CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Quais são os 20 maiores aeroportos do mundo?

Onde estão os maiores aeroportos do mundo e quais as curiosidades sobre eles? Contamos tudo aqui nesse artigo!

Obras faraônicas de engenharia e planejamento de tráfego humano e de transporte, os maiores aeroportos do mundo recebem até 250 mil pessoas por dia em pontos estratégicos do globo.

Maiores que muitas cidades, esses aeroportos impressionam pelos projetos arquitetônicos, ganham fama de verdadeiros monumentos e oferecem voos para praticamente qualquer lugar.

Neste artigo, vamos te contar quais são os maiores aeroportos do mundo em tamanho e movimento de passageiros, além de dicas para viajar por todos esses destinos sem abrir mão da economia! Vamos lá!

Maiores aeroportos do mundo: os 20 principais em km e tráfego

Viajar é uma atividade que remete às origens da ocupação humana no planeta: desde a pré-história, as pessoas deslocam-se entre diferentes partes do mundo pelos mais diversos motivos, incluindo turismo.

Afinal, quem não gosta de conhecer lugares novos e colecionar experiências?

Com o passar dos tempos, os meios de transporte em massa foram se modernizando e popularizando ao redor do globo, gerando a necessidade de portos e estações ferroviárias cada vez mais robustas para dar conta da demanda.

No caso dos aviões, o mesmo fenômeno pode ser percebido.

Os aeroportos foram crescendo em status, tamanho e luxo, culminando em mega-aeroportos por onde circulam dezenas de milhões de pessoas todos os anos.

Os maiores aeroportos do mundo podem ser maiores que cidades inteiras e oferecem infraestrutura completa, onde o viajante encontra de tudo: cartório, shopping, praças de alimentação, áreas de exposição, lounges VIP e muito mais.

A lista inclui algumas curiosidades: mesmo sem estar localizado em uma grande metrópole, o líder do ranking geral é o mesmo há mais de 20 anos.

A maior concentração desses mega-aeroportos está nos Estados Unidos: a terra do Tio Sam reúne 15 dos 50 maiores do mundo. Três desses aeroportos fazem parte do cobiçado Top 10.

Mas não é só nos EUA que estão os grandes aeroportos: a Ásia tem inúmeros representantes no rol, como China, Emirados Árabes, Japão e Tailândia, mas a Europa e a África não ficam para trás! Veja só!

Qual é o maior aeroporto do mundo?

Qual é o maior aeroporto do mundo?
Fonte: Stocksnap / CC0

O maior aeroporto do mundo é também um dos mais antigos do planeta, com quase 100 anos de história: o Aeroporto de Hartsfield-Jackson, localizado em Atlanta, nos Estados Unidos.

Inaugurado em 1926, o aeroporto recebe nada menos que 100 milhões de passageiros todos os anos, com uma impressionante média de 2.500 voos a cada intervalo de 24 horas.

Em termos de comparação, o maior aeroporto da América do Sul (e do Brasil), o Aeroporto Guarulhos (SP), opera cerca de 830 voos diários.

Não importa para onde é viagem: faça um seguro!

Mesmo se você estiver em um dos maiores aeroportos do mundo, imprevistos e situações desagradáveis podem acontecer e atrapalhar a sua viagem.

Afinal, em qualquer lugar do mundo você pode precisar de atendimento médico ou odontológico, assistência jurídica e até mesmo auxílio financeiro por cancelamento de voo, certo?

A única forma de se proteger diante dessas situações é com um bom seguro viagem: dessa forma, é só acionar a seguradora em caso de emergências hospitalares, extravio de bagagem e diversos outros cenários.

Você encontra o seguro viagem mais completo e mais barato do mercado em nosso site de buscas, Seguros Promo, que te ajuda a comparar até quatro planos de uma só vez para encontrar a melhor opção para a sua viagem.

Seguro Viagem:
Seguros Internacionais
AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 150.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 2.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

10 principais e maiores aeroportos do mundo: os mais movimentados!

Provando que tamanho não é documento, alguns dos maiores aeroportos do mundo são mais modestos em tamanho (comparado a outros mega-aeroportos), mas têm fluxos de passageiros dignos de gigantes!

Confira os aeroportos mais movimentados do mundo!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson, Atlanta – EUA

    A localização estratégica do Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson é um dos principais motivos que o tornam líder do ranking de aeroportos mais movimentados.

    A cidade de Atlanta, onde fica o aeroporto, está a uma distância de até duas horas de mais de 80% de toda a população dos Estados Unidos.

    Além disso, o Hartsfield-Jackson fica pertinho da Costa Leste norte-americana e, por consequência, das principais rotas que ligam os EUA à Europa e outras partes do mundo.

    Principal hub das companhias aéreas Delta Airlines e Southwest Airlines, o aeroporto de Atlanta tem movimento superior até mesmo aos aeroportos nova-iorquinos: mais de 107 milhões de pessoas passam pelo Hartsfield-Jackson todos os anos.

    Aeroporto Internacional de Pequim – China

    Aeroporto Internacional de Pequim – China
    Fonte: Pixabay

    Visto do alto, o Aeroporto Internacional de Pequim parece uma obra de outro mundo, com uma arquitetura futurista surpreendente para um aeroporto inaugurado em 1958.

    Por dentro, as surpresas não param: mais de 95 milhões de pessoas circulam pelo aeroporto mais movimentado da China todos os anos.

    Maior terminal de passageiros de toda a Ásia, o Aeroporto Internacional de Pequim foi completamente revitalizado para os Jogos Olímpicos de 2008 e leva os passageiros ao centro da cidade em poucos minutos por uma linha ferroviária exclusiva.

    A expectativa, porém, é de que este aeroporto não continue sendo o maior da China por muito tempo: o recém-inaugurado Aeroporto de Daxing, também localizado em Pequim, tem o maior terminal de passageiros do mundo, com mais de 700 mil m².

    Procurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20! Pesquise agora clicando aqui!

    Aeroporto Internacional de Dubai – Dubai

    Inaugurado em 1959, quando a cidade ainda era praticamente um deserto, o Aeroporto Internacional de Dubai, nos Emirados Árabes, é um dos maiores aeroportos do mundo, recebendo mais de 88 milhões de passageiros anualmente.

    Além da arquitetura moderna e futurista da construção, o aeroporto impressiona pelas dimensões, com mais de 2,9 mil hectares de área por onde passam nada menos que 6.000 voos de mais de 130 companhias aéreas toda semana.

    O viajante não precisa nem se preocupar com o que fazer enquanto espera sua conexão: o Duty Free do Aeroporto Internacional de Dubai é um dos maiores do mundo, com mais de 5,4 mil m²!

    Aeroporto Internacional de Tóquio – Japão

    Poucos aeroportos do mundo recebem voos de tantas companhias aéreas quanto o Aeroporto Internacional de Tóquio: 437 empresas são atendidas pelo aeroporto.

    Em média, 85 milhões de viajantes desembarcam no aeroporto da capital japonesa todos os anos.

    Com área total de 550 mil m² e cinco andares, o aeroporto é também um dos mais antigos do mundo, inaugurado em meados de 1931.

    Aeroporto Internacional de Los Angeles – EUA

    Aeroporto Internacional de Los Angels – EUA
    Fonte: Pexels

    O Aeroporto Internacional de Los Angeles, também conhecido como LAX, é o quinto mais movimentado do planeta, com fluxo médio de 84 milhões de viajantes anualmente.

    Inaugurado no final da década de 1920, o aeroporto prova que não ficou parado no tempo e recebe investimentos constantes em inovação.

    Prova disso é que o LAX tem o maior sistema imersivo audiovisual, com sete megatelas espalhadas pelo aeroporto que exibem conteúdos artísticos produzidos no estado da Califórnia.

    Como o Aeroporto Internacional de Los Angeles é o único da meca do cinema, é muito comum trombar com celebridades de Hollywood por lá!

    Aeroporto Internacional O’Hare, Chicago – EUA

    O Aeroporto Internacional O’Hare foi inaugurado no auge da Segunda Guerra Mundial com uma única finalidade: funcionar como fábrica de aviões para as Forças Armadas dos Estados Unidos.

    A guerra acabou e a importância do aeroporto nunca parou de crescer: hoje, circulam por ali cerca de 84 milhões de passageiros e quase 1 milhão de voos por ano!

    Aeroporto Internacional Heathrow, Londres – Inglaterra

    O maior aeroporto da Europa fica na Inglaterra, mais especificamente em Londres: o Aeroporto Internacional Heathrow recebe mais de 80 milhões de passageiros anualmente.

    Cerca de 84 companhias aéreas operam voos no aeroporto londrino rumo a 217 destinos diferentes.

    O que nem todo mundo sabe é que o Aeroporto Internacional Heathrow é também o mais sustentável do mundo.

    Frequentemente são divulgadas tabelas que apontam os níveis de emissão de gases poluentes e poluição sonora para orientar as companhias aéreas a funcionar com o máximo de eficiência e respeito ao meio ambiente.

    Aeroporto Internacional Hong Kong

    Aeroporto Internacional Hong Kong
    Fonte: Pixabay

    O Aeroporto Internacional Hong Kong é um dos mais recentes do ranking, inaugurado em 1998 em uma área de 526 mil m², com oito andares e um shopping com 30 mil m².

    A infraestrutura do aeroporto é robusta, com 38 plataformas de acesso aos aviões, 27 spots para aeronaves e um centro de distribuição de bagagens maior que a arena Yankee Stadium, em Nova York.

    Localizado em um ponto chave para viagens ao oriente, estima-se que circulem 5.500 passageiros por hora pelo aeroporto.

    Aeroporto Internacional Shanghai Pudong – China

    O Aeroporto Internacional Shanghai Pudong é uma atração por si só em uma das maiores cidades da China: esse aeroporto futurista está conectado ao centro de Xangai por um trem-bala que viaja a mais de 400 km/h.

    Mais de 100 companhias aéreas operam voos para 210 destinos no aeroporto, o que resulta em um movimento intenso, com mais de 76 milhões de passageiros anuais.

    Aeroporto Internacional de Paris – França

    O Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, é o segundo mais movimentado de toda a Europa, atrás apenas do Aeroporto Internacional Heathrow, em Londres. 

    Principal hub da Air France, uma das maiores companhias aéreas do mundo, o Charles de Gaulle transporta, em média, 76 milhões de passageiros todos os anos

    O aeroporto é essencial para a economia francesa: 85 mil pessoas trabalham em mais de 700 empresas no local, o que gera aproximadamente 10% da riqueza do país.

    10 Maiores aeroportos do mundo em tamanho

    10 Maiores aeroportos do mundo em tamanho
    Fonte: Onlyyouqj / Freepik

    Muitas vezes tamanho não é documento, mas em alguns cenários faz toda a diferença! Fizemos uma super-seleção com os maiores aeroportos do mundo em tamanho, veja só!

    Aeroporto Internacional de Denver – EUA

    Comparado aos aeroportos mais movimentados do mundo, o Aeroporto Internacional de Denver, nos Estados Unidos, tem fluxo de passageiros modesto: são “apenas” 69 milhões de pessoas por ano.

    As pistas, porém, têm dimensões impressionantes. Ao todo, são seis, a maior delas com 4.887 metros de extensão: uma das maiores do mundo!

    Além disso, o aeroporto tem também a maior área construída do planeta, com 137,26 km² que incluem pistas, terminais, praças de alimentação, hangares e muito mais.

