CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Universidade de Lisboa: conheça o maior centro de ensino de Portugal

A Universidade de Lisboa é uma das mais tradicionais do mundo. Conheça tudo!

Pensando em estudar em Portugal? Então a Universidade de Lisboa deve ser tratada entre suas prioridades, afinal estamos falando da maior e uma das mais prestigiadas do país.

A qualidade do ensino português somada à diversidade de cursos e aos atrativos da capital lusitana fazem com que a instituição seja cobiçada por estudantes do mundo inteiro.

Sabemos que só esse pouquinho já é suficiente para deixar qualquer um interessado. Então venha conferir tudo sobre a ULisboa e descubra como fazer para disputar uma cadeira no principal centro de ensino de Portugal.

Veja os melhores seguros de viagem com desconto neste link!

Universidade de Lisboa: tudo para quem quer estudar em Portugal!

É possível listar mais de um motivo para explicar porque Portugal é um destino visado pelos brasileiros que sonham em estudar no exterior.

Fora a qualidade da educação portuguesa, o país tem um custo de vida relativamente barato, conta com a proximidade linguística, clima agradável, destinos históricos e culturais maravilhosos… Ah, e não podemos nos esquecer, não faltam universidades prestigiadas.

Uma delas é a de Lisboa, a capital portuguesa. Quem vai a turismo para o país e procura o que fazer em Lisboa, certamente percebeu a magnitude que a instituição possui.

São oito campus pela cidade que reúnem 18 faculdades e mais de 400 cursos. Só de estudantes, a ULisboa tem mais de 50 mil, sendo um número considerável de estrangeiros. 

Está mais do que provado que estudar lá é uma baita oportunidade na vida acadêmica e profissional. Para ajudar, preparamos este guia com as informações necessárias para iniciar o planejamento e tentar uma vaga na escola mais prestigiada de Lisboa.  

História da Universidade de Lisboa

História da Universidade de Lisboa
Fonte: Pxhere

A história da universidade é longínqua, remetendo ao ano de 1290, quando seus pilares foram fundados, ainda com o nome de Estudo Geral de Lisboa.

As faculdades de Artes, Direito Canónico, Direito Civil e Medicina foram as quatro primeiras reconhecidas. No período da fundação, o Rei de Portugal, Dom Dinis, havia se comprometido em subsidiar parte dos custos do centro de ensino.

Contudo, os anos seguintes foram de instabilidade. Durante o século XIV a Universidade foi transferida entre Lisboa e Coimbra por mais de uma vez.

Este panorama começou a mudar somente a partir do final do século XVIII, quando outras escolas superiores começaram a surgir em Lisboa.

Em 1911, a Universidade de Lisboa foi unificada com algumas das diversas escolas que surgiram pela cidade e, durante o século XX, foi se consolidando como uma das mais destacadas do país.  

Qual a posição da ULisboa nos rankings internacionais?

Se a sua expectativa é chegar aqui e encontrar a principal universidade da cidade de Lisboa brigando no topo com Cambridge, Stanford, Harvard e outras iguais, calma!

É preciso avaliar o desempenho da instituição, principalmente, por sua evolução e pela posição de destaque entre as instituições de ensino portuguesas.

No Academic Ranking of World Universities 2020, ela é apontada entre as 200 melhores do mundo (classificada entre 151—200, sem especificação). Além de ser a líder em seu país, apresenta uma notória evolução de classificação quando comparada à década passada.

Já pela QS World University Ranking de 2021, ULisboa aparece na 357ª posição, mais uma vez sendo a número 1 de Portugal e com importante prestígio no cenário internacional.

Como fazer para estudar em Portugal na ULisboa?

Como fazer para estudar na Universidade de Lisboa
Fonte: Pexels

A viagem para Portugal com o intuito de seguir os estudos pode representar o início de uma carreira promissora para qualquer estudante, independente da área.

Para ingressar na ULisboa existem alguns caminhos, mas o principal deles é mesmo se candidatando a uma das vagas.

O processo de admissão tem datas específicas de acordo com a modalidade de ensino. Para cursar a licenciatura, as etapas costumam acontecer entre abril e maio; para o mestrado, nos meses de junho e agosto; e no doutorado, entre julho e janeiro.

Outra forma de entrada é tentando bolsas de estudos, sejam brasileiras, que direcionam para a universidade, ou em Portugal (não esqueça de conferir os critérios para participar).

Vale lembrar que, independente da modalidade de ensino, é preciso tirar o visto para estudante no país. 

Universidade de Lisboa: Enem

Deixamos um tópico especial para falar sobre essa forma de ingresso que muito interessa aos brasileiros: o Enem.

A partir de 2014, o governo brasileiro firmou convênios com instituições portuguesas para facilitar o acesso dos nascidos no Brasil com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Mais de 30 escolas aceitam esse tipo de candidatura, sendo a Universidade de Lisboa uma delas. Lá estudam cerca de 3 mil brasileiros, equivalente a 33% dos alunos estrangeiros.

É possível se candidatar com os resultados mais recentes do Enem ou de até três anos anteriores ao processo de seleção, além da comprovação de conclusão do Ensino Médio.

Cada curso possui sua nota de corte, como acontece no Brasil. Porém, lá é considerada a nota na área específica (ciências humanas, linguagens, etc), além da redação, e não o desempenho global na prova.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem para estudantes

    Tendo a oportunidade de estudar fora, abraçar os estudos e não se preocupar com outros fatores é uma das coisas mais inteligentes a se fazer.

    Isso só reforça a necessidade de contratar um seguro viagem para estudantes. 

    O Acordo de Schengen já tornaria o seguro obrigatório para turistas estrangeiros entrarem em Portugal. Mas as vantagens do serviço fazem dele recomendado em qualquer viagem.

    Os planos prestam auxílio em diversas situações que podem acontecer, desde uma simples emergência médica a um acidente mais grave, necessidade de repatriação, cancelamento de voo e extravio de bagagem, entre outras possibilidades.

    E onde conseguir o melhor seguro viagem pelo menor preço? No Seguros Promo, claro.

    Utilize a nossa plataforma para comparar até quatro planos de uma só vez e escolher aquele que melhor vai te proteger no seu intercâmbio, com preços especiais e econômicos.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Universidade de Lisboa é pública ou privada?

    É bom prestar atenção neste ponto porque em Portugal a situação é um pouco diferente de como funciona no Brasil.

    A ULisboa é uma universidade pública de Portugal, como várias instituições no nosso país. Contudo, a Universidade de Lisboa é paga, ou seja, na prática é como se fosse uma escola particular.

    Quanto custa para estudar na Universidade de Lisboa?

    Quanto custa para estudar na Universidade de Lisboa
    Fonte: Unsplash

    Antes de falarmos em valores, vamos explicar mais uma diferença neste aspecto entre brasileiros e portugueses.

    Se você se deparar com a palavra “propina” no site da universidade lisboeta, não associe a algo negativo e pensa que será preciso pagar um suborno pela vaga.

    Em Portugal, propina é a mensalidade paga junto à faculdade. Os valores são anuais, mas podem ser divididos em taxas mensais pagas ao longo do ano.

    A quantia paga pode variar de acordo com a modalidade de ensino (licenciatura, mestrado e doutorado), com o curso e com a nacionalidade dos estudantes.

    Nos cursos de licenciatura, por exemplo, a mensalidade pode variar de 697 a 791 euros para nascidos em Portugal e 3.000 a 12.500 no caso de alunos estrangeiros. 

    Como conseguir uma bolsa de estudos?

    Como o custo da propina pode ser muito alto para alguns estudantes, tentar uma bolsa de estudos é uma possibilidade de realizar o sonho de viajar para estudar em Portugal. 

    Mas como fazer para conseguir essas bolsas e continuar a faculdade no exterior?

    Existem diferentes formatos de bolsas que são oferecidas, principalmente durante a graduação. Consulte se a instituição onde você estuda permite essa possibilidade, quais os destinos contemplados e siga os passos indicados de acordo com a universidade.

    Há também bolsas que são oferecidas por programas como o Santander e as Bolsas Ibero-Americana.

    Para quem está um passo à frente, já pensando no doutorado, o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e a Capes (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior) costumam oferecer bolsas com períodos determinados em instituições portuguesas.

    Estrutura da Universidade de Lisboa

    estrutura da Universidade de Lisboa
    Fonte: Stocksnap

    Conhecer a infraestrutura oferecida por um centro de ensino é, também, importante critério de avaliação sobre a sua qualidade. E nesse aspecto, a ULisboa não fica devendo.

    São 8 campus espalhados pela cidade, 13 museus, 3 jardins botânicos, centro médico e centro esportivo… E isso é só um pouquinho do que está à disposição dos alunos. 

    Conheça um pouco mais sobre a estrutura da instituição caso ainda seja preciso ser convencido de estudar lá.

    Cursos

    O que estudar na Universidade de Lisboa? Cursos não vão faltar para fazer a sua escolha, veja só: no total, são 441 diferentes, entre licenciatura, mestrado e doutorado.

    No licenciamento, equivalente à nossa graduação, são 88. Há também 214 cursos de mestrado e mais 112 doutoramentos, ou doutorados, como conhecemos aqui no Brasil.

    Pegando por base a licenciatura, é possível se decidir por diferentes áreas: de cursos tradicionais como Direito, Medicina, Medicina Veterinária (a faculdade tem mais de 100 anos) a outros menos tradicionais para os brasileiros, como Gestão do Desporto e Reabilitação Psicomotora.

    Faculdades

    O número de faculdades da ULisboa também é impressionante e um atrativo a mais para despertar interesse em alunos estrangeiros. 

    São 18 áreas de especializações diferentes, sendo que em cada escola é oferecida uma variedade de cursos dentro das três modalidades de ensino da instituição.

    As faculdades do maior centro de educação superior de Lisboa são as seguintes:

    • Faculdade de Arquitetura;
    • Faculdade de Belas-Artes;
    • Faculdade de Ciências;
    • Faculdade de Direito;
    • Faculdade de Farmácia;
    • Faculdade de Letras;
    • Faculdade de Medicina;
    • Faculdade de Medicina Dentária (Odontologia);
    • Faculdade de Medicina Veterinária;
    • Faculdade de Motricidade Humana;
    • Faculdade de Psicologia;
    • Instituto de Ciências Sociais;
    • Instituto de Educação;
    • Instituto de Geografia e Ordenamento do Território;
    • Instituto Superior de Agronomia;
    • Instituto Superior de Economia e Gestão;
    • Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas;
    • Instituto Superior Técnico.

    Bibliotecas

    Bibliotecas
    Fonte: Pixabay

    Como forma de dar apoio aos estudos dos alunos, a ULisboa conta com 35 bibliotecas e centros de documentação que estão espalhados pela capital de Portugal.

    O acervo de livros, pesquisas, artigos e demais documentos é grande e diversificado. São cerca de 50 mil títulos com temas diversificados, que estão separados, inclusive, levando em consideração as faculdades onde estão as bibliotecas.

    Fora a consulta e o empréstimo de materiais bibliográficos, cada espaço permite aos estudantes usufruírem dos locais para colocar o conteúdo em dia, inclusive com internet gratuita.

    Residência estudantil

    Para estudantes estrangeiros, esse é um aspecto capaz de servir como diferencial na escolha da instituição.

    A ULisboa conta com 16 residências universitárias, os populares alojamentos, com capacidade para atender mais de mil estudantes.

    Eles são divididos em quartos individuais, quartos duplos e triplos, além de dois quartos para pessoas com mobilidade reduzida e quatro apartamentos duplos.

    Mesmo que não sejam gratuitos (o custo é a partir de 76 euros), a concorrência por vaga nos alojamentos é muito grande, principalmente porque alugar uma acomodação em Lisboa é, certamente, mais caro. 

    Pós-graduação em Portugal

    Quem já concluiu a graduação no Brasil também tem ótimos motivos para tentar ingressar na Universidade de Lisboa: mestrado e doutorado.

    Os cursos de pós-graduação permitem aos acadêmicos ter um contato com pesquisas de ponta, conduzidas por pesquisadores de outros países, e diferentes perspectivas sobre os temas estudados. 

    Como fazer mestrado na Universidade de Lisboa?

    Como fazer mestrado na Universidade de Lisboa
    Fonte: Stocksnap

    É importante saber que em Lisboa, a universidade oferece também o mestrado integrado, em conjunto com a graduação em um único curso, fora o mestrado “tradicional”.

    Os critérios de admissão são desenvolvidos por cada faculdade, mas, como de praxe, envolve avaliação de currículo, classificação anterior e outros itens de colocação.

    Como fazer doutorado na ULisboa?

    Tal qual o mestrado, o doutorado tem critérios específicos para ingresso de estudantes que variam de acordo com a faculdade responsável por oferecer o curso.

    Com a documentação, idem, cada uma estabelece como serão avaliados os candidatos até conquistarem a vaga.

    Como adiantamos, para fazer o doutorado na ULisboa existe a possibilidade de pleitear bolsas junto ao CNPq e Capes, com previsão de períodos de estudos nas universidades portuguesas e tornando elas parte da obtenção do título.

    Faça seu seguro viagem online!

    Além de atrações históricas e culturais, fora o encanto presente em cada esquina, Lisboa dá mais um motivo para atrair os brasileiros às suas terras: a Universidade de Lisboa.

    Se você deseja estudar em Portugal, pode começar já a buscar a sua vaga na instituição que é referência no país. E pode ter certeza que a concorrência vai ser grande.

    Para sua próxima empreitada acadêmica, conte com o Seguros Promo para te dar a tranquilidade necessária durante o intercâmbio para se dedicar 100% aos estudos.

    Tenha mais segurança para estudar no exterior pagando menos. De Promo você pode! 

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Leia também:

    aaaa