detalhes sobre a sua vida. 

    8. Banhos romanos

    Banhos Romanos na Turquia
    Fonte; Wikimedia Commons, foto de Carole Raddato

    Os banhos romanos são atrações imperdíveis ao conhecer as cidades da Turquia. O local apresenta construções datadas do século III da época do reinado do imperador Caracala. 

    Ao chegar no local, é possível ver ruínas dos edifícios que existiam na área, onde havia salas para banhos quentes, mornos e frios.

    Descoberto na década de 40, o espaço onde eram feitos os banhos romanos foi transformado em um museu a céu aberto.

    O que fazer em Ancara em 2 dias?

    Se o seu roteiro de viagem está bem apertado, vamos te ajudar a saber o que fazer em Ancara, dicas de viagem e rotas que não podem faltar. 

    No primeiro dia, visite lugares como o Mausoléu de Ataturk, a Mesquita Kocatepe e o Castelo de Ankara, que podem ser conhecidos em um dia

    No dia seguinte, não deixe de visitar o Museu das Civilizações da Anatólia e o Museu Etnográfico de Ankara. 

    Se der tempo, aproveite para subir até a Torre Atakule para apreciar a vista da cidade e almoçar ou jantar no restaurante que existe no local. 

    Planos de seguro viagem com descontos para Ancara, Turquia

    A capital da Turquia é, sem dúvida, um dos destinos mais surpreendentes do país, cheia de mistérios e histórias milenares. 

    Se você deseja conhecer Ancara e outras cidades do país, lembre-se que o seguro viagem é indispensável.

    Jamais saia do Brasil sem ter o respaldo de um serviço especializado para te auxiliar em situações de emergência. 

    Na hora de escolher os melhores planos com os menores preços do mercado, conte com a nossa plataforma buscadora, Seguros Promo, que apresenta as coberturas ideais e as promoções e descontos mais vantajosos. 

    Seguro Viagem:
    Oriente Médio
    CORIS 100 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 100 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 60 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 100 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 100 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 750
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Conhecer a cidade de Ancara e aproveitar as belezas da Turquia? De promo você pode!


    Leia também:

    aaaa