    Aeroporto Internacional de Dallas – EUA

    O Aeroporto Forth Worth, em Dallas, nos Estados Unidos, tem mais de 78 mil m² de área construída, por onde passam voos com destino e origem a mais de 200 destinos norte-americanos e internacionais.

    Considerado um dos maiores aeroportos do mundo, o Forth Worth foi inaugurado no começo da década de 1970 com um voo icônico: a primeira aterrissagem da aeronave supersônica Concorde.

    Aeroporto Internacional de Orlando – EUA

    Aeroporto Internacional de Orlando – EUA
    Fonte: Qwesy Qwesy / Wikimedia Commons / CC BY 3.0

    Um dos principais destinos internacionais visitados por brasileiros, Orlando, nos Estados Unidos, tem um aeroporto “parrudo”, com mais de 53 mil m² de área.

    O movimento intenso no aeroporto é fruto do interesse popular nos pontos turísticos da cidade, que incluem o maior parque temático do mundo, o Disney World.

    Aeroporto Internacional Washington Dulles – EUA

    O sexto maior aeroporto do mundo fica na capital dos Estados Unidos, Washington. 

    O Aeroporto Internacional Washington Dulles tem mais de 48 mil m² de área construída, com terminais, praças de alimentação, hangares e centenas de lojas.

    Aeroporto Intercontinental George Bush – EUA

    Batizado em homenagem a um ex-presidente dos Estados Unidos, o Aeroporto Intercontinental George Bush fica na cidade de Houston, no Texas.

    Último representante norte-americano em nossa lista, o aeroporto ocupa uma área total de 45 mil m² e conta com uma linha de trem exclusiva que conecta todos os terminais.

    Aeroporto Internacional de Shanghai Pudong – China

    Aeroporto Internacional de Shanghai Pudong – China
    Fonte: Soramimi / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    O Aeroporto Internacional de Shanghai Pudong, em Xangai, na China, é o único representante nas listas de maiores e mais movimentados aeroportos do mundo.

    Para receber mais de 76 milhões de passageiros por ano, o aeroporto dispõe de uma área de 39 mil m².

    Aeroporto Internacional do Cairo – Egito

    Único representante africano na lista de maiores aeroportos do mundo, o Aeroporto Internacional do Cairo, no Egito, é uma obra de dimensões faraônicas, com o perdão do trocadilho.

    Ao todo, são mais de 39 mil m² de área por onde circulam cerca de 15 milhões de passageiros todos os anos.

    Aeroporto Suvarnabhumi Bangkok – Tailândia

    Você sabia que um dos maiores aeroportos do mundo fica na Tailândia? O Aeroporto Suvarnabhumi Bangkok, na capital tailandesa, recebe cerca de 66 milhões de passageiros por ano.

    Para isso, o aeroporto dispõe de uma área extensa, com mais de 34 mil m²!

    Seguro viagem com desconto: compre agora!

    Antes de conhecer pessoalmente os maiores aeroportos do mundo, não se esqueça de contratar um bom seguro viagem.

    Não importa o destino, o seguro viagem é a única maneira de viajar protegido contra diversos cenários e situações desagradáveis, como emergências médicas ou odontológicas, extravio de bagagem, cancelamento de voo e mais.

    Em nosso site buscador, Seguros Promo, você encontra o seguro viagem mais completo e mais barato do mercado, praticamente personalizado de acordo com suas necessidades.

    Seguro Viagem:
    Seguros Internacionais
    AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 150.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 2.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    É só selecionar o destino e a data da viagem para acessar as promoções mais imperdíveis das melhores seguradoras. 

    Você pode comparar lado a lado até quatro planos por vez para avaliar as coberturas e os preços: assim, o processo de escolha vai ficar mais fácil e você poderá encontrar o plano mais indicado para o seu perfil de viajante.

    Faça uma cotação gratuita e comece a planejar sua viagem agora mesmo! De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa