CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Leiria, Portugal: 11 coisas que você precisa conhecer antes de ir!

Leiria, Portugal é uma cidade encantadora e charmosa. Confira o mapa, o que fazer, quando ir conhecer e outras curiosidades!

Leiria, Portugal, é um formidável destino no coração do país que reúne boa gastronomia, uma história riquíssima e paisagens naturais dignas de cartão-postal.

Imortalizada na obra “O crime do Padre Amaro”, obra-prima do autor português Eça de Queirós, a cidade costuma ser ignorada em roteiros pelo país dos Lusíadas, mas quem visita a região não se arrepende.

Com localização estratégica para quem deseja visitar Lisboa ou Porto, o município guarda castelos medievais, um charmoso centro histórico, igrejas antigas e excelentes restaurantes, além de outros atrativos incríveis. Vamos lá!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Leiria, Portugal: quando ir, o que ver, onde comer…

Quem procura um destino surpreendente na Europa deve considerar a cidade de Leiria, Portugal, que conquista visitantes do mundo inteiro com seu clima bucólico, boa infraestrutura e atrações turísticas inesquecíveis.

O centro histórico é uma sucessão sem fim de edifícios com séculos de existência e grande importância local, como o Santuário de Nossa Senhora da Encarnação, o icônico Castelo de Leiria e a Igreja de São Pedro, referência do estilo romântico.

Correm pela cidade as águas dos rios Lis e Lena, que desaguam bem perto dali, nas praias dos balneários de Pedrógão e Figueira da Foz.

Embora seja um destino bastante procurado para bate-volta a partir de outras cidades portuguesas, Leiria oferece atrações suficientes para encher semanas de viagem com excelente custo-benefício!

Não é à toa que o destino tem sido cada vez mais procurado por estudantes em intercâmbio ou brasileiros interessados em viver em Portugal.

Neste artigo, vamos te contar tudo que você precisa saber sobre esse simpático município da região da Beira Litoral. Veja só!

Onde fica Leiria, Portugal?

Onde fica Leiria, Portugal?
Fonte: Pixabay

A cidade de Leiria fica em um destino homônimo, próximo às cidades de Pombal, Ourém, Fátima e Coimbra, no meio do caminho entre as badaladas Lisboa e Porto, em Portugal.

Lar de aproximadamente 50 mil pessoas, o município tem fácil acesso a praias do Oceano Atlântico, como Nazaré, meca do surfe mundial, e Figueira da Foz, onde deságua o rio Lis, principal bacia hidrográfica da região.

Qual a distância de Leiria para Lisboa?

Um dos principais trunfos deste destino turístico encantador é a sua localização privilegiada, a apenas 143 km (ou 1h30 de viagem) da capital, Lisboa.

A distância é quase a mesma em relação a outro importante destino turístico português, Porto, que fica a 180 km de Leiria.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Mapa

    A cidade fica em um ponto considerado “coringa” no país, com fácil acesso tanto às praias do Oceano Atlântico quanto aos picos nevados da Serra da Estrela, localizada a apenas 181 km de distância.

    Confira onde está Leiria, Portugal mapa!

    Segurança para sua viagem: contrate um seguro!

    Definir o destino da sua viagem é apenas a primeira etapa de um bom planejamento, essencial para o sucesso da sua estadia.

    Quando falamos de uma experiência em Leiria, Portugal, essa organização é ainda mais importante: afinal, o país europeu exige um seguro viagem com cobertura mínima no valor de 30 mil euros de todos os turistas.

    Isso acontece porque Portugal faz parte do Tratado de Schengen, um acordo multinacional que estipula condições para o livre trânsito de turistas pelas fronteiras do território europeu.

    Além de ser obrigatório, o seguro viagem é recomendado para qualquer viajante, não importa o destino, pois garante uma série de coberturas e serviços que podem salvar a sua viagem em caso de imprevisto.

    Dessa forma, em caso de emergência médica ou odontológica, extravio de bagagem ou problemas jurídicos, entre outros, é só acionar a seguradora para serviços e reembolsos!

    Você pode fazer a cotação de seguro viagem Portugal barato em nosso site de buscas, Seguros Promo, que te ajuda a comparar as coberturas e os serviços de até quatro planos simultaneamente.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com nosso time de especialistas em uma central de atendimento exclusiva e eficiente.

    Leiria, Portugal: o que fazer

    Leiria, Portugal, é uma cidade surpreendente: embora esteja fora dos principais roteiros pela Península Ibérica, a região reúne belezas naturais, patrimônio histórico e boa gastronomia.

    Confira o que fazer na cidade!

    Rio Lis

    Rio Lis Leiria, Portugal
    Fonte: Vitor Oliveira / Flickr / CC BY-SA 2.0

    O rio que atravessa Leiria, Portugal, é considerado o coração da cidade. Por essas e outras, visitar a cidade sem conhecer o Rio Lis é como viajar a Veneza e não navegar pelos canais.

    Embora não seja adequado para banho (como já foi no passado), o rio passou por esforços recentes de revitalização, que incluem jardins novinhos em folha às margens das águas, novos museus construídos nos arredores do curso d’água e muito mais.

    Hoje, a região do Lis está entre as mais agradáveis de toda a cidade, por onde os visitantes podem caminhar ou pedalar por horas a fio sem se preocupar com mais nada.

    Aproveite seu passeio pelas margens do rio para conhecer os interessantes museus de Leiria e Moinho do Papel, bem como o Parque do Avião e a histórica Igreja de Santo Agostinho.

    Procurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20! Pesquise agora clicando aqui!

    Santuário Senhora da Encarnação

    Um dos principais edifícios históricos da cidade, o Santuário Senhora da Encarnação fica no topo de uma colina, rivalizando com o Castelo de Leiria no horizonte da cidade.

    A igreja do século XVII fica em um parque arborizado com vista privilegiada da cidade, e por isso é bastante procurada por turistas e moradores, que frequentam a região em busca de paz e sossego.

    Para chegar até a igreja é necessário fôlego: a construção fica no alto de 162 degraus. A visitação acontece de segunda a sexta, das 9h às 14h, e de 9h às 18h nos fins de semana.

    Castelo de Leiria

    Castelo de Leiria
    Fonte: Unsplash

    Construído em 1135, o Castelo de Leiria, Portugal, é uma parada obrigatória em um roteiro pela cidade. Localizado próximo à Sé de Leiria, a fortaleza foi o pontapé original para a construção do município.

    Para visitar o castelo, que serviu como residência da monarquia portuguesa entre os séculos XIII e XIV, é preciso pagar 2,10 euros pelo ingresso (preço em março/2021).

    Assim como o Santuário Senhora da Encarnação, o castelo fica no alto de uma colina e oferece vista panorâmica da cidade, incluindo o Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, palco da Eurocopa 2004.

    A visitação acontece diariamente, das 10h às 18h durante o verão e das 9h30 às 17h30 durante os meses mais frios.

    Museu da Imagem em Movimento

    Localizado ao lado do Castelo de Leiria, o Museu da Imagem em Movimento tem um amplo acervo com fotos, películas, negativos e filmes que ajudam a contar a história da fotografia e do cinema.

    Os visitantes podem ver câmeras antigas e modernas, maquetes de cenários cinematográficos, lentes e instrumentos que explicam como funcionam as ilusões de ótica.

    Você pode comprar o ingresso combinado para o museu e o castelo por 2,50 euros (preço em março/2021) para garantir acesso aos três pisos, que abrigam exposições permanentes e temporárias.

    Vale a pena solicitar o áudio-guia gratuito que conta mais sobre cada peça do acervo do Museu da Imagem em Movimento.

    Igreja de São Pedro

    Na mesma região em que estão o Museu da Imagem em Movimento e o castelo da cidade fica a Igreja de São Pedro, uma construção do século XII em estilo romântico bastante fotogênica.

    Tombada como Monumento Nacional de Portugal, a igreja foi utilizada para diferentes finalidades ao longo da história do país, como teatro, celeiro e até prisão!

    Sé de Leiria

    Sé de Leiria
    Fonte: Unsplash

    Vizinha ao Castelo, a Sé de Leiria é uma das construções mais antigas da cidade, erguida no século XVI no coração do centro histórico.

    A estrutura é robusta e chama a atenção de quem passa pela região, com fachada em pedra, cenário das obras de Eça de Queirós.

    A igreja foi parcialmente destruída pelo violento terremoto que sacudiu Lisboa no século XVIII e precisou ter alguns trechos reconstruídos. Hoje, essas “cicatrizes” ajudam a contar mais sobre a história da cidade.

    Centro Histórico

    Vale a pena reservar uma manhã para caminhar sem rumo e sem pressa pelo centro histórico de Leiria, Portugal.

    A região é formada por ruelas estreitas de pedra, com construções históricas, edifícios antigos abandonados, praças charmosas e muitos bares, restaurantes e cafeterias.

    De qualquer ponto do centro histórico é possível contemplar o imponente Castelo de Leiria, como um guardião perene do patrimônio local.

    Convento de Santo Agostinho

    Localizado às margens do Rio Lis, o Convento de Santo Agostinho foi construído em meados do século XVI e recentemente restaurado.

    No local, os visitantes encontram um claustro bem preservado, bem como a sede do convento propriamente dita e um edifício que já exerceu a função de seminário.

    A construção chegou a ser utilizada como quartel militar entre os séculos XIX e XX, mas voltou a exercer funções exclusivamente religiosas após o fim da Segunda Guerra Mundial.

    Moinho do Papel

    Moinho do papel
    Fonte: Jaimrsilva / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    Pertinho do Convento de Santo Agostinho fica o Museu Moinho do Papel, memorial dedicado a um dos primeiros moinhos da Península Ibérica.

    Construído no começo do século XV, o moinho por muitos séculos foi um protagonista da economia de Leiria, movimentando todo o processo de produção do papel na região da Beira Litoral.

    Os visitantes aprendem tudo sobre a antiga produção local na prática: você pode até participar do processo de moagem de cereais e matéria-prima para fabricação de papel.

    Ao fim do passeio, não deixe de visitar a lojinha do museu para adquirir farinha produzida no local!

    Praia do Pedrogão

    Gosta de praia? Então a Praia do Pedrogão não pode ficar de fora do seu roteiro.

    Localizada pertinho de Leiria, a praia tem 1,5 km de faixa de areia às margens do Oceano Atlântico, em uma vila charmosa, com boa infraestrutura para quem deseja passar o dia na região.

    Você ainda pode caminhar ou pedalar pelo calçadão da praia e até mesmo acampar em um parque ecológico de frente para o mar.

    Lagoa da Ervedeira

    Nem todas as praias próximas a Leiria são de água salgada: a Lagoa da Ervedeira, com 600 metros de extensão, também tem uma praia bastante agradável que fica bastante badalada durante o verão!

    A região é muito bonita, com pinheiros, eucaliptos, samoucos e outras árvores ao redor da lagoa. Os visitantes também podem contar com uma boa infraestrutura, com banheiros, bares e restaurantes nos arredores do corpo d’água.

    A Lagoa da Ervedeira tem águas calmas e adequadas para banho, onde portugueses e turistas estrangeiros podem praticar diversas atividades e esportes náuticos, como canoagem e pesca esportiva.

    Onde comer em Leiria

    Onde comer em Leiria
    Fonte: Lifeforstock / Freepik

    Assim como outros destinos do país europeu, Leiria, Portugal, é famosa pela gastronomia de alto padrão encontrada em todo lado, desde pequenas padarias a grandes restaurantes, onde é possível experimentar o melhor dos sabores portugueses.

    O restaurante Matilde Noca é um dos lugares que merecem sua visita, servindo pratos típicos do país com vista privilegiada da cidade e do castelo medieval.

    Para degustar carnes e peixes de alta qualidade sem abrir mão da economia, os restaurantes Leiria Bistrô e Ao Largo são os mais indicados, com refeições completas a partir de 17 euros (preço em março/2021).

    O Casinha Velha é um dos restaurantes mais requintados da cidade, com uma estrela Michelin e ambiente aconchegante, enquanto o Dux Cidade do Lis serve os pratos mais tradicionais da culinária portuguesa.

    Hotéis em Leiria, Portugal

    Estamos falando de um destino democrático, que oferece opções de hospedagem em diferentes faixas de preço.

    Na prática, isso significa que o viajante pode encontrar desde hostels econômicos, a partir de 11 euros por noite, a hotéis mais confortáveis, com diárias acima de 80 euros (preços em março/2021).

    A maior parte dos hotéis em Leiria, Portugal, está concentrada no centro histórico e seus arredores, o que é uma boa notícia para o turista, que estará sempre a uma caminhada dos principais pontos turísticos.

    Entre as opções mais econômicas para acomodação estão o Ibis Leiria Fátima, o São Luís Hotel e o Eurosol Leiria & Jardim. 

    Não abre mão de conforto? Você pode gostar do Lisotel, do Hotel Tryp Leiria ou do Eurosol Residence.

    Para encontrar os melhores hotéis em Portugal pelos preços mais baixos, visite nosso site parceiro, ElQuarto, que reúne quartos em qualquer lugar do mundo para levar até você as melhores ofertas.

    Para sua maior comodidade, você pode fazer tudo em um só lugar: pesquisa de preços, reserva de acomodação e até pagamento da diária em reais, sem incidência do IOF.

    Faça uma simulação para descobrir que você pode visitar Leiria sem comprometer o seu orçamento!

    Seguro viagem: faça comparação agora!

    Já está morrendo de vontade de conhecer Leiria, Portugal? Então adquira agora mesmo um seguro viagem Europa para visitar esse formidável destino da Beira Litoral!

    Você pode fazer a cotação de seguro viagem barato online, em nosso site de buscas, Seguros Promo: é só selecionar o destino e as datas da viagem para ter acesso às melhores ofertas.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Lembre-se de que o seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros é obrigatório para quem deseja visitar o Espaço de Schengen, do qual Portugal faz parte.

    Além de ser uma exigência das autoridades de imigração, o seguro viagem oferece grande segurança ao viajante, com cobertura médica e odontológica, seguro bagagem e muito mais.

    Assim, nenhum imprevisto vai atrapalhar a sua estadia!

    Conhecer a Europa com tranquilidade e economia? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa