CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Taiwan, China: história, cultura e turismo na Ilha Formosa

Taiwan, China, desperta a atenção do mundo por sua identidade única, rica cultura e lindas praias. Veja como explorar o turismo pelo destino!

A “Ilha Formosa” de Taiwan, China, está entre as principais rotas para quem busca explorar o turismo na Ásia, especialmente seguindo a proposta de fugir do óbvio.

Sua história e cultura, mesmo ligadas à da maior potência asiática, possuem peculiaridades capazes de explicar a relação tênue com os chineses — o que é também um prato cheio para os turistas, que encontram um lado “igual, porém diferente” do país na ilha.

O planejamento da sua viagem rumo a esse destino começa aqui! Venha conferir o guia que preparamos com as principais informações e dicas para um roteiro por Taipei e redondezas

Cote os melhores seguros de viagem e garanta a qualidade da sua viagem!

Taiwan, China: ilhas, praias, ecoturismo e gastronomia

Comece a desfazer aquela imagem da China tradicional, imperialista, lugar cujos costumes milenares norteiam até a vivência dos estrangeiros passeando de férias por lá.

Aberta ao capitalismo, moderna e democrática, Taiwan é considerada o lado revolucionário e rebelde da China.

Não pelos motivos apresentados, como você vai descobrir. Mas a analogia cabe bem, uma vez que o turismo na ilha sai do óbvio apresentado pelas cidades chinesas. 

Taipei, a capital, é repleta de arranha-céus e luzes que colorem a noite. Ao mesmo tempo, há espaço para os templos e memoriais incorporarem o conservadorismo chinês. Natureza, praias e gastronomia peculiar são outros traços de uma região aberta ao novo.

Saber tudo sobre Taiwan vai ser um caminho sem volta para querer embarcar na primeira oportunidade e encontrar um pedaço da Ásia com atrações que vão valer a volta ao mundo!

Onde fica Taiwan?

Onde fica Taiwan China
Fonte: Pixabay

A viagem à Ásia tem tido uma procura cada vez maior entre turistas brasileiros, principalmente quando o destino são os países do leste asiático, com sua vasta riqueza e incontáveis belezas naturais. 

Pois é nesta mesma região onde fica localizado Taiwan, um pedaço da China que luta para ser reconhecido como país.

Ilha Formosa, como ficou conhecida pelos portugueses, está entre o sul do Japão e o norte das Filipinas, ocupando parte da costa sudeste chinesa.

Mapa de Taiwan

O Estreito de Taiwan é a porção litorânea que separa o território insular do litoral da China, a uma distância de, aproximadamente, 170 km.

Com o mapa que preparamos, você poderá ter a noção exata da localização de Taiwan e ainda ver onde ficam os principais destinos turísticos e atrações para visitar durante o seu passeio. Dá só uma olhada!

Qual é a relação de Taiwan com a China?

Responder essa questão é quase o mesmo que mexer em vespeiro, já que a situação é consideravelmente delicada e complicada. Para explicar, reunimos as informações mais importantes.

Aos olhos do mundo, Taiwan faz parte da China. A província não é reconhecida pela imensa maioria dos países como estado independente, embora mantenha relações diplomáticas com 26 nações.

Taiwan se considera um estado, a República da China (RC). Já a China continental, ou República Popular da China (RPC), confere status de província rebelde ao território, embora o mesmo tenha governo, idioma e moeda próprios.

Instável é a palavra que melhor define a relação entre os “dois lados da mesma moeda”.

Por anos, China e Taiwan viveram em clima profundo de tensão. Na última década, a efervescência diminuiu graças a um governo inclinado a preservar a cordialidade na ilha. 

Entretanto, o início de 2021 foi marcado por ameaças militares da RPC após o discurso separatista voltar a ganhar holofotes entre os taiwaneses.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Encontre o seu seguro viagem para Ásia com praticidade e economia!

    Ter o seguro viagem para Ásia é um acerto de qualquer turista que planeja viajar para o continente oriental.

    Mesmo não sendo exigido para a entrada de brasileiros, ele é altamente recomendado para garantir respaldo ao viajante para uma série de situações inesperadas que podem ocorrer.

    Em alguns cantos da Ásia, a culinária pode ser um tanto quanto exótica e não cair bem no estômago. Caso seja preciso correr em busca de um médico, o seguro presta o auxílio necessário e não deixa ninguém na mão do outro lado do mundo.

    Se você acessar o Seguros Promo, poderá comparar até quatro planos de uma vez e achar as melhores coberturas para o seu passeio.

    Cancelamento ou atraso de voo, extravio de bagagem, perda de documento: tudo isso pode entrar nos benefícios de um plano.

    E a melhor parte: com o nosso comparador, você encontra o seguro viagem ideal com os menores preços. Experimente e comprove!

    Seguro Viagem:
    Ásia
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    História de Taiwan

    Acredita-se que a ilha de Taiwan seja habitada há, pelo menos, 12 mil anos. Sua história está associada também aos colonizadores portugueses, que por lá chegaram em 1590 e deixaram como legado a alcunha de Ilha Formosa.

    Foi a partir do século XVII que os chineses começaram a encorpar a população de Taiwan.

    Mas a província assumiu a configuração parecida com a atual a partir de 1949, depois que o governo socialista saiu vencedor da Revolução Chinesa e cerca de 2 milhões de nacionalistas migraram para a ilha.

    Entre ameaças e conflitos, Taiwan conseguiu prosperar e se destacar pelo desempenho econômico. Após 1980, o governo militar perdeu força e novos partidos políticos surgiram, culminando em eleições livres e democráticas a partir da década de 1990.

    Qual é o idioma de Taiwan?

    Qual é o idioma de Taiwan China
    Fonte: Freepik, foto de natanaelginting

    A língua falada em Taiwan é o mandarim, idioma oficial da província e também do povo chinês.

    Porém, quebrar a barreira linguística não chega a ser um desafio muito complexo para turistas que não estão familiarizados com o dialeto. Nas ruas e no transporte público, é possível encontrar sinalizações em inglês, pensando justamente no turismo.

    Taiwaneses mais jovens também têm o hábito de conversar em inglês, por praticarem desde cedo nas escolas.

    Como é o clima de Taiwan?

    A Ilha Formosa tem um clima relativamente quente na maior parte do ano, e isso deve ser levado em consideração no planejamento da viagem.

    Ir à província durante a primavera (março a junho) ou no outono (setembro a dezembro) é considerado ideal, pois os termômetros ficam próximos dos 25º graus e a possibilidade de chuva é menor.

    Chuva, aliás, é o principal fator que pode dificultar curtir o verão do país. Além das tempestades, ainda que rápidas, serem mais comuns, há chance de encarar algum tufão. No inverno, volta a chover pouco e a temperatura dificilmente cai abaixo de 10º graus.

    Turismo em Taiwan, China

    Turismo em Taiwan China
    Fonte: Unsplash

    Se aprofundar na cultura taiwanesa e ver um tanto de atrações interessantes e incomuns para um território chinês estão entre os prazeres de fazer turismo em Taiwan.

    Como a região costuma ser uma baita novidade para os brasileiros, preste atenção nas dicas de atrações que temos para ajudar a programar o seu roteiro!

    Taipei

    Capital de Taiwan, Taipei é um destino surpreendente, e que muitas vezes os viajantes só descobrem em função de alguma conexão mais demorada em seu aeroporto.

    Mas nós antecipamos que a cidade, assim como a região, merece muito mais que algumas horas.

    Taipei é um fiel retrato da grande maioria das cidades da ilha, abraçando as tradições da China com um toque cirúrgico de modernidade.

    Você vai ver templos, parques e mercados noturnos, mas também edifícios espalhados por toda parte, torres e lojas.

    A Praça da Liberdade pode ser o ponto de partida ideal para as suas andanças. Não deixe de admirar (e quem sabe subir) a Taipei 101, torre com 509 metros que ocupou o posto de edifício mais alto do mundo até 2010.

    Subir as escadas em uma caminhada simples até o topo da Montanha do Elefante é ato obrigatório antes de iniciar a peregrinação noturna pelos mercados de rua da capital.

    Ilha Verde

    Ilha Verde em Taiwan China
    Fonte: Pixabay

    Fica no lado leste de Taiwan, distante cerca de 33 km da costa. 

    A Ilha Verde tem uma peculiaridade interessante: a mudança de formato ao longo do ano. Isso acontece em razão da atuação erosiva dos ventos e da água do mar. 

    Para quem gosta de mergulho, o local é ideal para praticar snorkeling e descobrir a riqueza da fauna marinha nas águas do Pacífico. A ilha também é famosa pelas prisões e colônias penais que ocupam seus cerca de 16 km².

    Ilha das Orquídeas

    Um pouco mais abaixo da Ilha Verde, a das Orquídeas é famosa por ser cercada de corais e coberta por floresta tropical em sua região montanhosa. Nela, habitam os Yami, uma tribo aborígene com costumes bem preservados.

    O município de Lanyu é o principal centro urbano da ilha, e possui como atrações um museu cultural e o Farol de Lanyu. 

    Ilha Kinmen

    Kinmen é uma ilha historicamente importante na relação entre China e Taiwan. Conhecida também como Quemói, ela foi palco dos principais conflitos da guerra civil que causaram a separação entre nacionalistas e socialistas.

    Fortes e túneis são abertos à visitação para os turistas, que podem ter uma ideia de como foi esse período de enorme instabilidade e violência entre os chineses. No total, a ilha conta com mais de 20 sítios históricos em exposição.

    Ilha da Tartaruga

    Ilha da Tartaruga
    Fonte: Wikimedia Commons, foto de Wei-Te Wong

    Paradisíaca, a Ilha da Tartaruga tem esse nome graças à sua formação, feita por atividades vulcânicas, assemelhando-se a uma tartaruga saindo do mar.

    Quem escolhe passear até este pedaço, escolhe se divertir em meio à natureza. Praias, pontos de mergulho, lagos, pequenas montanhas e cavernas oferecem diferentes opções para quem deseja se aventurar. 

    Ilha Penghu

    Penghu, ou Ilha dos Pescadores, é um arquipélago situado entre a China continental e Taiwan. São cerca de 90 ilhas menores de paisagens diversificadas e atrações variadas.

    Na cidade de Magong, a principal de Penghu, existem museus, templos e monumentos, além das praias que preservam os costumes dos pescadores locais. 

    Praias de Taiwan, China

    Não dava para falar de uma província localizada em uma ilha sem listar as melhores praias da região, não é mesmo?

    E para começar, nada melhor do que uma das mais famosas praias taiwanesas, Kenting, no sul da província. De mar cristalino, ela é point de surfistas e mergulhadores que apreciam a vida marinha na região.

    Como o assunto são esportes náuticos, a praia de Fulong é muito procurada para a prática de canoagem e windsurf.

    Perto de Taipei, a cerca de 45 km, Baishawan é a praia mais visada do norte da ilha e possui cerca de 1 quilômetro de areias brancas e águas claras. Cisingtan é o oposto, uma praia de pedra e com mar revolto, pouco indicado para banho.

    E tem também a Dulan, uma praia na região sudeste de Taiwan com clima animado, música e valorização da arte local.

    Ecoturismo em Taiwan

    Ecoturismo em Taiwan
    Fonte: Pixabay

    Mais da metade do território de Taiwan é coberto por áreas de proteção ambiental e florestas, fazendo da ilha um verdadeiro encanto para os fãs de ecoturismo.

    Não é difícil encontrar locais propícios para fazer trilhas, escaladas e se aventurar no meio da natureza. 

    Os principais pontos ficam da região central para a parte leste da ilha. Entre eles, vale conhecer o Parque Nacional Yushan, onde fica a Montanha Jade; a trilha Eryan Ping, com o nascer do sol mais famoso de Taiwan, na Área Florestal Alishan; e o Parque Nacional Taroko.

    O Shei-Pa National Park é onde está a trilha Wuling Sixiu, uma das mais desafiadoras da província. Ao sul, a opção é a trilha Beidawushan, com cerca de 10 km na montanha.

    Banhos termais em Taiwan

    Que tal aproveitar Taiwan para revigorar o corpo com as propriedades terapêuticas das águas termais?

    É possível encontrar piscinas com águas quentes e relaxantes em vários pontos das ilhas. Dá para sentir como se estivesse em Caldas Novas, Goiás. Mas aqui é a Ásia mesmo!

    Os banhos termais de Zhaori Hot Spring têm uma peculiaridade: são apenas um dos três no mundo com água salgada — este fica na Ilha Verde.

    A proximidade com a natureza é o atrativo das termas Hakoune Onsen, Wenshan Hot Spring e Wulai Hot Spring, com vista para montanhas, cavernas e rios. Já a Tangweigou Hot Spring conta com o “serviço” do peixe pedicure ajudando no relaxamento da pele.

    Gastronomia em Taiwan, China

    Gastronomia de Taiwan China
    Fonte: Pxhere

    Provar as comidas típicas da Ásia é um atrativo à parte para quem viaja ao continente, sendo um dos diversos aspectos únicos da cultura asiática. 

    Em diversos países, os turistas encontram uma mistura de sabores marcantes e iguarias exóticas, e por isso a experiência deve ser levada na bagagem (ou melhor, no paladar).

    Em Taiwan, o beef noodle soup é um dos pratos mais famosos e está dentro do que o nosso estômago aceita bem: é o tradicional macarrão lámen feito com carne.

    A carne de porco é o ingrediente principal do braised pork rice, um arroz bem temperadinho, e do gua bao, um sanduíche de porco. Em ambos pratos, a carne é cozida por horas com temperos e desmancha na boca.

    Para beber, o bubble tea (chá de bolhas) é quase uma invenção dos taiwaneses. A mistura de leite, chá preto e bolas de sagu é bem popular e vendida nos mercadinhos noturnos.

    Conheça Taiwan com o Seguros Promo!

    Pronto, a atípica ilha de Taiwan, China, já não é mais um mistério! Como você pôde ver, há muito o que conhecer neste lugar destoante dentro dos padrões chineses.

    Agora, só resta viajar! Prepare-se para começar o planejamento e não se esqueça que o site Seguros Promo tem as opções mais baratas e completas em seguro viagem para o seu passeio.

    Seguro Viagem:
    Ásia
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Mais segurança por um preço econômico para conhecer Taiwan? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa