CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Bordéus, França: Razões para colocar a cidade no seu roteiro de viagem!

Venha conhecer sobre Bordéus, França, e sua história, turismo, transporte e outras dicas de viagem para esta bela cidade!

Conhecida como “Petit Paris”, Bordéus, França é uma cidade charmosa, que merece atenção em seu roteiro de viagem. Famosa pelos excelentes vinhos produzidos e pelas paisagens bucólicas do interior do país.

Capital da região da Aquitânia, com pouco mais de 250 mil habitantes, o município tem mais da metade de seu território tombada pela Unesco como Patrimônio Mundial, com 350 edifícios antigos e um bem preservado centro histórico.

Some-se tanta riqueza cultural à boa gastronomia francesa e você tem um destino encantador, rodeado por nada menos que 112 mil hectares de vinícolas e vinhedos que produzem o melhor vinho do país!

Cote aqui os seguros de viagem mais recomendados com 15% de desconto neste link!

Bordéus, França: o que fazer, onde comer, pontos de interesse… 

Quem deseja conhecer a França além da badalada região mediterrânea e da efervescente capital, Paris, não vai se arrepender de incluir Bordéus em seu roteiro de viagem.

O viajante encontra uma grande variedade de atrativos turísticos na região, desde vinícolas que produzem um dos melhores vinhos do mundo a belas praias e um centro histórico incrivelmente bem preservado.

Porta de entrada para a principal rota de vinhos da França, a cidade abriga o maior museu dedicado à bebida em todo o planeta.

Além de excelentes restaurantes, um imenso parque ecológico e boulevares charmosos, com lojas de marcas famosas e grifes.

Como já deu para perceber, Bordéus reúne atrativos para todo tipo de turista, o que significa que é um destino formidável para famílias, casais, grupos de amigos e até viajantes solo, com atrações para todas as idades.

Conhecer o que de melhor essa cidade francesa tem a oferecer, porém, é uma tarefa que exige planejamento e organização para o melhor aproveitamento possível do tempo do viajante.

Neste artigo, você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre Bordéus, França: onde fica a cidade, o que visitar, a melhor época para viajar e muito mais. Veja só!

História da cidade

História da cidade de Bordéus
Fonte: Pexels

A história da cidade de Bordéus, França, começa muito antes da história do país: estima-se que a região já era ocupada há mais de 30 mil anos por Neandertais.

O período moderno da cidade, por sua vez, teve seu ponto de partida no século III, quando uma tribo gaulesa se assentou na região, então batizada de Burdígala, palavra que significa “fundição de ferro”, principal atividade econômica local.

Afinal, era ali que se produziam armas, armaduras e utensílios cotidianos utilizados nos arredores, o que demonstra a importância da região para o surgimento da França moderna.

A partir do século XII, Bordéus intensificou a produção de vinho e criou seus próprios parâmetros de qualidade para a bebida, logo alcançando o título simbólico de “capital do vinho”, exportando garrafas até mesmo para a rival Inglaterra.

Na cidade viveram grandes personalidades da história, como o Papa Clemente V, o pintor espanhol Francisco de Goya e até o patriarca da Independência brasileira, José Bonifácio.

Além de grande importância histórica e cultural, a cidade chegou a ter certo protagonismo político na história francesa.

Após um violento ataque alemão a Paris durante a Primeira Guerra Mundial, a capital da França foi transferida para Bordéus temporariamente.

Hoje, a região produz 650 milhões de litros de vinho por ano e se tornou um dos principais destinos turísticos do país!

Bordéus, França é mesmo que Bordeaux?

Sim, Bordéus, França é o mesmo que Bordeaux!

Foi do nome Burdígala que se originou o nome moderno da cidade, que passou a ser chamada de Bordigala na região da Província de Guiena e Gasconha, Bordeaux em francês e, finalmente, Bordéus em português.

Onde fica a região de Bordeaux?

Bordeux é a capital da Aquitânia, uma das 22 regiões administrativas francesas, localizada no sudoeste do país. O município é cortado pelo rio Garonne e fica pertinho das regiões Dordonha e La Rochelle.

Localizada a quase 590 km de Paris, a cidade está conectada aos principais destinos turísticos da França por trem (2 horas de viagem), avião (55 minutos) e excelentes estradas.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Bordeaux, França: mapa

    As principais atrações turísticas estão concentradas no compacto centro histórico, que pode ser explorado a pé, salvo as vinícolas espalhadas pelos arredores da cidade. Confira onde fica Bordéus, França no mapa!

    Seguro viagem para a França é obrigatório?

    Se você está pensando em visitar Bordéus, França, a turismo, não pode se esquecer de contratar um bom seguro viagem, com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médico-hospitalares.

    Além de essencial para qualquer viajante, não importa o destino, o seguro viagem é obrigatório para viagens em países que fazem parte do Tratado de Schengen, como a França.

    Mais do que requisito obrigatório, o seguro viagem protege o viajante em diferentes situações, como emergências médicas ou odontológicas, extravio de bagagem, cancelamento de voo e muito mais.

    Para garantir o máximo de economia e segurança a sua viagem, recomendamos que você adquira seu seguro viagem no melhor site especializado do Brasil, o Seguros Promo, que trabalha com as seguradoras mais confiáveis do mercado.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Você só precisa selecionar o destino desejado e incluir a data da viagem. Depois, nossa plataforma apresenta as melhores ofertas para o período desejado.

    Para facilitar a escolha, você pode comparar lado a lado os serviços e coberturas de até quatro planos de seguro viagem por vez.

    Em caso de dúvidas, é só acionar nossa equipe de especialistas à disposição em uma central de atendimento exclusiva e eficiente.

    Bordéus, França: pontos de interesse

    A maior parte das atrações bordalesas está concentrada no centro histórico da cidade, o que facilita a vida (e o deslocamento) dos viajantes.

    Confira o que fazer em Bordeaux, França! Veja, a seguir, alguns pontos interessantes.

    Place de la Bourse de Bordeaux

    Place de la Bourse de Bordeaux
    Fonte: Pxhere / CC0

    A impressionante Place de la Bourse de Bordeaux é um dos principais cartões-postais da cidade, onde o turista encontra o maior espelho d’água do mundo, inaugurado em 2006.

    A praça, porém, não é tão recente quanto seu maior atrativo: a Place de la Bourse de Bordeaux foi construída ao longo de 20 anos, durante o século XVIII.

    Fica nessa praça o antigo prédio da Bolsa (ou “Bourse”, em francês), erguido a mando do rei Luís XV para expressar a prosperidade vivida pelo país durante seu reinado.

    Espelho d’água (Mirroir d’Eau)

    O espelho d’água da Place de la Bourse de Bordeaux é um dos maiores atrativos turísticos da cidade, literalmente: é a maior piscina refletiva do planeta, com nada menos que 3.450 m² de área.

    O projeto é do arquiteto Michel Corajoud e garante a alegria dos visitantes. É só os jatos d’água serem ativados para que adultos se transformem em crianças brincando entre as fontes.

    Durante o inverno, porém, não é possível contemplar essa bela obra. De novembro a fevereiro o espelho d’água fica desativado por conta do frio intenso.

    Praça às margens do Rio Garonne

    Praça às margens do Rio Garonne
    Fonte: Pixabay

    O espelho d’água da Place de la Bourse leva o viajante até o belíssimo parque às margens do Rio Garonne.

    As alamedas à beira-rio são bastante arborizadas e dispõem de bancos, áreas gramadas e canteiros de flores encantadores, que atraem tanto turistas quanto moradores da cidade.

    Esse “calçadão” beira-rio é utilizado para a prática de esportes, caminhadas ou simplesmente relaxamento.

    Pont de Pierre

    Se você seguir as alamedas às margens do rio Garonne, chegará à histórica Pont de Pierre, ou “ponte de pedra”, erguida por ordem de Napoleão em meados do século XIX.

    A ponte de 17 arcos foi a primeira ligação entre os dois extremos do rio que corta Bordéus, França: até então, a única maneira de cruzar de um lado para o outro era de barco.

    Place de Quinconces

    Place de Quinoces
    Fonte: Alexandre Duret-Lutz / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

    Um dos cartões-postais da cidade, a Place de Quinconces abriga um importante monumento em homenagem aos girondinos, protagonistas da Revolução Francesa.

    Maior praça da Europa, com 12 hectares de área, a praça é o principal endereço de feiras, apresentações culturais e eventos esportivos da cidade.

    O local também é importantíssimo para o deslocamento por Bordéus: a estação Quinconces opera linhas de bonde e ônibus para vários pontos da cidade.

    Quais des Chartrons

    Localizada entre o Museu do Vinho e o centro histórico, a região de Quais des Chartrons fica às margens do rio Garonne, em um antigo bairro revitalizado.

    Os antigos armazéns que existiam pela região foram reformados e deram lugar a bistrôs charmosos, cafeterias e restaurantes que servem o melhor da gastronomia francesa.

    A distância entre o centro e a região não é muito grande: você pode caminhar pelas alamedas do rio Garonne ou simplesmente utilizar o Tram B para chegar a Quais des Chartrons.

    Museu do Vinho (La Cité du Vin)

    Museu do Vinho (La Cité du Vin)
    Fonte: Pixabay

    O maior museu especializado em vinhos do mundo fica em Bordéus, França: La Cité du Vin, ou Museu do Vinho, é um dos principais pontos turísticos da cidade dos vinhedos.

    O museu é completamente interativo e multimídia, com um rico acervo que conta mais sobre a enocultura na região.

    O ingresso custa 20 euros (preço em março/2021) e dá direito a uma taça de vinho durante o passeio. A entrada também garante acesso ao terraço panorâmico, que oferece vista da cidade e dos vinhedos nos arredores.

    Basílica de St. Michael de Bordeaux

    Principal templo religioso da cidade, a Basílica de St. Michael de Bordeaux é uma igreja em estilo gótico erguida entre os séculos XIV e XVI.

    Localizada na Place Meynard, a basílica oferece um terraço panorâmico no alto da torre (Flèche St. Michael), que fica a 47 metros de altura e garante vista privilegiada de toda a cidade.

    A entrada na basílica é gratuita, mas se você quiser conferir a vista do terraço é preciso pagar 5 euros de entrada (preço em março/2021).

    Quando ir à Bordéus

    Quando ir à Bordéus
    Fonte: Pexels

    A cidade de Bordéus, França, é agradável em qualquer época do ano, mas alguns meses são mais indicados para viagem a depender da intenção do turista.

    Se você quer degustar os melhores vinhos do mundo, é melhor agendar a sua estadia entre os meses de setembro e outubro, período de colheita, quando ocorre uma grande oferta de passeios e excursões por vinícolas.

    Nessa época do ano os termômetros ficam entre 10ºC e 20ºC e pode chover bastante, então não se esqueça de levar um bom agasalho, de preferência impermeável, para seus passeios ao ar livre.

    O viajante que quer evitar a chuva a todo custo deve viajar durante o verão, especialmente entre junho e setembro, quando as temperaturas estão mais agradáveis e o tempo fica mais firme.

    Bordeaux, França no inverno

    O sudoeste do país, onde fica Bordeaux na França, tem invernos menos rigorosos do que os da capital, Paris, mas isso não significa que não faça frio na região.

    Embora esteja próxima à costa do Atlântico, Bordéus tem invernos gelados, com vinhedos coloridos pelo branco da neve e termômetros entre 4ºC e 6ºC entre dezembro e março.

    Que tal aproveitar o frio para explorar lugares fechados da cidade, como a Ópera ou casas de shows, museus e igrejas históricas?

    Você também pode aproveitar a estação mais gelada do ano para esquiar nos Montes Pirineus ou patinar no gelo no Patinoire de Mériadeck. 

    O que fazer em Bordéus em 1 dia: roteiro

    Vai ficar apenas 24 horas na cidade? Não se preocupe, é perfeitamente possível conhecer as principais atrações de Bordéus, França, em roteiro de apenas um dia.

    A Petit Paris é uma cidade grande, mas tem um centro histórico relativamente compacto, que pode ser explorado a pé em apenas um dia.

    Você pode começar o trajeto pela Pont de Pierre, seguido por uma visita à Basílica de St. Michael. Depois, visite outros templos religiosos históricos, como a Église de Saint Eloi e a Catedral de Saint-André.

    Em seguida, passe pelo teatro de Bordeaux e conheça as atrações das praças de Quinconces e da Bourse.

    Recomendamos, ainda, uma visita ao Museu do Vinho, o maior do mundo, e ao Jardin Public, um dos espaços mais agradáveis da cidade.

    Faça cotação de seguro viagem agora!

    Agora que você já sabe o que te espera em Bordéus, França, chegou a hora de garantir seu seguro viagem pelo melhor preço do mercado.

    Em nosso site de buscas, Seguros Promo, você pode comparar preços e serviços de até quatro planos por vez, além de contar com o auxílio de uma central de atendimento exclusiva.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Assim vai ficar fácil garantir cobertura médica e odontológica, seguro bagagem, assistência jurídica e auxílio em caso de atraso ou cancelamento de voo, entre outros. 

    Curtir os melhores vinhos da França com economia e segurança? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa